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Até onde o formato do corpo de um baixo influencia no som?

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Mensagem por Gomba Sex maio 28, 2010 3:28 pm

Gente, pintou essa duvida agora:

Até onde o formato corpo de um Baixo influência no som como o de uma guitarra?

Enfim, corpos menores = menos peso no som e corpos maiores = mais peso?
Um Fender JB com uma captação X e madeira Y
vs.
Um Fodera Emperor feito com a mesma Madeiea Y e captação X
vs.
Um Steinberger com a mesma captação X e a mesma madeira Y teriam o mesmo timbre, ou um timbre muito parecido?


(Por ex na parte guitarristica, uma stratocaster tem uma diferença grande pra uma les paul, mesmo se a strato tiver a mesma madeira da les paul e as duas só com o hambucker da ponte ligados.)
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Mensagem por Lapetina Sex maio 28, 2010 3:35 pm

muito interessante sua duvida!
não sei te responder se o formato muda!
mas sei que instrumentos de mesma marca, mesma madeira mesmo tudo!
podem ter variações de timbre de acordo com a peça de madeira utilizada e cuidado na construção.

mas ja ja os experts aparecem aqui para matar nossa duvida!

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Mensagem por guerra_luthier Sex maio 28, 2010 4:16 pm

Sem dúvida altera pela quantidade de massa de madeira empregada na construção.

O que eu considero saudosismo é considerar extremamente relevante a mudança timbral causada por pinturas ou construções inteiriças ou não.

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Mensagem por Lapetina Sex maio 28, 2010 4:18 pm

em relação a construções inteiriças vc está se referindo a peça unica do corpo né?

não de braço inteiriço, certo?

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Mensagem por guerra_luthier Sex maio 28, 2010 4:19 pm

Não, de braço inteiro mesmo.

Na minha opinião.

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Mensagem por Gomba Sex maio 28, 2010 4:25 pm

Mas altera em que sentido?
Mais madeira = mais 'corpo' tem o som, certo? Digo, a diversidade de frequencias é maior do que os baixos 'pequenos' como os Steinberger ?

E eu nunca toquei em um baixo com corpo inteiriço.
O que deve mudar aí deve ser por causa da madeira empregada. Mas acho que baixo com corpo e braço da mesma madeira, se for colado, ou numa peça só ou parafusado não deve ter diferença quase nenhuma de sonoridade.
Estou certo?
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Mensagem por guerra_luthier Sex maio 28, 2010 4:28 pm

Gomba, na verdade a construção não é uma ciência exata pois trabalhamos com materiais que jamais são idênticos.
Mas em suma, o que você disse faz sentido. Quanto mais massa, mais "lugar" a onda sonora tem por onde passar.

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Mensagem por Gomba Sex maio 28, 2010 4:31 pm

E nisso então um JB com uma madeira super densa tem um som com muito mais completo (com mais frequencias dentro do espectro) do que um com uma madeira mais leve?
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Mensagem por guerra_luthier Sex maio 28, 2010 4:34 pm

Não exatamente.
Cada madeira, em conjunto com o hardware, proporciona um som característicos.

Não se atente a estes detalhes. Apenas toque, é mais divertido. rsrs

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Mensagem por thgbass Sex maio 28, 2010 4:35 pm

Eu diria que os inteiriços possuem mais sustain, som mais encorpado.. mais cheio. .

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Mensagem por Gomba Sex maio 28, 2010 4:36 pm

guerra_luthier escreveu:Não se atente a estes detalhes. Apenas toque, é mais divertido. rsrs


É, pode ser Neutral
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Mensagem por guerra_luthier Sex maio 28, 2010 4:37 pm

Eu diria isso se ouvisse mais que um cachorro. Mas não tenho toda essa percepção... Sad

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Mensagem por thgbass Sex maio 28, 2010 4:58 pm

Então esse esquema de sustain no inteiriço é pra tu lenda Guerra?

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Mensagem por guerra_luthier Sex maio 28, 2010 4:59 pm

Sim.

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Mensagem por Alencar Sex maio 28, 2010 5:30 pm

Acho que isso n faz sentido, pelo menos eu n consigo contar a quantidade de peças de madeira tem num baixo pelo som dele, fora os milhares de baixos como o "bass of doom" do Jaco que era feito em 3 peças...

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Mensagem por basslave Sex maio 28, 2010 8:07 pm

Pois é, se fosse pelo volume do corpo, aqueles baixos Honer(não sei se é assim que escreve) não teriam som. Mas pelo contrario, aquilo é beeeem pitoco e tem uma p... sonzeira.

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Mensagem por leandrosf89 Sex maio 28, 2010 8:25 pm

thgbass escreveu:Então esse esquema de sustain no inteiriço é pra tu lenda Guerra?
Eu não pensava que era lenda...
Parece Psicológico, mas quando toquei a primeira vez num Inteiriço senti um som bem legal, bem convincente pra mim... Vai saber né...rs
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Mensagem por allexcosta Sex maio 28, 2010 10:31 pm

Na minha opiniao, repito, na MINHA opiniao, esse assunto tem algumas variaveis interessantes:

- Alguns captadores tem um som tao caracteristico que soam bastante autoritarios em qualquer tipo de corpo ou construcao. EMG e Dimarzio J tem essa caracteristica.

- Baixos com braco parafusado tem MUITO mais ataque no som, mais perceptivel com a tecnica de slap.

- Baixos com braco inteirico tem menos ataque e mais sustain, como se fosse uma compressao natural, alem de menos "dead notes".

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Mensagem por José Carlos Sex maio 28, 2010 10:52 pm

allexcosta escreveu:Alguns captadores tem um som tao caracteristico que soam bastante autoritarios em qualquer tipo de corpo ou construcao. EMG e Dimarzio J tem essa caracteristica.

Até mesmo em baixos mais "simples" como Eagle, Strinberg, etc. certo?
(mais simples = madeiras não-nobres)
ps. um captador que poderia entrar nesse exemplo, seriam os Seymour Duncan?
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Mensagem por Maurício_Expressão Sex maio 28, 2010 10:53 pm

Além disso, as dimensões (largura, comprimento, espessura) e forma também influenciam na vibração do conjunto como um todo e isso faz a diferença sonora.
Existem instrumentos que cantam sozinhos. Vibram sozinho, parecem que tem uma frequencia natural de vibração que criam ondas construtivas que aumentam o som emanado pelo instrumento.
Nos acústicos isso é muito evidente. E nos elétricos esse efeito ao meu ver é menos evidente, mas tem sua importancia.
Meu luthier está revisando todos os meus baixos para uma gravação. Ele ficou impressionado com vibração do Giannini Stratosonic AE08B 1976. Sem ligar no ampli, só tocando as cordas, após regulado, o som que sai do Giannini é mais alto que os 3 Fender que tenho. Ou seja o instrumento vibra de forma mais intensa.

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Mensagem por CG Sex maio 28, 2010 11:20 pm

José Carlos escreveu:
allexcosta escreveu:Alguns captadores tem um som tao caracteristico que soam bastante autoritarios em qualquer tipo de corpo ou construcao. EMG e Dimarzio J tem essa caracteristica.

Até mesmo em baixos mais "simples" como Eagle, Strinberg, etc. certo?
(mais simples = madeiras não-nobres)
ps. um captador que poderia entrar nesse exemplo, seriam os Seymour Duncan?

Um exemplo interessante é o Eagle do Raul, tem um p custom shop. Fala muito alto.

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Mensagem por Cantão Sex maio 28, 2010 11:49 pm

Interessante esse tópico... up

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Mensagem por SILVIAO Sex maio 28, 2010 11:53 pm

IMO Os seymor duncan não são assim tão autoritários!
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Mensagem por LeonardoSalles Qui Jun 03, 2010 4:37 pm

Galera, a respeito do formato do instrumento, existem umas curiosidades que li em uma revista especializada em luthieria americana (Não me lembro o nome, era do meu professor em Cuiabá) em que aprendi algumas coisas interessantes:

- Quanto mais pontas e maiores forem as pontas, mais agudo o instrumento é, logo, quanto menores e menos pontas, menos agudo o instrumento é.

- Quanto maior a angulação das cordas após o nut, mais agudo também o instrumento soará. (Particularmente não consegui associar muito bem esta ideia, porém, após isto comecei a analisar de outra forma os instrumentos, e acho que tem lógica).

A respeito de algumas captações que possuem o timbre semelhantes em inúmeros instrumentos, o que acontece é o seguinte: Quanto maior for a saida de determinado captador, menor será a influência da madeira sobre ele. Um exemplo interessante desta lógica são as guitarras Ibanez Gio. A maioria destas guitarras utilizam Linden no corpo (Subespécie de basswood), que é uma madeira muito fraca harmonicamente falando. Para compensar a madeira de baixo custo e qualidade, a marca utiliza captadores de altíssimo ganho (E que não são caros de se fazer), então, a guitarra fica realmente com um timbre muitíssimo bacana, dando pau em outros instrumentos da mesma faixa de preço.

Abraços e até mais!

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Mensagem por Hil Qui Jun 03, 2010 5:21 pm

allexcosta escreveu:Na minha opiniao, repito, na MINHA opiniao, esse assunto tem algumas variaveis interessantes:

- Alguns captadores tem um som tao caracteristico que soam bastante autoritarios em qualquer tipo de corpo ou construcao. EMG e Dimarzio J tem essa caracteristica.

- Baixos com braco parafusado tem MUITO mais ataque no som, mais perceptivel com a tecnica de slap.

- Baixos com braco inteirico tem menos ataque e mais sustain, como se fosse uma compressao natural, alem de menos "dead notes".

Concordo plenamente! Percebo perfeitamente esta diferença do braço inteiriço e parafusado executando a tecnica de Slap.

Já conclui que os EMG tem "voz própria", pelo menos quase todos os modelos ativos..
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Mensagem por LeonardoSalles Qui Jun 03, 2010 5:25 pm

Hil escreveu:Já conclui que os EMG tem "voz própria", pelo menos quase todos os modelos ativos..
Exato! Justamente tem voz própria pelo motivo dos modelos EMG ativos serem os captadores com maior ganho conhecidos até hoje. Já a série da EMG passiva (OS EMG-HZ) não possuem esta característica, já perceberam?

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Mensagem por thgbass Qui Jun 03, 2010 5:46 pm

allexcosta escreveu:
- Baixos com braco parafusado tem MUITO mais ataque no som, mais perceptivel com a tecnica de slap.

- Baixos com braco inteirico tem menos ataque e mais sustain, como se fosse uma compressao natural, alem de menos "dead notes".
Bom, exatamente o que penso! Maaaas, . .

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Mensagem por Hil Qui Jun 03, 2010 6:09 pm

LeonardoSalles escreveu:Já a série da EMG passiva (OS EMG-HZ) não possuem esta característica, já perceberam?

Mesmo concordando acho que os HZs também tem uma caracteristica particular na sonoridade. Os instrumentos diferentes instrumentos que toquei com EMG-Hz notei que apresentaram um brilho acentuado caracteristico da linha HZ, mas o timbre realmente interage com as caracteristicas do instrumento.
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Mensagem por Daniel Qui Jun 03, 2010 6:26 pm

Quanto ao assunto perguntado, na minha opinião o tipo de madeira influencia mais do que o formato em si.

Captadores já seria outro assunto, mas tb concordo que alguns, principalmente EMG, soariam bem mesmo se instalados num cabo de vassoura.

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Mensagem por Hil Qui Jun 03, 2010 6:41 pm

Existe diferença para por exemplo dois instrumentos com mesmas madeiras sendo um com espessura de 40mm e o outro de 45mm. Comprovei isto experimentando os instrumentos do Bertola... Toquei em baixos com corpo de 45mm e alguns ate 50mm e o som é muito mais encorpado e com as fundamentais mais pronunciadas..
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Mensagem por Daniel Qui Jun 03, 2010 6:50 pm

Pode até ser, Hil, mas esse teste foi feito com as mesmas cordas?

Digo isso pq foi postado a algum tempo um teste do talkbass em que o cara usou alguns fender e SX, com as mesmas cordas, e essa diferença não foi nada perceptível.

PS: Lógico que se fosse optar por um e outro, iria no 45mm, mas estamos falando de som, independente de padrão e marcas.

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Mensagem por Hil Qui Jun 03, 2010 7:00 pm

Daniel escreveu:Pode até ser, Hil, mas esse teste foi feito com as mesmas cordas?

Digo isso pq foi postado a algum tempo um teste do talkbass em que o cara usou alguns fender e SX, com as mesmas cordas, e essa diferença não foi nada perceptível.

PS: Lógico que se fosse optar por um e outro, iria no 45mm, mas estamos falando de som, independente de padrão e marcas.

Não sei até que ponto essa minha percepção é verídica. Diria que em termos de timbre não senti diferença, mas as fundamentais são mais presentes dando impressão que o baixo é "mais grave", mudou na equalização do instrumento e não no timbre, consegue entender?
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Mensagem por Lapetina Qui Jun 03, 2010 7:00 pm

e muitas dessas diferenças devem ser mais percebidas em estudio né?
ao vivo acho que um bom baixo, confortavel e reguladinho mata a pau!

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Mensagem por edu_carvalho Qui Jun 03, 2010 7:19 pm

allexcosta escreveu:

- Alguns captadores tem um som tao caracteristico que soam bastante autoritarios em qualquer tipo de corpo ou construcao. EMG e Dimarzio J tem essa caracteristica.

Concordo com Allex, e não entendo como tantos baixos construídos com madeiras top, isso e aquilo outro, conseguem soar tão parecidos entre si quando se utilizam principalmente dos circuitos e caps EMG. Acho que essa percepção de diferença de sonoridade proporcionada pela madeira faz mais sentido nos instrumentos ditos passivos.

Porém, já possuí alguns instrumentos chamados de inteiriços (neck-through) e, confesso, sempre me passaram a impressão de proporcionarem sim, um sustain maior do que os instrumentos com o braço parafusado (Bolt On Neck). E isso, mesmo quando o circuito não estava funcionando.

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Até onde o formato do corpo de um baixo influencia no som? Empty Re: Até onde o formato do corpo de um baixo influencia no som?

Mensagem por José Carlos Qui Jun 10, 2010 9:47 pm

Eu ja ouvi falar que isso só importa mesmo para os baixos que tem captação passiva, onde o som da madeira ressoa em um conjunto com o hardware e
captação para dar o timbre final, e que com captação ativa (por possuir um pré embutido) tanto faz o baixo ser de alguma liga plástica, ou fibra ou madeira ou latão que o som vai dar na mesma..

Não sei se estou errado..
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Mensagem por Lapetina Sex Jun 11, 2010 8:25 am

José Carlos escreveu:... captação ativa (por possuir um pré embutido) tanto faz o baixo ser de alguma liga plástica, ou fibra ou madeira ou latão que o som vai dar na mesma...

nos caps ativos, o material do corpo influencia menos mas não pode ser desconsiderado.

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Mensagem por SILVIAO Sex Jun 11, 2010 9:04 am

Lapetina escreveu:
José Carlos escreveu:... captação ativa (por possuir um pré embutido) tanto faz o baixo ser de alguma liga plástica, ou fibra ou madeira ou latão que o som vai dar na mesma...

.
Discordo porque tenho dois baixos com captadores ativos, e ja tive outros 2 e na minha opinião a qualidade das madeiras, hardware influenciam no timbre e muito!!afinal estamos falando de um captador e não de um sintetizador ok!!
agora evidente que EMG tem um som caracteristico , assim como fender, dimarzio e seymor também tem!!
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Mensagem por guerra_luthier Sex Jun 11, 2010 9:06 am

O ativo tem um próprio espectro de onda, o que minimiza significamente a interação com a madeira e demais itens.

A interação existe, mas comparada em atuação com passivos é uma diferença brutal.

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Até onde o formato do corpo de um baixo influencia no som? Empty Re: Até onde o formato do corpo de um baixo influencia no som?

Mensagem por SILVIAO Sex Jun 11, 2010 11:05 pm

guerra_luthier escreveu:O ativo tem um próprio espectro de onda, o que minimiza significamente a interação com a madeira e demais itens.

A interação existe, mas comparada em atuação com passivos é uma diferença brutal.

[ ]'s
Concordo em parte , porque todo o conjunto afeta o timbre , e se tivermos madeiras de boa qualidade com certeza isso afetara o timbre final.Sobre o espectro de onda caracteristico de cada captador seja ele ativo ou passivo, o captador apenas reproduz as vibrações das cordas e transforma em sinal de audio, e cada captador seja ele passivo ou ativo influencia no timbre final, bem pelo menos na minha opinião!!abraços
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Até onde o formato do corpo de um baixo influencia no som? Empty Re: Até onde o formato do corpo de um baixo influencia no som?

Mensagem por José Carlos Dom Jun 13, 2010 6:39 pm

Não o que quis dizer foi o que o guerra disse, o som final do baixo depende do
conjunto (material do corpo e braço / hardware / captação) mas no caso dos captadores ativos é como se o som fosse 97% captação, 2% madeiras, 1% hardware... algo assim..
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Até onde o formato do corpo de um baixo influencia no som? Empty Re: Até onde o formato do corpo de um baixo influencia no som?

Mensagem por LeonardoSalles Dom Jun 13, 2010 8:04 pm

E por incrível que pareça, o material do nut também altera bastante o timbre final do instrumento. Já troquei o nut de latão do Tagima HM B5 por um de osso e o timbre ficou muito mais macio em comparação com o timbre estalado de outrora.

Abraços e até mais!

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jun 13, 2010 10:11 pm

guerra_luthier escreveu:O ativo tem um próprio espectro de onda, o que minimiza significamente a interação com a madeira e demais itens.

A interação existe, mas comparada em atuação com passivos é uma diferença brutal.

[ ]'s
Concordo plenamente.
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