Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Braço Móvel vs. Ajusters

+4
LuCaSbass
Rapha Avelino
Mayo Pamplona
edumalta
8 participantes

Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por edumalta Seg Ago 02, 2010 7:49 pm

Pessoal, fui hoje no Atelier do Paulo Gomes.
Fui comprar Breu e aproveitei para tirar algumas dúvidas.

Pude ver de perto o sistema de Braço Móvel desenvolvido por ele.
Eu gostei bastante! Não pelo fato de poder desmontar o CB, mas pela possibilidade de regular a altura das cordas, sem mexer na afinação.

A Edna comentou que os Ajusters eu não posso ficar a todo momento regulando, já que a peça de alumínio é instalada diretamente na Madeira, o que pode causar problemas de desgaste.

Com uma chave, e poucas voltas, tenho a altura que quiser.

Eu achei o valor do serviço bastante razoável, principalmente para quem toca mais de um estilo de música e tem essa necessidade de regulagem constante, ou mesmo devido a mudanças bruscas de temperatura.

O valor do trabalho, pode variar, mas em um caso específico, ficou Mil Reais.

Vocês já testaram essa tecnologia?
O que acham?

Tem uns detalhes no site dele, acho que todos já viram.
(http://www.paulogomes.com.br/bracomov.htm )


OBS: Vi o CB ( Juzek) que o Paulo encontrou no lixo em NY. Ficou muito lindo. Está com 5 cordas. (com C aguda).



____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por Mayo Pamplona Seg Ago 02, 2010 8:07 pm

O meu contrabasseto que o Andrea Spada fez tem o braço regulável e eu acho ótimo. Mas nunca usei adjusters. Tenho um certo preconceito com adjusters, me parece que ele interfere no som do instrumento.

Esse sistema do Paulo dá pra mexer na regulagem sem mexer na afinação? Muito bom! O sistema que o Andrea fez no meu contrabasseto não permite isso, tem que baixar a afinação pra regular.

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por edumalta Seg Ago 02, 2010 9:52 pm

Mayo, por isso achei incrível...
O braço se move independente da afinação.

Vc pode regular o braço no intervalo de uma música para outra...

"Coisa de louco", não é?!!!


Última edição por edumalta em Ter Ago 03, 2010 12:07 am, editado 1 vez(es)

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por Rapha Avelino Seg Ago 02, 2010 11:45 pm

quando eu fui lá no paulo a edna me falou desse sistema fiquei chocado como é pratico e extremamente util...
no dia que eu utilizar o meu acustico para trabalho e estiver tocando direto com ele com certeza irei fazer isso, é um recurso muito bom...
A Edna me disse também que o braço é removivel a alma é presa de uma forma que não escapa ao retirar o cavalete !
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por LuCaSbass Ter Ago 03, 2010 8:59 am

Eu vi esse sistema quando fui la também. Bem bacana, e bastante útil.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por Murilo Ciza Ter Ago 03, 2010 11:52 pm

Indispensável para uma realidade de músicos que fazem um concerto na quinta e um barzinho no sábado com o mesmo instrumento, tocando um stand com trechos rápidos e notas longas. Fora isso, não vejo utilidade.
Murilo Ciza
Murilo Ciza
Membro

Mensagens : 28
Localização : João Pessoa-Paraíba-Brasil

http://www.myspace.com/murilociza

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por Rapha Avelino Qua Ago 04, 2010 12:33 am

^ exatamente isso que a Edna diz... voce vai tocar com classico, sobe as cordas... vai tocar popular abaixa elas...
para quem faz isso eh perfeito !!!
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por edumalta Qua Ago 04, 2010 12:50 am

Pois é.... mas diz se não dá vontade de instalar esse sistema.
Tem dia que gostaria que minhas cordas estivessem um pouquinho mais baixas... tem dia que prefiro bem altas...

Como mil reais me faz falta...

Quinta vou levar meu CB lá...
Ele vai passar por uma "Lipoescultura" hahahaha
Vou afinar um pouco mais o braço... Quero deixa-lo mais confortável....

Aliás provavelmente eu o venda em breve.
Vai estar bem legal....

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por Claudio Qua Ago 04, 2010 6:48 am

Murilo Ciza escreveu:Indispensável para uma realidade de músicos que fazem um concerto na quinta e um barzinho no sábado com o mesmo instrumento, tocando um stand com trechos rápidos e notas longas. Fora isso, não vejo utilidade.

(2)

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por luizribeiro Qua Ago 04, 2010 10:47 am

Eu sou o único, ou mais alguem tem preconceito com isso. Eu não reconheço nenhuma diferença em nada entre um baixo com o braço colado e outro com o braço móvel. Mas eu não colocaria esse sistema do meu baixo.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por Claudio Qua Ago 04, 2010 10:52 am

^ Não é o único não, eu também tenho preconceitos, inclusive contra os Adjusters.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por luizribeiro Qua Ago 04, 2010 10:53 am

pois é. Estou juntando uma grana para poder comprar um cavalete sem os Adjusters e ver como ficam as coisas.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por Claudio Qua Ago 04, 2010 12:39 pm

Eu sei que não tenho conhecimento técnico suficiente pra julgar a questão, mas utilizando a lógica eu penso da seguinte forma: o Cavalete é uma peça de madeira. Pra colocar o Adjuster, é necessário cortar essa peça, e entre suas partes encaixar uma outra peça feita em metal. Penso que dessa forma, o fluxo da vibração no Cavalete imposto pelas cordas é interrompido assim que o mesmo encontra o Adjuster, e a vibração que é transmitida pro Tampo é modificada.

Já li vários profissionais da área dizendo que esse raciocínio é correto, mas também já encontrei alguns que juram que o Adjuster não modifica em nada o som do instrumento. Pela lógica, e até certo ponto pela própria Física (material x propagação), eu também acredito que altere sim!

Quanto a questão do braço desmontável ou móvel, certa vez aqui no Fórum trocamos idéias com o Bruce Henry sobre o assunto, e a questão principal (na minha opinião), não é nem a alteração do som do instrumento, mas sim o movimento sistemático de colocar e tirar tensão das cordas, acho que isso prejudica o sistema como um todo, inclusive a questão do empeno do Tampo, mesmo com um "esquema" diferenciado de posicionamento a Alma.

Nessa questão eu sou meio cabeça-dura mesmo, totalmente ortodoxo... pra mim, depois de posicionar o Cavalete, colocar as cordas e regular a altura, eu só mexo novamente daqui há 5 ou 6 anos quando for fazer nova troca de cordas... e sempre nas mãos de um Luthier especializado.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por edumalta Qua Ago 04, 2010 1:10 pm

Cláudio, legal a sua opinião.
Mas suas cordas não alteram? Por exemplo, você fica 5 anos sem mexer na altura das cordas?

Só o fato de eu levar meu CB para SP e depois vir para o interior, as minhas cordas mudam de altura.

Mudam pouca coisa..mas mudam e me atrapalha.... por exemplo a nota A e Ab da corda E, com arco ela "trasteja"...
Hoje que está 12º C. está uma maravilha....

Se eu tivesse um sistema desses, não passaria tanta raiva...

Eu também não posso afirmar sobre mudança de som... não tenho o mínimo conhecimento.... nem de lógica ! Smile

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por luizribeiro Qua Ago 04, 2010 1:45 pm

O grande lance é que a corda deve sempre ficar numa altura que mesmo com variações climáticas não vá chegar no ponto de trastejar ou ficar impossível de tocar. Instrumentos de corda não foram concebidos para essa regulagem moderna onde qualquer pressão a mais feita no arco você tem trastejamento. Pode ver que esse tipo de coisa só é visto no contrabaixo.

Concordo contigo, Claudio. Acho meio impossível não ter mudança no padrão de vibração quando falamos de dois materiais tão diferentes, principalmente com densidades tão distinta. Uma vez conversando com o Paulo ele disse que realmente interfere, mas é pouca coisa. Vou juntar uma grana para poder comprar um cavalete legal e testar sem os adjusters.


Última edição por luizribeiro em Qua Ago 04, 2010 1:51 pm, editado 1 vez(es)
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por Mayo Pamplona Qua Ago 04, 2010 1:45 pm

Pra mim o sistema é muito útil. Na verdade, independente do sistema específico, é uma idéia aplicada há séculos e já consagrada.

Não acho útil que a gente propague nossos preconceitos.. a não ser que sejam em forma de dúvida. Eu tenho desconfianças em relação aos adjusters também, mas como não passam de desconfianças sem nenhuma objetividade, que não são baseadas em experiência, prefiro que não sejam levadas em consideração.

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por Rapha Avelino Qua Ago 04, 2010 2:21 pm

olha, eu nao sei se interfere acho q deve interferir sim mas que gostaria de colocar um adjuster no meu cavalete... esses dias fui tocar ele e senti as cordas mais baixas oque me incomodou um pouco...
aproveitando isso, voces sabem quanto sai mais ou menos para colocar um adjuster no cavalete ???
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por edumalta Qua Ago 04, 2010 2:53 pm

Rapha, baseado no preço dos ajusters ( 10 dólares) em média...
Colocado aqui no Brasil, deve custar no máximo 100 reais...

Mais que isso, acho que é abuso.

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por Claudio Qua Ago 04, 2010 2:53 pm

edumalta escreveu:Cláudio, legal a sua opinião.
Mas suas cordas não alteram? Por exemplo, você fica 5 anos sem mexer na altura das cordas?

Percebo alterações na altura, só quando troco as cordas... naquele espaço de adaptação das cordas novas em função do trabalho natural do braço (mecânica), nos 3 primeiros meses, as vezes rola uma diferença sim, mas é algo insignificante... se por acaso for uma diferença que atrapalhe tocar, aí é só levar no Luthier para ajustes de rotina... tanto que nesse período de adaptação das cordas novas, o Afonso nem me cobra nada caso seja necessário fazer algum ajuste.

O que foi muito bem observado pelo Mayo, é que a minha opinião sobre Adjusters e braço removível também não deve ser considerada, pois eu nunca utilizei (e nem pretendo) esses recursos, e tudo o que disse no meu post anterior foi baseado em puro "achismo". O que me falta hoje é disposição pra investir em algo que eu não acho interessante, só pra ver se vai funcionar ou não... neste caso específico ainda prefiro adotar a teoria de que "time que está ganhando não se mexe". Toco há muitos anos sem Adjuster e nem Braço removível, e sempre me atendeu/atende bem... logo, não posso sentir falta daquilo que nunca tive!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por Dpaulo Qua Ago 04, 2010 4:49 pm

Em relação a essas tecnologias, pelo lógica da física, acho que de fato deve ter alteração no som. Mas a pergunta não é essa, se há ou não alteração. A grande questão é se a diferença é tão perceptível assim. O ideal é ir num luthier, com o mesmo baixo, e colocar um cavelete com ajusters e logo após outro sem e perceber qual a variação no som, no volume.
No meu caso que moro em Brasília com essa variação louca de umidade e temperatura, o ajusters é uma mão na roda.
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por Claudio Qua Ago 04, 2010 5:28 pm

^ Só pra completar, é necessário fazer testes também com gravação. Existem detalhes que você só percebe numa gravação.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Braço Móvel vs. Ajusters Empty Re: Braço Móvel vs. Ajusters

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos