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Gravação de Ensaio (Músicas e dados técnicos)

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Mensagem por Claudio Qui Jun 24, 2010 9:37 pm

Água de Beber
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Diz que eu fui por aí
<embed src="http://www.4shared.com/embed/325177217/9d25f38f" width="320" height="25" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>

Aproveitei o final de semana passado pra gravar um ensaio que rolou aqui em casa. É um projeto de Samba e Bossa-Nova da cantora Cris Arruda.

Vamos a alguns detalhes da gravação.

Utilizei meu notebook com a interface Fast Track Ultra. Gravei em 6 canais, distribuídos da seguinte forma:

1 canal para voz (Cris Arruda)
1 para o violão de 7 cordas (Bruno)
1 pro contrabaixo acústico (eu)
3 para os percussionistas (Flávio e Roberta)

A gravação da voz, resolvi testar uma dica que li do Mick Huck­nall (vocalista do Simply Red), onde ele diz que gosta de gravar as vozes com o microfone Shure SM57. Acho que li isso aqui no Fórum mesmo. E, de fato, gostei muito mais do resultado gravando com o SM57 do que com o SM58.

O violão foi plugado direto num canal da interface, sem amplificar e nem pré, com o equalizador de 3 bandas totalmente flat. Eu prefiro captar o sinal limpo, e depois tratar com plugins caso seja necessário. Não gosto de captar sinais pré processados. No violão utilizei um plugin de Reverb, e um equalizador só pra dar um pouco de ganho nos graves!

O contrabaixo acústico passou pelo mesmo processo do violão. Resolvi testar gravando sem nada, pluguei a captação do Germano direto na interface... sem a utilização do pré, de nenhum pedal e nem a saída de linha do Eden. O resultado disso também surpreendeu, os detalhes de "glissando" em Água de Beber ficaram bem nítidos, e houve um equilíbrio natural de volume em todas as cordas. No final, não foi necessário utilizar equalizador, apliquei apenas um Reverb bem simples, só pra dar ambiência.

Para a percussão, utilizei 3 microfones Shure SM57, e também não foi preciso equalizar nada, usei apenas o Reverb na maioria das peças.

Essas gravações foram feitas com todos tocando juntos, utilizando os 6 canais da Fast Track Ultra. O único "cuidado" que tomei foi em afastar os percussionistas do raio de ação do violão e do contrabaixo. Coloquei uma tela de Pop-Filter no microfone da vocalista, que ficou posicionada no lado oposto da percussão, e a dupla violão/contrabaixo ficou posicionada no centro da sala. Esse afastamento foi suficiente pra proporcionar um vazamento mínimo, insignificante.

Pra completar, utilizei duas medusas de fones com 4 canais cada uma (HA400 Behringer), nas saídas Phone 1 e Phone 2, para que todos pudessem se ouvir, principalmente o som do contrabaixo, que estava plugado direto na interface, sem amplificação externa. Na mixagem, a pedido da cantora, a voz ficou um pouco a frente da banda!

Bem... o resultado é esse, espero que gostem.


Última edição por ClaudioBass em Qui Jun 24, 2010 11:28 pm, editado 2 vez(es)

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Mensagem por Glauco Qui Jun 24, 2010 9:43 pm

Po Claudião, que sonzeira mermão!
na agua de beber qdo o baixão entra dá ate um susto!
Lindo o som da banda, profi mesmo !
parabéns! gostei! claps
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Mensagem por Gomba Qui Jun 24, 2010 9:48 pm

aprendi uma coisa com meu sogro uma vez:

"tá com duvida sobre que microfone usar? Põe o sm57"


Ficou excelente a gravação, Claudio.
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Mensagem por leandrosf89 Sex Jun 25, 2010 12:23 am

Putz........ (momento de reflexão interna).............. Que som é esse passarinho kkkkkk? Um dia queria ter um baixo que desse esse som meu... Um elétrico de preferência...rs
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Mensagem por alexanderadamo Sex Jun 25, 2010 12:26 am

Parabéns Claudio!!!O seu som ficou muito bom, bem claro, profissional mesmo!!!
claps
Realmente essa interface da M-audio é incrível!!! O vocal/guitarrista da minha banda encomendou uma dessa, o povo ta doido para testar ela!!! com certeza vamos aproveitar tb os toques que vc deu aí!!!
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Mensagem por Cantão Sex Jun 25, 2010 1:59 am

Só posso dizer uma coisa Claudião...é pra acabá ...o som de vocês tá redondinho brother...e pelos exemplos que você postou ai , o repertório é de primeira...parabéns... claps

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Mensagem por GusVCD Sex Jun 25, 2010 2:07 am

Shocked Demais isso!

Abrindo pros amigos, uma vez escutei de um engenheiro de som q o SM57 é exatamente igual ao SM58, simplesmente sem a cúpula... a mesma cápsula e tudo mais, e no caso a cúpula serve para proteção da cápsula (q o pessoal q segura pra cantar tende a deixar cair no chão), fora q a cúpula por ter a grande e a espuma acaba dando uma abafada no som, por estar ali pra evitar q saliva vá direto para a membrana da cápsula...

Mas em testes q fiz, usando um SM57 e um SM58 sem a cúpula, achei q a captação tem o resultado final muito parecido...

Será q algum dos amigos sabe algo a respeito... ou alguém com os dois microfones possa fazer um teste mais apurado?


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Mensagem por Gomba Sex Jun 25, 2010 9:54 am

GusVCD escreveu:Shocked Demais isso!

Abrindo pros amigos, uma vez escutei de um engenheiro de som q o SM57 é exatamente igual ao SM58, simplesmente sem a cúpula... a mesma cápsula e tudo mais, e no caso a cúpula serve para proteção da cápsula (q o pessoal q segura pra cantar tende a deixar cair no chão), fora q a cúpula por ter a grande e a espuma acaba dando uma abafada no som, por estar ali pra evitar q saliva vá direto para a membrana da cápsula...

Mas em testes q fiz, usando um SM57 e um SM58 sem a cúpula, achei q a captação tem o resultado final muito parecido...

Será q algum dos amigos sabe algo a respeito... ou alguém com os dois microfones possa fazer um teste mais apurado?


São bem parecidos sim. Mas as curvas de frequencias tem algumas pequenas diferenças e a resposta de frequencia do sm57 é um pouco maior nos graves.
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Mensagem por J.Adalberto Sáb Jun 26, 2010 4:07 pm

Claudio

otimo resultado final!!!

acredito que em gravações o SM57 tenha melhor resultado que o SM58, porém ao vivo para voz o 58 vai melhor.

obs. a proposito, tenho uma interfase MBox2 pra vender. to afim de comprar uma Digi

abraços
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Mensagem por Claudio Dom Jun 27, 2010 1:23 pm

J.Adalberto escreveu:
acredito que em gravações o SM57 tenha melhor resultado que o SM58, porém ao vivo para voz o 58 vai melhor.

obs. a proposito, tenho uma interfase MBox2 pra vender. to afim de comprar uma Digi

Sim, eu também acho que pra voz ao vivo, o SM58 dê melhor resultado!

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Mensagem por JR_BASS Seg Jun 28, 2010 10:45 pm

muito legal...

parabens...

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Mensagem por Amagomes Ter Jul 13, 2010 11:44 am

Caramba, eu ainda não tinha visto esse tópico.
Clúdio, pode falar um pouco sobre essa interface? Ou melhor, tem algum tópico sobre ela aqui no fórum?

Parabéns, resultado profissional. E que bela voz a dessa cantora!!
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Mensagem por Claudio Ter Jul 13, 2010 1:23 pm

A interface é uma M-Audio Fast Track Ultra 8x8.

Possui 8 entradas e saídas independentes, sendo duas entradas digitais. As quatro entradas frontais são vêm com pré-amplificador com a tal tecnologia Octane daquele processador de rack da M-Audio. Possui também alguns efeitos embutidos como Delay, Reverb, Chorus... os acessos para ativação e configuração desses efeitos, são realizados pelo mixer virtual, que é instalado junto com os drivers da interface.

No site da M-Audio tem fotos e umas informações bem legais sobre a interface:
http://www.m-audio.com/products/en_us/FastTrackUltra.html

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Mensagem por dudamir Ter Jul 13, 2010 3:09 pm

O resultado ficou ótimo!

E a vantagem de fazer o papel de engenheiro de som é colocar o baixo no seu devido lugar, dois pontinhos de volume acima do resto Smile Brincadeira
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Mensagem por Claudio Ter Jul 13, 2010 3:24 pm

^ Brincadeira nada... muito bem observado What a Face

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Mensagem por dudamir Qui Jul 15, 2010 10:47 am

ClaudioBass escreveu:^ Brincadeira nada... muito bem observado What a Face

E baixar três pontinhos daquele guitarrista mala que só toca no máximo poke
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Mensagem por Claudio Qui Jul 15, 2010 10:57 am

^ Graças a Deus consegui chegar a um estágio de vida no qual são super raras as gigs com Guitarristas e Bateristas (duas espécies das mais barulhentas). O tipo de som que curto tocar está mais para Teclado, Violão e Percussão. Uma ou outra gig de instrumental é que utilizam Bateristas, assim mesmo são aqueles sets pequenos e bem simples, tocados de forma tranquila.

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Mensagem por kaspa100 Seg Jul 19, 2010 1:49 pm

Parabéns Cláudio!!!
Muito bom!
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Mensagem por Maurício_Expressão Seg Jul 19, 2010 8:31 pm

Incrível como a gravação ficou com qualidade.
Não parece gravação caseira. Parece trabalho de estúdio.
Quando à qualidade artística da gravação: sem comentários.
Numa sexta, num bar à beira mar, assistir uma gig assim, é tudo de bom!

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Mensagem por Jackson Sex Jul 30, 2010 2:59 pm

Claudião, parabéns pela gravina!

Uma dúvida, essa interface permite a gravação de quantos canais simultaneamente? 6 ou 8?
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Mensagem por Claudio Sex Jul 30, 2010 3:10 pm

Jackson escreveu:
Uma dúvida, essa interface permite a gravação de quantos canais simultaneamente? 6 ou 8?

Se você usar cabos XLR e P10, permite gravar em 6 canais. Os outros dois são digitais, e se você também tiver essas conexões, aí permite gravar em 8. Mas, pra uso caseiro simples, é mais comum utilizar 6 canais mesmo!


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Mensagem por Alencar Sex Jul 30, 2010 5:10 pm

Caramba, só vim ver agora!
que é isso em Claudio?! somzeira de mais! que condução em?

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Mensagem por SMR Seg Ago 02, 2010 1:42 pm

com qual soft foi feita a gravaçao ?? Algum plugin em algum canal ou masterizaçao?
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Mensagem por Claudio Seg Ago 02, 2010 4:43 pm

Gravação e Mixagem: Sonar 8.5 Producer (x64)

Masterização: Sony Soundforge 10

Plugins: Reverb, Compressor, Delay, Equalizer, Noise Reduction (Todos da Sony)

Na fase de Masterização, utilizei o plugin "Sony Graphic Dynamics" pra dar o "acabamento" nas matrizes.

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Mensagem por SMR Seg Ago 02, 2010 5:51 pm

ok... obg. Ficou mto bom mesmo !! Parabens pela gravina !!
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Mensagem por Claudio Seg Ago 02, 2010 7:32 pm

Valeu up

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Mensagem por LucasJazz Dom Set 05, 2010 10:42 pm

Claudio, me desculpe pela minha ignorância, mas o que é medusa(interrogação) - estou sem essa tecla!
Tenho um macbook pro e uma fast track ultra usb, mas ainda não aprendi a gravar com ela (comprei há pouco tempo). Toco em um quarteto - eu no baixo (acústico e elétrico), um percussionista, um violonista e um guitarrista (de semi acústica sem efeitos). Tocamos jazz, MPB e bossa nova. Eu gostaria de gravar uns ensaios, mas não sei como fazer pra todos se escutarem com fone, como voce fez. Voce pode me explicar melhor como faz as ligações dos fones com essa medusa (interrogação)
Outra coisa - dá pra fazer uma gravação como a que vc fez usando o Garage Band (interrogação)

Abraço
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Mensagem por Claudio Dom Set 05, 2010 11:13 pm

LucasJazz escreveu:
Voce pode me explicar melhor como faz as ligações dos fones com essa medusa (interrogação)
Outra coisa - dá pra fazer uma gravação como a que vc fez usando o Garage Band (interrogação)

A medusa de fones é um equipamento simples, onde você liga uma saída de fones da interface, e ele distribui e amplifica pra outras saídas. Utilizei duas medusas iguais a essa do link abaixo (também chamado de amplificador de fones)... conectei uma medusa dessas em cada phone-out da interface, o que me proporcionou ligar até 8 fones!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152271427-amplificador-de-headphone-behringer-ha400-4-canais-microamp-_JM

Quanto ao Garage Band, eu só conheço esse software de ouvir falar, nunca utilizei!

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Mensagem por rodrigogomes Seg Set 06, 2010 12:57 am

Maurício_Expressão escreveu:Incrível como a gravação ficou com qualidade.
Não parece gravação caseira. Parece trabalho de estúdio.
Quando à qualidade artística da gravação: sem comentários.
Numa sexta, num bar à beira mar, assistir uma gig assim, é tudo de bom!
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Mensagem por LucasJazz Qua Set 08, 2010 7:58 pm

Claudio, entendi como você usou a medusa, mas nesse sistema os músicos escutam todos a mesma coisa, ou seja, você, por exemplo, não consegue jogar mais contrabaixo no seu fone (mais volume), certo?
Tem algum jeito de cada músico regular o volume de seu instrumento separadamente e mandar pro fone numa gravação de ensaio?
Abraço
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Mensagem por Claudio Qua Set 08, 2010 9:23 pm

LucasJazz escreveu:Claudio, entendi como você usou a medusa, mas nesse sistema os músicos escutam todos a mesma coisa, ou seja, você, por exemplo, não consegue jogar mais contrabaixo no seu fone (mais volume), certo?

Exato, todos escutam a banda inteira, é o áudio que está chegando na saída de fones... tem como você regular o volume independente pra cada fone.

LucasJazz escreveu:
Tem algum jeito de cada músico regular o volume de seu instrumento separadamente e mandar pro fone numa gravação de ensaio?

Tem sim, apesar de que, numa gravação isso não faz sentido, é mais interessante você poder ouvir como o seu instrumento está soando no contexto todo.

Você pode ligar cada instrumento numa direct-box... a via Output você manda pra interface, e a via LINK você manda pra um amplificador de fones (algo parecido com powerclick). O Powerclick tem 2 canais com controle independente de volume e tone, onde num canal você pode ouvir só o seu instrumento e no outro pode ouvir a banda toda... funciona super bem, já fiz uma ligação dessas!

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Mensagem por Henrique Alencar Qui Set 09, 2010 9:59 am

Gostei do resultado, só não gostei da vocalista mas isso não tem a ver com a gravação.
Aquí em casa achei baixo o volume do contrabaixo Cláudio, só quando coloquei o fone que deu para ouvir, mas pode ser minhas caixinhas são essas simples de computador.

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Mensagem por Claudio Qui Set 09, 2010 10:11 am

Henrique Alencar escreveu:
só não gostei da vocalista mas (...)

É... devo confessar que também não é das minhas prediletas não!

Henrique Alencar escreveu:
Aquí em casa achei baixo o volume do contrabaixo Cláudio, só quando coloquei o fone que deu para ouvir, mas pode ser minhas caixinhas são essas simples de computador.

Com certeza são as caixinhas de computador... tem músicas em que o som do baixo está até alto demais! (propositalmente, é claro!).

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Mensagem por villas Dom Jun 05, 2011 1:30 am

Ta muito boa a qualidade da gravação. Parabéns.
Eu estou tentando fazer isso mas tá osso. Tenho uma mesa behringer 212 mas se eu elevar o volume o suficiente para os vocalistas, a gravação estoura.

Difícil a parada.

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Mensagem por andremega Dom Jun 05, 2011 3:13 pm

muito bom som.

Eu sempre gostei do sm57 para voz feminina. O sm58 costuma funcionar com voz masculina, mas o primeiro sempre traz excelentes resultados em (quase) todos os instrumentos.

Ao vivo sempre se vê essa dupla nas vozes. Ainda são os mais comuns.

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Mensagem por tcraposo Sáb Jul 09, 2011 11:28 pm

ClaudioBass escreveu:
Henrique Alencar escreveu:
só não gostei da vocalista mas (...)

É... devo confessar que também não é das minhas prediletas não!

Henrique Alencar escreveu:
Aquí em casa achei baixo o volume do contrabaixo Cláudio, só quando coloquei o fone que deu para ouvir, mas pode ser minhas caixinhas são essas simples de computador.

Com certeza são as caixinhas de computador... tem músicas em que o som do baixo está até alto demais! (propositalmente, é claro!).

Claudio, vou usar esse tópico aqui pra te fazer uma pergunta. Se eu quiser montar um setzinho barato mais com um pouco de qualidade pra gravar aí baixo-batera-guitarra-violão-sax o que tu me recomendaria comprar? Ouço falar muito de sm57 e fast track ultra, pra batera seria um mic condensador pra ela toda e outro pro bumbo? Se tu puder me dar pelo menos uma luz inicial te agradeço muito cara! Um abraço
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Mensagem por tcraposo Dom Jul 10, 2011 1:33 am

Essa mesa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-191984706-mesa-de-som-xenyx-x1204usb-behringerusbcompressorefeitos-_JM

Behringer Xenyx 1204 USB tem saida usb. Ela funcionaria como uma fast track me permitindo gravar em pistas separadas de cada canal dela? Achei interessante, sabe se é furada?

Abraço
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Mensagem por Claudio Dom Jul 10, 2011 2:59 am

^ Pra gravar bateria com qualidade, o mais aconselhável é que você tenha um Kit de microfones para bateria, tipo esse do anúncio abaixo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-189941916-microfone-pgdmk6-shure-kit-para-bateria-com-case-e-cabos-_JM

Nesse Kit você tem os microfones para os Tons, Bumbo, Caixa/Contratempo e os Overall para pratos de ataque e condução/surdo. O ideal é que cada microfone fique plugado num canal da interface.

No seu caso, os 6 canais da bateria serão somados a mais 4 canais: Guitarra, Baixo, Voz e Sax. Então, você necessita de uma interface com pelo menos 10 canais, que você pode encontrar na Fast Track Ultra 8R, e na Delta 1010LT. Recomendo a primeira!

Ao meu ver, mesa de som perdeu completamente o sentido e funcionalidade em Homestudio. Rack de efeitos também não faz mais sentido. Você consegue entender facilmente isso que eu digo, observando o Mixer e o Rack de efeitos de um Daw como o Apple Logic Pro. Além do que, eu não gosto da qualidade dos mixers da Behringer, se for pra trabalhar com algo físico, prefiro ainda as Mackies e Yamahas.

Então, o que você precisa é investir numa interface com no mínimo 10 canais, e um bom Kit de microfones para bateria. Só que, você deve ter um custo aí na casa de 3K.

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Mensagem por tcraposo Dom Jul 10, 2011 9:41 pm

ClaudioBass escreveu:^ Pra gravar bateria com qualidade, o mais aconselhável é que você tenha um Kit de microfones para bateria, tipo esse do anúncio abaixo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-189941916-microfone-pgdmk6-shure-kit-para-bateria-com-case-e-cabos-_JM

Nesse Kit você tem os microfones para os Tons, Bumbo, Caixa/Contratempo e os Overall para pratos de ataque e condução/surdo. O ideal é que cada microfone fique plugado num canal da interface.

No seu caso, os 6 canais da bateria serão somados a mais 4 canais: Guitarra, Baixo, Voz e Sax. Então, você necessita de uma interface com pelo menos 10 canais, que você pode encontrar na Fast Track Ultra 8R, e na Delta 1010LT. Recomendo a primeira!

Ao meu ver, mesa de som perdeu completamente o sentido e funcionalidade em Homestudio. Rack de efeitos também não faz mais sentido. Você consegue entender facilmente isso que eu digo, observando o Mixer e o Rack de efeitos de um Daw como o Apple Logic Pro. Além do que, eu não gosto da qualidade dos mixers da Behringer, se for pra trabalhar com algo físico, prefiro ainda as Mackies e Yamahas.

Então, o que você precisa é investir numa interface com no mínimo 10 canais, e um bom Kit de microfones para bateria. Só que, você deve ter um custo aí na casa de 3K.

É... Pesado. Esse kit aí de baterista eu vou ver se o meu batera anima comprar... Até porque o pai dele é dono do "estudio" que a gente toca e seria um investimento tanto dele quanto do pai e que gerará fruto lá no próprio estúdio deles.

Sobre voz eu não usaria não, mas no lugar dela talvez um teclado ou violãozinho. De qualquer forma achei essa interface exagerada pra mim cara, hahah... Acho que se eu realmente pegar seja agora seja mais pra frente pegaria no máximo a Ultra ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-190315141-placa-som-interface-audio-m-audio-fast-track-ultra-8x8-usb-_JM )... Se ficar pouca coisa eu gravo bateria uma vez e depois o restante. Já pensei até em pegar a primeira, a pro 4x4. Mas aí de repente teria que gravar ou uma coisa de cada vez ou usar um mixer e gravar em uma pista só o que geraria um resultado final diferente do que eu quero. Então seria mais pra ultra mesmo.

Já que to abusando aqui das perguntas, deixa eu te falar então; Sobre gravação de violão/baixo/guitarra/teclado então você entraria direto na line, ou talvez usando a saída do amp? Não microfonaria o amp não né? E o caso específico do saxofone, é muito mais complicado? Pra captar um sax como faria pra sair satisfatório?
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Mensagem por Claudio Dom Jul 10, 2011 11:00 pm

tcraposo escreveu:
Sobre gravação de violão/baixo/guitarra/teclado então você entraria direto na line, ou talvez usando a saída do amp?

Instrumento plugado direto na interface em entradas balanceadas (XLR). Se for necessário plugar instrumentos nas entradas desbalanceadas, aí utilizaria um Direct Box. Não gosto de mandar sinal do line-out do amplificador pra interface, não acho que seja necessário.

tcraposo escreveu:
Não microfonaria o amp não né?

Depende... eu até poderia microfonar o amplificador, mas com certeza seria como uma segunda via alternativa, gravaria em dois canais, com o primeiro plugado direto na interface, é o que chamo de "take de segurança". O Felipe Andreoli mostrou uma foto de testes de gravação com o Angra, onde ele utilizou um cobertor/manta entre a caixa e o microfone, gerando uma espécie de "câmara acústica"... ainda quero fazer esse experimento.

tcraposo escreveu:
E o caso específico do saxofone, é muito mais complicado? Pra captar um sax como faria pra sair satisfatório?

Pelo contrário, acho bem tranquilo captar som de metais... pra Sax, utilizo o bom e velho SM57 direcionado pro centro do corpo do instrumento.

Não utilize microfone de presilha na campana do instrumento... isso é ótimo pra tocar ao vivo, mas no caso de gravação, esse tipo de microfone acaba captando os estalos das palhetas.

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Mensagem por tcraposo Dom Jul 10, 2011 11:54 pm

Obrigado pelas infos cara!
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Mensagem por rhaonyster Sáb maio 19, 2012 8:52 am

Bom dia a todos.
Sou novo aqui no fórum, e gostaria de tirar uma duvida sobre essa interface: em relação a gravação em 6 canais, ela tem 4 canais frontais (já amplificados), os canais 5 e 6 grava direto ou precisa de um pré externo? e se grava direto onde é feito o controle de ganho dos mesmos?
Se alguém puder me ajudar, desde já egradeço.

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