Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

+9
SILVIAO
Wotan
DUDUBASS
Cantão
Binão
AdrianoBSB
LuCaSbass
allexcosta
Ivanov_br
13 participantes

Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por Ivanov_br Qui Abr 22, 2010 1:50 pm

Vale a leitura!

Autor da trilha de 'Chico Xavier', Egberto Gismonti revê sua trajetória

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" 20_MVB_egberto

Plantão | Publicada em 22/04/2010 às 09h34m
Antônio Carlos Miguel

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/04/20/autor-da-trilha-de-chico-xavier-egberto-gismonti-reve-sua-trajetoria-916393612.asp

RIO - Mas eu nada tenho a ver com espiritismo, a única religião que tenho é a música", assim retrucou Egberto Gismonti ao receber o convite de Daniel Filho para escrever a trilha sonora de "Chico Xavier". Para fazer o compositor mudar de ideia, o diretor do filme brasileiro de maior bilheteria este ano - após sua terceira semana de exibição já ultrapassa 2 milhões de espectadores - usou de um argumento pinçado de uma conversa anterior entre os dois na qual Gismonti relatara a forma como escrevia nas suas partituras em fichários.

- Daniel fez um paralelo entre minha maneira de trabalhar, passando para o papel as ideias musicais que brotam de algum lugar, e a psicografia. - conta, em seu apartamento no Jardim Botânico, o músico, que, vencido o travo inicial, mergulhou com prazer nesta que já é a sua 29ª trilha sonora, depois de, no ano passado, também para Daniel Filho, ter feito a música de "Tempos de paz" (a versão para o cinema da peça de Bosco Brasil, com Tony Ramos e Dan Stulbach como protagonistas).
Assista ao trailer de 'Chico Xavier' e ouça as composições de Egberto Gismonti

O resultado nas salas de cinema prova que valeu a insistência do diretor. No "desenho do personagem" que Gismonti fez para a música de "Chico Xavier" há três fases bem distintas. Ruídos sinfônicos predominam no início da história, quando o garoto e seus parentes ainda não entendem e tratam com algum temor os sinais de mediunidade; pequenas melodias que aos poucos vão se impondo, a partir do momento em que Chico Xavier domina seus poderes; e, no fim, "só melodias lindas". Entre essas, em meio às composições originais, estão um trecho de "Clair de lune", de Claude Debussy, e uma valsa que seu avô materno, Antônio Gismonti, escrevera para uma das filhas, "Ruth".

- Acompanhando a vida de Chico Xavier, o que ele tinha de mais caro, amado? A mãe, depois a madrasta, as mulheres a quem ele tanto se ligava. Daí a ideia de usar essa valsa que meu avô fez para a minha mãe - esclarece Gismonti, que também usou de muitas lembranças de Carmo, no estado do Rio, onde nasceu, em 5 de dezembro de 1947, para se transportar a Pedro Leopoldo (nos arredores de Belo Horizonte) e Uberaba, onde o médium nasceu e viveu. - Os habitantes de Carmo fazem questão de dizer que são fluminenses, mas, tão próximos a Minas Gerais, o sotaque deles é mineiro, assim como muitas de suas tradições.

Diferentes sotaques e tradições têm convivido com Egberto Amin Gismonti desde sempre. Algo que explora em sua música inclassificável, misturando elementos clássicos, profundamente brasileiros (dos ritmos nordestinos aos pré-cabralinos, a partir de sua imersão na cultura dos índios do Xingu), jazz e o diabo a quatro. Filho de um árabe, que chegou ao Brasil vindo do Líbano criança, com uma descendente de italianos, ele seria mais uma prova da convivência pacífica de opostos.

- Afinal, a cultura italiana tem a coisa da mama, enquanto a árabe é patriarcal - diz Gismonti, que não vê surpresa entre o atual sucesso de "Chico Xavier" e o fato de, nos últimos tempos, sua música andar distante de palcos e lojas de discos brasileiros.

- Tenho 64 álbuns e, hoje, meu intuito não é mais produzir disco para vender, não tenho o menor interesse no mercado, e sim em fazer a minha música - diz Gismonti, que, numa inédita associação, hoje, através do selo Carmo, é coprodutor de suas gravações na gravadora alemã ECM. - Por quase dois anos, estudei direito autoral com dois dos maiores conhecedores do assunto no Brasil e desde então administro todos os detalhes de minha carreira.

Como sócio de seus fonogramas, meses após a ECM distribuir seus discos para mais de 40 países, Gismonti tem o direito de fazer o que quiser com eles. Para o Brasil e demais países da América do Sul, planeja distribui--los gratuitamente em seus concertos. É o que deve acontecer com último, o duplo "Saudações", que num CD traz o tema "Sertãos veredas: tributo à miscigenação", com acompanhamento de uma orquestra cubana, e no outro, duos com seu filho, o também violonista e compositor Alexandre Gismonti. Este, mais um motivo de prazer e orgulho, ao lado da filha Bianca, pianista no Duo GisBranco.

Alguns videos que mostram sua genialidade:





Última edição por Ivanov_br em Qui Abr 22, 2010 7:01 pm, editado 1 vez(es)
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por allexcosta Qui Abr 22, 2010 1:56 pm

Estive recentemente em um workshop do Al Di Meola que disse considerar o Egberto o maior musico vivo hoje. Esse cara vive em outra dimensao, em contato direto com as partes mais profundas do seu ser, de onde vem a musica mais pura que se pode fazer ou imaginar. Em resumo, um genio...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por LuCaSbass Qui Abr 22, 2010 2:01 pm

Agente tem Hermeto, Gismonti, Jobim, Villa-Lobos e Guinga... Alguem ainda tem dúvida que temos a melhor música do mundo? Razz

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por AdrianoBSB Qui Abr 22, 2010 2:28 pm

Não conhecia, o que ele fez com esse violão é brincadeira.

____________________________
www.myspace.com/altharmetal Jesus na veia. Metal na orelha. - CLUBE DOS PEDREIROS # 18 - CLUBE ROCK/HEAVY # 09
AdrianoBSB
AdrianoBSB
Membro

Mensagens : 932
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por Binão Qui Abr 22, 2010 2:56 pm

Existe uma outra palavra que não seja Gênio pra este cara?

A Explicação do segundo video :"Este violão não é pra quem toca violão é pra quem toca piano" É fenomenal.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por Ivanov_br Qui Abr 22, 2010 2:59 pm

Um amigo meu, em um dos seus discos, me contou que o Egberto participou e fez a base para que ele solasse. Vcs tinham que ter visto como os olhos do meu amigo brilhavam ao contar isso!

Que honra!
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por Cantão Qui Abr 22, 2010 3:15 pm

LuCaSbass escreveu:A gente tem Hermeto, Gismonti, Jobim, Villa-Lobos e Guinga... Alguem ainda tem dúvida que temos a melhor música do mundo? Razz
(2)...É isso ai Lucas , sábias palavras Guru... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21705
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por DUDUBASS Qui Abr 22, 2010 4:15 pm

Além de um gênio musical, um cara inteligentíssimo.... parece que veio de uma outra dimensão...
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por Wotan Qui Abr 22, 2010 5:04 pm

Este é um dos maiores gênios já surgidos neste planeta.
Sou fã nº 1 dele há décadas e tenho (quase...) todos os seus discos.
claps

____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por Wotan Qui Abr 22, 2010 5:52 pm

A música do segundo vídeo faz parte deste álbum citado aqui em outro tópico

____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por Convidado Sáb Abr 24, 2010 11:38 am

Galera, não sei nem por onde começar a falar do Egberto...

Meus dois primeiros discos de música instrumental foram o clássico disco da árvore do Egberto e o "Cérebro Magnético" do Hermeto... E mudaram minha vida, irremedialvelmente. Meu amor pela música desses caras é tão grande que fica difícil expressar hehe

Deixo aqui mais um video, só pra exemplificar mais uma vez a genialidade desse cara...



Pra quem quer conhecer mais um pouco da cabeça do mestre, vale a pena correr atrás do livro "Música Transpessoal", escrito por ele ao lado do estudioso Carlos Fregtman. Além de falar muito sobre música e o que ela significa pra ele, o mestre relata inúmeras experiências em diversos lugares do mundo... Recomendo!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por Ivanov_br Sáb Abr 24, 2010 12:01 pm

Aproveitando o gancho do Sá, abaixo um video dele no programa Sr. Brasil. Este programa da Cultura (passa tb nas TV educativas do Brasil, acho) é fantástico. Ele mostra a verdadeira música que se faz no Brasil, especialmente fora da mídia. A música regional tende a ser simples, mas é uma fonte fantástica para artistas que bebem desta fonte e fazem verdadeiras obras primas.

Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por Convidado Sáb Abr 24, 2010 12:06 pm

Ivanov_br escreveu: A música regional tende a ser simples, mas é uma fonte fantástica para artistas que bebem desta fonte e fazem verdadeiras obras primas.

De Egberto a Stravinsky, de Hermeto a Villa Lobos, e toda a turma da música de concerto da Europa.

Música é música, não existem fronteiras!

Ótima adição ao tópico, Ivan!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por Wotan Dom Abr 25, 2010 12:34 pm

Estou emocionado! Chorei ao ouvir as palavras de Rolando Boldrin. Música é isso.

Fico com um imenso orgulho de termos um artista brasileiro, fluminense, daqui de pertinho, dotado desta fantástica genialidade.

Atenção lá no vídeo de "7 Anéis" pois lá estão estão Nando Carneiro e o grande mestre do contrabaixo Zeca Assumpção.

Egberto é o verdadeiro herdeiro de Villa-Lobos e não Tom Jobim (nada contra viu gente...) ao contrário do que alguns pensam (IMHO).

____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por SILVIAO Dom Abr 25, 2010 12:50 pm

Este video do violão das 10 cordas e a musica Salvador faz parte obrigatoria da minha playlist a uns 10 meses!!GENIAl

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/NkHsMalbuHI&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/NkHsMalbuHI&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Egberto Gismonti

Mensagem por fma Ter Fev 22, 2011 10:50 am

Programa do Canal Brasil sobre Egberto e Academia de Danças. Essa série do Charles Gavin é uma beleza, parabéns ao Canal Brasil e ao Pedro Mendes collection, que disponibilizou rsrsrs
Nem tem muito o que comentar, junta um compositor brilhante com um grupo de músicos competentes e livres, resulta em boa música.


<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/IXTkYRnyWdI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/zaXg1vrkDsM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por bodhan Ter Fev 22, 2011 12:14 pm

Muito obrigado! Egberto é referência. Assisti vários shows dele nos anos 80 ...
Se fosse para uma ilha e só pudesse levar uma música para escutar, seria "Maracatú" do disco "Nó Caipira" !

É essa música (o crédito que aparece está errado!)

<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/siEQCnueNbY" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por webercar Ter Fev 22, 2011 7:36 pm

Um Mago do teclado, um gênio, tbm assisti vários shows dele nos anos 80 ...

claps
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por Ivanov_br Ter Fev 22, 2011 8:29 pm

Fusionado para não bagunçar.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por Edu Fettermann Qua Fev 23, 2011 10:17 am

Só um emoticon pra expressar como fiquei depois de assistir a estes vídeos

hail hail hail hail hail
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier" Empty Re: Como Egberto Gismonti compôs a trilha para o filme "Chico Xavier"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos