Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clicks e distorções em preamp onboard

+2
Guga Ramone
andremega
6 participantes

Ir para baixo

Clicks e distorções em preamp onboard Empty Clicks e distorções em preamp onboard

Mensagem por andremega Dom Jul 11, 2010 7:10 pm

Senhores, antes de tudo, resolvi postar este topico pela grande curiosidade a a falta de informação sobre o ocorrido. Por isso o nome esquisito.


Ontem, estava eu gravando uam musica aqui em casa, até então usando uma guitarra Variax. Para quem não conhece, esta linha é totalmente eletrônica e funcionamente somente com alimentação, pois ao invés de preamplificadores e captadores magneticos, trabalha com piezoelétricos e processadores de audio. É um computador praticamente, e para aguentar isso tudo por horas a fio, nem pilha nem bateria dão conta, sendo necessário usar uma caixinha tipo pedal que eles mandam junto para alimentar externamente a bichinha. Sai dela um cabo P10 "estéreo", sendo sinal, linha de 6Vcc (assim medi, pelo menos) e terra, e é ligado normalmente pela saida de sinal do instrumento.

Terminado os trabalhos com a guitarra, vez do baixo. Um fender Deluxe 24, circuito ativo. O bisonho tira o cabo da guitarra e coloca no baixo, como sempre fez com intrumentos normais. Aí ouvi um "click click" e um distorção imensa no som, inclusive no modo passivo.

Lembrando que antes estava plugado na Variax, me dou conta de que liguei um cabo com tensão no baixo. " putz, queimei tudo!!". Mas como queimou se tinha click até no passivo?

Desmonta baixo, verifica conexão, troca de entrada de preamp, placa de som... nada resolve. Já pensando que carne comprar pro churrasco onde o baixo seria a lenha, percebo que o sinal varia de intensidade de acordo com a posição: desliga efeito, controlador, pedaleira, tv, geladeira, microondas.... nada!

Então, no momento que vou trocar de cabo pela 8.975,27a vez, deito o baixo nas minhas pernas. Ao me inclinar nele, percebo que o click aumenta.


Então vem a resposta:

Eu havia dado uma corrida um pouco mais cedo e resolvi ficar com o monitor cardiaco em casa também, só de onda (depois de tomar banho,claro!! :-). Jamais imaginei que o click que o bicho faz quando transmite a pulsação fosse "captável" pelos captadores, e muito menos que se tornassem audíveis ao passarem por eles!!! Algo de outro mundo!!! E ainda dá uma distorção horrenda!!!

Então posto aqui a experiência caso algum bisonho faça o mesmo. Assim, talvez tenhamos o 1o registro desse tipo de lambança na net!!

Very Happy


____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Clicks e distorções em preamp onboard Empty Re: Clicks e distorções em preamp onboard

Mensagem por Guga Ramone Seg Jul 12, 2010 12:27 pm

Deixe teu telefone celular perto de caixinhas de som e ligue pra ele pra vc ver a barulheira. Tb dá pra aproximar o pequeno falante do celular dos captadores do baixo/guitarra e captar o q tá sendo reproduzido por eles.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Clicks e distorções em preamp onboard Empty Re: Clicks e distorções em preamp onboard

Mensagem por Daniel Seg Jul 12, 2010 1:03 pm

Então, foi pro saco o circuito do fender?

EDIT: Agora que li de novo entendi melhor.

Então o baixo na verdade tá pegando interferência... Coloca um Artec aí logo!! haha

____________________________
Clicks e distorções em preamp onboard Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Clicks e distorções em preamp onboard Empty Re: Clicks e distorções em preamp onboard

Mensagem por rafammbass Seg Jul 12, 2010 1:51 pm

Testei com meu polar aqui, baixo ativo e passivo, fender strato, violão com fishmann e nada...

Pô, fiquei até chateado...
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Clicks e distorções em preamp onboard Empty Re: Clicks e distorções em preamp onboard

Mensagem por steba Seg Jul 12, 2010 4:20 pm

andremega,

A introdução de uma tensão 6Vcc no baixo não causou nenhum problema nele???

____________________________
Abs, Steba
steba
steba
Membro

Mensagens : 512
Localização : Foz do Iguaçu - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Clicks e distorções em preamp onboard Empty Re: Clicks e distorções em preamp onboard

Mensagem por andremega Ter Jul 13, 2010 1:37 am

cara, nao. som continua perfeito.

eu esqueci de dizer o modelo do medidor: um nike dos mais baratos (daqueles do Gebai,deve explicar alguma coisa! :-)


Eu nao confirmei mas desconfio que o circuito da Variax conta com uma proteção anti-bizonho. Numa FAQ que achei deles diz que pode ligar normalmente.

O que achei estranho foi o seguinte:

parecia que a frequencia portadora causava a distorção (simplesmente saturando as bobinas com indução, mas numa frequencia tão alta que os circuitors de pre, de AD e de amp e, claro, meus ouvidos, cortavam, já que são normalmente na casa dos mHz, bem acima dos 20kHz padrão dos circuitos, e o sinal do batimento um click maldito, tipo metrônomo. Pode ser que o Polar tenha outro sistema, com frequencia diferente ou outro tipo de modulação.

Aconteceu a mesma coisa nos outros instrumentos: uma guitarra passiva e um baixo Wood com captação ativa EMG e também circuito EMG. Em resumo: não é culpa do baixo (apesar de ele chiar bastante!!!! :-)

No trabalho tem umas ferramentas de medição de RF. Vou levar essa imundice pra saber que frequencia é essa que captadores conseguem "demodular".


Mistérios....




____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Clicks e distorções em preamp onboard Empty Re: Clicks e distorções em preamp onboard

Mensagem por Gomba Ter Jul 13, 2010 12:31 pm

^

Acho que nao deu problema porque o jack do baixo é TS, diferente do TRS da Line6, então, não teve problema porque nao deve contado com o ring do TRS, que carrega o 6vcc, no baixo.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Clicks e distorções em preamp onboard Empty Re: Clicks e distorções em preamp onboard

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos