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Mensagem por Alencar em Qui Jun 26, 2008 2:23 pm

Pessoal queria saber uma coisa de vocês tava vendo esse vídeo aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=CyTQzA8_kI8

Curti muito o timbre, alguém sabe me dizer se um EP daria esse efeito ou se tem mais algum pedal?!
e mais uma coisa, me recomendaram esse EP aqui é bom ?! Ta barato por esse preço!?
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Mensagem por makumbator em Qui Jun 26, 2008 2:44 pm

Cara também estou de olho nesse pedal do East Exclamation (na mesma loja, quem chegar por último é mulher do padre). Inclusive, me lembro de alguém do FCC que o tinha e gostava,não lembro quem era, e nem se está aqui conosco
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Mensagem por TugaBass em Sex Jun 27, 2008 1:42 pm

Alencar escreveu:Pessoal queria saber uma coisa de vocês tava vendo esse vídeo aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=CyTQzA8_kI8

Curti muito o timbre, alguém sabe me dizer se um EP daria esse efeito ou se tem mais algum pedal?!
e mais uma coisa, me recomendaram esse EP aqui é bom ?! Ta barato por esse preço!?
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Ao que me parece, o timbre está mesmo no baixo e não num pedal.

Creio que o baixo é fretless (não original) e embora seja um MusicMan com um humbuker, ele está a usar só a bobine da ponte em single coil... será??????
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Mensagem por Frank em Sex Jun 27, 2008 5:47 pm


Ao que me parece, o timbre está mesmo no baixo e não num pedal.

Creio que o baixo é fretless (não original) e embora seja um MusicMan com um humbuker, ele está a usar só a bobine da ponte em single coil... será??????

Sei não, viu? Acho que tem trastes mesmo e ele está usando o captador na ligação em paralela padrão. Se o baixo for muito velho talvez nem controle de médios ele tenha.

Dá pra ver o brilho dos trastes algumas vezes e se reparar na ponte ela é alongada com abafadores na ponta como nos modelos mais antigos. Dá uma olhada nessa ponte:

Equalizador Paramétrico Bridge_28305_1989_Side

A do baixo dele é igual essa, às vezes ele colocou as espuminhas em contato com as cordas pra dar esse som. Outra coisa, esse baixo especificamente não tem o 3-coil-pickup que os mais modernos tem, então é só um tipo de ligação mesmo (imagino eu)

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Mensagem por LuCaSbass em Sex Jun 27, 2008 6:41 pm

Meu ex-professor tem esse pedal e ele da um gas muito bom no som... os unicos problemas é que ele fica ligado direto(nao tem onde pisar pra ligar/desligar) e ele nao tem entrada pra fonte... se num meio de um show acabar a bateria, tchau! hehe(ele nao é true-by-pass)
sobre o baixo do video ele tem trastes sim, e essa ponte do MM eh diferente pq alguns tem captadores Piezo.
abraço
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Mensagem por Cid em Sex Jun 27, 2008 6:49 pm

Alencar escreveu:Pessoal queria saber uma coisa de vocês tava vendo esse vídeo aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=CyTQzA8_kI8

Curti muito o timbre, alguém sabe me dizer se um EP daria esse efeito ou se tem mais algum pedal?!
e mais uma coisa, me recomendaram esse EP aqui é bom ?! Ta barato por esse preço!?
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Na minha opiniao timbre puro do baixo... e por sinal muito bonito...

Tenho um amigo que tem um Sterling de 199X e o timbre é esse mesmo... braco em birdseye, aquele sterling que eu levei la na aldeota, o do miguel....

Alencar o miguel comprou esse pedal no ML e pagou menos de 150 reais... muito bom o pedal, vi ele usando la no Deo Paseo exatamente com o Sterling...
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Mensagem por Cid em Sex Jun 27, 2008 8:52 pm

Outra coisa que intriga muito é que cada baixo tem o seu som...

Vc pode colocar 2 fenders identicos de mesma serie, ano e tal e quando vc plugar vc vai notar diferenca no timbre...

Por exemplo esse Sterling do Miguel, som com muito punch... ja outro dia testei de outro colega outro sterling... bem diferente o timbre...
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Mensagem por Alencar em Sex Jun 27, 2008 11:06 pm

crsilva escreveu:
Tenho um amigo que tem um Sterling de 199X e o timbre é esse mesmo... braco em birdseye, aquele sterling que eu levei la na aldeota, o do miguel....

é aquele sunburt que tu me mostro!? será q ele vende em!? ;~PPPP
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Mensagem por Cid em Sab Jun 28, 2008 8:18 am

Alencar escreveu:
crsilva escreveu:
Tenho um amigo que tem um Sterling de 199X e o timbre é esse mesmo... braco em birdseye, aquele sterling que eu levei la na aldeota, o do miguel....

é aquele sunburt que tu me mostro!? será q ele vende em!? ;~PPPP
Na verdade é honeyburst...

Faca uma proposta, se for interessante ele vende sim.......
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Mensagem por Alencar em Sab Jun 28, 2008 12:44 pm

Vixe! agora danou-se! uahuiahiua
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Mensagem por TugaBass em Seg Jun 30, 2008 1:44 pm

Frank escreveu:

Ao que me parece, o timbre está mesmo no baixo e não num pedal.

Creio que o baixo é fretless (não original) e embora seja um MusicMan com um humbuker, ele está a usar só a bobine da ponte em single coil... será??????

Sei não, viu? Acho que tem trastes mesmo e ele está usando o captador na ligação em paralela padrão. Se o baixo for muito velho talvez nem controle de médios ele tenha.

Dá pra ver o brilho dos trastes algumas vezes e se reparar na ponte ela é alongada com abafadores na ponta como nos modelos mais antigos. Dá uma olhada nessa ponte:

Equalizador Paramétrico Bridge_28305_1989_Side

A do baixo dele é igual essa, às vezes ele colocou as espuminhas em contato com as cordas pra dar esse som. Outra coisa, esse baixo especificamente não tem o 3-coil-pickup que os mais modernos tem, então é só um tipo de ligação mesmo (imagino eu)

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LuCaSBass escreveu:sobre o baixo do video ele tem trastes sim, e essa ponte do MM eh diferente pq alguns tem captadores Piezo.
abraço

Exactamente! Esta captação da foto, nada tem a ver com o sistema de single ou humb... Esta é um piezo e dá um timbre mais agudo e estalado... caracteristica muito especial de alguns modelos MM...

Realmente não consegui ver bem se a ponte do baixo no video é uma dessas... mas parece que é! Quanto ao facto de o baixo ser ou não fretless, eu acredito mesmo que seja. Reparem onde ele coloca os dedos quando pressiona as cordas... é muito em cima do traste e depois a sua execução é muito própria de fretless, até mesmo os glissandos o indicam. Quanto ao brilho dos trastes, existe uma possibilidade que pode justificar: eu tenho um fretless não original, fui eu que lhe tirei os trastes, mas coloquei-lhe depois nas cavidades, uma tira de chapa de arame de trastear (sem o traste definido sobre a escala). É um produto que encontra por aqui no mercado que serve mesmo para este fim. Depois é só dar-lhe o acabamento final que se quer sobre a escala e está feito...

Outra situação poderá ser de facto um pedal de efeito emulador de fretless... porque o som do baixo tem todas as caracteristicas disso.

Abraços.


Última edição por TugaBass em Seg Jun 30, 2008 1:57 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Complemento!)
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Mensagem por Gabriel Oliveira em Seg Jun 30, 2008 4:29 pm

Matando logo a dúvida:

É fretted (tem trastes): https://www.youtube.com/watch?v=j8sLNh8JS08
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Mensagem por TugaBass em Ter Jul 01, 2008 1:26 pm

Gabriel Oliveira escreveu:Matando logo a dúvida:

É fretted (tem trastes): https://www.youtube.com/watch?v=j8sLNh8JS08

É sim senhor!!!!! Dúvida desfeita! Wink

Então ele deve ter usado um efeito emulador de fretless no outro video, a avaliar pela expressão!?! Rolling Eyes
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Mensagem por allexcosta em Ter Jul 01, 2008 1:52 pm

Pra mim eh ele, o dedo dele, um baixo e um amp.
Acabei de vender um Stingray 1979 e era mais ou menos isso aih.

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Mensagem por Vlad em Seg Jul 21, 2008 6:31 pm

Independente da discussão sobre o instrumento...
... voltando ao pedal...

É um pedal com equalizações pré-definidas da Yamaha...
Eu tenho e realmente ele dá uma encorpada mt boa no som do instrumento... mesmo em instrumentos bons
Não uso ao vivo... apenas em gravações... mas pode ser usado pra oq quiser, uso só em gravações pra conseguir um timbre mais bacana, no palco ñ sinto necessidade apenas...

é claro q se o instrumento é mt bom, não vai perder demais se ñ usar um destes, mas realmente ele dá um up no som...

O q ele faz é memorizar algumas equalizações específicas de baixos (aquelas de equalizadores de gráfico) e deixa as opções lá... então vc pode escolher por uma equalização mais pesada, mais brilhante, mais média... etc;
ou seja se vc tem um ampli mt bom com um recurso de equalização, e souber manipular bem estes recursos vc tb consegue chegar ao resultado do pedal...

Mas ainda assim aconselho.
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Mensagem por Colono em Sab Mar 26, 2011 1:13 pm

alguém pode indicar um equalizador paramétricos de 4 bandas?

pode ser pedal, rack, ...........

grave - médio grave - médio agudo - agudo

se é que existe no mercado... rsrs

ouvi falar que tem um potenciometro semi paramétrico de médios da EMG, mas não sei como comprá-lo e se dá pra colocar em um circuito ativo de 3 bandas de eq e funcionando à 9V ...
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Mensagem por JAZZigo em Sab Mar 26, 2011 3:00 pm

^
De 4 ainda não vi. Tenho esses pedais preamp com paramétrico de 3 bandas e recomendo:

http://www.empresseffects.com/?page=paraeq

http://www.buildyourownclone.com/paraeq.html

Além deles, aguardo a chegada de um Alan Cringean Guitars ACG EQ-02 Bass Preamp onboard, com paramétrico de 2 bandas (lo & hi), para o meu baixo de 8 cordas - vide: http://www.contrabaixobr.com/t14291-alan-cringean-guitars-acg-eq-02-bass-preamps#295869
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Mensagem por Colono em Sab Mar 26, 2011 5:46 pm

já passou da hora de alguém fazer esse equalizador de 4 bandas então hein!!

heheheh

tem o Presonus EQ3B .. muito atraente, por sinal...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173361993-presonus-eq3b-equalizador-p-voz-e-guitarra-parametrico-_JM

mas no anúncio diz: "equalizador para voz e guitarra paramétrico" .. poxa? e se eu quiser ligar um baixo? hehehe

detalhe:
se alguém assistir ao vídeo nesse link do ml, a luz verde indica o bypass!!!!!
Wink
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Mensagem por JAZZigo em Sab Mar 26, 2011 6:50 pm

^
Paramétrico de 4 bandas em módulo de rack mount, tudo bem! Mas em pedais, sobretudo, em preamps onboard pode ser uma roubada e quanto mais bandas, pior, pois a relação entre os parâmetros "Q", "level" e "frequency" de cada banda é um tanto quanto complexa, ou seja, chegar ao som desejado pode ser uma tarefa um pouco demorada, exigindo um ouvido atento e muita paciência! Além disso, em geral, um controle de médios semi-paramétrico onboard, no pedal ou no próprio amplificador já supre muitíssimo bem a necessidade de 99% dos baixistas, IMHO!

Pelos limites de atuação em cada banda do equalizador paramétrico do anúncio, acredito que ele atenda perfeitamente bem ao contrabaixo também. Wink


Última edição por JAZZigo em Sab Mar 26, 2011 7:03 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Colono em Sab Mar 26, 2011 6:58 pm

mas até em rack é complicado de achar eq paramétrico, qto mais com 4 bandas.. geralmente se acha com 742 bandas ou mais... rsrs

mas esse Presonus tá me deixando com coçeira no bolso... heheheheh

pena que não tem médio grave e médio agudo!!!!! tears
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Mensagem por JAZZigo em Sab Mar 26, 2011 7:06 pm

^
Colono, você já usou um equalizador paramétrico?! Em caso positivo, por que necessita tanto assim de controle nas faixas de médio-grave e médio-agudo?! scratch
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Mensagem por Colono em Sab Mar 26, 2011 7:17 pm

pq eu só tenho de 3 bandas! infelizmente...
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Mensagem por JAZZigo em Sab Mar 26, 2011 11:47 pm

^
Ainda não saquei! Pergunta
E qual é a marca/modelo do seu equalizador?
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Mensagem por Colono em Dom Mar 27, 2011 8:46 pm

ñ ñ.. rsrs
vou contextualizar melhor..
o eq do pré do meu baixo é de 3 bandas, bem usual.. eu já usei pedais de eq, pré com eq de 2 bandas, bla bla bla..
mas no momento eu estou usando o baixo no direct box, apenas.
Portanto sinto falta da regulagem dos médios, pois eu estava acostumado com amplis de 4 bandas e no momento estou providenciando em um retorno com fones...

eu ouvi falar de um potenciômetro da EMG que é de médio paramétrico mas não sei como comprá-lo.
Aí pensei em achar um rack que tenha eq de 4 bandas, paramétrico (não quero nada de eqs gráficos), mas acho que nem existe.


A melhor saída é pensar em um pré com variable mid, mas acho que esses prés só constam em circuitos de 18 volts (e eu odeio baterias.. rsrs).


não sei se tem como mandar fazer um circuito com:
volume, grave, agudo, médio semi paramétrico, uma mini chave para passivo e uma mini chave de defasagem do captador pra os pickups SMB-5a da Seymour + um captador ativo ADX5.
DETALHE: queria que fosse de 9V...
Sera que rola isso???????
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Mensagem por daniloviana7 em Dom Mar 27, 2011 11:05 pm

Não sei se rola, mas manda um email pros fabricantes handmades daqui do Brasil e vê o que é possível fazer em forma de pedal. Às vezes rola alguma coisa.
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Mensagem por Colono em Dom Mar 27, 2011 11:51 pm

pois é.. mas pensando bem, com um pré assim eu nem ia querer saber de pedal!!
rsrsrs
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Mensagem por JAZZigo em Seg Mar 28, 2011 9:15 am

Colono escreveu:ñ ñ.. rsrs
vou contextualizar melhor..
o eq do pré do meu baixo é de 3 bandas, bem usual.. eu já usei pedais de eq, pré com eq de 2 bandas, bla bla bla..
mas no momento eu estou usando o baixo no direct box, apenas.
Portanto sinto falta da regulagem dos médios, pois eu estava acostumado com amplis de 4 bandas e no momento estou providenciando em um retorno com fones...

eu ouvi falar de um potenciômetro da EMG que é de médio paramétrico mas não sei como comprá-lo.
Aí pensei em achar um rack que tenha eq de 4 bandas, paramétrico (não quero nada de eqs gráficos), mas acho que nem existe.


A melhor saída é pensar em um pré com variable mid, mas acho que esses prés só constam em circuitos de 18 volts (e eu odeio baterias.. rsrs).
Todos os preamps onboard funcionam com 9V e alguns, com mais. Quanto maior a tensão, maior o headroom, ou seja, melhor a performance do preamp.

Já existem vários modelos de preamps onboard com controle de médios semiparamétrico disponíveis no mercado. Vide:
Bartolini
http://www.bestbassgear.com/bartolini-preamps-ntmb.htm
Aguilar
http://www.bestbassgear.com/aguilar-obp3-preamp.htm
Nordstrand
http://www.bestbassgear.com/nordstrand-bass-preamps.htm
Delano 3 Band 3MS Preamp - 2 Pickup/5 Knob
http://www.bestbassgear.com/delano-sonar-bass-preamps.htm#
John East
http://www.bestbassgear.com/john-east-preamp.htm
EMG
http://www.bestbassgear.com/emg-preamps.htm

Preamp onboard com controles semiparamétricos de graves e de agudos:
ACG
http://www.bestbassgear.com/acg-eq-02-preamp.htm
Colono escreveu: volume, grave, agudo, médio semi paramétrico, uma mini chave para passivo e uma mini chave de defasagem do captador pra os pickups SMB-5a da Seymour + um captador ativo ADX5.
DETALHE: queria que fosse de 9V...
Sera que rola isso???????
Preamp onboard com VOLUME + GRAVE + AGUDO + MÉDIO (SEMIPARAMÉTRICO) + CHAVE ATIVO/PASSIVO + CHAVE para inversão de fase de uma das bobinas do SMB-5a é perfeitamente possível. Já a mistura de captador ativo com passivo não. Neste caso, acredito que você precisaria de circuitos independentes para cada captador e um terceiro (mixer), para fazer o blend entre os dois tipo de captação. Se eu estiver falando bobagem, esta é uma questão que nosso colega Thales_Sr pode esclarecer.

Um equalizador paramétrico de 4 bandas complicaria a sua vida, IMHO. E, como você mesmo descreveu, acredito que um simples controle de médios semiparamétrico atenderia perfeitamente à sua necessidade.
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Mensagem por Colono em Seg Mar 28, 2011 11:28 am

JAZZigo
vlw pelas explicações cara!
olhei todos os prés, mas de cara vi que são um tanto quanto distantes da minha realidade..($$$$$$$) rsrs
acho que vou procurar um luthier e ver se o cara faz um singnature pra mim Razz
dos prés brasileiros, o que eu mais tive contato e que achei mais eficiente e com qualidade foi o do Ledur, mas ouvi falar muito bem dos tonechaser, que usam nos D'alegria, só que esse eu não sei como contatá-lo.
Bom.. vou ver o que posso fazer..
Vlw!!
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Mensagem por Thales_Sr em Seg Mar 28, 2011 1:02 pm

Preamp onboard com VOLUME + GRAVE + AGUDO + MÉDIO (SEMIPARAMÉTRICO) + CHAVE ATIVO/PASSIVO + CHAVE para inversão de fase de uma das bobinas do SMB-5a é perfeitamente possível. Já a mistura de captador ativo com passivo não. Neste caso, acredito que você precisaria de circuitos independentes para cada captador e um terceiro (mixer), para fazer o blend entre os dois tipo de captação. Se eu estiver falando bobagem, esta é uma questão que nosso colega Thales_Sr pode esclarecer.
Então, misturar captador ativo com passivo NÃO PODE.
O que se pode fazer, caso a sua vida dependa disso, é instalar um buffer pra mandar o sinal do cap passivo pra frente, assim ele seria, pra todos os efeitos, um "cap ativo".

Mas isso viraria uma bela torre de babel. Captador ativo + captador passivo, buffer pra esse cap passivo, mais um circuito com volume, grave, agudo, médio semi paramétrico, uma mini chave para passivo e uma mini chave de defasagem do captador... Se der algum defeito aí, pode esquecer o baixo um mês no luthier até ele identificar o problema...

Um equalizador paramétrico de 4 bandas complicaria a sua vida, IMHO. E, como você mesmo descreveu, acredito que um simples controle de médios semiparamétrico atenderia perfeitamente à sua necessidade.
[2]

E que tal você adaptar um Yamaha NE-1 dentro do seu instrumento? Bota uma chave pra dar bypass nele quando não for necessário e ponto...

Se não quiser, eu tô com o JAZZigo. Deixa sua captação toda ativa (ou toda passiva, escolhe o cap que vc gostar mais), e bota um desses prés sugeridos por ele que são ótimos.

Equalização é algo dinâmico, mas não é algo que se fica mudando a cada minuto, até porque se você ficar alterando a equalização toda hora o técnico de som pode ficar azedo contigo e simplesmente te corta da mix... rsrsrs

Então, outra opção interessante é arranjar um pré com equalização mais complexa, em forma de pedal ou de rack. Regula até achar o seu som e deixa quieto lá. E fica com a eq em duas bandas no baixo só pra regular algum excesso que possa aparecer no meio de um show, ou pra dar alguma mudada rápida de uma música pra outra.
Mas pra transformar o som do baixo, eu acho mais viável um pedal de EQ ou um pré em forma de pedal.
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Mensagem por Colono em Seg Mar 28, 2011 1:12 pm

mas e o tal push/pull que liga e desliga o pré amp, presente em vários circuitos??? scratch
o problema maior é com o SMB-5a e o ADX-5?? nessa mistura?
pois o ADX-5 da ibanez, segundo me disseram é ativo.. aí que estaria o problema em misturar com o outro captador?
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Mensagem por JAZZigo em Seg Mar 28, 2011 1:17 pm

Thales_Sr escreveu:Regula até achar o seu som e deixa quieto lá. E fica com a eq em duas bandas no baixo só pra regular algum excesso que possa aparecer no meio de um show, ou pra dar alguma mudada rápida de uma música pra outra.
Tenho equalizadores paramétricos de 3 bandas nas minhas duas pedalboards e a idéia é justamente essa! E ainda digo mais: se algum F.D.P. mexer nos meus equalizadodores: Rolo compressor KKKKK Razz
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Mensagem por JAZZigo em Seg Mar 28, 2011 1:30 pm

Colono escreveu:mas e o tal push/pull que liga e desliga o pré amp, presente em vários circuitos??? scratch
o problema maior é com o SMB-5a e o ADX-5?? nessa mistura?
pois o ADX-5 da ibanez, segundo me disseram é ativo.. aí que estaria o problema em misturar com o outro captador?
O push-pull active/passive pot serve apenas para ligar e desligar o preamp de equalização e não o preamp do captador ativo. Se você desconectar a bateria de um captador ativo, ele simplesmente deixa de funcionar. Se você realmente detesta baterias, então use um baixo passivão e um pedal preamp com fonte! Wink
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Mensagem por Gomba em Seg Mar 28, 2011 1:32 pm

Só pra clarear um pouco os tipos de equalizadores pra nossos amigos, já que eles parecem estar fazendo confusão:

- Equalizador paramétrico é aquele que você, além de regular o ganho, pode regular a frequência em que ele atua e o Q do mesmo.
- Equalizador semi-paramétrico, você regula ganho e frequência
- Equalizador gráfico (é aquele equalizador de várias bandas, que a gente vê em pedal ou em racks)

A equalização em preamps de já tem as frequencias e o Q definidos no projeto... nesses equalizadores você só pode regular o ganho (dando boost em alguns, ou como boost/cut em outros)
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Mensagem por Colono em Seg Mar 28, 2011 1:40 pm

vlw pelas dicas galera!!
agora resta confirmar que o ADX-5 da ibanez é realmente ativo.. é difícil achar informações sobre esse captador! parece que ele só vem nos baixos tops da ibanez agora..
se não for, daria então então pra fazer o pré que eu falei e mais a chave de liga e desliga do circuito, certo?
e um circuito desses funcionaria com apenas 9 volts (com o médio semi paramétrico...)?

tmb pensei em deixar o baixo totalmente passivo, mas aí nao sei como ficaria o som desses captadores.. é um risco e tanto.. rsrs
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Mensagem por Thales_Sr em Seg Mar 28, 2011 1:50 pm

Pra testar o baixo totalmente passivo é fácil... Liga o captador direto no jack e vê como soa.
No seu caso não vai ficar "totalmente passivo", mas vai ficar sem a influência do pré.
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Mensagem por JAZZigo em Seg Mar 28, 2011 1:51 pm

Colono escreveu:tmb pensei em deixar o baixo totalmente passivo, mas aí nao sei como ficaria o som desses captadores.. é um risco e tanto.. rsrs
Como eu disse anteriormente, se você deixar seu baixo totalmente passivo, o captador ADX-5 não vai funcionar.
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Mensagem por Colono em Seg Mar 28, 2011 5:43 pm

vlw pessoal!
a parada é mais complicada que eu imaginava.. rsrs
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