Diferença do cap Precision para o J do braço

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Mensagem por Danuco em Qua Abr 14, 2010 2:14 pm

Ola pessoal!

Alguem sabe se existe diferença de timbre entre um captador Precision para um captador Jazz (do braço)?

Quando toco com um Jazz e coloco só o cap do braço, o som fica igual ao de precision.

O posicionamento dos dois é igual, né?

O cap do precision são duas bobinas, tudo bem. Mas tem caps Jazz assim tambem (internamente).
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Mensagem por Lapetina em Qua Abr 14, 2010 2:15 pm

não sei se são todos, mas os precision que eu medi tinha uma saida maior que os jazz
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Mensagem por Thales_Sr em Qua Abr 14, 2010 2:19 pm

O cap J do braço engana como um precision, mas não é igual não.
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Mensagem por Daniel em Qua Abr 14, 2010 2:20 pm

Pode ser parecido, mas igual não fica não.

Veja no site da seymour duncan os modelos semelhantes J neck e P.

Muda resistência, ruído, posição de captação das cordas (P clássica capta E e A mais no braço, e D e G mais na ponte), etc

peguei apenas dois vintages pra comparar:

http://www.seymourduncan.com/comparetones/view/98 - J

http://www.seymourduncan.com/comparetones/view/105 - P
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Mensagem por allexcosta em Qua Abr 14, 2010 2:22 pm

Num sistema de amp potente e de alta qualidade a diferença é bastante perceptível, assim como no estúdio. As fundamentais do captador P são mais presentes. No dia a dia soa parecido realmente.
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Mensagem por Binão em Qua Abr 14, 2010 6:33 pm

Thales_Sr escreveu:O cap J do braço engana como um precision, mas não é igual não.

Realmente dá pra simular.
Mais precision tem som de ......... precision....
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Mensagem por renatogaragerock em Qua Abr 14, 2010 9:21 pm

Eu tenho os dois baixos, mas acho bem diferentes os timbres, embora dê para chegar perto mexendo um pouco no tom do amp, etc. Aliás, acho curioso que vejo pouca gente usando o jazz bass com apenas o captador do braço. Geralmente ouço ou os dois juntos ou só o da ponte, mas é um timbre que me agrada.
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Mensagem por Licas em Qui Abr 15, 2010 7:42 am

Concordo que o J do braço realmente parece com um P...
Renato, quando eu tinha um Jazz Bass eu só usava o captador do braço praticamente, nunca fui muito fã de captador J na ponte.
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Mensagem por renatogaragerock em Qui Abr 15, 2010 1:50 pm

Esqueci de mencionar que tem um timbre que fica ainda mais no estilo do Precision, que é ligando os captadores do JB em série. Fiz esse esqueminha com um push-pull e ficou bem legal. Fico devendo uma review (estou no momento sem ter como ligar o baixo na placa de som).
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Mensagem por danluccasta em Qui Abr 15, 2010 2:28 pm

o captador J tradicional é um single coil o p é um split coil,
hoje em dia por causa do hum do single muitos j são na verdade split coils, por causa da localização similar no corpo o timbre do j lembra alguma coisa do p mas é bem diferente, principalmente usando palheta o tmibre o p com palheta é classico e bem diferente do j
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Mensagem por Danuco em Qui Abr 15, 2010 2:50 pm

Obrigado a todos pelas respostas! Assim que eu tiver oportunidade vou fazer um teste comparativo.

up
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Mensagem por Vlad em Qui Abr 15, 2010 2:55 pm

Um dos exemplos q eu acho q pode ser citado pra mostrar q são diferentes, por exemplo, é comprando o som de um JB vs JP... nesse caso o cap da ponte é exatamente o msm... mas os caps de braço dão a diferença...
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Qui Abr 15, 2010 8:04 pm

Os capts P's tem maior saída, e seu posicionamento assimétrico proporciona maior "amplitude" na resposta tonal: Mais graves (na Mí e Lá) e mais agudos (na Ré e Sol), Os de J's são mais "planos".
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Mensagem por Glauco em Qui Abr 15, 2010 8:09 pm

eu gosto Tb dos caps P invertidos, tipo eu tinha num cort action. eu sentia um peso e uma preença muito boa com aquele baixo, dentro das limitações do instrumento original claro, mas gostava original mesmo!
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Mensagem por Danuco em Qui Abr 15, 2010 9:45 pm

Voces acham que realmente tem alguma diferença de timbre entre o captador de cima e o de baixo? Acho que a distancia eh muito curta pra dar alguma diferença... E nao sei se isso foi proposital... acho que foi por limitação do projeto mesmo, nao? Não vejo nenhuma vantagem em ter timbres diferentes nas cordas de baixo comparado com as de cima! acho que faria mais sentido até o oposto, para equilibrar. O ideal para este objetivo seria algo mais linear, como um captador inclinado...
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Mensagem por Thales_Sr em Qui Abr 15, 2010 10:15 pm

Voces acham que realmente tem alguma diferença de timbre entre o captador de cima e o de baixo? Acho que a distancia eh muito curta pra dar alguma diferença...

Dá sim, uma leve mudança vai mudar quais harmônicos são cancelados e quais são mais evidenciados.

E nao sei se isso foi proposital... acho que foi por limitação do projeto mesmo, nao?

Não. Seria facílimo pro fabricante colocar o captador invertido ou não. Só é fazer a furação adequada.

Não vejo nenhuma vantagem em ter timbres diferentes nas cordas de baixo comparado com as de cima!

Isso sempre ocorre... Nenhuma corda tem o timbre exatamente igual ao da outra. Complicando mais ainda: Cada NOTA emitida pelo contrabaixo tem um timbre....

O ideal para este objetivo seria algo mais linear, como um captador inclinado...

O "ideal" normalmente não é apreciado. Veja que o Jazz Bass tem uma leve deficiência em graves, tem ruídos... E mesmo assim é uma referência em timbre. Os baixos Modulus, com braço em grafite, teoricamente mais estáveis que os de madeira, junto com captação humbucker, que tem menos ruídos, não fazem tanto sucesso.
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Mensagem por Danuco em Qui Abr 15, 2010 11:41 pm

Thales_Sr escreveu:Não. Seria facílimo pro fabricante colocar o captador invertido ou não. Só é fazer a furação adequada.

Nao quis dizer isso... A limitação que eu me referi é em relação ao humbucking do captador do P. Sera que na epoca eles nao conseguiam colocar as duas bobinas num mesmo captador igual aos J de duas bobinas que existem hoje? Ai por isso tiveram que fazer em duas partes. Será?

Isso sempre ocorre... Nenhuma corda tem o timbre exatamente igual ao da outra. Complicando mais ainda: Cada NOTA emitida pelo contrabaixo tem um timbre.... ...

Com este posicionamento de captador so faz acentuar mais as diferenças entre as cordas de baixo com as de cima. As cordas agudas ficam mais agudas, e as graves ficam mais graves (ligeiramente). Vejo isso como uma desvantagem.
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Mensagem por Thales_Sr em Sex Abr 16, 2010 2:26 am

A limitação que eu me referi é em relação ao humbucking do captador do P. Sera que na epoca eles nao conseguiam colocar as duas bobinas num mesmo captador igual aos J de duas bobinas que existem hoje? Ai por isso tiveram que fazer em duas partes. Será?

A metodologia de fazer captadores não mudou muito da década de 50 pra cá.
Talvez simplesmente não quisessem usar duas bobinas paralelas para evitar os efeitos colaterais desse tipo de captação (cancelamento de alguns harmônicos).
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Mensagem por Lapetina em Sex Abr 16, 2010 9:19 am

editado porque falei besteira!


Última edição por Lapetina em Sex Abr 16, 2010 9:21 am, editado 1 vez(es) (Razão : editado porque falei besteira!)
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Mensagem por Andremoura em Qua Abr 21, 2010 5:53 am

Danuco escreveu:Voces acham que realmente tem alguma diferença de timbre entre o captador de cima e o de baixo? Acho que a distancia eh muito curta pra dar alguma diferença... E nao sei se isso foi proposital... acho que foi por limitação do projeto mesmo, nao? Não vejo nenhuma vantagem em ter timbres diferentes nas cordas de baixo comparado com as de cima! acho que faria mais sentido até o oposto, para equilibrar. O ideal para este objetivo seria algo mais linear, como um captador inclinado...

Lembra da diferença de posicionamento do captador da ponte dos jazz basses da década de 60 para os da década de 70? A diferença é bem perceptível, e a diferença da distância dos captadores dá em torno de 1,5 cm.


Última edição por Andremoura em Qua Abr 21, 2010 5:30 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Danuco em Qua Abr 21, 2010 10:02 am

Por falar em espaçamento, alguem sabe exatamente a distancia entre o carrinho da corda G e o centro do captador da ponte nos Jazz 70 e 60?

O meu lakland DJ 4 cordas (34") tem 6,25cm ou 2 7/16 polegadas.
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Mensagem por allexcosta em Qua Abr 21, 2010 11:51 am

Danuco escreveu:Por falar em espaçamento, alguem sabe exatamente a distancia entre o carrinho da corda G e o centro do captador da ponte nos Jazz 70 e 60?

O meu lakland DJ 4 cordas (34") tem 6,25cm ou 2 7/16 polegadas.

A distância 60's você já mediu. 70's é meia polegada menor.
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Mensagem por Danuco em Qua Abr 21, 2010 5:49 pm

Eu estou com uma ligeira desconfiança que alguns Jazz nao seguem estes padrões.

Por exemplo, o Mexicano que tenho aqui (tambem 34"), esta distancia eh ligeiramente maior. Aproximadamente 6,7cm (2 11/16"). Seria dos anos 50? hahahahaha
Falta de padrão de qualidade? Ou isso varia muito mesmo?
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