Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Plano de estudos diário. (2)

+10
Alaney
José Carlos
Raissa
AmandaShasta
Edu Fettermann
Ber
Fernando Zadá
Vlad
LuCaSbass
Alencar
14 participantes

Ir para baixo

Plano de estudos diário. (2) Empty Plano de estudos diário. (2)

Mensagem por Alencar Seg 17 maio - 14:37

Olá Colegas foristas,
Vi esse tópico no fórum de "Contrabaixo Acústico & Vertical" e achei muito pertinente, porem como os dois instrumentos são muito específicos, achei melhor não dar idéia de misturar os tópicos, até por organização, vou repetir o texto do colega Luiz Ribeiro.

luizribeiro escreveu:
[...]Bom o que eu queria levantar é a questão, como vocês dividem o tempo de estudo de vocês. Temos que encarar a nossa realidade que a maioria de nós não temos todo o tempo do mundo disponível só para estudar, então, quando o tempo é mais curto vocês focam no que?

Vou começar, eu tenho dificuldade de estudar apenas a teoria, gosto de aliar as duas coisas, e uma forma de estudo que tem me feito progredir, e o que e mais legal, eu mesmo estou percebendo o progresso é o seguinte, pego algum tema como "Blue Bossa" e vou estudá-lo em todos os aspectos, primeiro estudo a harmonia do tema, até conseguir tocar o tema inteiro, em seguida estudo diferentes maneiras que posso fazer a condução (quando cabe também tendo criar um walking bass), o que fica bem mais fácil depois que você estuda a harmonia, depois de ter uma condução "pronta" vou estudar a linha melódica do tema, depois parto para improviso, o que tenho percebido com esse tipo de estudo, é que estou conhecendo cada vez mais o braço do instrumento, e com isso tenho mais segurança na hora de executar qualquer música ou função, fora o fato de aprender mais rapidamente as escalas e modos de maneira mais natural, menos mecânica.

luizribeiro escreveu:[...]Vamos compartilhar experiências.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. (2) Empty Re: Plano de estudos diário. (2)

Mensagem por Alencar Qui 20 maio - 11:14

É parece que a galera não anda estudando muito não... hehehe

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. (2) Empty Re: Plano de estudos diário. (2)

Mensagem por LuCaSbass Qui 20 maio - 11:27

Infelizmente hoje em dia quase não to tendo tempo de estudar o elétrico. Mas quando sobra um tempo, faço um dos melhores estudos que tem(pelo menos em minha opiniao): tirar de ouvido algum solo, ou mesmo alguma melodia. Se sobrar tempo ainda tento escrever.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. (2) Empty Re: Plano de estudos diário. (2)

Mensagem por Vlad Qui 20 maio - 12:42

O meu "estudo" se resume basicamente a tirar músicas tb...
Semanalmente eu já tenho sempre músicas novas pra tirar, que são os pedidos dos contratantes p/os bailes... mas msm qdo ñ tem eu to sempre baixando discos e selecionando músicas pra tirar.
Como tenho uma pequena parte do tempo para isso, geralmente o faço 3 vezes por semana... q dá umas 10hrs por semana...

____________________________
Da quod iube, et iube quod vis...
Vlad
Vlad
Membro

Mensagens : 2138
Localização : Sampa

http://instagram.com/vladcarvalho

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. (2) Empty Re: Plano de estudos diário. (2)

Mensagem por Fernando Zadá Qui 20 maio - 12:44

Eu bem que queria estudar diariamente mas grande parte do tempo acabo mais tocando mesmo e tirando conduções. Infelizmente...
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. (2) Empty Re: Plano de estudos diário. (2)

Mensagem por Ber Qui 20 maio - 13:19

Eu tô tentando usar os vídeos do Play Bass Now.com como material de estudo.

____________________________
"Eu levo um mundo sem fundo repleto de enredos, estradas pra gente explorar!"
Ber
Ber
Membro

Mensagens : 490
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. (2) Empty Re: Plano de estudos diário. (2)

Mensagem por Edu Fettermann Qui 20 maio - 14:14

Ber escreveu:Eu tô tentando usar os vídeos do Play Bass Now.com como material de estudo.

Eu também, além de continuar tirando músicas e praticando leitura de partitura. No total, devo treinar umas 10 horas por semana. Muito aquém do que eu gostaria, mas pelo menos tira a ferrugem dos dedos (e dos ouvidos).
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. (2) Empty Re: Plano de estudos diário. (2)

Mensagem por AmandaShasta Qui 20 maio - 14:18

Ber escreveu:Eu tô tentando usar os vídeos do Play Bass Now.com como material de estudo.

Nossa, bem legal o site. Eu acho que já tinha visto uns vídeos desse cara no Youtube.

Meus estudos se resumem a tirar músicas, escalas e slap. Estudo pouca leitura. É aqui no forum que acabo aprendendo um pouco mais, sem tocar o instrumento. Smile
AmandaShasta
AmandaShasta
Membro

Mensagens : 181
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. (2) Empty Re: Plano de estudos diário. (2)

Mensagem por Raissa Ter 8 Jun - 8:47

AmandaShasta escreveu:É aqui no forum que acabo aprendendo um pouco mais, sem tocar o instrumento. Smile
[2]

No mais... escalas, exercícios motores, músicas e alguma coisinha de slap (não sou muito fã/adepta dessa técnica, mas...)

____________________________
"Women and rhythm section first" (Jaco Pastorius).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. (2) Empty Re: Plano de estudos diário. (2)

Mensagem por José Carlos Ter 8 Jun - 9:02

A partir deste mês, logo após o Evento que vamos nos apresentar (banda)
vou iniciar aulas com um excelente músico aqui da cidade, que sabe bem como
explicar tanto teoria musical como técnica.
Em casa não gosto de estudar, por não conhecer muito da parte teórica, e isso acaba me confundindo mais, estudar sozinho pra mim não dá.
Obviamente que quando estiver fazendo aulas vou obter exercícios, pois o cara que vai me dar aulas possui material bem completo com exercícios e tal.
Mas fora isso em casa tiro músicas (é o que tenho feito, porque o repertório
do show em julho inclui +ou- 25 músicas, de bandas variadas (deep purple, scorpions, michael jackson, john mayer, lobão, IRA, Paralamas do sucesso, e por ai vai) além daqueles exercícios 1-2-3-4 pela escala afora...
notme
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. (2) Empty Re: Plano de estudos diário. (2)

Mensagem por Alaney Sáb 3 Jul - 1:43

Estava meio paradão, mas agora em julho decidir encarar mais firme os estudos, já começei nesta semana assistindo uma vídeo aula dupla do Zuzo Moussawer "Fundamentos de Levadas" e "Fundamentos de Solos".

Didática perfeita!!!

O interessante é você ser crítico consigo, assim não ficará satisfeito e sempre procurará melhorar.
Alaney
Alaney
Membro

Mensagens : 35
Localização : Santo Antônio de Jesus/BA

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. (2) Empty Re: Plano de estudos diário. (2)

Mensagem por Henrique Alencar Sáb 3 Jul - 12:31

Alencar, depende do que vc quer com a música.
Tem objetivo profissional eu indico que vc entre em um conservatório e aprenda todo tipo de rítmo, leia bem partitura tanto cifras como notas e a primeira vista, e tenha uma boa noção de improviso a primeira vista também. Entre em práticas de conjunto diversificadas, participe de big band e tudo que vc ache que possa te adicionar, só que para isso você tem de ter no mínimo umas 10 horas livres para estudar em casa e no conservatório., depois você pode entrar para alguma universidade se licenciar ou fazer bacharelado.
Se tem como objetivo o amadorismo ou hobby, pegue os estilos que você mais gosta e estudeos tirando de ouvido e com métodos. A parte de improviso é opcional pois para o baixo não tem muita cobrança, fazendo bem seu papel na cozinha tá tudo certo.
Enfim, ser ou não ser eis a questão!

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. (2) Empty Re: Plano de estudos diário. (2)

Mensagem por leandrosf89 Sáb 3 Jul - 13:46

Henrique Alencar escreveu:
Se tem como objetivo o amadorismo ou hobby, pegue os estilos que você mais gosta e estudeos tirando de ouvido e com métodos. A parte de improviso é opcional pois para o baixo não tem muita cobrança, fazendo bem seu papel na cozinha tá tudo certo.

Ultimamente eu tenho feito isso que o Henrique falou, apesar de não me sentir satisfeito com o que eu toco eu vou levando assim porque ainda sinto pouca necessidade de tanto estudo já que não tenho tocado muito esse ano e ainda me considero um grande amador (literalmente) na música... O que eu mais gosto e me dá prazer em fazer tocando baixo é ir no Ouvidão mesmo!
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. (2) Empty Re: Plano de estudos diário. (2)

Mensagem por lcalazans Sáb 3 Jul - 16:50

Estou estudando por método. Como quero aprender a ler e tocar jazz, estou estudando pelo método do Zeli e pretendo esgotá-lo até o fim. Depois acho q partirei para os métodos do Gary Willis e assim por diante. Costumo seguir o roteiro de cada página e cumprir as metas estabelecidas. Algumas vezes a coisa fica meio travada, então demora um pouco p avançar, mas é assim mesmo, com muito esforço e dedicação a gente chega a algum lugar, de preferência a uma boa condição instrumental. Paralelo a isso, e para diversão, ouço MUITO e tento tirar as músicas que gosto; depois vou atrás da parte p ver se ficou muito diferente, tom divisão, etc... é isso ! playing
Uma coisa q sinto muita falta é tocar c alguém, mas até q eu consiga ler razoalvelmente não pretendo procurar grupos ou bandas.
Abs !

____________________________
Round's the bests !
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. (2) Empty Re: Plano de estudos diário. (2)

Mensagem por Filipe Castro Sáb 3 Jul - 22:56

Usa o Band-in-a-box ou os play along do Abershold, são do c****** pra estudar sozinho ouvindo o "resto da banda"

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. (2) Empty Re: Plano de estudos diário. (2)

Mensagem por Filipe Castro Sáb 3 Jul - 23:00

Eu tenho estudado exercícios diatonicos sugeridos pelo Nelson Faria, usado algumas coisas do Mick Goodrick, e band in a box pra improvisação. Tirado músicas tbm, e agora to dando uma olhada no método do Adriano Giffoni.

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. (2) Empty Re: Plano de estudos diário. (2)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos