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Pra que tanto sustain?

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Mensagem por allexcosta Sex Set 27, 2013 11:14 am

É um assunto que desperta minha curiosidade há muitos anos.

Ouço por aí frases como:

"Prefiro inteiriço porque dá mais sustain."
"Vou colocar as cordas passando pelo corpo porque aumenta o sustain."

ou

"Pois é, prefiro tais cordas e tais captadores por causa do sustain"

Em guitarra eu até entendo o conceito, mas pra baixo, onde é que essas pessoas precisam de tanto sustain assim? Existe alguma música na face da Terra em que o baixista faz TUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM durante minutos e mais minutos?

Esse é um grande enigma e peço ajuda a vocês para desvendá-lo.
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Mensagem por Djabass Sex Set 27, 2013 11:34 am

tb não sei te dizer !!!
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Mensagem por Kobaia Sex Set 27, 2013 11:39 am

Algo tipo isso?
Bass Guitar HEAVY DOOMY
https://www.youtube.com/watch?v=EGPV4SBeF2k
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/EGPV4SBeF2k?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


Última edição por Boss2K em Sex Set 27, 2013 11:44 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Falta o "http:" ... é erro no YouTube ...)
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Mensagem por allexcosta Sex Set 27, 2013 11:42 am

^ Aí tem efeito e não faz tanta diferença. Os Pbass, por sinal, são baixos com pouco sustain.

A propósito, que efeito horrível é esse? Alguém usa isso?
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Mensagem por Kobaia Sex Set 27, 2013 11:49 am

allexcosta escreveu:^ Aí tem efeito e não faz tanta diferença. Os Pbass, por sinal, são baixos com pouco sustain.
Belo ou horrível, na minha opinião, notei uma diferença absurda.

allexcosta escreveu:^ A propósito, que efeito horrível é esse? Alguém usa isso?
Catalinbread SFT Overdrive. Sim.
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Mensagem por allexcosta Sex Set 27, 2013 11:53 am

Kobaia escreveu:Belo ou horrível, na minha opinião, notei uma diferença absurda.
Eu quis dizer que o sustain original do baixo não faz diferença. O efeito toma conta do timbre.
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Mensagem por Jackson Sex Set 27, 2013 11:57 am

Allex, vejo sentido para fretless, quando a gente quer que a nota dure o compasso todo.
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Mensagem por edumerino Sex Set 27, 2013 12:00 pm

Pois é, também sempre me perguntei isso... Vamos ver o que o pessoal diz...
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Mensagem por Cantão Sex Set 27, 2013 12:04 pm

Na música another brick in the wall do Floyd , o sustain detona nas primeiras notas...acredito que o cara quer ter o sustain ali reservado pra caso precise , mesmo não usando a vida toda...Very Happy
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Mensagem por edumerino Sex Set 27, 2013 12:11 pm

^Mas a questão é: QUANDO necessário o sustain, nessas raras ocasiões, esses artifícios adiantam alguma coisa? Vale comprar um baixo só por causa disso quando o uso é tão raro?
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Mensagem por bassfuria Sex Set 27, 2013 12:24 pm

allexcosta escreveu:É um assunto que desperta minha curiosidade há muitos anos.

Ouço por aí frases como:

"Prefiro inteiriço porque dá mais sustain."
"Vou colocar as cordas passando pelo corpo porque aumenta o sustain."

ou

"Pois é, prefiro tais cordas e tais captadores por causa do sustain"

Em guitarra eu até entendo o conceito, mas pra baixo, onde é que essas pessoas precisam de tanto sustain assim? Existe alguma música na face da Terra em que o baixista faz TUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM durante minutos e mais minutos?

Esse é um grande enigma e peço ajuda a vocês para desvendá-lo.
Nunca notei que as cordas passando por dentro do corpo aumentava o sustain, eu noto que deixa o som mais "encorpado", pouco, mas noto essa diferença.

Agora sobre o sustain nem sabia...
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Mensagem por Cantão Sex Set 27, 2013 12:40 pm

edumerino escreveu:^Mas a questão é: QUANDO necessário o sustain, nessas raras ocasiões, esses artifícios adiantam alguma coisa? Vale comprar um baixo só por causa disso quando o uso é tão raro?
Vamo lá Edu , dei um exemplo de uma música que usa pouco sustain mas usa...se o cara toca um repertório que não precise , tudo bem , mas acredito que quando vai adquirir o baixo ele presta atenção nesse detalhe , pelo motivo que citei acima , mesmo não usando , o cara quer que o baixo dele tenha , agora , para que ele quer sustain "demais"? , como o Allex quer saber...em minha opinião deve ser pelo mesmo motivo que muita gente no Brasil compra uma Ferrari que atinge mais de 300 km por hora , sendo que aqui não tem estrada pra isso , e nem a lei permite esse limite nas estradas...rsrsrs.
Também já questionei vários baixistas a respeito do porquê ? e resumi isto : eles não querem um baixo sem sustain e não sabem o que vão fazer com tanto.
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Mensagem por Christian Sex Set 27, 2013 12:43 pm

alguém consegue sentir a diferença do tal sustain em braços parafusados ou inteiriços
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Mensagem por gpraxedes Sex Set 27, 2013 12:43 pm

Tenho a impressão de já ter lido esse assunto aqui mesmo no fórum. Respondendo o questionamento, acho que é porque é bonito falar em sustain, um outro mito daqueles.
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Mensagem por Breno_Barnabe Sex Set 27, 2013 12:45 pm

Allex e Edu, o que seria "tanto sustain", em tempo, pra vcs?

Vou tentar teorizar o por que alguns gostam de sustain:

Acho que o pessoal tá acostumado e não ter um sustain bom, por conta de cordas velhas, regulagem ruim, etc. E quando pega um baixo regulado, com cordas boas e regulado (que obviamente terá mais sustain), fica impressionado, talvez isso explique a "tara pelo Sustain", o cara fica impressionado de como o baixo soa bem e acaba se agarrando no sustain.

Teoria 2:
Quando você toca uma nota, e deixa ela soa por um tempo, obviamente ela começa a soar mais forte e depois vai enfraquecendo. Talvez, pelos mesmos motivos citados na primeira teoria, esse sustain dê muita diferença (de forte pra fraco) até o cara tocar a outra nota. O próprio exemplo do Cantão poderia justificar essa teoria, acho.

No mais... algumas musicas as vezes ficam legais com uma nota soando um tempo, como por exemplo posso citar uma musica da banda favorita do Allex, U2. :troll: 
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Mensagem por carimbass Sex Set 27, 2013 12:52 pm

Frescura... Qualquer baixo em boas condições ( cordas novas e regulado ) faz o serviço em 99,9% das músicas... É igual comprar um notebook com processado I7, 8 Gb de RAM, placa de veio dedicada, leitor e gravador de blue ray, 1 TB de HD e só usar para Windows e internet.... Com relação a comparação que o cantão fez da Ferrari na minha opinião e descabida pois alguns produtos ( carros, relógios,roupas ) se paga caro pelo status que ela lhe proporcionará e não pelos atributos em si do produtos...

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Mensagem por allexcosta Sex Set 27, 2013 12:55 pm

Acho que duas coisas influenciam minha percepção sobre o assunto:

1 - Não percebo diferença gritante de sustain entre diferentes baixos, com diferentes construções, cordas passando pelo corpo, etc. A solução que eu procuraria caso precisasse de mais sustain é um compressor.

2 - Não sou familiarizado com os estilos das bandas citadas. Tudo que já ouvi até hoje tinha baixo pulsante e, consequentemente, com várias notas por compasso, pausas, frases de virada e coisas assim. Nunca sequer passou pela minha cabeça que existem estilos musicais onde o baixista faz TUMMMMM e deixa soar por compassos inteiros.
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Mensagem por Cantão Sex Set 27, 2013 1:03 pm

carimbass escreveu: Com relação a comparação que o cantão fez da Ferrari na minha opinião e descabida pois alguns produtos ( carros, relógios,roupas ) se paga caro pelo status que ela lhe proporcionará e não pelos atributos em si do produtos...
Pensei na questão do status , mas achei que não caberia na minha explanação pelo fato que acredito que ninguém compraria uma Ferrari se ela atingisse somente 160km , mesmo com todo o status que ela proporciona.
É onde acho que cabe a pergunta do Allex , se um carro mais barato , bom e bem regulado te leva onde você precisa ir...
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Mensagem por gpraxedes Sex Set 27, 2013 1:19 pm

allexcosta escreveu:. Nunca sequer passou pela minha cabeça que existem estilos musicais onde o baixista faz TUMMMMM e deixa soar por compassos inteiros.
Poxa, tem músicas que uma nota longa dá um chame sim, mas tudo que toquei hoje é possível com os baixos que tive, quando preciso de um pouquinho mais consigo resolver com os dedos, dá para prolongar um pouco mais a nota movimentando a corda com o dedo que está pressionando-a. Mas se for muuuiiito longo, usa-se um e-bow, rs.
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Mensagem por RodrigoBR Sex Set 27, 2013 1:21 pm

allexcosta escreveu:Nunca sequer passou pela minha cabeça que existem estilos musicais onde o baixista faz TUMMMMM e deixa soar por compassos inteiros.
Eu sinto muita diferença no sustain, em relação a um baixo inteiriço outros parafusados.

Nas musicas evangélicas Allex, algumas exigem, essa embaixo foi a que veio na cabeça, mas tem muitas outras em que se abusa do sustain.


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Mensagem por NeyBass Sex Set 27, 2013 1:27 pm

sustain é ótimo.
Quando vc está tocando e precisa tomar uma agua, deixa a nota soando por 2 compassos e ta tudo certo.
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Mensagem por tcraposo Sex Set 27, 2013 1:41 pm

RodrigoBR escreveu:
allexcosta escreveu:Nunca sequer passou pela minha cabeça que existem estilos musicais onde o baixista faz TUMMMMM e deixa soar por compassos inteiros.
Eu sinto muita diferença no sustain, em relação a um baixo inteiriço outros parafusados.

Nas musicas evangélicas Allex, algumas exigem, essa embaixo foi a que veio na cabeça, mas tem muitas outras em que se abusa do sustain.


Eu ia comentar isso.
No meio gospel tem bastante exemplo de música onde o baixo precisa soar com mais sustain.
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Mensagem por carimbass Sex Set 27, 2013 1:43 pm

Cantão escreveu:
carimbass escreveu: Com relação a comparação que o cantão fez da Ferrari na minha opinião e descabida pois alguns produtos ( carros, relógios,roupas ) se paga caro pelo status que ela lhe proporcionará e não pelos atributos em si do produtos...
Pensei na questão do status , mas achei que não caberia na minha explanação pelo fato que acredito que ninguém compraria uma Ferrari se ela atingisse somente 160km , mesmo com todo o status que ela proporciona.
É onde acho que cabe a pergunta do Allex , se um carro mais barato , bom e bem regulado te leva onde você precisa ir...
O que quis dizer êh o seguinte, se eu chegar de Ferrari em qualquer lugar do Brasil todo mundo vai me notar, saber que sou rico, serei o centro das atenções. Se eu chegar em uma gig com um Fodera, a mesma coisa, todos os baixistas ficarão de olho em mim não importa se esse meu baixo é parafusado ( "menos sustain" ) ou inteiriço ( "mais sustain" )

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Mensagem por carimbass Sex Set 27, 2013 1:45 pm

tcraposo escreveu:
RodrigoBR escreveu:
allexcosta escreveu:Nunca sequer passou pela minha cabeça que existem estilos musicais onde o baixista faz TUMMMMM e deixa soar por compassos inteiros.
Eu sinto muita diferença no sustain, em relação a um baixo inteiriço outros parafusados.

Nas musicas evangélicas Allex, algumas exigem, essa embaixo foi a que veio na cabeça, mas tem muitas outras em que se abusa do sustain.


Eu ia comentar isso.
No meio gospel tem bastante exemplo de música onde o baixo precisa soar com mais sustain.
Na maioria das musicas que você cita foram gravados com baixos Fender/ Music Man parafusado... Os sustain que você ouve não se deve a construção do baixo...

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Mensagem por tcraposo Sex Set 27, 2013 1:49 pm

carimbass escreveu:
tcraposo escreveu:
RodrigoBR escreveu:
allexcosta escreveu:Nunca sequer passou pela minha cabeça que existem estilos musicais onde o baixista faz TUMMMMM e deixa soar por compassos inteiros.
Eu sinto muita diferença no sustain, em relação a um baixo inteiriço outros parafusados.

Nas musicas evangélicas Allex, algumas exigem, essa embaixo foi a que veio na cabeça, mas tem muitas outras em que se abusa do sustain.


Eu ia comentar isso.
No meio gospel tem bastante exemplo de música onde o baixo precisa soar com mais sustain.
Na maioria das musicas que você cita foram gravados com baixos Fender parafusado... Os sustain que você ouve não se deve a construção do baixo...
Que bom saber que temos aqui no fórum a própria mãe diná pra saber que músicas eu estou citando! clown 
Hahhaha, brincadeira Carimbass

Sim, eu sei que a maioria delas PROVAVELMENTE foi realmente gravada usando o padrão Fender de qualidade (heheh)...
Só tava fazendo coro junto com o amigo RodrigoBR pra falar pro allex sobre gêneros ou músicas que requerem do baixo maior sustain.
Mas você tem sim, toda a razão.
De onde provém esse sustain tão comum nesse tipo de música então? Compartilha com a galera!
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Mensagem por allexcosta Sex Set 27, 2013 1:54 pm

http://liutaiomottola.com/myth/neckJointSustain.htm
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Mensagem por Ruds Sex Set 27, 2013 2:07 pm

allexcosta escreveu:http://liutaiomottola.com/myth/neckJointSustain.htm
[irony mode ON]

Mas isso aí é só um experimento científico controlado e que usa equipamentos de medição, como osciloscópios. Não tem a menor relevância. O que importa é o ouvido de cada um e suas verdades pessoais.
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Mensagem por malka_aff Sex Set 27, 2013 2:07 pm

deodora do Eduardo Gramani o baixo soa um Sol por 4 compassos, fazendo o pano de fundo super grave encorpado para a melodia do acordeon
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Mensagem por Cantão Sex Set 27, 2013 2:12 pm

carimbass escreveu:
Cantão escreveu:
carimbass escreveu: Com relação a comparação que o cantão fez da Ferrari na minha opinião e descabida pois alguns produtos ( carros, relógios,roupas ) se paga caro pelo status que ela lhe proporcionará e não pelos atributos em si do produtos...
Pensei na questão do status , mas achei que não caberia na minha explanação pelo fato que acredito que ninguém compraria uma Ferrari se ela atingisse somente 160km , mesmo com todo o status que ela proporciona.
É onde acho que cabe a pergunta do Allex , se um carro mais barato , bom e bem regulado te leva onde você precisa ir...
O que quis dizer êh o seguinte, se eu chegar de Ferrari em qualquer lugar do Brasil todo mundo vai me notar, saber que sou rico, serei o centro das atenções. Se eu chegar em uma gig com um Fodera, a mesma coisa, todos os baixistas ficarão de olho em mim não importa se esse meu baixo é parafusado ( "menos sustain" ) ou inteiriço ( "mais sustain" )
E o que eu quis dizer foi o seguinte , citei a velocidade da Ferrari em ruas brasileiras onde o máximo de velocidade dela é proibido (e nem as estradas esburacadas comportam) pra fazer um comparativo com muitos baixos que vemos por ai , onde o baixista não precisa de 300km p/hora de sustain na maioria das musicas onde 100km vão fazer a mesma coisa...mas ele se sente mais seguro sabendo que atinge os 300 se precisar...up 
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Mensagem por Vlademir Felix Sex Set 27, 2013 2:14 pm

Qualquer baixo de qualquer modelo e marca, tranquilamente rola na música gospel, mesmo sendo as músicas que mais se usa o sustein.
Essa é minha opinião sem medo, são 10 anos tocando direto na igreja.

Outra coisa hein, valor de instrumento não está relacionado ao sustein; fiquei 13 anos com o mesmo intrumento, um Samick jazz bass com caps e pré basslines, depois do up ficou outro baixo, hoje toco com o Fender jazz bass american deluxe o Samick tem mais sustein que o Fender. (Sustein e não definição o Samick oscila no sustein)
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Mensagem por ffc4852 Sex Set 27, 2013 2:15 pm

NeyBass escreveu:sustain é ótimo.
Quando vc está tocando e precisa tomar uma agua, deixa a nota soando por 2 compassos e ta tudo certo.
Concordo totalmente NeyBass...kkk

Pessoal, não sei se mais alguém pensa assim, mas aqui no Brasil meio que se criou a cultura que baixos custom, mais caros são sempre com braço inteiriço.

Na minha opinião, vendo os baixos que o pessoal faz com luthier, tem sempre uma tendência de optar pelo braço assim. Concordo com a ideia da Ferrari, você chega com um baixo bonitão, cheio que botões e braço inteiriço, acaba que é mais notado e as vezes "até toca melhor" por isso...kkk.

Daí acabou virando comum dizer que todos temos necessidade por mais sustain para ter um baixo melhor. O cara já gastou com captador, circuito, construção...vai economizar no sustain?kkkk
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Mensagem por allexcosta Sex Set 27, 2013 2:24 pm

Ruds escreveu:[irony mode ON]

Mas isso aí é só um experimento científico controlado e que usa equipamentos de medição, como osciloscópios. Não tem a menor relevância. O que importa é o ouvido de cada um e suas verdades pessoais.
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Mensagem por afonsodecampos Sex Set 27, 2013 2:29 pm

Já senti falta de sustain pra tocar "Esta tarde" do Paralamas. Certa vez usei um compressor e ficou bem interessante.

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Mensagem por edumoraes Sex Set 27, 2013 2:45 pm

Ainda hoje respondi lá no clube Yamaha sobre uma dúvida levantada se o sistema corda através do corpo usado na ponte do modelo BB425 dava mais sustentação nas notas do que no modelo anterior BB415 que não tem esse sistema.

Respondi que meu BB415 na minha opinião tem uma sustentação suficiente que um baixo deva ter, e que qualquer tentativa de aumentar isso seria desnecessário, talvez excesso de sustain possa até atrapalhar em alguns casos.

Esse assunto me fez lembrar do tonante que tive que as notas não soavam mais do que 1 segundo, aí era ruim, outros baixos que toquei as notas geralmente soavam no mínimo mais de 10 segundos, não lembro de nenhuma música que precisasse deixar soando mais do que isso...


Última edição por edumoraes em Seg Set 30, 2013 11:37 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : pensei em 10seg mas havia escrito 20seg, corrigido!)
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Mensagem por renatogaragerock Sex Set 27, 2013 2:53 pm

Um fato que acho curioso é que antigamente era comum buscar justamente o contrário. Diversos modelos de baixos vinham com abafadores e hoje são instrumentos que não vêm mais com a peça.
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Mensagem por Breno_Barnabe Sex Set 27, 2013 2:54 pm

edumoraes escreveu:Esse assunto me fez lembrar do tonante que tive que as notas não soavam mais do que 1 segundo, aí era ruim, outros baixos que toquei as notas geralmente soavam no mínimo mais de 20 segundos, não lembro de nenhuma música que precisasse deixar soando mais do que isso...
Pode acreditar que existem, conheço poucas e são em poucos trechos, mas tão um charme, digamos. Mas as que conheço, se forem feitas sem um sustain, não soarão ruins, digamos.

Mas indepentende disso, imagine um baixo que dá um sustain de 5 segundos e outro que dê um sustain de 20 segundos (IMAGINEM, tudo aqui no campo da suposição).

E por caso você vai tocar uma musica que, veja só, tem uma nota que soa por 5 segundos....

Aí vejo duas coisas:
a) Usando o baixo que proporciona o sustain por 5 segundos: a nota vai soar e quando chegar em 4 ou 4,5 segundos, estará num volume muito baixo, quase acabando o som, a proxima nota vai entrar e vai haver aí, uma diferença sonora bem marcante de uma nota pra outra.
b) Usando o baixo com sustain de 20 segundos: a nota vai soar e quando chegar aos 4 ou 4,5 segundos, provavelmente ainda estará soando forte e haverá uma diferença mais suave de uma nota pra outra.
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Mensagem por alneto Sex Set 27, 2013 2:58 pm

Teve uma época em que também fiquei fissurado nessa questão de sustain, e teimava em trocar a ponte stock do meu P Bass (MIM) por uma daquelas famosas Bad Ass Bridge II. Porém um dia minha banda cover resolveu tirar duas músicas do Pink Floyd em que tem bastante sustentação de notas (Time e Comfortably Numb), e pra minha surpresa o sustain era tanto que às vezes eu tinha que contê-lo, abafando as cordas e; simplesmente desisti da idéia de trocar a ponte e ainda economizei uma bela grana pois elas custumavam custar mais de US$100,00.

Resumo da ópera; acho que muita gente fala tanto de sustain mais por ler em outros sites, artigos, etc do que por verdadeira necessidade musical.
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Mensagem por allexcosta Sex Set 27, 2013 3:07 pm

renatogaragerock escreveu:Um fato que acho curioso é que antigamente era comum buscar justamente o contrário. Diversos modelos de baixos vinham com abafadores e hoje são instrumentos que não vêm mais com a peça.
Justamente. Até porque o baixo elétrico foi concebido para substituir o acústico, que tem sustain extremamente curto. Quando o elétrico começou a formar sua própria linguagem, os abafadores sumiram.

alneto escreveu:Resumo da ópera; acho que muita gente fala tanto de sustain mais por ler em outros sites, artigos, etc do que por verdadeira necessidade musical.
Também acho.
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Mensagem por fheliojr Sex Set 27, 2013 4:47 pm

acho q os baixos mais comuns, com excecao, talvez, dos p-basses classicos, têm um bom sustain. se um musico precisa deixar uma nota soando por 500 compassos, o mais adequado seria usar um compressor.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Set 27, 2013 4:55 pm

Meus P-Bass tem uma sustentação muito boa e bem adequada....
Concordo com o Allex... E acho que esse papo de "sustentação" no baixo é coisa de influência (maligna) de guitarrista... Kkkkk.........
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Mensagem por Stormbringer Sex Set 27, 2013 5:10 pm

allexcosta escreveu:Nunca sequer passou pela minha cabeça que existem estilos musicais onde o baixista faz TUMMMMM e deixa soar por compassos inteiros.
nao é o compasso INTEIRO, na maior parte do tempo só papagaia a guitarra, porem é só pra ilustrar que existe e é mais comum do que parece:


evidentemente, se o cara precisa de um sustain "infinito", melhor recorrer a algum efeito.
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Mensagem por Luiz87 Sex Set 27, 2013 5:53 pm

Eu nunca entendi essa necessidade também.

Eu lembro que eu vi um vídeo da Dingwall à respeito de algum dos baixos deles e no final ele falava do Low B. Aí, acabava a imagem, passavam umas letras por alguns segundos e eles escreviam "Ah sim... e a nota continua soando". Lembro que eu assisti e pensei... "Ta, e dai?"
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Mensagem por subgrave Sex Set 27, 2013 6:31 pm

Mesmo que não seja comum um “tummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm” tão grande,

quando se for fazer algum “tummmmmmmm” é muito importante ter a nota soando de forma consistente por todo o “tummmmmmmm”

aposto que muitos já tiveram a sensação frustrante de tocar esperando um “tummmmmmm” e só saiu um “tummmpf...”

E principalmente o timbre propriamente dito tem lá suas diferenças, e acaba soando mais consistente em contrabaixos de braço neckthrough e cordas throughbody.

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Mensagem por J.Adalberto Sex Set 27, 2013 6:57 pm

embora nunca tenha notado que precisasse de mais Sustain, é melhor te-lo a disposição do que nao te-lo!

usa tbem analogia automobilistica...o fato de ter um carro que ande a 200 KM/H nao significa que poderá/precisara andar nessa velocidade.

mas caso em algum momento precise...essa velocidade estará a sua disposição!
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Mensagem por Jackson Sex Set 27, 2013 7:10 pm

Aqui onde o sustain é muito interessante (Arthur Maia com George Benson):

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Mensagem por allexcosta Sex Set 27, 2013 7:16 pm

O pior é que em testes cegos ninguém percebe diferenças de sustain entre baixos inteiriços e parafusados, tampouco entre diferentes pontes ou maneiras de colocar as cordas.

E luthiers renomados como Dan Lakin e Roger Sadowsky já disseram com todas as letras que não acreditam nessas diferenças.
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Mensagem por enderbass Sex Set 27, 2013 7:33 pm

^Alex o Pablo da SJ parou a fabricação de baixos com braço inteiriços no review do meu SJ eu toquei nesse assunto a justificativa do luthier é que se tocar em dois baixos dele com a mesma madeira, captação, corda e no mesmo ampli, mas um sendo inteiriço e outro parafusado é praticamente impossível notar a diferença por conta disso e de outros critérios ele decidiu que não vai fazer baixos com braço inteiriço, agora baixo fretless sem sustain é algo desagradável aos meus ouvidos nesse tipo de construção quanto mais tuuuuuuuummmmmmm melhor, mas sei que á controvérsias
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Mensagem por allexcosta Sex Set 27, 2013 7:40 pm

^ Essa idéia de que construção inteiriça é superior não passa de mito propagado nos anos 80 e que, por algum motivo, ainda encontra adeptos no Brasil.
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Mensagem por Maurício_Expressão Sex Set 27, 2013 9:00 pm

allexcosta escreveu:
renatogaragerock escreveu:Um fato que acho curioso é que antigamente era comum buscar justamente o contrário. Diversos modelos de baixos vinham com abafadores e hoje são instrumentos que não vêm mais com a peça.
Justamente. Até porque o baixo elétrico foi concebido para substituir o acústico, que tem sustain extremamente curto. Quando o elétrico começou a formar sua própria linguagem, os abafadores sumiram.

alneto escreveu:Resumo da ópera; acho que muita gente fala tanto de sustain mais por ler em outros sites, artigos, etc do que por verdadeira necessidade musical.
Também acho.
Perfeitas essas colocações.
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Mensagem por JAZZigo Sex Set 27, 2013 9:22 pm

Bom tópico, Allex! Acho que muitos nunca pararam para pensar nisso. Mais um mito que vai por água abaixo...

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