Ajuda com potenciômetro

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir em baixo

Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por monteirofn em Qua Set 06, 2017 9:40 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
P.r.g.r. escreveu:
allexcosta escreveu:^ Troca.

Sabe um local bacana aonde eu possa comprar por aqui no RJ ??? E o interessante é que nao da um ruído mesmo desse jeito.

Qual marca e referência eu compro ???
Musicware.
http://www.musicware.com.br/

Excelente local, compro várias coisas lá, inclusive potenciômetros.
monteirofn
Membro

Mensagem por allexcosta em Qua Set 06, 2017 9:49 am

P.r.g.r. escreveu:Qual marca e referência eu compro ???

Primeira linha: Gotoh, CTS, Noble, Bourns.
Segunda linha (bons também): Alpha

Não compre genérico.

No original há números e letras, tipo "250A" ou "500B". Use isso como referência. Ou simplesmente leve o original e peça um igual.
allexcosta
Administrador

Mensagem por João Ferreira em Qua Out 18, 2017 5:42 pm

Boa tarde a todos do grupo. Recentemente comprei um baixo yamaha bb615 com circuito ativo (grave, médio, agudo, volume e balance) e me deparei com dois problemas relacionados a potenciômetros. O primeiro está no balance (A500K), que ao ser posicionado no centro (center click), para usar os dos dois captadores ao mesmo tempo, o som, simplesmente, desaparece e fica parecendo um radio de pilha. A impressão que eu tenho é que grave, médio e agudo são desconsiderados, além da enorme queda de volume. Agora quando eu posiciono o balance para utilizar um ou outro captador, o som fica legal. Ou eu tenho som de ponte ou de braço, não tenho a opção dos dois captadores juntos.
O outro problema está volume (não dá pra ver direito devido a quantidade de soldas na carcaça, mas parece ser 15 A250K), mas não sei se é realmente um problema ou se é característica do potenciômetro. Em todos os baixos que já tive, à medida que eu ia abrindo o volume, o som ia aumentando até chegar no máximo. Já com esse bb615, o som só aparece quando chega no volume máximo, não me dando a possibilidade de tocar com o volume baixo. Já me disseram que os potenciômetros lineares são os que têm essa característica. Já nos logarítmicos o som aparece à medida que se aumenta o volume.
Agradeço a todos que puderem me ajudar.

João Ferreira
Membro

Mensagem por JAZZigo em Qua Out 18, 2017 6:02 pm

João Ferreira escreveu:Boa tarde a todos do grupo. Recentemente comprei um baixo yamaha bb615 com circuito ativo (grave, médio, agudo, volume e balance) e me deparei com dois problemas relacionados a potenciômetros. O primeiro está no balance (A500K), que ao ser posicionado no centro (center click), para usar os dos dois captadores ao mesmo tempo, o som, simplesmente, desaparece e fica parecendo um radio de pilha. A impressão que eu tenho é que grave, médio e agudo são desconsiderados, além da enorme queda de volume. Agora quando eu posiciono o balance para utilizar um ou outro captador, o som fica legal. Ou eu tenho som de ponte ou de braço, não tenho a opção dos dois captadores juntos.
Chuto que as fases dos captadores estão invertidas.
João Ferreira escreveu:O outro problema está volume (não dá pra ver direito devido a quantidade de soldas na carcaça, mas parece ser 15 A250K), mas não sei se é realmente um problema ou se é característica do potenciômetro. Em todos os baixos que já tive, à medida que eu ia abrindo o volume, o som ia aumentando até chegar no máximo. Já com esse bb615, o som só aparece quando chega no volume máximo, não me dando a possibilidade de tocar com o volume baixo. Já me disseram que os potenciômetros lineares são os que têm essa característica. Já nos logarítmicos o som aparece à medida que se aumenta o volume.
Agradeço a todos que puderem me ajudar.
Pot A250k é logarítmico.
JAZZigo
Membro

Mensagem por arturbmallmann em Qui Out 19, 2017 12:57 am

Negócio do balanço: fora de fase, quase certeza. Inverta os fios de um dos caps.
arturbmallmann
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: