Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

INICIANTE - COMO COMEÇAR?

+8
leandrosf89
wsacco
jiroumaru
allexcosta
ricardo_hiendl
Eduardo Chaves
Cantão
DON KLANGO
12 participantes

Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por DON KLANGO Qua Abr 21, 2010 9:53 pm

Boa noite,


Sou iniciante no baixo estou a 1 mes estudando, gostaria de ajuda de como começar a estudar fazer exercicios ( apostilas, etc...). Gosto muito de reggae roots e foi um fator importante para escolher o baixo. Agredeço a todos sobre as orientações...Jah Bless
DON KLANGO
DON KLANGO
Membro

Mensagens : 150
Localização : belem

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por Cantão Qui Abr 22, 2010 12:28 am

Seja bem vindo ao fórum DON KLANGO , dê um pulo nesse link AQUI e se apresente pra galéra poder lhe dar boas vindas... up
Uma dica : dá uma olhada na area de Técnica e Teoria que você vai achar bastante coisa...abraço.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21672
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por Eduardo Chaves Qui Abr 22, 2010 1:08 am

DON KLANGO,

vc tem tido aulas com professor? Esse é o passo inicial! Ele que vai te orientar no que estudar e praticar. Fora isso escute muita musica, e de tudo um pouco. Treine as escalas, nota por nota, e crie uma rotina de estudos, tipo uma hora por dia.

Vai ver como as coisas vão caminhar!
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por ricardo_hiendl Qui Abr 22, 2010 2:01 pm

E aí DON KLANGO.
Seja muito bem vindo, aqui a galera está sempre disposta a ajudar, e tem muito material pra te ajudar.
Bom, eu particularmente nunca fiz aula pra aprender, o que eu sei aprendi fuçando, baixando apostilas, exercício pros dedos, um pouco de teoria, etc. Ainda preciso melhorar muito, mas um dia chego lá... hehe.
Sugiro que comece ouvindo, e tente tirar as músicas que tem uma linha de baixo mais simples, aprenda a ler tablatura pra isso, tem vários sites pela internet que tem tablatura para baixo. Mas procure não se viciar em tablatura, com o tempo você vai acostumar o ouvido com as notas, e é muito melhor aprender a tirar músicas de ouvido.
O primeiro passo acho que é aprender a afinar o baixo, saber em que tom afina-se cada corda, e fixar as notas em cada corda. Depois precisa aprender a postura correta pra tocar, saber a posição das mãos, dos dedos e praticar exercícios pra abrir os dedos, geralmente quando começa é meio complicado pois não tem força pra segurar a corda na nota, os dedos ficam bem fechados, vai criando calos. Bom, sabendo as notas no braço do baixo, como tocar corretamente, lendo um pouco de teoria, o limite é seu.
Bom, aí estão algumas dicas minha e como dizem: "estou te dando a vara e a isca, agora tu tem que aprender a pescar".
Da uma vasculhada pelo forum que terá com certeza muito material pra te ajudar.
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por DON KLANGO Qui Abr 22, 2010 4:42 pm

Mas uma dúvida: pelo fato de eu não saber tocar violão ou guitarra, isso dificulta meu apredizado? pois o que sei tocar é trompete!! mas sou apaixonado pela baixo, o reggae me dispertou isso. Desde já agradeço a ajuda.

Jah Bless
DON KLANGO
DON KLANGO
Membro

Mensagens : 150
Localização : belem

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por allexcosta Qui Abr 22, 2010 4:45 pm

DON KLANGO escreveu:Mas uma dúvida: pelo fato de eu não saber tocar violão ou guitarra, isso dificulta meu apredizado? pois o que sei tocar é trompete!! mas sou apaixonado pela baixo, o reggae me dispertou isso. Desde já agradeço a ajuda.

É o tipo da coisa, se você puder ter uma base de piano vai ser muito bom pra seu futuro. Aliás, todo músico, cantor, produtor musical, dançarino, deveria tocar piano. Abre a cabeça de uma forma geral... Se não der, violão ajuda. É bom pro baixista tocar algum instrumento de harmonia.

Respondendo sua pergunta inicial, o reggae tem um sotaque muito característico, que às vezes leva anos pra se entender. É importante ouvir muito e começar a tirar algumas linhas simples. Recomendo "Jerusalem" do Alpha Blondy ou "Number One" do Gregory Isaacs, que são linhas simples e poderosas. Entenda também que no reggae as pausas são mais importantes que as notas, pois as pausas que fazem a música respirar. É importante também citar que quem manda no reggae é o duo batera/baixo.


Última edição por allexcosta em Qui Abr 22, 2010 4:49 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por jiroumaru Qui Abr 22, 2010 4:48 pm

Saber estes instrumentos ajuda sim, mas nãos sabê-los não é impedimento nenhum. Eu mesmo comecei sem saber absolutamente NADA....

____________________________
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por wsacco Qui Abr 22, 2010 4:48 pm

DON KLANGO escreveu:Mas uma dúvida: pelo fato de eu não saber tocar violão ou guitarra, isso dificulta meu apredizado? pois o que sei tocar é trompete!! mas sou apaixonado pela baixo, o reggae me dispertou isso. Desde já agradeço a ajuda.

Jah Bless

Comecei direto no Baixo e não tive dificuldades.

Creio que se ja soubesse violão ou guitarra facilitaria, mas quando voce ta na pegada pra aprender isso é so mais um obstaculo que se supera de boa...!!!!

Abçs
wsacco
wsacco
Membro

Mensagens : 573
Localização : Sao Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por leandrosf89 Qui Abr 22, 2010 4:56 pm

Eu aprendi Baixo bem mais fácil por já tocar violão e bateria anteriormente... Eu diria que isso faz você pular etapas...
Outra dica é entrar numa banda o mais rápido possível tocando baixo... O aprendizado In Loco rende muitos frutos...
Só deixando mais uma linha obrigatória aqui pro amigo:
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/n6U-TGahwvs&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/n6U-TGahwvs&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por ricardo_hiendl Qui Abr 22, 2010 5:31 pm

^ Seguindo sugestões de músicas pra começar, do Bob Marley estas têm o baixo um pouco mais "simples" com relação a numero de notas, mas a pegada é sensacional.
Você vai ver, ouça-as e tente tocá-las.

- Natural Mystic (2 notas)
- War
- Crazy Baldheads (2 notas)
- Who the Cap Flip

Tem outras, depois coloco aqui... abs.
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por DON KLANGO Qui Abr 22, 2010 5:34 pm

Salve, Amigos

alguém tem as tabladuras dessas musicas:

"Jerusalem" do Alpha Blondy
"Number One" do Gregory Isaacs
- Natural Mystic (2 notas) - bob marley
- War- bob marley
Crazy Baldheads (2 notas)- bob marley
Who the Cap Flip- bob marley

____________________________
http://farm4.static.flickr.com/3062/2673765536_d41b4d4ccf.jpg[img]
DON KLANGO
DON KLANGO
Membro

Mensagens : 150
Localização : belem

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por Pedroswaldo Qui Abr 22, 2010 6:42 pm

Bemvindo camarada...

Olha só, para todas (ou quase todas) as respostas, "O Pai Google"...

Quase sempre eu acho essas coisas digitando no google algo assim:

Jerusalem Alpha Blondy bass tabs

Normalmente aparece alguma coisa que sirva.

Abração

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por DON KLANGO Qui Abr 22, 2010 6:51 pm

Ja é! Valeu

____________________________
http://farm4.static.flickr.com/3062/2673765536_d41b4d4ccf.jpg[img]
DON KLANGO
DON KLANGO
Membro

Mensagens : 150
Localização : belem

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por ricardo_hiendl Qui Abr 22, 2010 7:21 pm

Quando estas começarem a ficar fácil pra você tocar, começa a tocar as músicas do album Cath a Fire do Bob Marley, pra mim as melhores linhas do Family Man (baixista do Bob Marley e the Waillers) estão neste album,
Parece fácil, mas pra tocar legal precisa treinar bastante.
- Concrete Jungle
- Slave Driver
- 400 Years
- Stop the Train
- Baby We've Got A Date (Rock It Baby)
- Kinky Reggae
- No More Trouble
- Midnight Ravers
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por DON KLANGO Qui Abr 22, 2010 7:35 pm

Pow..ricardo

Sou colecinador de reggae há mas de 15 anos, estou aprendendo baixo a 1 mes, o melhor album pra mim realmente é o catch a fire a linha do baixo do Aston pesada. Mas você conhece o Errol "Flabba" Holt baixista do Roots Radics é um dos melhores baixista de reggae do mundo, sem conta o baixista do Groudation.

Jah Abençoe e guie

____________________________
http://farm4.static.flickr.com/3062/2673765536_d41b4d4ccf.jpg[img]
DON KLANGO
DON KLANGO
Membro

Mensagens : 150
Localização : belem

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por ricardo_hiendl Qui Abr 22, 2010 11:53 pm

DON KLANGO escreveu:Pow..ricardo

Sou colecinador de reggae há mas de 15 anos, estou aprendendo baixo a 1 mes, o melhor album pra mim realmente é o catch a fire a linha do baixo do Aston pesada. Mas você conhece o Errol "Flabba" Holt baixista do Roots Radics é um dos melhores baixista de reggae do mundo, sem conta o baixista do Groudation.

Jah Abençoe e guie

É, a linha do Aston bate forte.
Não conheço estes dois baixistas, pelo menos por nome não conheço. Reggae eu conheço mais os classicão, ou os mais conhecidos, Bob Marley, Peter Tosh, e nacionais, Planta e Raíz, Tribo de Jah, Edson Gomes, Adão Negro.
Eu toquei numa banda de Reggae faz muito tempo, curto muito tocar reggae, mas hoje com banda atual eu to tocando Rock, Blues, Fusion... (saudades da banda de reggae)
Obrigado pela dica, vou pegar uns sons deles.
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por DON KLANGO Sex Abr 23, 2010 12:59 am

Jah Bless


Última edição por DON KLANGO em Sex Abr 23, 2010 1:03 am, editado 1 vez(es)

____________________________
http://farm4.static.flickr.com/3062/2673765536_d41b4d4ccf.jpg[img]
DON KLANGO
DON KLANGO
Membro

Mensagens : 150
Localização : belem

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por Lapetina Sex Abr 23, 2010 1:02 am

cara, só uma dica pra tu que chegou agora
apaga esses links pra download pq é proibido,
uma otima dica de como começar para os iniciantes é lendo as regras do forum!
abraço!

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por Bhernardo Sex Abr 23, 2010 9:38 pm

Cara, eu acho que o ideal mesmo é você fazer aulas com um professor, que nem já falaram antes. Depois de ter um tempinho de aula com ele e tudo mais, se quiser continuar é sempre bom, mas se não der tem vários PDF's espalhados pela net ai que são relativamente fáceis de achar, além de terem vários livros que estão citados em tópicos aqui do fórum que são realmente muito bons, não importa que estilo você toque ;D
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por DON KLANGO Sáb Abr 24, 2010 3:33 am

Boa noite,

Sou estudante iniciante de baixo, adoro reggae, rock, blues. gostaria de saber pra que serve Pedaleira Zoom B2 Multiefeitos Baixo, que tipo de efeito, serve pra tocar reggae...vai ajudar em que?

Pois meu objetivo é chegar ao patamar do flea, Aston barret...prefiro supera-lo....isso ta chumbado na minha cabeça e vou coseguir, porém estou começando do zero. Agradeço desde já pela ajuda

____________________________
http://farm4.static.flickr.com/3062/2673765536_d41b4d4ccf.jpg[img]
DON KLANGO
DON KLANGO
Membro

Mensagens : 150
Localização : belem

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por Marck Seg Jun 28, 2010 2:29 pm

Eu aprendi a tocar baixo sozinho,so com o auxilio da intenet mesmo,na base da vontade.. mais assim quando ganhei meu baixo recebi uma dica que não sei pra outros,mais pra mim foi beem util..

"Quando você for tirar a primeira musica,não tire UMA musica,procure buscar conhecimento do braço inteiro,de todas as notas,porque se você aprende uma musica so com "Am,C,B" so vai saber isso? sendo que você tem o braço inteiro do instrumento pra aproveitar em groovies ou ate mesmo alguem chega e fala a toca essa musica aqui ó é so "D e E" e você não sabe. Sad. Espero que seja util pra você's tambem"
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por Marck Seg Jun 28, 2010 2:30 pm

Eu aprendi a tocar baixo sozinho,so com o auxilio da intenet mesmo,na base da vontade.. mais assim quando ganhei meu baixo recebi uma dica que não sei pra outros,mais pra mim foi beem util..

"Quando você for tirar a primeira musica,não tire UMA musica,procure buscar conhecimento do braço inteiro,de todas as notas,porque se você aprende uma musica so com "Am,C,B" so vai saber isso? sendo que você tem o braço inteiro do instrumento pra aproveitar em groovies ou ate mesmo alguem chega e fala a toca essa musica aqui ó é so "D e E" e você não sabe. Sad. Espero que seja util pra você's tambem"
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

INICIANTE - COMO COMEÇAR? Empty Re: INICIANTE - COMO COMEÇAR?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos