Marcas de P.A.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Marcas de P.A.

Mensagem por Ricardo em Qua Abr 21, 2010 11:23 am

Caros colegas, abri esse tópico para informações sobre a experiência de vocês com os P.As. disponíveis no mercado nacional. Alguns colegas tem interesse em usar P.A.+pré ao invés de cabeçote específico. Quais as marcas tem boa fama, quais evitar, sugestões de modelos específicos, custos X benefícios, "ouvi falar que...", "tenho visto na noite...", enfim, sugiro esse tópico como referência para o assunto.

Além da já comentada, em tópico específico, Studio R, tenho visto nas lojas por aí:

Ciclotron, Unic, Oneal, Staner, Mark Audio, Machine, SKPRO...

Agradeço a colaboração de todos. up
avatar
Ricardo
Membro

Mensagens : 1915
Localização : Curitiba - Pr

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Marcas de P.A.

Mensagem por Claudio em Qua Abr 21, 2010 11:32 am

A Fender tem um sistema de PA Portátil que eu gosto muito, é um kit bem completo, e de excelente qualidade. Os quiosques Árabe e Mediterrâneo da Lagoa utilizam esse sistema, e atende tranquilo.

É claro que isso funciona bem pra gigs de pequeno porte... fica como uma boa opção:

Versão 500 watts
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-139713697-fender-passport-500-pro-pa-produto-novo-lancamento-_JM

Versão 250 watts
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138362412-amplificador-fender-passport-pd250-250-w-sistema-de-pa-_JM
avatar
Claudio
Administrador

Mensagens : 14928
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.claudiocuoco.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Marcas de P.A.

Mensagem por allexcosta em Qua Abr 21, 2010 11:41 am

Mais uma vez, "disponível no mercado nacional" significa "marcas nacionais"?

Porque se não for, qualquer coisa é disponível no Brasil, basta importar e pagar os impostos.

Alguns PAs que conheço de perto e são excelentes:

- L'Acoustics V-Dosc
- Clair
- Meyer
- Dynacord
- D&B
- Turbosound
- Electrovoice X-Array

Como excelente custo benefício existem a Yorkville e a série SRX da JBL.

As raríssimas K-Array também são supostamente muito boas.

No Brasil, toquei inúmeras vezes em PA's compostos de amps nacionais (Ciclotron, Attack, Studio R) e caixas feitas nos galpões dos Trios Elétricos. O som é inacreditável.

As Staner também estão fazendo boas caixas.

Espera o Hil vir aqui que ele é especialista no assunto.
avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 40322
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Marcas de P.A.

Mensagem por Ricardo em Qua Abr 21, 2010 11:58 am

Na verdade Allex, minha dúvida era mais sobre as marcas disponíveis nas lojas daqui sem a necessidade de importação, como as que citei no tópico inicial, mas foi muito interessante você citar essas marcas gringas também.

Quer dizer que normalmente as nacionais são confiáveis?

Alguém tem algum contra referente a uma marca específica?

Obrigado.
avatar
Ricardo
Membro

Mensagens : 1915
Localização : Curitiba - Pr

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Marcas de P.A.

Mensagem por allexcosta em Qua Abr 21, 2010 12:03 pm

Disponíveis no Brasil:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140553472-caixa-ativa-rcf-art715a-leve-e-potente-750w--_JM

Tenho um par de caixas dessa marca e falam um horror...
avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 40322
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Marcas de P.A.

Mensagem por Maurício_Expressão em Qua Abr 21, 2010 1:11 pm

Eu tenho um PA composto por 2 cx Antera TS700A + 2 cx Sub-woofer passivas da Klipsh (um de 15" e outro de 18").

Tenho os pedestais para usar só as Antera e também tenho os pedestais para usar as Anteras em cima das cx Sub-woofer quando ligo as passivas nas ativas.

Com as 2 Anteras (sem sub) já fiz show para 600 pessoas em locais fechados e abertos e recebi elogios do público e contratante quanto à qualidade de som (microfonando bateria e percussão).

Para mais de 600 pessoas eu usaria as Sub-woofer (mas até hoje nunca as usei em um show).

Em ensaios monto todo o PA só para usar os sub-woofers.

É um equipamento relativamente barato e honesto. Tem me atendido pois faço uma média de 24 a 30 shows por ano e a 3 anos usamos esse PA.

A desvantagem é que é pesado e segundo alguns fóruns de áudio, falta médios. Mas para meu nível de exigência nesse quesito que é baixo está ótimo.

Mas já usei PA JBL para shows de até 600 pessoas - 2 cx também (acredito ser a série SRX que o Allex citou) de mesmo porte e a leveza das caixas e qualidade de som sem dúvida é bem melhor.

Mas o custo é quase o triplo.
avatar
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 5987
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Marcas de P.A.

Mensagem por allexcosta em Qua Abr 21, 2010 1:27 pm

Maurício_Expressão escreveu:Com as 2 Anteras (sem sub) já fiz show para 600 pessoas em locais fechados e abertos e recebi elogios do público e contratante quanto à qualidade de som (microfonando bateria e percussão).

Maurício, é óbvio que teoria e prática às vezes divergem e acredito que vocês receberam vários elogios, mas microfonar bumbo sem o uso de subwoofers é uma das coisas que NÃO se faz em sonorização. Além disso, no papel, o sistema citado não seria adequado pra mais de 100-150 pessoas, isso sem bumbo ou baixo no PA. Dito isso, ver/ouvir seu sistema ao vivo pode me fazer mudar de idéia...
avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 40322
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Marcas de P.A.

Mensagem por korg em Qua Abr 21, 2010 4:46 pm

well... errrhhh...
não sou dos mais experientes muito menos profissional com relação a PA, mas a minha banda atual conta com equipo para eventos pequenos como esse que o Mauricio usa...
No último evento há poucas semanas, num sítio enorme e com mais de 100 pessoas fácil na frente da banda + 100 +/- espalhadas pelo sítio e utilizamos 4 caixas no PA: 2 Peavey de 500W RMS cada e 2 JBL de 350W RMS. Usamos uma potência samson de 1kW RMS/canal empurrando as 4 caixas em 4 ohms/canal.
TODOS os instrumentos tiveram mandada para a mesa da banda (de 32 canais), e usamos o amp de cada guita e o do baixo para retorno. tivemos mais 2 caixas pequenas na frente do palco para retorno de vocais+teclado e inversão das guitas (cada guitarrista tava num extremo do espaço da banda, então o retorno do outro lado tb recebeu um pouco da guita oposta e vice-versa).
A bateria foi microfonada 100%, onde usamos um D112 no bumbo, 4 mics Senheiser e604 sendo um em cada ton (sao 3) e o 4o no 1o surdo , e outro mic de bumbo no 2o surdo. Os pratos contaram com 2 mics MXL604 e ainda dei um reforço no contra-tempo com mais um MXL604. Carrilhão foi pego pelo over da esquerda+sm57 que pegou os rontontons, que ficava colado.

Toda a bateria foi pra mesa onde fiz uma pré-mixagem da bateria para 2 subgrupos especificos. Demais instrumentos em outro subgrupo e as vozes para o 4o subgrupo.

So como exemplo, as peças que mais ganharam reforço no PA foram o bumbo e os tons, os overs ficaram bem baixos (ja que eram muito sensíveis).
Olha, funcionoou muito bem e o esquema recebeu muitos elogios, inclusive integrantes da banda que volta e meia ia laaaaa pra frente da galera para ver como o som saia lá atras durante a passagem de som, algo possivel porque a banda é razoavelmente grande rsrsrs... aliás nos mesmos nos surpreendemos com a qualidade final , comparado com os ultimos eventos que tocamos. Melhora de 1000% (claro que teve várias mexidas em equipos , regulagens e mudanças no tratamento de audio da banda, que me custou uns 2 meses de estudo).

bom, voltando a discussão de bumbo x sub , considerando que bumbo geralmente tem pico entre 70 a 120Hz (dependendo do tipo do bumbo, tamanho, pele, etc) e essas caixas com falante de 12+driver geralmente respondem bem acima de 60 ou 70Hz, fica legal sim.
Se quiser reforçar o peso do bumbo, o " woooommmph " ai tem que reforçar entre 50 e 70Hz ou acima de 40Hz... e macetada acima de 2k..

se seu sistema tiver possibilidade de ativar um filtro passa-alta na casa de 40Hz ajuda ainda mais o PA, permitindo um ganho maior do bumbo+tons sem distorcer o sistema ou forçar as caixas. (aliás eu diria que um passa alta desses é fundamental).

Claro que não tem o peso de um sub, mas fica muito bom.
Mas veja, um adendo, meu som é rock (assim como acho que seja o caso do Mauricio) então nao sei se fosse reggae ou musica baiana funcionaria, só testando. Mas como esses estilos precisam de mais "peso" no bumbo ou baixo, talvez não role.
Outro ponto é que também usei caixas boas, além de eu ter montado um rack bacana de suporte ao PA (compressores, reverb, gates basicamente).

enfim, só um relato.
abraço!
avatar
korg
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Marcas de P.A.

Mensagem por allexcosta em Qua Abr 21, 2010 4:57 pm

^ Respeito a opinião Korg...

O fato de ser rock seria mais um motivo pra um resultado abaixo do satisfatório, pois a minha idéia de rock é som pesado e alto, com graves bastante presentes. Um dos problemas que vejo no seu relato é o uso do D112, que passa BEM longe da idéia que tenho de som de bumbo (mesmo com EQ, comp, gate, etc.) Um Audix D6 responderia melhor na minha opinião. Mais uma vez, não estou dizendo não faça, mas no mundo de sonorização profissional não existe microfonar bumbo sem a presença de um sistema 3way ou 4way COM subwoofers. Digo até que se vocês tivessem um técnico que opera "by the book" ele se recusaria a fazê-lo, ou no máximo colocaria uma sombra de bumbo na frente. Aliás, eu conheço técnico que não coloca nem baixo ou teclado no PA sem a presença de subs... Levar um sub que seja, e cortar o sistema em 100-120hz relaxa os tops e permite uma inteligibilidade bem maior das vozes. E como todos sabemos, PA com voz indefinida complica...
avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 40322
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Marcas de P.A.

Mensagem por korg em Qua Abr 21, 2010 5:33 pm

sei la Alex, acho muitas vezes dependemos do que temos em mão ou do que é possivel colocar em prática no local... quando me referi a graves, foi em comparação a reggae ou axé, embora eu nao entenda lhufas de ambos estilos, me parece que a sensação do gravao batendo no peito , nas marcações , ser fundamental e um dos grandes baratos, enquanto rock tem riffs de guitarras, como as " estrelas " por exemplo. No rock tb precisa de grave, claro, assim como vários estilos, mas acho que são em niveis e tipos distintos... Rock progressivo por ex, muita banda tem a macetada mais presente e baixo com medio grave.. (Rush ? Dream Theater? exemplos).

Som profissional não é meu caso, sou amador como sempre falei, mas quando for realmente fazer um show profissional vou optar por contratar uma empresa de respeito na área, como inclusive deixei claro pra banda, por mais equipo que a gente tenha. Esses eventos que temos tocado não são bem o que posso chamar de um "show profissional", nem foi a proposta dos convites, logo, não justificou o custo dessa infra. Mas enfim, ai vai de cada um...

sobre mic, bem... nunca escutei um audix, vc pode estar certo. Mas o D112 é dos velhos conhecidos de todos, muita gente usou e usa , ai é questão de gosto ou do que tem de resto de equipo para timbrar... alias, acho que sao tipo o SM58, tem muita fama e hoje dizem que existem (nao procurei saber) mics mais baratos e melhores construidos que o SM58, melhor captação, menos microfonia, etc. Talvez seja o caso do D112.

Se um dia tiver oportunidade com certeza vou olhar pra esse D6 com muito carinho.

mas garanto que o som que fizemos não foi abaixo do satisfatório, ainda mais a minha banda tendo varias pessoas "chatas" como eu rsrsrsrsrs

Mas sub mesmo, que eu saiba colocamos pra trabalhar geralmente abaixo de 80Hz (que seja 100Hz em algumas situações). E tem muita caixa com boa resposta acima de 60Hz por ex , ainda mais se vc não puxar o limite de potência delas. O fato de se colocar um filtro passa-altas também acho fundamental para não saturar as caixas e extrair o melhor delas.

mas blz, tb respeito tua opinião, claro.
avatar
korg
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Marcas de P.A.

Mensagem por Ricardo em Qua Abr 21, 2010 5:46 pm

Muito interessante a discussão para leigos como eu.
Muito obrigado.
avatar
Ricardo
Membro

Mensagens : 1915
Localização : Curitiba - Pr

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Marcas de P.A.

Mensagem por allexcosta em Qui Abr 22, 2010 1:34 am

korg escreveu:sobre mic, bem... nunca escutei um audix, vc pode estar certo. Mas o D112 é dos velhos conhecidos de todos, muita gente usou e usa , ai é questão de gosto ou do que tem de resto de equipo para timbrar... alias, acho que sao tipo o SM58, tem muita fama e hoje dizem que existem (nao procurei saber) mics mais baratos e melhores construidos que o SM58, melhor captação, menos microfonia, etc. Talvez seja o caso do D112.

A comparação é interessante e pertinente. Nunca gostei muito do SM58, mas agora que estou usando diariamente gosto menos ainda. No dia que você compará-lo a um ND767a vai achar que o Shure é um microfone de brinquedo. Acho o D112 também bem difícil de timbrar. Quando voce encontrar um D6 por aí escute e me fale o que acha. A pressão sonora de um bumbo é tamanha, que sempre existe o risco de se danificar um falante que não foi feito pra isso. Já reparou como os bichinhos pulam e só querem sair voando da caixa quando o bumbo começa a ser tocado?
avatar
allexcosta
Administrador

Mensagens : 40322
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Marcas de P.A.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum