Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

breu e arco, como é q usa?

+9
Ruy Rascassi
edumalta
Wotan
Fernando Zadá
luizribeiro
felix_sjc
Ivanov_br
eltonpereira22
ale baixista
13 participantes

Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty breu e arco, como é q usa?

Mensagem por ale baixista Ter Jul 27, 2010 11:49 am

ola pessoal, eu comprei um baixo vertical e nao tenho a menor ideia de como usar o breu, que é uma pedra dura, o breu é assim mesmo?
como e quanto devo usar do breu?
com que frequencia devo voltar a usá-lo?
e o arco, quanto devo tencioná-lo?
como posso saber essas coisas?

agradeco desde ja a quem puder me auxiliar.
ale baixista
ale baixista
Membro

Mensagens : 17
Localização : manaus

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por eltonpereira22 Ter Jul 27, 2010 11:52 am

ale baixista escreveu:ola pessoal, eu comprei um baixo vertical e nao tenho a menor ideia de como usar o breu, que é uma pedra dura, o breu é assim mesmo?
como e quanto devo usar do breu?
com que frequencia devo voltar a usá-lo?
e o arco, quanto devo tencioná-lo?
como posso saber essas coisas?

agradeco desde ja a quem puder me auxiliar.

Acho que se vc postar na categoria "Contrabaixo Acustico e vertical" seria melhor, pq aqui eu, assim como muitos outros, nao entendem patavinas de baixo acustico. Embora eu queira estudar num futuro breve

____________________________
"Se voce pensa que a vida é fácil, a vida não é facil não. E se voce acha que ser músico é mole man, ser músico não é mole não" (Arthur Maia)
eltonpereira22
eltonpereira22
Membro

Mensagens : 630
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por Ivanov_br Ter Jul 27, 2010 12:00 pm

Alguns podem discordar de mim, mas para aprender tal instrumento deve procurar um professor.

Ser autodidata em contrabaixo acústico é quase certeza de aprender com vícios, andar em círculos, e atrasar seu desenvolvimento.

Procure um professor na sua cidade. É o que posso te dizer.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7027
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por ale baixista Ter Jul 27, 2010 12:23 pm

concordo com vc Ivanov, o problema é q eu acho q nao tem professor nao,
nao tem nem o instrumento pra ser vendido por aqui (norte), fui buscar o meu no RS (sul)
ale baixista
ale baixista
Membro

Mensagens : 17
Localização : manaus

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por ale baixista Ter Jul 27, 2010 12:26 pm

ei, pra postar la é só entrar em baixo acustico e vertical e criar um novo topico la dentro?
ale baixista
ale baixista
Membro

Mensagens : 17
Localização : manaus

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty breu e arco, como é q usa?

Mensagem por ale baixista Ter Jul 27, 2010 12:28 pm


ola pessoal, eu comprei um baixo vertical e nao tenho a menor ideia de como usar o breu, que é uma pedra dura, o breu é assim mesmo?
como e quanto devo usar do breu?
com que frequencia devo voltar a usá-lo?
e o arco, quanto devo tencioná-lo?
como posso saber essas coisas?

agradeco desde ja a quem puder me auxiliar.
ale baixista
ale baixista
Membro

Mensagens : 17
Localização : manaus

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por eltonpereira22 Ter Jul 27, 2010 12:28 pm

ale baixista escreveu:ei, pra postar la é só entrar em baixo acustico e vertical e criar um novo topico la dentro?

Isso mesmo, acho que pode ter melhores resultados.

E tb concordo com o Ivanov. Mas, se nao há remédio.... comece como dá. Eu era de Sao Paulo, vim pra Curitiba e já sinto muita falta das coisas de lá. Em Manaus deve sofrer ainda mais.

____________________________
"Se voce pensa que a vida é fácil, a vida não é facil não. E se voce acha que ser músico é mole man, ser músico não é mole não" (Arthur Maia)
eltonpereira22
eltonpereira22
Membro

Mensagens : 630
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por ale baixista Ter Jul 27, 2010 12:31 pm

ei, alguem sabe como deletar esse topico, ja postei ele no lugar certo.
desculpa pessoal eu to aprendendo a usar esse forum
ale baixista
ale baixista
Membro

Mensagens : 17
Localização : manaus

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por eltonpereira22 Ter Jul 27, 2010 12:34 pm

ale baixista escreveu:ei, alguem sabe como deletar esse topico, ja postei ele no lugar certo.
desculpa pessoal eu to aprendendo a usar esse forum

É só esperar um pouco, a moderaçao irá tranca-lo se necessario

____________________________
"Se voce pensa que a vida é fácil, a vida não é facil não. E se voce acha que ser músico é mole man, ser músico não é mole não" (Arthur Maia)
eltonpereira22
eltonpereira22
Membro

Mensagens : 630
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por felix_sjc Ter Jul 27, 2010 12:40 pm

o breu é uma cerinha que vc passa na crina do arco pra dar aderencia. sem o breu , não sai som nenhum do arco.

só passar ele no arco umas 4 vezes , sempre no mesmo sentido que ja ta beleza. sempre que o arco começar a "falhar" ou vc ouvir um chiado quando der as notas, só esfregar mais esse breu no arco que resolve a vida.
felix_sjc
felix_sjc
Membro

Mensagens : 56
Localização : SP-capital/SP-São josé dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por Ivanov_br Ter Jul 27, 2010 1:05 pm

Impossível não haver um professor de acústico em Manaus, especialmente em lugares como esse:

breu e arco, como é q usa? Brazil-historic-theatre

Fusionei ambos os tópicos.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7027
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por Ivanov_br Ter Jul 27, 2010 1:05 pm

Impossível não haver um professor de acústico em Manaus, especialmente em lugares como esse:

breu e arco, como é q usa? Brazil-historic-theatre

Tópicos fusionados.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7027
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por ale baixista Ter Jul 27, 2010 4:54 pm

ok pessoal, o felix me disse como usar o breu, mas ainda restam algumas duvidas.

o breu é duro mesmo, tipo pedra??? nao deveria ser uma uma resina menos densa e mais maleavel??

outra coisa, o arco. Ate que ponto devo dar tensao à crina? certamente nao é até quebrar, nao é?
ale baixista
ale baixista
Membro

Mensagens : 17
Localização : manaus

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por Ivanov_br Ter Jul 27, 2010 5:08 pm

Cara, o breu é duro sim. Qdo esquenta ele pode derreter, mas isso não é desejável.
Sobre a tensão, é Difícil explicar isso. Por isso a necessidade de um professor.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7027
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por luizribeiro Qua Jul 28, 2010 12:18 am

Ale, você é de onde? Acho muito complicado não ter nenhum professor de baixo na sua cidade. Você tem dúvidas muito elementares, não deveria começar sozinho. a internet é um professor terrível para o começo, você tem que aprender postura, como segurar o arco, coisas bem básicas. E concordo completamente com o Ivan, aprender sozinho é terrível.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por ale baixista Qua Jul 28, 2010 11:22 am

entao luizribeiro, o que acontece é que nunca tive pretensões de tocar com arco, quando comprei meu baixo vertical, queria tocá-lo com o dedo, tangendo as cordas, uma derivação do baixo elétrico, e nao friccionando-as, daii o motivo de eu não procurar um professor, só que como o arco ja veio no conjunto, resolvi experimentá-lo, daii vim aqui procurar dicas de vcs que sabem muitomasi do que eu.

abraços.
ale baixista
ale baixista
Membro

Mensagens : 17
Localização : manaus

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por luizribeiro Qua Jul 28, 2010 11:44 am

agora eu entendi!
A resina pode ser bem dura. Tem resina que é tão dura que não dá para usar muito bem, que o caso da resina da Thomastik. No brasil esse Luthier www.paulogomes.com.br vender breus, caso você se interesse em trocar a sua. Como sei que o norte é muito quente, recomendo Neyman. A Pop's é muito mole e derrete facilmente no calor, ela é muito boa, eu mesmo só uso ela. Mas aqui nos estados unidos é mais tranquilo pois posso tocar de resina de 15 em 15 dias, pois é bem barato.
Você tem que apertar a crina o suficiente para quando você implicar força no arco em direção as cordas do contrabaixo o cabelo do arco não encoste na batuta do arco. Não precisa fazer muita força, o peso do seu braço completamente relaxado é o suficiente. A crina não deve ficar tensa ao ponto que ela não tem mais elasticidade, eu deixo minha crina com bastante folga (mas ainda assim não o cabelo não encosta na batuta).
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por ale baixista Qua Jul 28, 2010 12:44 pm

pow valeu pela dica, agora vc ajudou bastante.

so estou com medo de que a minha resina seja essa resina dura q vc falou aii q nao da nem pra usar, ainda nao experimentei passar no arco, mas ja peguei nela e ela é dura, uma pedra de cimento é mais mole que ela. rsrsrs

a quanto tempo vc mora nos estados unidos?
ale baixista
ale baixista
Membro

Mensagens : 17
Localização : manaus

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 28, 2010 8:34 pm

Quando peguei meu breu novo ele era assim ai dei uma raspada com estilete pra tirar a primeira camada e ficou mais relax.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por Wotan Qua Jul 28, 2010 10:20 pm

Numa cidade que tem um teatro desses, que promove o maior festival de ópera do Brasil e que atrai gente do mundo inteiro para assistir e participar*, não é possível que não tenha contrabaixistas dispostos a dar aulas.

Respondendo a suas perguntas:
O breu é duro sim. Não é aconselhável amolecê-lo com o calor. Ele deve ser friccionado nas cerdas do arco da ponta até o talão, até elas ficarem bem impregnadas com com o seu pó. Ao tocar com o arco você sentirá a aderência dele às cordas. Sem passar breu num arco virgem ou lavado não haverá aderência nenhuma. Repita a operação sempre que perceber que a aderência diminuiu, sem previsão de prazo. Pode ser de um dia para o outro, entre um concerto e outro ou até de uma música para outra. Não se esqueça de limpar com um pano macio as cordas e o tampo do instrumento ao final de um concerto ou ensaio, pois o pó de breu tende a endurecer neste locais.

A tensão do arco realmente é difícil de explicar. Seria algo entre o não muito mole e o não muito duro, de acordo com o gosto do freguês. Vá experimentando.

* Obs.: no ano passado, quem apresentou a sua ópera no festival foi Roger Waters. Ele mesmo, o próprio ex-baixista do Pink Floyd estava lá exibindo sua obra.

____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por edumalta Qui Jul 29, 2010 1:38 am

Alê... quando comprei meu instrumento, sabia bem menos que você... por exemplo, nem sabia o que era breu! Smile
O pessoal aqui, deu uma tremenda força.
Comprei o instrumento com o intuito de tocar popular, utilizando apenas o pizzicato (como no CB elétrico).
Até que um "desgraçado" pegou meu CB e tocou com arco.
Foi paixão a "primeira ouvida" Smile rsrsrsrs

Decidi que eu queria tirar aquele som maravilhoso!

Penei para arrumar um professor com paciência e com preço que eu pudesse pagar. Encontrei não uma professora, mas um anjo. O mulher para ter paciência! Sou burro pra danar!!!

Penei pra comprar um arco, entendia muito pouco, mas outras pessoas como a Edna do Paulo Gomes ( Atelier em SP) tb teve muita paciência, e me emprestou vários arcos!!!
Hoje tenho certeza que fiz uma boa escolha, com ajuda de minha professora.

Quando comecei a fazer aula, toquei um pouco utilizando o pizzicato para a Profa.
Sabe que ela me disse? "Vamos começar do zero" hehehehe...

Admiro quem aprendeu sozinho! Eu demorei muito para que a Profa. parasse de me corrigir toda a aula pelo mesmo problema de postura. Ainda sou corrigido constantemente pelas mesmas coisas, tanto em relação a mão esquerda, ou o principal: A Afinação! Afinar não é fácil, tem dia que sai, tem dia que é uma lástima. Fico realmente com vergonha.

É um instrumento de muita persistência. Quando tive o interesse, achei que me daria bem por vir do elétrico. Ajudar até ajuda, mas como disseram por aqui, até se você tocasse violão já ajudaria.
É um instrumento diferente do elétrico.

Peço que procure realmente um professor. Senão corre o risco de cair nas estatísticas. Músicos que compraram um CB Acústico e depois de 6 meses transformaram em um objeto de decoração.

Tem o fator saúde também. Uma postura incorreta pode ser muito prejudicial.

E vai por mim... é muito legal aprender... eu pelo menos gosto muito.

Estou relatando isso a você, sem a mínima soberba ou algo parecido. Sou "fiotão" ainda, não toco nem uma pecinha se quer... por enquanto métodos e mais métodos... No pizzicato arrisco um pouco mais...
Só quero que você não cometa o mesmo erro que cometi. Se quando eu comprei tivesse um professor, já estaria bem melhor hoje.

Força aí e se precisar de alguma coisa, estamos por aqui.

Abraços

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por luizribeiro Qui Jul 29, 2010 9:07 am

ale baixista escreveu:pow valeu pela dica, agora vc ajudou bastante.

so estou com medo de que a minha resina seja essa resina dura q vc falou aii q nao da nem pra usar, ainda nao experimentei passar no arco, mas ja peguei nela e ela é dura, uma pedra de cimento é mais mole que ela. rsrsrs

a quanto tempo vc mora nos estados unidos?

Estou nos estados unidos a 6 meses.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por ale baixista Qui Jul 29, 2010 10:38 am

valeu pessoal, vou ver como é q fica a questao do professor tbm acho que ja deveria ter um.

LUIZRIBEIRO, curte aii os EUA, é um bom país, tudo é mais facil por aii.
eu vivi aii (na florida) por 3 anos e tive a oportunidade de fazer meu ensino medio (high school) todo em ingles. foi uma boa experiencia. boa sorte pra vc por aii.
ale baixista
ale baixista
Membro

Mensagens : 17
Localização : manaus

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por Ruy Rascassi Qua Ago 04, 2010 8:30 am

saudações
Eu utilizo mais a tecnica do pizzicato e essa semana começaram minhas aulas e meu professor disse que será mais dedicada ao erudito portanto o uso do arco, e lá começamos a utilizar o dito cujo.
Ele me passou um jeito de pegar no arco q esta me dando uma dor de cabeça gostaria de saber se é normal a dificuldade ou se estou fazendo algo errado e se algueum ai tem algumas dicas.
Meu arco é um frances ai a posição é a seguinte mindinho abaixo, dedao centralizado e com a ponta na parte de cima eae vem a pior parte o indicador e o medio devem estar unidos como se fossem um meio que na lateral, porem nao consigo deixar essa posição natural eu acabo forçando e isso eu sei q nao esta certo, tenho aula agora só na semana q vem e preciso evoluir nos estudos... alguma dica? study

abraços
Ruy Rascassi
Ruy Rascassi
Membro

Mensagens : 99
Localização : sao caetano do sul - sp

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por luizribeiro Qua Ago 04, 2010 10:49 am

melhor você postar uma foto.
Mas se seu professor ensinou assim é porque ele deve tocar desse jeito, melhor coisa que você faz é reparar a mão dele e tentar fazer igual. Se continuar doendo pede uma outra alternativa.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por kontrabaixo Qua Ago 04, 2010 11:52 am

Olá Pessoal, para quem esta interessado em um pouco de informação... ou que tambem esta afim de contribuir com o Blog deixe seu comentário.
http://kontrabaixo.wordpress.com/

kontrabaixo
Membro

Mensagens : 4
Localização : budapeste

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por B3T40 BASS Dom Set 26, 2010 5:39 pm

Olá...
ale baixista..procure o LAOCS (Liceu de Artes e Oficios Claudio Santoro) que funciona no Sambodromo, lá é oferecido aulas de instrumentos populares e eruditos, inclusive Contrabaixo.
B3T40 BASS
B3T40 BASS
Membro

Mensagens : 2
Localização : Manaus, Amazonas

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por Roit Seg Nov 26, 2012 12:56 pm

O breu que eu estou tentando usar é o da Thomastik.
Ele parece uma pedra de sabão de cor âmbar. Extremamente rígida. Tentei passa-lo no arco, e nada.
Por ele ser muito compacto e duro, não há a mínima possibilidade de retira-lo de sua embalagem metálica cilíndrica.
Tentei raspá-lo com uma pequena lâmina, saiu uma poeira branca, mas foi muito pouco, não o suficiente para uma boa aderência às cordas.
Alguma sugestão? Aquece-lo sem exageros? Continuar raspando sua superfície? Tentar tira-lo da embalagem?
No momento tenho que utilizar esse. Comprar um outro breu é impossível para mim nesse momento.

____________________________
"A dúvida é o princípio da sabedoria." Aristóteles (384 a.C - 322 a.C).
"Não estamos perdidos se não tivermos desaprendido de aprender." Rosa Luxemburgo (1871-1919).
Roit
Roit
Membro

Mensagens : 11
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por Claudio Seg Nov 26, 2012 1:48 pm

^ O Breu que utilizo da NYMAN-HARTS, é exatamente como você escreveu. Com um pouco de cuidado você consegue descer o revestimento de alumínio, e basta passar o breu algumas vezes num só sentido.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

breu e arco, como é q usa? Empty Re: breu e arco, como é q usa?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos