Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Braços com 24 Frets

+4
andremega
João Marcel
allexcosta
Cid
8 participantes

Ir para baixo

Braços com 24 Frets Empty Braços com 24 Frets

Mensagem por Cid Seg Abr 26, 2010 12:19 am

Hoje eu fui tocar com o DJ, e fui fazer uma convenção lá e tive de fazer uma ginástica, minha mão é pequena, aí pensei: se esse baixo tivesse uma casa ou mais 2 seria perfeito pois o largura das casas diminuiria...

Aí fui dar umas olhadas e lembrei dos Sadowsky 24, aí reparei que o braço do instrumento é maior, e na minha cabeça, quando o baixo tinha 20, 21, 22 ou 24 frets, eu pensava que dentro da escala essas casas eram divididas sem alterar o tamanho do braço.

É assim mesmo?

Braços com 24 Frets 5459_full
Braços com 24 Frets 5422_full
Braços com 24 Frets 4854_full
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Braços com 24 Frets Empty Re: Braços com 24 Frets

Mensagem por allexcosta Seg Abr 26, 2010 12:48 am

Não sei se entendi bem a pergunta, mas vê se isso responde:

20 trastes:

Braços com 24 Frets Fretboard_1

21 trastes:

Braços com 24 Frets Fretboard_2

24 trastes:

Braços com 24 Frets Fretboard_3

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Braços com 24 Frets Empty Re: Braços com 24 Frets

Mensagem por João Marcel Seg Abr 26, 2010 12:52 am

Nossa, da um boa diferença no tamanho do braço!
Perfeita essa ilustração Allex.
Um abraço!

____________________________
Baixista do Bendito é o Rock
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCU7JjYbcYVQAz-1I_fX51hA
Instagram: @benditoeorock
João Marcel
João Marcel
Membro

Mensagens : 978
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Braços com 24 Frets Empty Re: Braços com 24 Frets

Mensagem por Cid Seg Abr 26, 2010 12:54 am

allexcosta escreveu:Não sei se entendi bem a pergunta, mas vê se isso responde:

Acho que respondeu sim... a minha duvida era se todas as escalas eram do mesmo tamanho....

MAs nesse caso algo muda em relacao ao som? JA que a escala sendo maior, ela vai ficar bem mais perto do pickup do braco.

JA tocou em algum Alex e o que achou?
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Braços com 24 Frets Empty Re: Braços com 24 Frets

Mensagem por andremega Seg Abr 26, 2010 12:54 am

bom, o braço mesmo nao altera. a largura dele aumenta e escala fica mais comprida pra acomodar as casas extras.

O que pode acontecer é do corpo ser um pouco menor por questoes estéticas, para acomodar um braço, sim, mais longo. Mas vários "covers" de fender tem simplesmente a escala terminando mais proxima do captador, com o braço de mesmo tamanho.

Lembre-se q o tamanho da escala não é apenas a parte dos trastes e sim a distancia entre o nut e o carrinho da ponte. nesse espaço se pode ter quantas "casas"vc quiser.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Braços com 24 Frets Empty Re: Braços com 24 Frets

Mensagem por Cid Seg Abr 26, 2010 12:55 am

QUando me referi acima sobre escala, to falando so do espelho do braco mesmo...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Braços com 24 Frets Empty Re: Braços com 24 Frets

Mensagem por allexcosta Seg Abr 26, 2010 1:05 am

Cid escreveu:Acho que respondeu sim... a minha duvida era se todas as escalas eram do mesmo tamanho....

MAs nesse caso algo muda em relacao ao som? JA que a escala sendo maior, ela vai ficar bem mais perto do pickup do braco.

JA tocou em algum Alex e o que achou?

Se for baixo com escala de 34", não importa quantos trastes tiver, entre o nut e o saddle serão 34". Caso tenha mais trastes, o último traste será mais próximo da ponte, é óbvio.

Pra mim o som muda sim, e bastante. Baixo com menos traste vibra mais, ressona melhor. Um luthier amigo meu me explicou uma vez o porquê disso mas eu confesso que não lembro.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Braços com 24 Frets Empty Re: Braços com 24 Frets

Mensagem por Cid Seg Abr 26, 2010 1:11 am

Entao a largura das casas é padrao independente do numero de trastes? Ou seja um baixo 34", a primeira casa mede X, outro baixo 34" com 22 trastes a primeira casa tambem mede X? Ou tem marcas que tem medidas diferentes?

O Sterling por exemplo eu tenho a impressao que as casas sao menores e associava isso porque tinha uma casa a mais que o Sting 4 cordas.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Braços com 24 Frets Empty Re: Braços com 24 Frets

Mensagem por andremega Seg Abr 26, 2010 1:13 am

deve ter relacao com mudança de proporção na massa do braço e do corpo, além da mudança de meio madeira/metal.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Braços com 24 Frets Empty Re: Braços com 24 Frets

Mensagem por andremega Seg Abr 26, 2010 1:13 am

Cid escreveu:Entao a largura das casas é padrao independente do numero de trastes? Ou seja um baixo 34", a primeira casa mede X, outro baixo 34" com 22 trastes a primeira casa tambem mede X? Ou tem marcas que tem medidas diferentes?

O Sterling por exemplo eu tenho a impressao que as casas sao menores e associava isso porque tinha uma casa a mais que o Sting 4 cordas.


sim.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Braços com 24 Frets Empty Re: Braços com 24 Frets

Mensagem por dalton_lopes Seg Abr 26, 2010 1:14 am

Cid escreveu:Entao a largura das casas é padrao independente do numero de trastes? Ou seja um baixo 34", a primeira casa mede X, outro baixo 34" com 22 trastes a primeira casa tambem mede X? Ou tem marcas que tem medidas diferentes?

O Sterling por exemplo eu tenho a impressao que as casas sao menores e associava isso porque tinha uma casa a mais que o Sting 4 cordas.

vc ta certo. muda sim.
o braço pode ter o mesmo tamanho, mas a distancia dos frets muda.

____________________________
Giannini Pro Line 2 1990 Verde Ardósia EMG JB + SMB 4A
Yamaha RBX375 Preto
dalton_lopes
dalton_lopes
Membro

Mensagens : 729
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Braços com 24 Frets Empty Re: Braços com 24 Frets

Mensagem por Cid Seg Abr 26, 2010 1:16 am

andremega escreveu:
Cid escreveu:Entao a largura das casas é padrao independente do numero de trastes? Ou seja um baixo 34", a primeira casa mede X, outro baixo 34" com 22 trastes a primeira casa tambem mede X? Ou tem marcas que tem medidas diferentes?

O Sterling por exemplo eu tenho a impressao que as casas sao menores e associava isso porque tinha uma casa a mais que o Sting 4 cordas.


sim.
Respondeu sim a qual das perguntas?
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Braços com 24 Frets Empty Re: Braços com 24 Frets

Mensagem por allexcosta Seg Abr 26, 2010 1:20 am

O tamanho das casas permanece inalterado em baixos de mesma escala, tenha ela 20, 24, ou 40 trastes... Esse Fodera AJ por exemplo: tem 28 trastes mas o tamanho das casas é idêntico ao de qualquer baixo de escala de 36".

Braços com 24 Frets CIMG2092

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Braços com 24 Frets Empty Re: Braços com 24 Frets

Mensagem por Tio Battuh Seg Abr 26, 2010 9:38 am

Cid escreveu:Entao a largura das casas é padrao independente do numero de trastes? Ou seja um baixo 34", a primeira casa mede X, outro baixo 34" com 22 trastes a primeira casa tambem mede X? Ou tem marcas que tem medidas diferentes?

Se o tamanho da escala é igual, a distância entre os trastes permanece igual, independente se o braço tem 19, 32, ou 15 trastes, ou se for Fender, Gibson, MusicMan, Fodera... (se for Tonante, aí pode ser que varie Laughing Laughing)


Cid escreveu:O Sterling por exemplo eu tenho a impressao que as casas sao menores e associava isso porque tinha uma casa a mais que o Sting 4 cordas.

Se as distâncias entre os trastes é menor, muito provavelmente é porque os instrumentos tem escalas de tamanhos diferentes.

Primeiro nós temos que convencionar os nomes para não haver confusão:

Tamanho da escala (scale lenght): é a distância entre a pestana (nut) e a ponte (bridge), ou se preferirem, a parte da corda que efetivamente vibra. Por padrão nos Fenders, é 86 cm (34 polegadas).

Espelho (fretboard): é o espaço onde estão localizados os trastes (frets), e o tamanho varia dependendo do numero de trastes que você quer.

O que manda é a "regrinha de 18" (17,817): você divide o tamanho da escala por 17,817 e obtém a distância da pestana até o primeiro traste. Daí, do tamanho da escala total, você subtrai a distância da pestana até o primeiro traste, e esse resultado você divide novamente por 17.817. Agora você tem a distância entre o primeiro e o segundo traste. Daquele resultado da primeira subtração (tamanho da escala menos distância da pestana até o primeiro traste), você agora subtrai o valor da distância entre o primeiro e o segundo traste, e esse resultado você divide novamente por 17, 817, obtendo a distância entre o segundo e o terceiro traste...

E daí o processo se repete de acordo com o numero de trastes que vc quer... Essa regra vale para qualquer instrumento de cordas, desde cavaquinho até contrabaixo acústico.

Neutral
Tio Battuh
Tio Battuh
Membro

Mensagens : 75
Localização : Cãritiba

Ir para o topo Ir para baixo

Braços com 24 Frets Empty Re: Braços com 24 Frets

Mensagem por Lapetina Seg Abr 26, 2010 9:40 am

concordo, se a escala é igual, a distancia entre os trastes será sempre a mesma, isso é fisica!

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Braços com 24 Frets Empty Re: Braços com 24 Frets

Mensagem por Thales_Sr Seg Abr 26, 2010 9:49 am

http://bass.forumeiros.com/luthieria-f5/tamanho-da-escala-e-n-de-trastes-t2139.htm

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Braços com 24 Frets Empty Re: Braços com 24 Frets

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos