Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Potenciômetros e capacitores

+46
alanbass
Yves
rafacar
André Monc
Eliezer (Zé)
Edvell
andremega
cK
Boss2K
felixlima
bass-will
oribeiro
Pauler4
GusVCD
AdrianoNK7
Fabricio Bass boc
ct.colela
Lúcio Amorim
edumerino
Ray.bass
CG
Lapetina
Toninho (Tequeba)
Fred
Alex Guimaraes
Mauricio Luiz Bertola
Raul S.
Cantão
RBFecury
allexcosta
Antonio_Ramone
korg
Rapha Avelino
Daniel
Wotan
villain
Cambraia
Renato
Nando Vasques
Gabriel Oliveira
Ivanov_br
Guilé
Rdg Bass
heitor_pg
Thales_Sr
Jackson
50 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Jackson Sex Mar 26, 2010 7:36 am

Galera,

Refiz o circuito passivo de um baixo que tem caps ativos. Coloquei pots de 100k, só que o Tone, quando o fecho, está diminuindo muito o volume do baixo, quase zerando o sinal.
O que pode ser? Capacitor?
O capacitor tava escrito 47nM (w4400), eu troquei por um que tá escrito 47nK100 (1v6), mas continua a mesma coisa... esses capacitores estão certos?
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

mbrunnom gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Thales_Sr Sex Mar 26, 2010 1:01 pm

Checa a ligação, se estiver tudo ok, tenta diminuir o valor do capacitor.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Jackson Dom Mar 28, 2010 10:20 am

Diminuir para 0.022 ?
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Lapetina Qui maio 06, 2010 2:55 am

Desenterrando!

estou querendo dar uma renovada na elétrica do SX pra deixar preparado para uns possíveis captadores novos, achei esse kit no EBAY http://cgi.ebay.com/GPWW-Jazz-Bass-Guitar-Electronic-Upgrade-Kit-/130374264118?cmd=ViewItem&pt=UK_Guitar_Accessories&hash=item1e5ae96536#ht_888wt_939
nele vem:
- 3 pots CTS custom audio taper 450 series premium 250k
- 1 capacitor 0.047 Sprague Orange Drop
- 1 jack Switchcraft USA
- 4 pés de cabo blindado(2 pés pretos e 2 pés brancos)
aproximadamente 60 reais ja com frete, vale a pena?

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Thales_Sr Qui maio 06, 2010 7:36 am

Seu baixo tá fazendo algum ruído ao girar os pots?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Lapetina Qui maio 06, 2010 9:40 am

Não, não está.

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Thales_Sr Qui maio 06, 2010 10:34 am

Então não vai ter mudança nenhuma.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Lapetina Qui maio 06, 2010 10:37 am

nem com o capacitor do tone?

eu uma vez li uma frase que me deixou encucado.
"o som do seu set é igual ao componente de pior qualidade"
infelizmente no meu caso é o musico!
rs

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por CG Qui maio 06, 2010 10:48 am

Aproveitando o tópico, quais os valores dos capacitores mais usados no pot de tone e quais as caracteristicas de timbre que eles oferecem?
tipo assim: um capacitor x favorece os médios, um y dá mais grave, e assim por diante...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Thales_Sr Qui maio 06, 2010 11:03 am

nem com o capacitor do tone?
Nem... O povo tem mania de ficar procurando sarna pra se coçar...

O capacitor do tone não vai fazer diferença, e se você usa o tone aberto, aí é que não vai fazer mesmo.

Aproveitando o tópico, quais os valores dos capacitores mais usados no pot de tone e quais as caracteristicas de timbre que eles oferecem?
tipo assim: um capacitor x favorece os médios, um y dá mais grave, e assim por diante...

Não tem... Em baixo passivo, capacitor só corta agudos. O pensamento é só: maior valor de capacitor, maior corte de agudos. Se aumentar demais o valor do capacitor, a saída do instrumento vai cair um bocado também.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Lapetina Qui maio 06, 2010 11:13 am

Thales_Sr escreveu:
nem com o capacitor do tone?
Nem... O povo tem mania de ficar procurando sarna pra se coçar...

O capacitor do tone não vai fazer diferença, e se você usa o tone aberto, aí é que não vai fazer mesmo.

Caramba, eu achava que capacitores de qualidade dessem um banho nos genéricos
mesmo em comparação de disco de ceramica contra papel e oleo, o resultado será o mesmo?

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Guilé Qui maio 06, 2010 11:27 am

Eu ouvi dizer que aqueles capacitores marronzinhos sem tinta tinham maior fidelidade ao timbre vintage, pois a tinta que normalmente pintam altera suas propriedades.

Ja ouvi dizer também que os pintados com aquela tinta verde sofrem menos alterações em razão da pintura do que esses laranjinhas que encontramos frequentemente.

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Thales_Sr Qui maio 06, 2010 11:35 am

mesmo em comparação de disco de ceramica contra papel e oleo, o resultado será o mesmo?
Quando sua namorada muda a cor do esmalte de "vermelho cintilante" pra "vermelho sangue" você percebe diferença? É mais ou menos por aí. E se você usar o tone sempre aberto, é como tentar distinguir a cor do esmalte na hora que você tá num amasso com ela, no cinema escuro.

Eu ouvi dizer que aqueles capacitores marronzinhos sem tinta tinham maior fidelidade ao timbre vintage, pois a tinta que normalmente pintam altera suas propriedades.

Ja ouvi dizer também que os pintados com aquela tinta verde sofrem menos alterações em razão da pintura do que esses laranjinhas que encontramos frequentemente.
Hum... E um prateado teria um som mais high-tech... Vou pintar o meu de preto pra ver se tenho um som mais "dark".

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Lapetina Qui maio 06, 2010 11:40 am

então a unica vantagem real desses capacitores mais refinados é a tolerância deles? eles tem um valor muito mais próximo do nominal?

ou isso só se aplica a resistores?

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Guilé Qui maio 06, 2010 11:51 am

Thales_Sr escreveu:
Hum... E um prateado teria um som mais high-tech... Vou pintar o meu de preto pra ver se tenho um som mais "dark".

Esse papo de prateado sempre dá problema.....mas, será que a multiplicidade cromática dos componentes internos não daria um colorido especial ao timbre ???? Pergunta

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Jackson Qui maio 06, 2010 2:11 pm

^ claro que sim !!!

http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=53
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Thales_Sr Qui maio 06, 2010 5:41 pm

então a unica vantagem real desses capacitores mais refinados é a tolerância deles? eles tem um valor muito mais próximo do nominal?

ou isso só se aplica a resistores?
Sim, tem capacitores que tem tolerância mais baixa, mas é raro encontrar eles por aí... De qualquer forma, a tolerância de capacitores (+-10%) em circuitos passivos não faz diferença significativa não...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Raul S. Sáb Nov 27, 2010 2:13 pm

pesquisando capacitores para comprar, acabei me deparando com algumas dúvidas com relação ao controle de tom:

1. qual a diferença básica entre as diferentes voltagens de capacitores (p.ex. 50v e 600v)?

2. em um contrabaixo PJ passivo com pots de 500k, qual seria a voltagem mais comum para um capacitor de .047uf?

3. qual a diferença básica entre capacitores de diferentes valores (p.ex. .022uf e .047uf)?

minhas dúvidas surgiram por encontrar, de modo geral, valores de 50v e 100v para ceramicos, entre 160v e 300v para poly, e de 400v a 600v para papel (PIO).
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Thales_Sr Sáb Nov 27, 2010 2:42 pm

1. qual a diferença básica entre as diferentes voltagens de capacitores (p.ex. 50v e 600v)?
Voltagem não, tensão...
A diferença é o tamanho.

2. em um contrabaixo PJ passivo com pots de 500k, qual seria a voltagem mais comum para um capacitor de .047uf?
Voltagem não, tensão... [2]
Você vai encontrar normalmente pra 100 ou 250 volts. Poderiam ser de 5v, mas simplesmente não existe. Como especificação de tensão menor faz capacitores menores, pra valores baixos de capacitância não faz sentido fazer pra tensão muito baixa.

3. qual a diferença básica entre capacitores de diferentes valores (p.ex. .022uf e .047uf)?
Justamente, o valor... O resultado no circuito depende de onde ele vai ser aplicado.
No caso de usar no tone, se usa .022 em 500k e .047 em 250k. Se usar .047 em 500k o tone fica atuante demais, se usar .22 em 250k o tone fica atuante de menos.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Raul S. Sáb Nov 27, 2010 3:14 pm

Thales_Sr escreveu:
1. qual a diferença básica entre as diferentes voltagens de capacitores (p.ex. 50v e 600v)?
Voltagem não, tensão...
A diferença é o tamanho.
2. em um contrabaixo PJ passivo com pots de 500k, qual seria a voltagem mais comum para um capacitor de .047uf?
Voltagem não, tensão... [2]
Você vai encontrar normalmente pra 100 ou 250 volts. Poderiam ser de 5v, mas simplesmente não existe. Como especificação de tensão menor faz capacitores menores, pra valores baixos de capacitância não faz sentido fazer pra tensão muito baixa.
3. qual a diferença básica entre capacitores de diferentes valores (p.ex. .022uf e .047uf)?
Justamente, o valor... O resultado no circuito depende de onde ele vai ser aplicado.
No caso de usar no tone, se usa .022 em 500k e .047 em 250k. Se usar .047 em 500k o tone fica atuante demais, se usar .22 em 250k o tone fica atuante de menos.
muito obrigado, Thales! realmente... parando para pensar, nao faz sentido algum se preocupar com os valores de tensão, talvez por isso eu não tenha encontrado informações sobre esses valores para capacitores de tom. então, posso pegar um capacitor cerâmico .022uf 50v para o tom sem me preocupar... mais uma vez, muito obrigado, e desculpa pelo 'voltagem'. abs.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Ray.bass Sex Set 09, 2011 6:28 pm

Gente, preciso de uma ajuda...

O pot (250K B) ligado ao captador da ponte do meu Jazz Bass (passivo) não está mais funcionando, fiz alguns testes com um multímetro e constatei que o sinal não estava passando.

A minha duvida é a seguinte: eu tenho dois pots, um de 500K B e um de 220K B qual seria a melhor opção para substituir esse que está com problemas?
Ray.bass
Ray.bass
Membro

Mensagens : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Thales_Sr Sex Set 09, 2011 6:32 pm

Pot de 220k? Eu hein, nunca vi...
Veja se o eixo dos pots é igual, pot de instrumento normalmente tem o eixo menor, pra botar os knobs.

Pode usar qualquer um dos dois sem muito prejuízo, mas a dica é comprar outro de mesmo valor pra colocar no lugar depois.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Ray.bass Sex Set 09, 2011 6:52 pm

Thales_Sr escreveu:Pot de 220k? Eu hein, nunca vi...
Veja se o eixo dos pots é igual, pot de instrumento normalmente tem o eixo menor, pra botar os knobs.

Pode usar qualquer um dos dois sem muito prejuízo, mas a dica é comprar outro de mesmo valor pra colocar no lugar depois.

Pois é...tive essa surpresa também, nunca tina visto de 220K, esse pot até tem as dimensões um pouco menores do que os que já estão lá, mas com relação ao eixo parece que são iguais.
Ray.bass
Ray.bass
Membro

Mensagens : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por edumerino Seg Set 12, 2011 12:46 pm

Só pra deixar registrado que odeio potenciômetros. Potenciômetros e capacitores - Página 3 948269

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Ray.bass Seg Set 12, 2011 4:31 pm

Ray.bass escreveu:
Thales_Sr escreveu:Pot de 220k? Eu hein, nunca vi...
Veja se o eixo dos pots é igual, pot de instrumento normalmente tem o eixo menor, pra botar os knobs.

Pode usar qualquer um dos dois sem muito prejuízo, mas a dica é comprar outro de mesmo valor pra colocar no lugar depois.

Pois é...tive essa surpresa também, nunca tina visto de 220K, esse pot até tem as dimensões um pouco menores do que os que já estão lá, mas com relação ao eixo parece que são iguais.

Fala Thales, gostaria de me desculpar porque te passei a informação errada, o pot era de 200k e não de 220k, me confundi todo....rsrsrsrsrs...

No final das contas coloquei 2 pots de 500k B para os captadores e um pot de 250k A para o tom e o som ficou bacana, gostei do resultado, mas achei que o ganho deu uma diminuída... será que essa diferença de valores está influenciando nisso?

Ray.bass
Ray.bass
Membro

Mensagens : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Thales_Sr Ter Set 13, 2011 1:02 pm

No final das contas coloquei 2 pots de 500k B para os captadores e um pot de 250k A para o tom e o som ficou bacana, gostei do resultado, mas achei que o ganho deu uma diminuída... será que essa diferença de valores está influenciando nisso?
Acho que não... Na verdade, eu esperaria que o volume se mantivesse o mesmo ou até aumentasse, uma vez que pots de maior valor "pesam" menos nos captadores. Mas se a mudança for bem pequena, não é motivo para preocupação.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Lúcio Amorim Qua Set 21, 2011 9:31 pm

Olá migos do forum! estou com uma dúvida sobre poteciometros!
comprei um pré Aguilar OBP-3, pois ele veio com os pot( 1 de 50K p/ Medio,1 duplo de 50K p/ grave e agudo e a chave de Medio)esta faltando 1 pot de volume e 1 de balanço.
Ai vem minha pergunta! com quantos K eu devo comprar o de volume e o de balanço?
Grato pela a atenção!

Lúcio Amorim
Membro

Mensagens : 12
Localização : Lúcio(bana)

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por ct.colela Qui Set 22, 2011 12:27 am

Lúcio não compensa usar pot de balanço eu te aconselho usar dois volumes (um para cada cap)
caps singles usar 250k b
humburgers usar 500k b

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Lúcio Amorim Qui Set 22, 2011 1:42 pm

mesmo sendo humburgers ativo eu posso usar 500K?

Lúcio Amorim
Membro

Mensagens : 12
Localização : Lúcio(bana)

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Raul S. Qui Set 22, 2011 3:48 pm

Lúcio Amorim escreveu:Olá migos do forum! estou com uma dúvida sobre poteciometros!
comprei um pré Aguilar OBP-3, pois ele veio com os pot( 1 de 50K p/ Medio,1 duplo de 50K p/ grave e agudo e a chave de Medio)esta faltando 1 pot de volume e 1 de balanço.
Ai vem minha pergunta! com quantos K eu devo comprar o de volume e o de balanço?
Grato pela a atenção!
como assim 'está faltando'?! por que voce não usa os que você tem e que inclusive já estão instalados?! os pots dos caps têm que casar apenas com os caps, e não têm nenhuma relação com o pré que você vair instalar.

Veja a legenda do esquema:
Potenciômetros e capacitores - Página 3 Obp3-3-diagram

Blend/Vol.:
*O valor depende dos captadores. Use os valores recomendados pelo fabricante dos captadores.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Lúcio Amorim Sex Out 07, 2011 2:10 am

galera ainda estou com duvida!!! no site da seymuor duncan eles dizem que é recomendado 100K! "fora isso"... o esquema que eu gostaria de instalar no meu baixo é o seguinte:1 volume braço, 1 volume ponte, 1 tonalidade, seção do pré Aguilar 18 volts: 1 médio (com um mini-toggle), grave / agudo (concêntrico), 1 chave de 3 posições: ativo/ desligado/ passivo.
Gostaria de saber se alguém tem um esquema de instalação detalhado desse sistema,"citado acima", pq no manual de instalação do OBP-3 em PDF não tem essa especificação.
Lembrando que os captadores que vou usar são:Bassline ASB-2 ATIVO.
Grato desde já...

Lúcio Amorim
Membro

Mensagens : 12
Localização : Lúcio(bana)

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Fabricio Bass boc Sex Out 07, 2011 11:05 am

Lúcio Amorim escreveu:galera ainda estou com duvida!!! no site da seymuor duncan eles dizem que é recomendado 100K! "fora isso"... o esquema que eu gostaria de instalar no meu baixo é o seguinte:1 volume braço, 1 volume ponte, 1 tonalidade, seção do pré Aguilar 18 volts: 1 médio (com um mini-toggle), grave / agudo (concêntrico), 1 chave de 3 posições: ativo/ desligado/ passivo.
Gostaria de saber se alguém tem um esquema de instalação detalhado desse sistema,"citado acima", pq no manual de instalação do OBP-3 em PDF não tem essa especificação.
Lembrando que os captadores que vou usar são:Bassline ASB-2 ATIVO.
Grato desde já...

Velho é o seguinte não existe chave de 3 posiçoes para ativo/passivo, nesse esquema vc simplesmente desliga o pre e o captador é ligado diretamente no jack agora me diz uma coisa como vc vai fazer isso com captador ativo? Captador ativo precisa de energia como vc vai ligar direto no jack? Tinha que ter uma bateria para o captador quando desligar o circuito se tiver como fazer a galera mais entendida te ajuda ai, esse esquema de tom é o unico que falta ai no seu esquema o resto vc ja tem flw!

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Aguilartom
Fabricio Bass boc
Fabricio Bass boc
Membro

Mensagens : 315
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Lúcio Amorim Sáb Out 08, 2011 12:41 pm

Fabricio,cap ativo trabalha com 9v e não com 18v né?

Lúcio Amorim
Membro

Mensagens : 12
Localização : Lúcio(bana)

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Raul S. Sáb Out 08, 2011 3:14 pm

Lúcio Amorim escreveu:Fabricio,cap ativo trabalha com 9v e não com 18v né?
Lúcio, alguns preamps precisam de 2 x 9v (18v), como o caso acima.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Fabricio Bass boc Sáb Out 08, 2011 4:43 pm

Lúcio Amorim escreveu:Fabricio,cap ativo trabalha com 9v e não com 18v né?

Sim com 9v, alguns circuitos e que tem a opção de 18 como é o caso do aguilar vc liga 9v o 18v.
Fabricio Bass boc
Fabricio Bass boc
Membro

Mensagens : 315
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Lúcio Amorim Qui Out 13, 2011 12:59 am

blz galera! eu vou ligar o pré com 2 baterias de 9v. so que o captador é alimentado por bateria,no caso 1 bateria de 9v, ai como as 2 baterias vão estar liga uma com a outra, eu tenho que puxar de uma unica bateria, não é isso? si alguém podesse me ajudar com esse esquema.
fico muito grato!!!!

Lúcio Amorim
Membro

Mensagens : 12
Localização : Lúcio(bana)

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por AdrianoNK7 Sex Out 14, 2011 12:13 pm

ola galera ,achei q esse seria o tópico mais adequado para perguntar ,pois estou precisando de uma forcinha gente, estou montando um PJ passivo 4C, já tenho os caps e o baixo já está praticamente todo completo,agora só falta a parte elétrica ,no caso não sei quais potenciômetros colocar.Pelas pesquisas q fiz aki no próprio fórum,cheguei a conclusão de colocar pots de 250kb (linear) para os volumes (ponte e braço) e 250kA (logaritmo) para o tone,(pois até o próprio fabricante recomenda utilizar pot de 250K) mais em relação ao capacitor, ñ sei qual colocar para ter um melhor resultado D=.
sobre os captadores são eles
Braço - PRESICION SPB3 BASS LINES DA SEYMOR DUNCAN
Potenciômetros e capacitores - Página 3 Basslines225x148


Ponte - JAZ BASS CABRERA HOT TONE
Potenciômetros e capacitores - Página 3 Captadorcabrera




agradeço a todos q derem resposta.abraço
AdrianoNK7
AdrianoNK7
Membro

Mensagens : 25
Localização : cabo frio-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Raul S. Sex Out 14, 2011 1:26 pm

AdrianoNK7 escreveu:ola galera ,achei q esse seria o tópico mais adequado para perguntar ,pois estou precisando de uma forcinha gente, estou montando um PJ passivo 4C, já tenho os caps e o baixo já está praticamente todo completo,agora só falta a parte elétrica ,no caso não sei quais potenciômetros colocar.Pelas pesquisas q fiz aki no próprio fórum,cheguei a conclusão de colocar pots de 250kb (linear) para os volumes (ponte e braço) e 250kA (logaritmo) para o tone,(pois até o próprio fabricante recomenda utilizar pot de 250K) mais em relação ao capacitor, ñ sei qual colocar para ter um melhor resultado D=.
sobre os captadores são eles (...)
Parabéns, Adriano, quem dera todo mundo fizesse isso que você fez (pesquisa)...
Mas, o mais comum é log (A) para volume e lin (B) para tone, capacitores .47uf para pots 250k e .22uf para pots 500k.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por AdrianoNK7 Sex Out 14, 2011 1:58 pm

Raul S. escreveu:Parabéns, Adriano, quem dera todo mundo fizesse isso que você fez (pesquisa)...
Mas, o mais comum é log (A) para volume e lin (B) para tone, capacitores .47uf para pots 250k e .22uf para pots 500k.

obrigado Raul,pequeno erro meu verdade (A) é log, e (B) é lin. Embarassed ,obrigado pela dica ,e parabêns a todos pelas postagens
quando esse baixo estiver pronto,vou fazer um review dele aki ^^ hehehe abraço
AdrianoNK7
AdrianoNK7
Membro

Mensagens : 25
Localização : cabo frio-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Thales_Sr Sex Out 14, 2011 2:12 pm

Na verdade, é B pra volume e A pra tone mesmo... Mas não é regra absoluta.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por GusVCD Sex Out 14, 2011 2:20 pm

Thales_Sr escreveu:Na verdade, é B pra volume e A pra tone mesmo... Mas não é regra absoluta.

Ta falando sério??? facepalm Acabei de refazer toda eletrica do Pb 78 e coloquei do outro jeito, q tinha visto em algum lugar aqui no Forum... agora ferrrou todo o trabalho...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Thales_Sr Sex Out 14, 2011 2:25 pm

Ferrou não, tudo vai funcionar perfeitamente, só a curva de atuação que fica diferente...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por GusVCD Sex Out 14, 2011 2:33 pm

Eu sei, mas psicológico vai sempre dizer: "podia estar melhor esse som.." Razz

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Raul S. Sex Out 14, 2011 2:42 pm

Thales_Sr escreveu:Se não me engano, costuma-se usar potenciômetros lineares para os dois, no contrabaixo.
Mas geralmente em áudio se usa logarítmico para volume, linear para tone.
poke A explicação, você fez logo em seguida:
Thales_Sr escreveu:B é linear, A é logarítmica.
Pra controle de volume, a curva logarítmica vai dar uma sensação mais "linear" de aumento de volume, já o pot linear costuma atuar mais pro fim do curso.
isso me lembra aquela técnica mnemônica: "A LOGuei uma BeLINa"
Thales_Sr escreveu:Então no caso o linear é meio logarítimico eo logarítimo meio linear...hehehe

É por aí... isso acontece porque nosso ouvido ouve as coisas "logaritmicamente"...
Pot A pra volume tá ok. Pra tone eu prefiro os B mesmo (é o padrão para pot de tone)
foi essa explicação que me convenceu a usar log para volume. apesar de também achar que log em tudo também seria interessante.
GusVCD escreveu:
Thales_Sr escreveu:Na verdade, é B pra volume e A pra tone mesmo... Mas não é regra absoluta.
Ta falando sério??? facepalm Acabei de refazer toda eletrica do Pb 78 e coloquei do outro jeito, q tinha visto em algum lugar aqui no Forum... agora ferrrou todo o trabalho...
eu também fiz isso...
Thales_Sr escreveu:Ferrou não, tudo vai funcionar perfeitamente, só a curva de atuação que fica diferente...
eh, não tem nada que atrapalhe mesmo...
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por AdrianoNK7 Sex Out 14, 2011 3:46 pm

verdade,o unico malz do fabricante as vezes é q ela ñ define isso,essa questão de qual tipo de pot usar para fazer a ligação de seus caps
no meu caso
o fabricante só indica os valores dos caps ,mais ñ fala se é tipo A ou B
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?schematic=std_p_j_bass
AdrianoNK7
AdrianoNK7
Membro

Mensagens : 25
Localização : cabo frio-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Thales_Sr Sex Out 14, 2011 4:34 pm

Raul, a coisa tem que ser vista caso a caso.
Sobre os captadores passivos, o "hot" do captador é ligado à perna do meio do pot, isso que faz o pot linear servir para volume nesse caso.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Fabricio Bass boc Sex Out 14, 2011 5:22 pm

Meu De Oliveira Mirage veio com pot B(Linear) no volume e era mt ruim eu abria 20% do volume e ele ja tava nos 80% ai ia rodando e nao mudava nada ate que no final subia mais um pouco o ganho ate os 100%, ai troquei o ciruito cabreira que veio nele por um aguilar obp3 e coloquei pot A(Log) para volume e o problema sumiu, intao eu nao curti nem um pouco o pot B para volume não!
Fabricio Bass boc
Fabricio Bass boc
Membro

Mensagens : 315
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Fabricio Bass boc Sex Out 14, 2011 5:34 pm

Thales_Sr escreveu:A ligação do captador no aguilar é diferente da ligação de um captador passivo, se você usar o pot de blend.
Nao entendi Thales diferente pq? Vc quer dizer a atuação ou a ligação msm.
Fabricio Bass boc
Fabricio Bass boc
Membro

Mensagens : 315
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Fabricio Bass boc Sex Out 14, 2011 5:35 pm

Ué kd a msg? scratch
Fabricio Bass boc
Fabricio Bass boc
Membro

Mensagens : 315
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Thales_Sr Sex Out 14, 2011 5:39 pm

Apaguei porque não estou podendo conversar sobre ligações e os porques agora (o orientador veio aqui na sala e pediu pra eu traduzir um texto e terminar uma apresentação...), vou deixar isso pra outra hora...
Enfim, o que disse é que a ligação volume + blend no aguilar tem uma atuação diferente do volume passivo no precision.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Potenciômetros e capacitores - Página 3 Empty Re: Potenciômetros e capacitores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos