Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Gomba em Sab Ago 07, 2010 9:25 pm

Bom, atendendo a pedidos, fiz um pequeno Tutorial de como fazer gravações simples usando o Sony Vegas e a placa de som On-Board via Asio4all.
O Asio4all é um programa que dá uma melhorada na latência das placas de som onboard.
E o Sony Vegas é um software editor de vídeo multipista excelente. E que, só como cereja do bolo, grava e edita audio muito bem também.
O Asio4all é gratuito e o Sony Vegas é pago. Ambos são fácilmente encontrados na internet. Mas lembre-se que pirataria é crime!

Atenção, esse tutorial serve só pra quem usa a placa de som onboard pra gravar. Se você tem uma interface de audio, usa o asio disponibilizado pelo fabricante dela. O asio4all vai te atrapalhar muito mais do que ajudar.

Primeiro você liga o seu instrumento no pc.(jura?)
No caso eu tenho um cabo P2 stereo (aquele 3.5mm de fone) pra um p10 mono. Eu fiz uma gravação pra vocês verem no final, aí usei o baixo plugado diretamente no PC justamente com esse cabo:




Assim que você plugar o cabo no pc, ele deve perguntar o que você plugou, se foi um microfone ou linha. Pra evitar maiores desentendimentos do Asio4all com o Vegas, eu sugiro que você o engane e diga que plugou um microfone, mas depois vai nas configs e diminui o ganho do mic (ganho não é volume. O ganho que eu digo é aquele boost de +30dB que o PC dá no mic).




O próximo passo é configurar o Sony Vegas pra reconhecer o asio4all como dispositivo padrão de reprodução.
Você vai lá em Opções e depois em Preferências:




Aí depois na aba Dipositivo de Audio, no campo "Tipo de dispositivo de audio", você escolhe o asio4all.



Na teoria, ele por padrão já vai jogar pro Vegas todos os dispositivos padrão de reprodução e gravação de audio do seu PC. Se isso não ocorrer (dá uma olhada nas configs do Windows pra descobrir o porque de não ter acontecido) você vai lá no painel de controle do asio4all (tá no grupo do asio4all no menu Iniciar, seleciona e padroniza a sua placa de audio como dispositivo a ser 'representado' pelo asio4all.

Terminada a parte da configuração, vamos ao mais divertido. Gravar.

Cria uma pista clicando com o botão direito nessa área cinza ao lado do trimmer(?)



Arma ela pra gravar (aí o Vegas vai começar a ouvir o som do seu baixo)



Pra ele não ouvir sozinho e você também, você tem que ligar a monitoração. Você faz isso clicando naquele botãozinho vermelho que antes servia pra armar pra gravação e agora serve pra configurar os 'bus'. Cê vai em "input monitor" e liga.




Se você der sorte, como eu, você nao vai ter nenhuma latência significativa. Se você perceber uma latencia muito exagerada, experimenta desligar o aero e fechar os outros programas que podem estar rodando também. Se isso não resolver, vai no painel de controle do asio (via menu iniciar / asio4all v2 / asio4all v2 offline settings) e ajusta o numero de samples pra mais ou pra menos. E aí é por tentativa e erro. Varia de acordo com a config do PC, o sistema operacional e a sua placa de audio.

Feito isso tudo e você ouvindo seu baixo, Control+R pra gravar, ou você pode clicar nesse botão aquele ali em baixo.



Se você quiser botar uma batida ou um outro arquivo de audio pra acompanhar, é so você arrastar esse arquivo pro trimmer que o Vegas vai automaticamente abrir uma pista pra ele.

Depois que você der stop ao gravar uma faixa, vai aparecer uma janela dizendo o arquivo que você gravou (em .wav). Simplesmente aperte em "Done"

Aqui tá o que eu gravei:
Uma pista com uma bateria que eu roubei do Garage Band (pra Mac apenas), uma pista comigo no baixo fazendo base e uma pista com um solinho fuleiro e mal feito.



Depois de terminado, pra você salvar em mp3 ou algum outro arquivo de audio, você vai em arquivo e depois em "Renderizar como". Aí lá você seleciona o tipo de arquivo e a taxa de bits que você quer.



E aqui, pra quem quiser ouvir, tá o resultado da gravação.

Tema do tutorial de gravação by gombarovits

Meu pc é um Celeron 550 @2,0ghz, com 1gb de memoria e 128mb de video dedicado, rodando Rwindows 7 32bits.
Gravei usando o Condor CJB5a todo original, tone aberto, corda com ± um mês de uso. Captador da ponte em 100%, captador do braço em ±70%. Tive uma tropeçadas no tempo, talvez por causa da latência. Se você observar a ultima coisa que eu toquei na música, foram duas notas em duas pistas (base e solo) teoricamente tocadas ao mesmo tempo. Essa diferençazinha era a latência. Não me atrapalhou muito não. No caso, se você tiver muita latência e não conseguir resolver, você pode desligar a monitoração, passar o baixo por um amp pra você o ter como retorno e depois, você arrasta uma das pistas pro lugar certo pra bater o tempo. Vale lembrar que eu não precisei fazer isso na minha gravação.


Alguns detalhes que devem ser citados:

- Aprendi com o Thales_Sr que se você plugar um baixo passivo direto na placa de som, por causa da diferença de impedância, ele vai ficar com o volume baixo e com quase nada de frequencias altas. Por isso que meu baixo com o tone 100% ficou parecendo um fretless na gravação. A dica é tentar passar o baixo por um equipamento que tenha bypass eletrônico, ou mesmo um compressor ou equalizador. Passar ele pelo seu ampli e ligando o line out no pc é uma boa também. Se for ativo, parece que não tem tanto problema não.
- O cabo pode ser feito de uma forma diferente, que permita gravar em até dois canais simultâneos... cada via do plugue estéreo P2, pode ser ligado em um par de plugues P10 mono (cabo "Y").... dessa forma você ganha canal L(left) e R(right), pode por exemplo gravar contrabaixo e violão ao mesmo tempo, cada um direcionado pra um canal. (Valeu, ClaudioBass up)
- Se você tiver uma mesinha de som, dá pra gravar stereo fácilmente usando essa dica do Claudio. Inclusive uma banda inteira em L e R, dependendo do tamanho da mesa e da banda. Mas lembre-se de fazer uma "pré-mixagem" já na mesa, controlando os volumes e balanço dos instrumentos.
- No Vegas você pode endereçar a pista como mono ou stereo, ou gravar pistas diferentes, L e R. É só mexer ali onde fica o input monitor e botar pra mono ou estereo, endereçando canal 1 (L) ou 2 (R). Depois é só armar os dois canais pra gravar.

Se você tiver alguma dica a mais para ser adicionada aqui, sinta-se livre para dizer nos comentários. Vou colocar aqui e fazer menção a você.
E se você tiver alguma dúvida ou sugestão, não se acanhe e fale. Estamos aqui para ensinar e também para aprender. Mais para aprender do que ensinar até!


Tutorial por Guilherme Gombarovits.
Se você quiser usar esse tutorial em seu site ou algo assim, sinta-se livre. Mas não deixe de dar créditos a quem o fez.


Última edição por Gomba em Sab Set 11, 2010 12:17 am, editado 5 vez(es)

Gomba
Membro

Mensagens: 5928
Localização: Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Pagode Alto Astral em Sab Ago 07, 2010 10:50 pm

Ótimo serviço Gomba!
Fazendo juz a faixa aquela! up

Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens: 3297
Localização: Planeta dos Macacos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Gomba em Sab Ago 07, 2010 10:54 pm

^

Tu não perde uma... impressionante HAHAAHA
Mas obrigado =)

Gomba
Membro

Mensagens: 5928
Localização: Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Cantão em Dom Ago 08, 2010 12:38 am

Muito bom Gombarovits...parabéns pelo tutorial brother... up

Cantão
Moderador

Mensagens: 16069
Localização: Bauru

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por thgbass em Dom Ago 08, 2010 12:57 am

Pô Gomba,
Valeu cara! Fico vendo a galera participando das gravações aí, e dá uma vontade violenta pra participar, prometor analisar melhor tuas dicas, e ingressar nesse mundo aí também!

Valeeeeeu!
Abraço!

thgbass
Membro

Mensagens: 3637
Localização: Brasília

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Edu Fettermann em Dom Ago 08, 2010 12:00 pm

Legal o tutorial, Gomba! Nunca tinha me ocorrido usar o Vegas para gravar apenas áudio. Vou testar.

Edu Fettermann
Membro

Mensagens: 3360
Localização: Itaperuna - RJ

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por ClaudioBass em Dom Ago 08, 2010 1:40 pm

Parabéns Gomba, excelente tutorial.

Gostaria de acrescentar apenas uma dica.

O cabo citado, pode ser feito de uma forma diferente, que permita gravar em até dois canais simultâneos... cada via do plugue estéreo P2, pode ser ligado num plugue P10 mono (cabo "Y").... dessa forma você ganha canal L(left) e R(right), pode por exemplo gravar contrabaixo e violão ao mesmo tempo, cada um direcionado pra um canal.

ClaudioBass
Administrador

Mensagens: 13637
Localização: Rio de Janeiro - RJ

http://www.claudiocuoco.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Gomba em Dom Ago 08, 2010 2:05 pm

^

Sim, faz sentido.
E, se você tiver uma mesinha de som, dá pra gravar stereo fácilmente. Inclusive eu tenho um amigo que grava coisas de bateria com uma mesa jogando só em L e R pro PC, mas já fazendo o devido controle de volumes e panorâmico.

Vou acrescentar Acrescentei esses dois textos lá no tutorial.

Gomba
Membro

Mensagens: 5928
Localização: Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Thales_Sr em Dom Ago 08, 2010 3:53 pm

Que legal, parabéns Gomba. Muito bem explicado.

Thales_Sr
Moderador

Mensagens: 7148
Localização: Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Salah em Dom Ago 08, 2010 4:13 pm

Valeu Gomba peli empenho no tutorial!

Pena que aqui não deu certo

Eu uso o Vegas 6.0 e fiz o mesmo que você até a parte de começar a gravar, mas depois disso minha placa não captura audio nenhum...
Gomba escreveu:painel de controle do asio (via menu iniciar / asio4all v2 / asio4all v2 offline settings)
Aqui não existe esse diretorio aqui. O.o Será que meu ASIO tá incompleto?

Agora existe, porque eu reinstalei o ASIO marcando as opções devidas...rsrs

__________
Mais um detalhe... quando coloco uma gravação prévia pra ver o gráfico, fica uma chiadeira do caramba...
como se alguém estivesse estraçalhando o cabo lá atrás

Salah
Membro

Mensagens: 225
Localização: Ipaba/MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Gomba em Dom Ago 08, 2010 5:10 pm

^

Atualiza o vegas... já tá no 9.
E o asio4all tá em 2.10.

Cara, sua placa mae tem quantos anos?

Gomba
Membro

Mensagens: 5928
Localização: Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Salah em Dom Ago 08, 2010 6:31 pm

Gomba escreveu:Cara, sua placa mae tem quantos anos?
a idade dela eu não sei exato, talvês 1 ano e meio O.o

Só sei que é uma Gibabyte GA-EP45 UD3R

Quanto a versão do programa, acha que isso interfira?

De qualquer me forma vo ver se baixo esse 2.10.

Salah
Membro

Mensagens: 225
Localização: Ipaba/MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Gomba em Dom Ago 08, 2010 6:39 pm

http://tippach.business.t-online.de/asio4all/downloads_1/ASIO4ALL_2_10_Portuguese.exe

Gomba
Membro

Mensagens: 5928
Localização: Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Salah em Dom Ago 08, 2010 6:49 pm

demorô, já tinha baixado do softpedia...rsrs

mas valeu a intensão..

quando chegar dar igreja eu vo fazer o teste e dá o resultado aqui

valeu Gomba pela atençaõ ae... vc não perde com isso não.

Salah
Membro

Mensagens: 225
Localização: Ipaba/MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Gomba em Dom Ago 08, 2010 6:54 pm

Salah escreveu:valeu Gomba pela atençaõ ae... vc não perde com isso não.

Nada, esse fórum tá aqui pra isso Wink
E eu não perdi nada. Na verdade aprendi um bocado fazendo o tutorial Very Happy

Qualquer coisa, tamos aí up

Gomba
Membro

Mensagens: 5928
Localização: Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por patrickqueres em Seg Ago 09, 2010 12:12 am

ClaudioBass escreveu:O cabo citado, pode ser feito de uma forma diferente, que permita gravar em até dois canais simultâneos... cada via do plugue estéreo P2, pode ser ligado num plugue P10 mono (cabo "Y").... dessa forma você ganha canal L(left) e R(right), pode por exemplo gravar contrabaixo e violão ao mesmo tempo, cada um direcionado pra um canal.

Nem sempre... algumas placas de som onboard (acredito eu que a grande maioria), o canal de microfone e linha são MONO! Em outras, eu já vi LineIn estéreo e MIC MONO.


OFF: Calma Cantão, o do Reaper ta saindo!

patrickqueres
Membro

Mensagens: 1037
Localização: Itaperuna - RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=309675993161401560

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Cantão em Seg Ago 09, 2010 12:36 am

^KKKKKk...Tô esperando Patrick...rsrsrs... up

Cantão
Moderador

Mensagens: 16069
Localização: Bauru

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Amagomes em Seg Ago 09, 2010 2:30 am

Cara, muito bom!!

Eu durante muito tempo, fiz minhas gravinas em placa onboard e usando exatamente o Vegas, na época 7.0 e conseguia bons resultados. Muito importante este tutorial pra quem acha que não é possível fazer boas produções com configuração mais simples.

Amagomes
Membro

Mensagens: 5192
Localização: Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Gomba em Seg Ago 09, 2010 8:32 am

patrickqueres escreveu:Nem sempre... algumas placas de som onboard (acredito eu que a grande maioria), o canal de microfone e linha são MONO! Em outras, eu já vi LineIn estéreo e MIC MONO.

É, faz sentido... mas, na maioria dos notebooks o canal de entrada é stereo. E, se você vai gravar com a onboard de um desktop, que normalmente tem 3 jacks (fone, mic, linha) é recomendado você usar a entrada de linha e não a de mic pra plugar qualquer coisa que não seja um microfone.

Mas foa boa a lembrança up

Gomba
Membro

Mensagens: 5928
Localização: Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Thales_Sr em Seg Ago 09, 2010 9:12 am

Todas as placas de som que eu usei tinham o Line IN stereo. Mas o mic in é mono mesmo.

Thales_Sr
Moderador

Mensagens: 7148
Localização: Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por ClaudioBass em Seg Ago 09, 2010 9:30 am

Thales_Sr escreveu:Todas as placas de som que eu usei tinham o Line IN stereo. Mas o mic in é mono mesmo.

Eu também... desde os famigerados Pentium-P90, eu nunca vi uma onboard LineIn que fosse mono... todas até hoje sempre estéreo, inclusive os atuais desktops e notebooks que tenho trabalhado.

ClaudioBass
Administrador

Mensagens: 13637
Localização: Rio de Janeiro - RJ

http://www.claudiocuoco.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Mateus Bass em Qua Ago 18, 2010 5:39 pm

Vcs, já experimentaram ou usam o NUENDO???
O que vcs me dizem???eu acho legal!!
consegui boas produções com ele e uns VST da edirol...

Mateus Bass
Membro

Mensagens: 463
Localização: IGUATU - CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Gomba em Qua Ago 18, 2010 6:19 pm

^

Eu por muito tempo usei o 'irmao' do nuendo, que é o cubase. Não conheço o nuendo não, mas se você tá familiarizado a ele, perfeito.

Gomba
Membro

Mensagens: 5928
Localização: Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Mateus Bass em Sab Ago 28, 2010 12:08 pm

Posta algumas produções suas Gomba pra gente ver... hyper

Mateus Bass
Membro

Mensagens: 463
Localização: IGUATU - CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por CG em Qua Set 22, 2010 1:30 pm

Senhores,
Estou com uma pequena dúvida:
Instalei o Asio e já possuia o audacity, estou plugando o baixo na entrada "line in" passando pela adi através da saida XLR.
Consigo ouvir o baixo normalmente pelo fone de ouvido, porém quando abro o audacity para gravar ele não detecta nada, usei o gravador do windows e também não detectou nada.
Uso windows XP, o que pode estar acontecendo de errado?

CG
Moderador

Mensagens: 10670
Localização: São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Gomba em Qui Set 23, 2010 12:08 pm

^

O audacity deve tar captando a fonte errada. Procura lá onde é que configura a entrada e muda pro line in...

Gomba
Membro

Mensagens: 5928
Localização: Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por CG em Qui Set 23, 2010 11:21 pm

O pior que até o gravador do Windows (Acessorios>entretenimento>gravador de som) não está pegando a entrada line in. O som sai normal pelos fones de ouvido.
Vou rever as configurações...

CG
Moderador

Mensagens: 10670
Localização: São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Gomba em Sex Set 24, 2010 11:14 am

^ Isso deve estar nos padrões de entrada e saída do pc...

Gomba
Membro

Mensagens: 5928
Localização: Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por CG em Sab Set 25, 2010 12:18 am

Era um problema no driver da placa, reinstalei e parece que agora está oK, farei um teste mais apurado amanhã a tarde. Não aparecia a entrada Line in. Aproveitei e baixei o reaper, o Audacity não dá suporte a Asio.

CG
Moderador

Mensagens: 10670
Localização: São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por CaQuinhO em Dom Jun 12, 2011 11:54 pm

Gomba, me permita o ress aqui, por gentileza.

Segui as dicas, mas minhas gravações saem distorcidas. Sei que provavelmente o problema reside em um ajuste de volume de entrada e saída, mas estou perdido no processo.

Não sei se o ajuste deve ser feito no Windows ou no Vegas. Tentei reduzir o ganho nas opções da trilha e outros volumes que achei pelo programa, reduzi também no meu controle no windows, mas o problema continua.

Estou deixando passar algum volume TOPADO em algum canto que não sei. Acho difícil ser problema na placa, pois pra escutar aúdio ou vídeo o som sai OK, sem distorções. Mas o resultado das gravações saem sempre com overdrive violento hehehe...
Tem alguma dica?

CaQuinhO
Membro

Mensagens: 1933
Localização: Natal - RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por NETOULTRA em Dom Jun 12, 2011 11:57 pm

CaQuinhO escreveu:Gomba, me permita o ress aqui, por gentileza.

?

O Goma anda meio sumido, manda uma msg pro Lapetina que eles sao a mesma pessoa... What a Face

NETOULTRA
Membro

Mensagens: 4000
Localização: Belém - Made in Ceará

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por GUBASS em Sab Set 10, 2011 9:22 pm

Olá pessoal, eu segui as dicas do Gomba, meu baixo é ativo e meu micro é Dell Inspiron windows vista home premium 32 bits.
Peguei a bateria e o piano do band in a box 2009 e gravei o walking e a melodia, eu tinha feito um improviso depois mais achei melhor cortar.
O resultado foi esse aqui:
http://soundcloud.com/gustavo77-1/grava-o-simples-de-stella-by

Gravação simples de Stella by Starlight com o Vegas Pro 9.0 by gustavo77


Última edição por GUBASS em Dom Set 11, 2011 11:53 pm, editado 1 vez(es)

GUBASS
Membro

Mensagens: 119
Localização: São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por roneyalmeida em Sab Set 10, 2011 10:14 pm

CaQuinhO escreveu:Gomba, me permita o ress aqui, por gentileza.

Segui as dicas, mas minhas gravações saem distorcidas. Sei que provavelmente o problema reside em um ajuste de volume de entrada e saída, mas estou perdido no processo.

Não sei se o ajuste deve ser feito no Windows ou no Vegas. Tentei reduzir o ganho nas opções da trilha e outros volumes que achei pelo programa, reduzi também no meu controle no windows, mas o problema continua.

Estou deixando passar algum volume TOPADO em algum canto que não sei. Acho difícil ser problema na placa, pois pra escutar aúdio ou vídeo o som sai OK, sem distorções. Mas o resultado das gravações saem sempre com overdrive violento hehehe...
Tem alguma dica?

Olá amigos, segui o tutorial e estou com o mesmo problema do amigo acima! Já procurei nas configs e mesmo assim ainda não consegui um resutado bom... Meu baixo é ativo, e mesmo qdo fecho todos os knobs dele e deixo seu volume bem baixo ainda assim sai com um som ruim a gravação... O estranho é que escutando pelos fone enquanto toco não sai distorcido...

Agradeço qqer ajuda!
Abraços

roneyalmeida
Membro

Mensagens: 24
Localização: Santo André - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Gomba em Sab Set 10, 2011 10:20 pm

Gente, principalmente caquinho, desculpa nao ter visto isso antes. Andei meio sumido uns tempos atrás por causa da faculdade. Algumas placas tem um boost pra microfone, de até 30db, que é volume pra caramba. Tentem ver nas configs se esse boost tá ativo. Se tiver, desativem e vejam se melhora a distorção!

Gomba
Membro

Mensagens: 5928
Localização: Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por J.Adalberto em Seg Set 12, 2011 10:09 am

Parabens Gomba!!!

excelente trabalho, a galera do Forum manda bem mesmo!!!!

J.Adalberto
FCBR-12
FCBR-12

Mensagens: 2963
Localização: São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por faelcks em Seg Set 12, 2011 10:19 am

Existe um substituto gratuito pro Sony Vegas? com mais ou menos a mesma funcionalidade?

faelcks
Membro

Mensagens: 161
Localização: Beagá

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por LuCaSbass em Seg Set 12, 2011 10:23 am

faelcks escreveu:Existe um substituto gratuito pro Sony Vegas? com mais ou menos a mesma funcionalidade?
TEm um que da pra cantar junto: http://www2.uol.com.br/cante/

LuCaSbass
Membro

Mensagens: 10763

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Gomba em Seg Set 12, 2011 3:55 pm

Tem. Cubase, Sonar, Pro Tools 9, Adobe Audition, Nuendo, Ableton, Garage Band, Logic, Audacity(?) e alguns outros... se são tão simples quanto o Vegas é que são elas... e o vegas ainda pode te quebrar o galho se você precisar editar um video :p

Gomba
Membro

Mensagens: 5928
Localização: Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por roneyalmeida em Seg Set 12, 2011 4:22 pm

Gomba escreveu:Gente, principalmente caquinho, desculpa nao ter visto isso antes. Andei meio sumido uns tempos atrás por causa da faculdade. Algumas placas tem um boost pra microfone, de até 30db, que é volume pra caramba. Tentem ver nas configs se esse boost tá ativo. Se tiver, desativem e vejam se melhora a distorção!

Opa Gomba, va
Então eu oloquei no zero (que é o limite mínimo) é mesmo assim continua com o som ruim... Eu percebi que quando toco notas constantes, o som não fica constante, parece um eco, o som vai diminuindo e só vota ao normal qdo toco outra nota... Eu estou desconfiando que é o circuito do meu baixo que esta meio baleado.. mas o estranho é que ouvindo pelo próprio windows, sem gravar, o som fica norml. Outra possibiilidade que eu pensei é que estou usando um cabo p2-p2 com um adaptador p10-p2 no baixo, deve ser isso né? Vende cabo p10-p2 por ai ou será que terei que mandar fazer?

Abraços e obrigado!

roneyalmeida
Membro

Mensagens: 24
Localização: Santo André - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Gomba em Seg Set 12, 2011 4:26 pm

Vende. Esse meu eu comprei pronto. Seu baixo fica assm quando plugado em um amplificador normal?

Gomba
Membro

Mensagens: 5928
Localização: Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por roneyalmeida em Seg Set 12, 2011 4:39 pm

Não... ele chia quando gira os knobs, mas depois de acertado não mais.
Agoa que me toquei deve ser cabo mesmo né? pq esse cabo p2-p2 é bem vagabundo pelo que eu vi aqui, vou arriscar comprar um cabo e ver!

Valeu Gomba! cheers

roneyalmeida
Membro

Mensagens: 24
Localização: Santo André - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Gomba em Seg Set 12, 2011 4:41 pm

chiar quando gira os knobs é só questão de um wd40. Mas nao costuma afetar o timbre. A nao ser que o potenciometro esteja nas últimas. Provavelmente é cabo. Ou sua placa de som com defeito...

Gomba
Membro

Mensagens: 5928
Localização: Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por jeferson em Dom Out 30, 2011 7:29 pm

Olá gomba vejo que voçê já tem uma certa experiencia fiz o que muitos amigos fizeram instalei o vegas e o asio4all e estou gravando com minha guitarra direto no PC é uma IBANEZ porem esta distorcendo nas gravaçõs e tem sempre um certo ruido o que poderia ser? gostaria de botar efeitos e melhorar a qualidade mas como faço? grande abraço e parabens pela iniciativa.

jeferson
Membro

Mensagens: 4
Localização: florianópolis

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Gomba em Dom Out 30, 2011 9:30 pm

Cara, chega os cabos e adaptadores... Se tiver distorcendo, reduz o volume de entrada (ou o boost da placa de som) ou a quantidade de sinal que você tá mandando da guitarra.
Agora nao espere qualidade de estúdio fazendo gravação na placa onboard. É só pra quebrar galho.

Gomba
Membro

Mensagens: 5928
Localização: Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por jeferson em Seg Out 31, 2011 8:20 am

Pois é gomba vou verificar, mas assim como sua gravação postada aqui ficou com aquela qualidade? voçê indica algum programa fora o Vegas para
gravação no notebook o meu é um ACER com 4 G de memória ddr e 500 G de HD processador intel I3, é uma máquina razoavel o que posso instalar
para obter uma melhor qualidade tenho uma pedaleira V-amp será que
se eu ligar nela e no PC vai ficar legal? minhas gravações saem com o volume tão baixo. grato

jeferson
Membro

Mensagens: 4
Localização: florianópolis

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Gomba em Seg Out 31, 2011 9:25 am

Olha, um programa simples pra gravar com placa onboard e poder trabalhar bem com multipista é o Vegas mesmo.
Já vi pessoal gravando com o sonar, mas é mais complicado...

Experimenta usar a v-amp pra gravar sim... ela vai casar as impedancias da guitarra com a entrada do PC. Pode te resolver vários problemas isso.

Gomba
Membro

Mensagens: 5928
Localização: Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por GUBASS em Seg Jan 16, 2012 7:49 pm

E ai pessoal, consegui fazer mais essa gravação, resolvi postar porque foi o resultado com melhor definição de áudio que consegui até agora. Desculpem as notas erradas. Espero que gostem.

Versão Viva La Vida by gustavo77

GUBASS
Membro

Mensagens: 119
Localização: São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer gravações usando a placa onboard + asio4all + Sony Vegas

Mensagem por Marcelino Amaral em Sab Dez 08, 2012 9:29 pm

Boa noite..
Instalei os dois programas corretamente. Da primeira vez, consegui gravar normalmente pela placa onboard do meu Notebook. Mas agora o programa capta só o áudio do microfone da webcam integrada. Como faço para captar audio da placa? Abraço1

Marcelino Amaral
Membro

Mensagens: 14
Localização: Diamantina MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum