Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

+4
João Marcel
GusVCD
Cantão
bodhan
8 participantes

Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por bodhan Ter Abr 27, 2010 5:27 pm

Prezados amigos,
Ano passado montei um Frankeinbass (ou EbayBass) com peças compradas no Ebay. Na ocasião não comprei a parte elétrica. É que tinha captadores, pots e jack tirados de um Tagima que fiz upgrade, então estava sobrando e acabei usando nele. Agora, com um pouco de fôlego, resolvi acabar o baixo e trocar sua parte elétrica. Já encomendei os pots, jack e material para blindagem da StewMac. Estou garimpando captadores no Ebay e, por enquanto estou com duas possibilidades: Fender Custom Shop 60' (modelo 2101. Já li o tópico do Maurício Expressão sobre os modelos de caps Fender, obrigado!), e os Bartolini 9J1L/S, captadores do tipo split coil, com cancelamento de fase.
Depois de exaustiva leitura no TalkBass, estou com uma leve tendência pelos Bartolini, porque toco samba-jazz, não sei usar slap e uso cordas flat, e me parece que os Bartolinis são mais fechados, e também com mais médios. Os Fender Custom Shop, pelo que li por aí afora são mais roncadores, som clássico, talvez mais roqueiros. Outra coisa, adoro ficar mudando a relação de volume entre os caps para mudar o timbre, e no caso dos Fender mesmo quando blindados, eles provavelmente vão ter ruído, o que não ocorre com os Bartolini split coil. Por outro lado, o som clássico de um JazzBass é sempre tentador e me parece ser mais versátil do que os Bartolini. Enfim é a dúvida cruel de muitos de nós ... sendo assim ... vem a velha pergunta ...
Gostaria de saber se alguém tem alguma indicação de um site com gravações desses captadores, ou qualquer outra informação e opiniões sobre o som desses caps.

Nem sempre é possível encontrar qualquer coisa no Ebay e também conseguir um bom preço de transporte e uma boa negociação com o vendedor. Portanto, dentro dessa equação, por enquanto vai dar para comprar somente ou um ou o outro modelo, mas, é claro, aceito sugestões!

Muito obrigado a todos!
Abração!
Bodão

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S 3906874981_b6da4f7f9eCustom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S 3907653260_410a4ac635
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por Cantão Ter Abr 27, 2010 9:34 pm

^Esse é o seu Frankeinbass , bodhan ? affraid coisa linda meu irmão...

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21754
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por bodhan Ter Abr 27, 2010 9:43 pm

Cantão escreveu:^Esse é o seu Frankeinbass , bodhan ? affraid coisa linda meu irmão...

... todo ele! Ficou bem na foto, né? Agora ele precisa de um coração de verdade ... a parte elétrica é o seu ponto fraco ...
... está quase que pintando a possibilidade em um DiMarzio JModel 123 ... além dos citados acima. Vamos ver o que consigo.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por Cantão Ter Abr 27, 2010 10:00 pm

Muito bem na foto...parabéns Bhodan , putz , brother...que dilema esse lance dos caps hein ? os dois modelos que você citou acima são excelentes...boa escolha... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21754
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por GusVCD Ter Abr 27, 2010 10:14 pm

Se rolar, eu iria nos DiMarzios...

Olha o q eles fizeram no Chupa-Cabra q o Allex comprou:

[/quote]

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por Convidado Ter Abr 27, 2010 11:35 pm

Eu também iria de DiMarzio... Se fosse fretless, ia de Bartolini...

E sobre os Frankeinbass, estive vendo o clube de donos de baixos assim (montados com peças de procedências diferentes) no TalkBass e tem cada coisa linda por lá... GAS na certa!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por João Marcel Ter Abr 27, 2010 11:51 pm

Considere ai na sua pesquisa os Lindy Fralin e os Nordstrands...
Tenho uma grande queda por clássicos... dos três que você citou eu iria de Fender Custom Shop...
Um abraço!

____________________________
Baixista do Bendito é o Rock
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCU7JjYbcYVQAz-1I_fX51hA
Instagram: @benditoeorock
João Marcel
João Marcel
Membro

Mensagens : 978
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por ricardo_hiendl Qua Abr 28, 2010 9:11 am

Eu iria de Fender também.
O baixo está com um braço Fender, acredito que o corpo também, mantendo a linha ficaria com os Custon Shop 60, mesmo pra tocar samba Jazz o timbre vai cair bem, acho que colocando outro captador vai dar uma leve descaracterizada no som classico do Jazz Bass, eu gosto do som classico.
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por Guilé Qua Abr 28, 2010 10:58 am

Meu voto é nos DiMarzio123

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por bodhan Qua Abr 28, 2010 11:18 am

João Marcel escreveu:Considere ai na sua pesquisa os Lindy Fralin e os Nordstrands...
Tenho uma grande queda por clássicos... dos três que você citou eu iria de Fender Custom Shop...
Um abraço!

... é, João, com certeza são exelentes, mas estão em outro patamar de preço. Um Nordstrand ou Fralin set custa entre $180 a 220 dólares, enquanto os Custom Shop estão sendo vendidos entre $115 a 130 dólares. Estou agora pensando seriamente nos Custom Shop ...
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por bodhan Qua Abr 28, 2010 12:28 pm

ricardo_hiendl escreveu:Eu iria de Fender também.
O baixo está com um braço Fender, acredito que o corpo também, mantendo a linha ficaria com os Custon Shop 60, mesmo pra tocar samba Jazz o timbre vai cair bem, acho que colocando outro captador vai dar uma leve descaracterizada no som classico do Jazz Bass, eu gosto do som classico.

Hum, tem razão ... provavelmente vou de Fender. O braço do baixo é autorizado Fender, marca MightyMite o resto, fora a parte elétrica, é de um Fender MiM '96. Nada top de linha ...
A única coisa que me deixou um pouco intrigado, foi um review no HarmonyCentral de um cara falando que gostou mais dos caps Fender originais chamados de "Vintage Style" do que os Custom Shop. Estou pesquisando melhor sobre eles.
Obrigado!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por Rdg Bass Qua Abr 28, 2010 1:31 pm

Oi bodhan, tenho os caps Fender Original JB instalados em meu Tagima JB gostei muito do resultado e outra referencia para esses captadores seria os N.Zaganin JB custom 4 cordas que vem equipados com eles, assim vc pode tentar achar um para testar.

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por bodhan Dom maio 09, 2010 5:26 pm

Acabei comprando os captadores Fender JazzBass Custom Shop. Chegaram bem rápido para os padrões do Ebay, comprei no dia 28/04 e chegou hoje, dia 09/05, ou seja 12 dias, é um recorde! É certo que o vendedor tinha como opção a entrega expressa dos correios americanos por alguns poucos dólares a mais, e eu, claro, optei por este tipo de entrega. Custou no total US$150.99 sendo $36 de frete. Chegou sem ser taxado, custando algo como que R$280 pelo par.
Apesar de ter saído bem mais barato, acho incrível como pagamos uma grana por um punhado de fios enrolados num imã! Mais incrível ainda é que os danados têm um timbre bem melhor do que os genéricos chineses que estavam no baixo, apesar de serem também um punhado de fios enrolados num imã bem parecidos!
A primeira vista (ou escuta!) o som dos captadores não têm mais volume, mas a clareza principalmente nas notas mais graves é bem melhor. O som do baixo só com o captador do braço ficou incrível, bem roncado mesmo. O instrumento ficou com maior definição das notas de uma forma geral, mesmo com o tone fechado, que é como eu mais gosto. Agora não embola.
Falta chegar o resto da parte elétrica, os pots e o jack switchcraft e o material de blindagem. Vou colocar pot de 250 ao invés dos de 500 que estão agora. Vamos ver se fica melhor.
Gostei dos caps, ficou bom, apesar de preferir o som do meu JB Tagima fretless com os EMG JV. O conjunto baixo fretless+cordas lisas+EMG JV têm um grave bem mais profundo e envolvente, com um punch e decay curto ideal para tocar os samba-jazz que costumo tocar ... em todo caso vou continuar testando suas possibilidades ... um dia é muito pouco para se entender bem com eles.
Obrigado a todos,
abração,
Bodão
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por bodhan Seg maio 10, 2010 10:51 am

... aliás esses caps têm a aparência bem tosca. Alguém já instalou ou viu de perto um Custom Shop? É assim mesmo?
Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S 4593866139_39c5ccef13 Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S 4593866231_1c2ff87946
Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S 4593866329_6fa09f5a2a Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S 4593866419_38cf2a3d73
Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S 4593866509_dd671d7b47 Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S 4594481958_b5eb9006da
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por bodhan Qua maio 12, 2010 1:34 pm

Um amigo daqui do forum que tem um desses, me confirmou que a aparência é essa mesma. Ufa!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por bodhan Qui maio 13, 2010 9:17 am

Hum, toquei com os novos caps ontem à noite pela primeira vez com a banda. Definitivamente bem mais encorpado e dentro do som da banda. Muito bom.
Chegaram os pots Alpha, jack Switchcraft e o kit de blindagem que comprei na StewMac. Vou montar no fim de semana.
Encomendei também um nut TusqNut e novos saddles em niquel. Depois disso o bichão vai ficar finalmente pronto.
Abraços!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por Victor colmenero Qui Jun 24, 2010 9:53 am

Ola amigoss Bartolini e tesao de captador, tenho um desses no mew jb fico animal so q tive q usar um pre pra dar uma empurrada pre do cristiano colela entre custom 60 bartolini ainda fico com o bartolini acho + equilibrado o custom 60 e som + tradicional + ardido tb ja tive dimarzio e um otimo captador dp 123 he abraço
Victor colmenero
Victor colmenero
Membro

Mensagens : 275
Localização : serra negra

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por bodhan Qui Jun 24, 2010 11:07 am

Victor colmenero escreveu:Ola amigoss Bartolini e tesao de captador, tenho um desses no mew jb fico animal so q tive q usar um pre pra dar uma empurrada pre do cristiano colela entre custom 60 bartolini ainda fico com o bartolini acho + equilibrado o custom 60 e som + tradicional + ardido tb ja tive dimarzio e um otimo captador dp 123 he abraço

Demorei para entender o texto, amigão! Muito obrigado pela dica!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por Victor colmenero Qui Jun 24, 2010 11:44 am

Por curiosidade qual preamp q vc vai ligar os captadores ? abrx
Victor colmenero
Victor colmenero
Membro

Mensagens : 275
Localização : serra negra

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por Victor colmenero Qui Jun 24, 2010 11:56 am

Dimarzio eu ja tive no meu fretless mas não tive oportunidade de testar esse cap em instrumento com traste , tenho bastante curiosidade. O modelo do meu era o dp 123, e um tipo de som bem medio grave aveludado com agudos moderados. E um otimo captador recomendo a todos mas n e tao facil de achar ele , o q aparece bastante e o ultra jazz abrx
Victor colmenero
Victor colmenero
Membro

Mensagens : 275
Localização : serra negra

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por bodhan Qui Jun 24, 2010 11:58 am

Victor colmenero escreveu:Por curiosidade qual preamp q vc vai ligar os captadores ? abrx

Victor, optei pelos caps Fender Custom Shop sem pre-amp. Cordas flatwound, tone fechado ligado direto no amplificador, sem medo de ser feliz! Very Happy

Abração!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por Victor colmenero Qui Jun 24, 2010 12:04 pm


E realment para esse tipo de timbre pstoriano com medios acentuados e agudos fechado, não tem a necessidade de um circuito eu particularmente tb gosto desse tipo de som.
Victor colmenero
Victor colmenero
Membro

Mensagens : 275
Localização : serra negra

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por bodhan Qui Jun 24, 2010 12:07 pm

Victor colmenero escreveu:
E realment para esse tipo de timbre pstoriano com medios acentuados e agudos fechado, não tem a necessidade de um circuito eu particularmente tb gosto desse tipo de som.

Por outro lado, gosto também dos timbres de JazzBass com Bartolini que escutei ... quem sabe para um futuro projeto ...
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por Victor colmenero Dom Jan 06, 2013 11:48 am

Aqui um teste com o meu fender japa com caps fender custom 60 + pre colela

https://www.youtube.com/watch?v=CC8T17sE0RE

Victor colmenero
Victor colmenero
Membro

Mensagens : 275
Localização : serra negra

Ir para o topo Ir para baixo

Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S Empty Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos