Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo feito por Luthier

+19
Zubrycky
Zé_Silveira
Thiago Almeida
gpraxedes
joseluiz.avilajr
Coder
allexcosta
Edão
Juninho Sampaio
fheliojr
Sonikado
edumoraes
JAZZigo
Edu
G. Kanazawa
Ivanov_br
CG
Licas
Hard Rock Bass
23 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Baixo feito por Luthier

Mensagem por Hard Rock Bass Qui maio 06, 2010 10:49 pm

Olá galera dos graves.

Gostaria de saber de vcs se é uma boa ou uma fria mandar fazer um instrumento por luthier?
Tem um aqui na minha cidade o cara realmente é bom tanto que pega instrumentos ate de outros estados é super amigo meu,ele disse que ta com a planta do Gibson Thunderbird.

Será que rola?

Nunca toquei em um Thunderbird nem nos Epiphones,acho super bonito,porem não ouço muitos comentarios a favor desse modelo,dizem que ele é desconfortavel e não tem um timbre bacana isso são os comentarios dos Epiphones no caso.

Curto um timbre Medio a Medio Agudo e dependendo da musica gosto mais de um Medio Grave,pelo fato de ele possuir captadores estilo humbunking dizem que o som dele é mais puxado para o grave mesmo,mas eu não sei a diferença sonora entre o single coil e o humbunking.

Mas no caso se eu mandar fazer eu vou utilizar captadores Kent Armstrong.


Caso não role esse thunderbird eu vou querer um estilo o Fender Jazz Bass Special


Obrigado pessoal e me desculpem algumas coisa meias ignorantes

Valeu
Hard Rock Bass
Hard Rock Bass
Membro

Mensagens : 455
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Licas Qui maio 06, 2010 11:00 pm

Cara, eu curto o timbre do T-Bird da epiphone... Nesse tópico tem umas gravações que eu fiz a uns 3 anos com um.

http://bass.forumeiros.com/audio-videos-demos-f9/gravacao-com-epiphone-thunderbird-t116.htm?highlight=epiphone+thunderbird
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por CG Qui maio 06, 2010 11:16 pm

Hard Rock Bass escreveu:Olá galera dos graves.

Gostaria de saber de vcs se é uma boa ou uma fria mandar fazer um instrumento por luthier?

Prós:
Você vai ter um instrumento do jeito que você quer, com todas as caracteristicas que você acha importante.

Contras:
Prepare-se para casar com o baixo ou vende-lo por um preço irrisório caso queira se desfazer dele.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Ivanov_br Qui maio 06, 2010 11:36 pm

Dá uma pesseada no fórum. Tem muito conteudo sobre isso!
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por G. Kanazawa Sex maio 07, 2010 12:03 am

se o cara realmente é bom, e vc está disposto a fazer, vá em frente, só tem a ganhar! um instrumento nos moldes que vc quer. A diferença que não via pagar royalties para ter um decalce no headstock. Acho que no caso seria legal vc testar um Thunderbird antes de tomar a decisão, se vc gostar, manda bala!!!

____________________________
Digitando tudo sem acento, lamento o transtorno.
G. Kanazawa
G. Kanazawa
Membro

Mensagens : 1074
Localização : Mie, Japão

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Hard Rock Bass Sex maio 07, 2010 12:20 am

Muito bom o timbre dele na gravação,não esperava tanto,vou ate sampa da uma testada em alguns modelos por lá e assim chegar a uma conclusão.

Alem do Thunderbird vou testar o Fender Jazz Bass Special se eu encontrar
Hard Rock Bass
Hard Rock Bass
Membro

Mensagens : 455
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Hard Rock Bass Sex maio 07, 2010 12:23 am

Agora eu meu lembrei de uma coisa.

O Thunderbird pelo que eu escuto falar não cabe nas bags comuns,eu teria que manda fazer um case
Hard Rock Bass
Hard Rock Bass
Membro

Mensagens : 455
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Edu Qua Set 17, 2014 7:15 pm

CG escreveu:
Prós:
Você vai ter um instrumento do jeito que você quer, com todas as caracteristicas que você acha importante.

Contras:
Prepare-se para casar com o baixo ou vende-lo por um preço irrisório caso queira se desfazer dele.

Isso é verdade. Tem que escolher tudo milimetricamente bem e de forma definitiva. Outra desvantagem é que em um baixo de série tu pode ir na loja, testar, gostar, não gostar, comprar ou criticar, virar as costas e não comprar. Com o luthier se torna uma incógnita caso tu queira um modelo customizado, diferente do que o cara já faz.
O baixo custom é uma incógnita, mas tu pode escolher tudo, especificar até o que o teu bolso e a habilidade do luthier te permitir. Vale o risco, embora possa não ficar 100% do jeito que tu quer (por exemplo o braço, o corpo, o corte). Se for um modelo próprio deve haver uma margem de erros, pois quem faz não é uma máquina e sim um ser humano.

De qualquer forma estou com muita vontade de me arriscar num futuro próximo, pois o que já rodou de baixo na minha mão que nunca chegaram a ser exatamente o que eu queria não é brincadeira.
Só acho que o camarada tem que ir no mínimo sabendo o que quer. Seja um modelo custom ou um modelo próprio do luthier, pois saber o que se quer é uma tarefa que exige anos de experiência ou pelo menos inúmeros instrumentos testados.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por JAZZigo Qua Set 17, 2014 9:48 pm

"E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço."
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por edumoraes Qua Set 17, 2014 11:07 pm

Estávamos desde 2010 ansiosos esperando pelos seus comentários...

Baixo feito por Luthier 892840294

:troll:  Não se avexe, aqui a zueira never ends....
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Edu Qui Set 18, 2014 3:46 pm

caras, o fórum as vezes fica um pouco parado. Não vejo problema em movimentar assuntos sem ter que ficar abrindo tópico repetido.
Além de quê, se não for assim só resta deixar de comentar os tópicos mais recentes por falta de interesse.
Não entendo esse problema de vocês com datas. O que interessa em um fórum que contém o recurso de BUSCA geralmente é o assunto e nem sempre o dia ou o ano que alguém escreveu.
Mas tudo bem. Beleza.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Sonikado Qui Set 18, 2014 4:36 pm

/\
Não há problema nenhum! Inclusive, isso pode ser melhor do que sair abrindo tópicos novos, e nota-se que este fórum incentiva o reúso de tópicos existentes.

Porém,
A brincadeira de zoar quem revive tópicos mais antigos está presente em todo e qualquer fórum de internet. E ela acontece e vai acontecer seja se o tópico foi revivido com um post inútil ou com a biografia de alguém importante. Não é nada pessoal, muito menos feito para ofender... sorria e bola pra frente.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por fheliojr Sex Set 19, 2014 11:22 am

Edu Posser escreveu:...Não vejo problema em movimentar assuntos sem ter que ficar abrindo tópico repetido...

não há problema com isto, relaxe. aquela brincadeira é comum nestas ocasiões.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Set 19, 2014 12:46 pm

Semana passada me sacanearam por que escrevi "AGENTE", puts!

Faz parte! Esportes 1
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12042
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Edu Qui Set 25, 2014 12:14 pm

acho que isso acaba intimidando alguns a retomar temas em aberto, influenciando o pessoal a reproduzir tópicos falando sobre os mesmos assuntos e não é pra menos que volta e meia as coisas ficam super paradas e repetitivas, mas tudo bem. Cada fórum tem seus costumes.

Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Edão Ter Fev 17, 2015 12:51 am

De novo essa discussão a respeito de baixo de luthier.
Fazer. Por quê?
Não fazer. Por quê?

O que eu pergunto pros nobres camaradas de instrumento é: Como encomendar um baixo de luthier e acertar exatamente na proposta, obtendo ao final, o instrumento desejado?

Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por allexcosta Ter Fev 17, 2015 8:20 am

Edão escreveu:De novo essa discussão a respeito de baixo de luthier.

O tópico tava quieto desde Setembro do ano passado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por JAZZigo Ter Fev 17, 2015 9:56 am

E está aberta a temporada 2015... Rolling Eyes
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Coder Ter Fev 17, 2015 10:05 am

allexcosta escreveu:O tópico tava quieto desde Setembro do ano passado.

O famoso "coveiro" kkkk
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Edão Ter Fev 17, 2015 4:29 pm

Vamos lá! Em primeira mão, acho que baixo de luthier, a exceção dos muito renomados, é praticamente um fetiche! Hehehehehe! Sério.

O que você consegue num baixo de luthier que não consegue num baixo de linha, além de um top bonito?

Shocked What a Face
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por JAZZigo Ter Fev 17, 2015 7:05 pm

^
Abstive-me de opinar até agora, mas já que atiçaram o fogo: acho que você está por fora, amigo Edão. Sou baixista desde 1982, possuo 23 baixos (24º em construção) neste momento e apenas um deles é "de luthier", construído em 2012, sem fetiche nenhum:

Baixo feito por Luthier DSC03507
Achiles Custom NH-1 Headless Bass (Brazil – 2012) Freijó Verdadeiro Body w/ Walnut Top, Maple Neck w/ Macassar Ebony Fingerboard, Nordstrand Big Singles Soapbar Pickup Set, John East U-Retro 01 Preamp, ABM Headless Bass System (bridge & headpiece), Nordstrand Truss Rod, Schaller Strap-Lock Buttons

Projetado pelo Achiles, após ampla discussão sobre absolutamente todos os detalhes, desde o shape até o timbre (moderno) que eu pretendia. Taí um dos meus baixos preferidos, versátil, portátil, de som fabuloso e singular, diferente de todos os meus outros baixos. Wink

Review aqui: https://www.contrabaixobr.com/t21564-review-achiles-nh-1-custom-headless-bass
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Edão Ter Fev 17, 2015 7:20 pm

Pô Jazzigo tu não vale. Tu é dodói pô. Kkkkkkk.
Justamente, dos 23 baixos que tens só 1 é de luthier, ou seja, tens quase tudo que precisas em baixos "de linha".

A questão é essa. A personalização e o investimento feitos em um baixo de luthier devem seguir que rigor? Encanto ou necessidade de um bom instrumento.

Baixos de luthier, exceto os renomados, seguem a onda do fetiche: Esse vai ser aquele instrumento que eu tanto quero.
E no geral não é.

Acho que quem faz baixo com luthier deve esperar a realização, geralmente de uma visão, e quase nunca de um som " perfeito".
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por joseluiz.avilajr Ter Fev 17, 2015 9:23 pm

Edão escreveu:

Baixos de luthier, exceto os renomados, seguem a onda do fetiche: Esse vai ser aquele instrumento que eu tanto quero.
E no geral não é.

Acho que quem faz baixo com luthier deve esperar a realização, geralmente de uma visão, e quase nunca de um som " perfeito".

olha sinceramente, não consegui entender onde tu quer chegar?!!!

joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Edão Ter Fev 17, 2015 10:14 pm

^Tem tanta gente querendo gastar grana alta com luthier, inclusive eu.
Quero saber a opinião das pessoas sobre o custo-benefício.
Tô instigando o debate sobre um ponto de vista inicial.
Isso não quer dizer que tenho razão sobre o assunto ou se estou certo sobre esta minha abordagem inicial.

Quero saber se vale e por qual motivo vale. É isso.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por JAZZigo Ter Fev 17, 2015 10:21 pm

Edão escreveu:Quero saber a opinião das pessoas sobre o custo-benefício.
Edão, custo vs. benefício é um conceito absolutamente subjetivo, cuja discussão é inútil, IMO. Rolling Eyes
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por CG Ter Fev 17, 2015 10:31 pm

Vou te citar um caso interessante:

O meu precision. Tem uma pegada incrivel, um som sensacional, escolhi o hardware a dedo, se não fossem os problemas de acabamento e a demora absurda eu teria um baixo top por um preço inferior a baixos de marca. Vou gastar uns 600 contos pra arrumar, ainda assim os R$2600,00 de custo final serão inferiores a um precision Steve Harris que possui hardware similar.

Se eu faria um baixo com um luthier hoje? Talvez, mas esse luthier tem que ser altamente recomendado.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por gpraxedes Ter Fev 17, 2015 10:33 pm

Edão escreveu:Vamos lá! Em primeira mão, acho que baixo de luthier, a exceção dos muito renomados, é praticamente um fetiche! Hehehehehe! Sério.

O que você consegue num baixo de luthier que não consegue num baixo de linha, além de um top bonito?

Shocked What a Face


Já viu algum assim numa loja?

Baixo feito por Luthier JBF
image free hosting
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Thiago Almeida Ter Fev 17, 2015 10:39 pm

O som muitas vezes e uma incógnita. Nunca se sabe ao certo o que vai sair. Mas quando e um projeto bem especifico vale sim a pena. E algo único e que você não encontrará em lojas.
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Edão Ter Fev 17, 2015 10:42 pm

Pois é CG. Acho que talvez por essas e outras fazer baixo custom com Luthier reconhecido pelos bons instrumentos seja um bom começo de conversa.
Por que investir alto e não ter o retorno esperado é ruim.

É o que diz aquele outro tópico: existem luthiers e luthiers por ai. Alguns curiosos que acham que são artesãos de verdade.

Talvez essa seja a chave, pra que somado a escolha de hardware, madeiras e eletrônica, se tenha realmente, um ótimo instrumento, pois afinal é isso que se espera de um baixo de luthier.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Edão Ter Fev 17, 2015 10:46 pm

gpraxedes escreveu:
Edão escreveu:Vamos lá! Em primeira mão, acho que baixo de luthier, a exceção dos muito renomados, é praticamente um fetiche! Hehehehehe! Sério.

O que você consegue num baixo de luthier que não consegue num baixo de linha, além de um top bonito?

Shocked What a Face


Já viu algum assim numa loja?

Baixo feito por Luthier JBF
image free hosting

Isso é arte de vanguarda compadre! Isso vale. cheers hail :curti:
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por gpraxedes Ter Fev 17, 2015 10:49 pm

point

Cara, esse é meu sonho realizado.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Edão Ter Fev 17, 2015 10:51 pm

Thiago Almeida escreveu:O som muitas vezes e uma incógnita. Nunca se sabe ao certo o que vai sair. Mas quando e um projeto bem especifico vale sim a pena. E algo único e que você não encontrará em lojas.

Justo, mas as vezes o cara vai no luthier pra fazer um Jazz Bass 20 trastes e pickups single. Nada contra mas isso tem na loja e o cara insiste em gastar uma grana pra ter um instrumento de pouca liquidez. Não que o objetivo seja vender, mas...
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Edão Ter Fev 17, 2015 10:53 pm

gpraxedes escreveu:point

Cara, esse é meu sonho realizado.

Merchan à parte, o Samuel tá se consagrando, né cara.

Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por gpraxedes Ter Fev 17, 2015 10:58 pm

Edão escreveu:
Thiago Almeida escreveu:O som muitas vezes e uma incógnita. Nunca se sabe ao certo o que vai sair. Mas quando e um projeto bem especifico vale sim a pena. E algo único e que você não encontrará em lojas.

Justo, mas as vezes o cara vai no luthier pra fazer um Jazz Bass 20 trastes e pickups single. Nada contra mas isso tem na loja e o cara insiste em gastar uma grana pra ter um instrumento de pouca liquidez. Não que o objetivo seja vender, mas...
Há casos e casos...

Por exemplo, gosto do som de muitos baixos que já tive, mas nenhum era "daquele jeito" que eu queria. Falo de conforto, peso, braço.

Com os baixos do Samuel, sinto um conforto acima da média e me dá vontade de tocar mais e de querer outros. JB por exemplo, eu queria outro com caps single feitos pelo Samuel. Se o de 5 cordas é animal para tocar, fico imaginando um de 4. (falo em termos de conforto). 

Falando em JB, é fácil ter som bom, não há segredos no som de JB. Madeiras boas, boa construção, caps bons na posição correta e está lá o velho e bom som dos Fenders. O que eu procuro é o "algo a mais" e tenho encontrado.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por gpraxedes Ter Fev 17, 2015 11:02 pm

Edão escreveu:
gpraxedes escreveu:point

Cara, esse é meu sonho realizado.

Merchan à parte, o Samuel tá se consagrando, né cara.


Está sim, fruto do bom trabalho. Eu quero fazer minha coleção antes dele não conseguir mais suprir a quantidade de pedidos   Very Happy
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Edão Ter Fev 17, 2015 11:09 pm

Esse "algo a mais" que se pode ter em um baixo só um exímio artesão pode oferecer.

Acho que essa é a outra dica aos usuários do Fórum: Procurar luthiers com trabalho consagrado e claro, vá com o bolso preparado.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Zé_Silveira Qua Fev 18, 2015 12:17 am

Edão escreveu:Esse "algo a mais" que se pode ter em um baixo só um exímio artesão pode oferecer.

Acho que essa é a outra dica aos usuários do Fórum: Procurar luthiers com trabalho consagrado e claro, vá com o bolso preparado.

Ao meu ver isso é uma pena, pois seleciona a clientela de um luthier exclusivamente a tais pessoas (os que procuram o "algo a mais"). O cara que quer um bom instrumento, seja algo de qualidade, garantia, confiança ou até mesmo algo personalizado, mas que tem um orçamento apertado, dificilmente poderá recorrer a um luthier para ter tal instrumento.
Zé_Silveira
Zé_Silveira
Membro

Mensagens : 42
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por gpraxedes Qua Fev 18, 2015 12:28 am

Zé_Silveira escreveu:
Edão escreveu:Esse "algo a mais" que se pode ter em um baixo só um exímio artesão pode oferecer.

Acho que essa é a outra dica aos usuários do Fórum: Procurar luthiers com trabalho consagrado e claro, vá com o bolso preparado.

Ao meu ver isso é uma pena, pois seleciona a clientela de um luthier exclusivamente a tais pessoas (os que procuram o "algo a mais"). O cara que quer um bom instrumento, seja algo de qualidade, garantia, confiança ou até mesmo algo personalizado, mas que tem um orçamento apertado, dificilmente poderá recorrer a um luthier para ter tal instrumento.

Entendo, mas imagina quanto tempo o luthier tem que se dedicar para dar o esmero devido ao instrumento? Isso eleva o custo. Produção em série barateia, não tem como comparar.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Zé_Silveira Qua Fev 18, 2015 12:45 am

gpraxedes escreveu:Entendo, mas imagina quanto tempo o luthier tem que se dedicar para dar o esmero devido ao instrumento? Isso eleva o custo. Produção em série barateia, não tem como comparar.

Sim, de forma alguma estou tirando o mérito dos luthiers, o trabalho de alguns são verdadeiras obras de arte. Já cansei de passar horas admirando fotos de baixos que são postados aqui e que são fabricados por luthiers.

Com certeza todo profissional tem que valorizar seu trabalho, ainda mais quando ele é bom. Quando digo que é uma pena é pq aqui no Brasil, materiais de instrumentos musicais são muito caros, e isso somado a mão de obra eleva muito o custo.
Zé_Silveira
Zé_Silveira
Membro

Mensagens : 42
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por joseluiz.avilajr Qua Fev 18, 2015 1:07 pm

Edão escreveu:^Tem tanta gente querendo gastar grana alta com luthier, inclusive eu.
Quero saber a opinião das pessoas sobre o custo-benefício.
Tô instigando o debate sobre um ponto de vista inicial.
Isso não quer dizer que tenho razão sobre o assunto ou se estou certo sobre esta minha abordagem inicial.

Quero saber se vale e por qual motivo vale. É isso.


exatamente o que queria saber.

minha opinião de luthier.

cara se não for pra ter um produto exclusivo ou por ter um instrumento feito por um luthier que tu admira ou por fetiche. REALMENTE NÃO VALE A PENA.

tu fazer uma "cópia/replica" é pura perda de tempo e dinheiro.

joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Edão Qua Fev 18, 2015 2:51 pm

^ :curti:

Isso. Por exemplo, aqui na minha terrinha tem um luthier que confio. O trabalho dele é bom, porque simples em luthieria é uma palavra que acho que não existe, e quase que totalmente manual.

Confio no trabalho dele, mas não pretendo gastar 2,5k ou 3,5k num jazz bass feito por ele.

Cara, o que tem de gente fazendo baixo e falsificando a logo Fender no head não tá escrito. Se eu fosse luthier não faria, mas o mercado pede. O consumidor paga, no mínimo R$ 2.000,00 no instrumento e quer que ponha a logo 7ender no head. Compra um Fender ora bolas ou um Super Jazz Bass com todas as especificações que a "modernagem" pode oferecer!

Tem tagima, giannini e SX no mercado livre por R$ 600,00.

Mas dentro da discussão que estamos tendo tem luthiers que fazem produtos exclusivos, com design próprio, eletrônica própria e por aí vai.

Realmente, instrumentos "diferentes e exclusivos" seriam um outro mote bom pra encomendar um baixo de luthier.
Mas, o luthier é bom suficientemente a ponto de fazer um instrumento "exclusivo"?

Por que se for pra fazer cópia...  nope Vale a pena? Pra mim não. Porém, se alguém achar que vale, perfeitamente. É a escolha de cada um!
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Coder Qua Fev 18, 2015 4:24 pm

^ Sinceramente, quem mandaria fazer uma réplica que poderá chegar perto do valor do original? O que vejo muito por aí, são baixos baseados nos modelos já existentes, mas com um "algo a mais". Jazz Basses custom com acabamentos refinados, diferentes tipos de tops, modelos fanned, exóticos, etc...  Nesse caso acho super válido investir num instrumentos que só você terá um igual. Agora, se vale a pena ou não, vai de cada um. Eu só não mando fazer um fretless agora porque estou sem grana, senão já teria contatado o Samuel... Ah, mas porque não comprar um baixo de linha e retirar os trastes? Simples: Não existe à venda o modelo que eu tenho em mente.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por joseluiz.avilajr Qua Fev 18, 2015 4:29 pm

essa "exclusividade" é relativa. para uns essa exclusividade pode ser apenas um top bonito(como tu mesmo falou) e para outros um formato bizarro.


joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por fheliojr Qua Fev 18, 2015 10:15 pm

na prática, só vale à pena ter instrumentos de luthier em 2 casos:

1) se o equipamento q se quer (ou alguma das características deste) não existir em linha, como acontecia com os jazz basses de 6 cordas, até pouco tempo atras;

2) se o instrumento de um luthier tiver, pelo menos, a mesma qualidade do equivalente "de linha" daquele, mas por um preço bem inferior... ex: salvo engano, os j-basses fanned da s.martyn, em relação aos da dingwall.


fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Zubrycky Qui Fev 19, 2015 8:49 pm

Edão escreveu:O que eu pergunto pros nobres camaradas de instrumento é: Como encomendar um baixo de luthier e acertar exatamente na proposta, obtendo ao final, o instrumento desejado?


Bom, na minha opinião, não é possível tecer uma fórmula infalível para o êxito desta empreitada, uma vez que resultado final só é conhecido quando a construção do instrumento é concluída, ainda que muita pesquisa prévia seja feita e ainda que seja contratado o melhor luthier.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por gpraxedes Qui Fev 19, 2015 10:51 pm

^ Se o que desejar não for um absurdo, pode sim.

gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Zubrycky Qui Fev 19, 2015 11:13 pm

^
Respeito sua opinião, mas penso que mesmo que o desejo não seja um absurdo (E mesmo com um projeto muito bem planejado e executado), só se conhece verdadeiramente um instrumento quando ele deixa de ser um mero sonho e fica pronto.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Edão Qui Fev 19, 2015 11:24 pm

Zubrycky escreveu:
Edão escreveu:O que eu pergunto pros nobres camaradas de instrumento é: Como encomendar um baixo de luthier e acertar exatamente na proposta, obtendo ao final, o instrumento desejado?


Bom, na minha opinião, não é possível tecer uma fórmula infalível para o êxito desta empreitada, uma vez que resultado final só é conhecido quando a construção do instrumento é concluída, ainda que muita pesquisa prévia seja feita e ainda que seja contratado o melhor luthier.

Por exemplo, acho que um cara tipo o Jacimário, sem puxar a brasa pra sardinha dele, pois não ganho nada com isso, pode acertar. Pelo conhecimento técnico que ele tem pode chegar num resultado bom. O cara conhece tecnicamente o que faz. Raio de escala, resposta sonora das madeiras que usa, constrói os caps conforme o gosto do freguês. Por isso os baixos que o cara faz estão no preço que estão.
Digo isso com base naquela entrevista que o Allex fez com ele.

Mas, não é impossível que um luthier mais intuitivo possa acertar também, mas acertar em tudo tenho dúvidas.

Já vi baixos  que o luthier não acerta a relação entre corpo e braço, quanto ao encaixe do tróculo e altura entre braço e corpo. E aí... tchau tchau som. Não tem boa propagação do som no instrumento. Lance meio doido.
Mas tem cara que, mesmo empiricamente acerta, e bem.

Realmente, são muitas variáveis. Mas ainda acho que o melhor é fazer o instrumento com um bom luthier.

Necessariamente, ou não sei lá, tem que tem um bom investimento financeiro pra acessar um bom luthier.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Zubrycky Qui Fev 19, 2015 11:35 pm

Edão escreveu:
Zubrycky escreveu:
Edão escreveu:O que eu pergunto pros nobres camaradas de instrumento é: Como encomendar um baixo de luthier e acertar exatamente na proposta, obtendo ao final, o instrumento desejado?


Bom, na minha opinião, não é possível tecer uma fórmula infalível para o êxito desta empreitada, uma vez que resultado final só é conhecido quando a construção do instrumento é concluída, ainda que muita pesquisa prévia seja feita e ainda que seja contratado o melhor luthier.

Por exemplo, acho que um cara tipo o Jacimário, sem puxar a brasa pra sardinha dele, pois não ganho nada com isso, pode acertar. Pelo conhecimento técnico que ele tem pode chegar num resultado bom. O cara conhece tecnicamente o que faz. Raio de escala, resposta sonora das madeiras que usa, constrói os caps conforme o gosto do freguês. Por isso os baixos que o cara faz estão no preço que estão.
Digo isso com base naquela entrevista que o Allex fez com ele.

Mas, não é impossível que um luthier mais intuitivo possa acertar também, mas acertar em tudo tenho dúvidas.

Já vi baixos  que o luthier não acerta a relação entre corpo e braço, quanto ao encaixe do tróculo e altura entre braço e corpo. E aí... tchau tchau som. Não tem boa propagação do som no instrumento. Lance meio doido.
Mas tem cara que, mesmo empiricamente acerta, e bem.

Realmente, são muitas variáveis. Mas ainda acho que o melhor é fazer o instrumento com um bom luthier.

Necessariamente, ou não sei lá, tem que tem um bom investimento financeiro pra acessar um bom luthier.

Ótimos apartes.

Vale lembrar que, além do instrumento construído e do luthier que constrói o instrumento, existe um outro personagem que deve ser considerado nesta questão: A pessoa que encomendou o instrumento para o luthier.

Mesmo que o baixo seja feito pelo melhor luthier e com os melhores materiais, mesmo que o projeto seja seguido à risca, nada garante com 100% de certeza que o dono vá realmente gostar e se adaptar ao resultado final.

Isso só se sabe depois que o instrumento fica pronto.

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por gpraxedes Sex Fev 20, 2015 1:08 am

^ Pois é, o resultado só será "comprovado" ao término, como em todo projeto, mas não acho que seja impossível acertar. Um luthier como o Jacimário fazendo um baixo para um baixista que sabe o que quer, é praticamente certo. Riscos ocorrem, mas não vejo esse abismo todo.

Eu sou prego quanto baixista e o Samuel acertou no que eu queria. Alguns elementos eu decidi, como por exemplo: "quero maple na escala, detalhes black pearl", outros foram assim: Queria um braço mais fino (não falei a medida) ele foi acertando. Às vezes ele falava: assim não fica legal, que tal assim?

No do Gus, o Gus testou uns 500 baixos e sabia exatamente como queria o baixo, até mesmo o formato dos covers dos caps do baixo, entre outras detalhes.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo feito por Luthier Empty Re: Baixo feito por Luthier

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos