Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Captadores Sound 5 cordas

3 participantes

Ir para baixo

Captadores Sound 5 cordas Empty Captadores Sound 5 cordas

Mensagem por Thales_Sr Sex Nov 21, 2008 2:18 pm

Como o Bertola é um dos entusiastas dessa marca, essas perguntas são mais direcionadas a ele. Porém, quem puder contribuir também, agradeço.

Tenho um Cort Action Bass V (5 cordas, passivo, captação JJ), que tem captação PowerSound (segundo o que li, são captadores cerâmicos).
Gosto da sonoridade do instrumento, mas tenho um problema com ruídos.

1) Captadores mais baratos, mesmo com o instrumento tendo a blindagem/aterramento bem feitos, estão sujeitos a esse "bzzzz" ?

2) Captadores tem uma concepção extremamente simples (Fio enrolado em pedaços de magneto). Como os captadores mais caros conseguem ser mais silenciosos? E em que sentido eles são mais silenciosos? (Me refiro a esse "bzzzz" que meu instrumento tem)

3) Toquei em um Fender Precision, e mesmo utilizando pedal de overdrive nele com um ganho alto, ele se manteve silencioso. Considerando que são instrumentos passivos, e de instalação elétrica bastante simples (as ligações do meu são a padrão para captação JJ), qual a razão do Precision ser muito mais silencioso?

4) Que mudanças eu posso esperar, se trocar meus captadores pelos Sound (também cerâmicos)?
E se eu colocar captadores de AlNiCo?

Abraços
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Sound 5 cordas Empty Re: Captadores Sound 5 cordas

Mensagem por Renato Sex Nov 21, 2008 2:35 pm

Acho que tem muito a ver também com a qualidade da alimentação elétrica para o amplificador.

Em meu caso (Baixo Memphis by Tagima TB440 + Cubo Onner Block 20) o nível de ruído era bastante alto, principalmente se aplicasse nos pots de tom um pouco de agudo.

Resolví 95% do problema aterrando o cubo; Puxei um fio do aterramento que fiz para o computador (aterramento tradicional, com barra de cobre no solo, etc..) e liguei por meio de um parafuso à parte metálica traseira do cubo.

Em casa funciona perfeitamente mas, diferente do baixo e do amp, não poderei levar o aterramento onde quer que eu vá, então busco também uma solução definitiva pra o problema. Já pensei em trocar meus caps por outros melhores e/ou blindar o baixo, mas devo aguardar para tomar essas atitudes com um equipamento melhor, que em breve pretendo adquirir; Meu baixo atual é mesmo para aprendizado, não vale a pena utiliza-lo fora de casa.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6222
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Sound 5 cordas Empty Re: Captadores Sound 5 cordas

Mensagem por allexcosta Sex Nov 21, 2008 2:39 pm

1) Tem mais a ver com a construcao q com o preco... Single coils sempre tem ruido qdo solados, mesmo q minimo.

2) Existem mais dados nessa equacao. Qualidade do fio, mergulho em parafina ou outro material, etc. Ha tambem a diferenca na construcao, os split-coil ou humbuckers nao tem ruido pq se auto-cancelam...

3) O Precision jah eh construido em split-coil, por isso nao tem ruido.

4) Nao sei. Associa-se Alnico a um som mais "tradicional", mas o ideal eh vc testar alguns antes.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Sound 5 cordas Empty Re: Captadores Sound 5 cordas

Mensagem por Thales_Sr Sex Nov 21, 2008 2:47 pm

allexcosta escreveu:1) Tem mais a ver com a construcao q com o preco... Single coils sempre tem ruido qdo solados, mesmo q minimo.

2) Existem mais dados nessa equacao. Qualidade do fio, mergulho em parafina ou outro material, etc. Ha tambem a diferenca na construcao, os split-coil ou humbuckers nao tem ruido pq se auto-cancelam...

3) O Precision jah eh construido em split-coil, por isso nao tem ruido.

4) Nao sei. Associa-se Alnico a um som mais "tradicional", mas o ideal eh vc testar alguns antes.

Realmente single-coils tem mais ruído, mas ao usar os dois captadores, eles não deveriam ter um cancelamento de ruído?
O que eu percebo no meu baixo é que se eu estiver com um captador aberto e outro fechado, com as mãos nas cordas, tem um ruído bem baixo, que some quando eu abro o outro captador (abrir: aumenta o volume), desde que eu continue com as mãos nas cordas.
Porém, quando eu tiro as mãos, vem o "bzzzz".

Quanto ao (4), sei que é difícil dar uma resposta assim, sempre vai ser um chute, mas como o Bertola trabalha com isso, talvez possa dar um chute um pouco mais certeiro.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Sound 5 cordas Empty Re: Captadores Sound 5 cordas

Mensagem por allexcosta Sex Nov 21, 2008 2:50 pm

Thales_sr escreveu:Realmente single-coils tem mais ruído, mas ao usar os dois captadores, eles não deveriam ter um cancelamento de ruído?
O que eu percebo no meu baixo é que se eu estiver com um captador aberto e outro fechado, com as mãos nas cordas, tem um ruído bem baixo, que some quando eu abro o outro captador (abrir: aumenta o volume), desde que eu continue com as mãos nas cordas.
Porém, quando eu tiro as mãos, vem o "bzzzz".

Quanto ao (4), sei que é difícil dar uma resposta assim, sempre vai ser um chute, mas como o Bertola trabalha com isso, talvez possa dar um chute um pouco mais certeiro.

Parece q seu baixo precisa de aterramento e/ou blindagem. Ateh uma solda fria pode causar ruido. Tente fazer uma blindagem e inspecionar as soldas do circuito e refaze-las se necessario.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Sound 5 cordas Empty Re: Captadores Sound 5 cordas

Mensagem por Thales_Sr Sex Nov 21, 2008 9:14 pm

Bom, o aterramento está 100%, a blindagem está em dia (Na medida do possível, feita com papel alumínio. Ainda preciso encontrar onde vende folhas de cobre aqui em aracaju).

Conversando com um luthier daqui a respeito de trocar os caps por alnico, ele disse que captadores de alnico costumam ser mais ruidosos.
Estou quase a ponto de ir nesse luthier de novo pedir pra testar outros captadores em meu baixo.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores Sound 5 cordas Empty Re: Captadores Sound 5 cordas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos