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som de baixo do patitucci

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Mensagem por mtsmmn Ter Ago 24, 2010 2:17 am

alguem tem alguma dica sobre o som de baixo do patitucci, tirando o yamaha, o amp aguillar e as cordas novas e o dedo é claro, ele usa algum tipo de pedal ou efeito ou pre amp externo para tirar aquele som com muito brilho e agudos altamente definidos ??????? alguem tem alguma dica para tirar um som parecido...

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Mensagem por NETOULTRA Ter Ago 24, 2010 7:37 am

Tirando tudo isso que vc falou acho que não sobra nada....

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Mensagem por hamilton du baixo Ter Ago 24, 2010 8:15 am

NETOULTRA escreveu:Tirando tudo isso que vc falou acho que não sobra nada....

^2...

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Mensagem por DUDUBASS Ter Ago 24, 2010 9:52 am

Ele toca com uma pegada muito forte, em cima do captador do braço e tem uma tremenda uniformidade nas notas, se ouve tudo que ele toca.
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Mensagem por allexcosta Ter Ago 24, 2010 9:56 am

DUDUBASS escreveu:Ele toca com uma pegada muito forte

Eu diria exatamente o contrário. A pegada dele é leve assim como era a do Nico, por isso a velocidade fácil das notas...

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Mensagem por NETOULTRA Ter Ago 24, 2010 10:01 am

^Pelo som, a regulagem das cordas deve ser de ação bem baixa...

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Mensagem por allexcosta Ter Ago 24, 2010 10:06 am

NETOULTRA escreveu:^Pelo som, a regulagem das cordas deve ser de ação bem baixa...

Sim, sem dúvida. O som é de regulagem baixa, tão baixa que se ele tocasse forte perto do braço não ia sair uma nota. O Patitucci tem uma técnica de mão direita muito estranha e vai de encontro a toda ergonomia do instrumento. Ele usa o polegar, anular e mínimo pra abafar, respectivamente, as cordas Si, Mi, e La, deixando o indicador e médio livres pra tocar as cordas mais agudas nos solos. Isso entorta o pulso e gera tensão desnecessária nos tendões da mão. A técnica de polegar flutuante do Nico era muito mais eficiente e lógica.

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Mensagem por patrickqueres Ter Ago 24, 2010 10:13 am

Um dos timbres dele que eu mais gosto, é esse que ele tirou com esse Smith:

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Mensagem por Fabio Motta Ter Ago 24, 2010 10:45 am

Ele toca demais, há muito tempo está entre os grandes nomes do baixo mundial, ao lado de Laboriel, Rocco Prestia, Miller, Anthony Jackson, entre vários outros...porém a pegada dele é muito próxima de um violonista, vejo muita delicadeza na sua forma de tocar baixo e por isso talvez não acha tão legal.
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Mensagem por hamilton du baixo Ter Ago 24, 2010 12:41 pm

allexcosta escreveu:
NETOULTRA escreveu:^Pelo som, a regulagem das cordas deve ser de ação bem baixa...

Sim, sem dúvida. O som é de regulagem baixa, tão baixa que se ele tocasse forte perto do braço não ia sair uma nota. O Patitucci tem uma técnica de mão direita muito estranha e vai de encontro a toda ergonomia do instrumento. Ele usa o polegar, anular e mínimo pra abafar, respectivamente, as cordas Si, Mi, e La, deixando o indicador e médio livres pra tocar as cordas mais agudas nos solos. Isso entorta o pulso e gera tensão desnecessária nos tendões da mão. A técnica de polegar flutuante do Nico era muito mais eficiente e lógica.

Será?!

Tenho uma video aula dele que mostra a execução da mão esquerda bem de perto, acho que por ele tocar onde toca e pelo som que sai, não deve ser tão baixa assim, já li tb em algum lugar que ele não usa as cordas do acústico dele muito baixas, se fosse beeeem baixa em alguma hora ia sair um somzinho de traste, mas não sai nada...

Naquela video aula que ele toca no final com o Dave Weckl tambem em varios momentos tive a impressão das cordas mais altas, veja tambem nessa video aula que emquanto sobem as letrinhas no final mesmo passa um longo improviso dele com a eletric band, e pela força que ele está fazendo ali, se fosse corda baixa também estaria saido sons de trastes...

Esse é o meu achismo!!!

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Mensagem por José Carlos Ter Ago 24, 2010 12:53 pm

Uma regulagem de primeira e técnica é o que compõem o som dele;
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Mensagem por Guilé Ter Ago 24, 2010 12:59 pm

José Carlos escreveu:Uma regulagem de primeira e técnica é o que compõem o som dele;

claps

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Mensagem por wsacco Ter Ago 24, 2010 1:00 pm

José Carlos escreveu:Uma regulagem de primeira e técnica é o que compõem o som dele;

Question Question Question

Mas o que esta sendo discutido é qual tipo de regulagem (ação alta ou baixa) e qual a tecnica utilizada por ele.
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Mensagem por allexcosta Ter Ago 24, 2010 1:01 pm

hamilton du baixo escreveu: Tenho uma video aula dele que mostra a execução da mão esquerda bem de perto, acho que por ele tocar onde toca e pelo som que sai, não deve ser tão baixa assim, já li tb em algum lugar que ele não usa as cordas do acústico dele muito baixas, se fosse beeeem baixa em alguma hora ia sair um somzinho de traste, mas não sai nada...

Naquela video aula que ele toca no final com o Dave Weckl tambem em varios momentos tive a impressão das cordas mais altas, veja tambem nessa video aula que emquanto sobem as letrinhas no final mesmo passa um longo improviso dele com a eletric band, e pela força que ele está fazendo ali, se fosse corda baixa também estaria saido sons de trastes...

Faz sentido. Posso estar errado, mas acho que a força que ele parece fazer se deve à técnica ergonomicamente errada que ele usa, gerando tensão desnecessária na mão direita...

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Mensagem por hamilton du baixo Ter Ago 24, 2010 1:10 pm

allexcosta escreveu:
hamilton du baixo escreveu: Tenho uma video aula dele que mostra a execução da mão esquerda bem de perto, acho que por ele tocar onde toca e pelo som que sai, não deve ser tão baixa assim, já li tb em algum lugar que ele não usa as cordas do acústico dele muito baixas, se fosse beeeem baixa em alguma hora ia sair um somzinho de traste, mas não sai nada...

Naquela video aula que ele toca no final com o Dave Weckl tambem em varios momentos tive a impressão das cordas mais altas, veja tambem nessa video aula que emquanto sobem as letrinhas no final mesmo passa um longo improviso dele com a eletric band, e pela força que ele está fazendo ali, se fosse corda baixa também estaria saido sons de trastes...

Faz sentido. Posso estar errado, mas acho que a força que ele parece fazer se deve à técnica ergonomicamente errada que ele usa, gerando tensão desnecessária na mão direita...

Essa mão direita dele parece ser "vicio" do acustico, ele fica até levantando muito o headstock do baixo numa possição que lembra o acustico... deve ser mais ou menos isso Alex!

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Mensagem por hamilton du baixo Ter Ago 24, 2010 1:12 pm

wsacco escreveu:
José Carlos escreveu:Uma regulagem de primeira e técnica é o que compõem o som dele;

Question Question Question

Mas o que esta sendo discutido é qual tipo de regulagem (ação alta ou baixa) e qual a tecnica utilizada por ele.

Está sendo discutido o som do cara, como ele chega naquele som!!!

Ou não é isso?!

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Mensagem por Amagomes Ter Ago 24, 2010 1:14 pm

mtsmmn escreveu:alguem tem alguma dica sobre o som de baixo do patitucci, tirando o yamaha, o amp aguillar e as cordas novas e o dedo é claro,


ahn

Vc perguntou...vc respondeu...
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Mensagem por allexcosta Ter Ago 24, 2010 1:18 pm

Na boa, supondo todos com cordá de aço, dá um Fodera com amp GK, um Roscoe com amp AI, um Ibanez com amp SWR, todos terão praticamente o mesmo som na mão do John... A verdade é essa...

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Mensagem por tiago machado Ter Ago 24, 2010 1:25 pm

vi o baixinho tocando acustico e eletrico de pertinho aqui na city e pareceu bem distinto o aproach, a mao direita dele tocando eh diferente a impressão que da é de um aproach ais classico de mão leve
talvez por isso o mesmo som em qlqr baixo que ele toque

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Mensagem por wsacco Ter Ago 24, 2010 2:14 pm

hamilton du baixo escreveu:
wsacco escreveu:
José Carlos escreveu:Uma regulagem de primeira e técnica é o que compõem o som dele;

Question Question Question

Mas o que esta sendo discutido é qual tipo de regulagem (ação alta ou baixa) e qual a tecnica utilizada por ele.

Está sendo discutido o som do cara, como ele chega naquele som!!!

Ou não é isso?!

Isso, e pelo que acho que foi constatado ele chega nesse som atraves de sua tecnica independente do equipamento.
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Mensagem por DUDUBASS Ter Ago 24, 2010 3:05 pm

allexcosta escreveu:
DUDUBASS escreveu:Ele toca com uma pegada muito forte

Eu diria exatamente o contrário. A pegada dele é leve assim como era a do Nico, por isso a velocidade fácil das notas...


Ao meu ver e ouvir a pegada do nico tocando é bem mais suave que a do patitucci, e pra mim também a ação do baixo do Nico era bem mais baixa que a do patitucci, reparem neste improviso do JP o movimento dos dedos da mão direita que é bem forte, ele também mudou no decorrer desses anos o abafamento de mão direita, ao invés da técnica de polegar, mínimo e anelar da época da vídeo aula ele usa o polegar flutuante ou então alterna as duas, vejam também que os dedos da mão esquerda dele ficam mais "em pé"(meio Gary Willis) que quando a maiorias das pessoas tocam...

https://www.youtube.com/watch?v=_Ztsv3o9Jc0

desculpem postar os vídeos assim pois não sei como fazer pra já aparecer o vídeo direto.
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Mensagem por hamilton du baixo Ter Ago 24, 2010 3:15 pm

^Bom estamos discutindo o som do cara, foram citados vários fatores e falaram que possivelmente ele usaria cordas bem baixas, eu disse que "achava" que as cordas não seriam tão baixas assim... ...se isso pode ou não influenciar seu som... vai saber!

Sua técnica é irrepreensível isso não se discute, mas ele "timbra" o baixo maravilhosamente para soar de sua maneira...

É um conjunto...

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Mensagem por DUDUBASS Ter Ago 24, 2010 3:19 pm

hamilton du baixo escreveu:^Bom estamos discutindo o som do cara, foram citados vários fatores e falaram que possivelmente ele usaria cordas bem baixas, eu disse que "achava" que as cordas não seriam tão baixas assim... ...se isso pode ou não influenciar seu som... vai saber!

Sua técnica é irrepreensível isso não se discute, mas ele "timbra" o baixo maravilhosamente para soar de sua maneira...

É um conjunto...


Pra tu chegar no som do cara é inevitável analisar a técnica e pegada....
Aliás, a mão direita é o grande lance, o ataque às cordas é a alma da sonoridade...
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Mensagem por hamilton du baixo Ter Ago 24, 2010 3:44 pm

DUDUBASS escreveu:
hamilton du baixo escreveu:^Bom estamos discutindo o som do cara, foram citados vários fatores e falaram que possivelmente ele usaria cordas bem baixas, eu disse que "achava" que as cordas não seriam tão baixas assim... ...se isso pode ou não influenciar seu som... vai saber!

Sua técnica é irrepreensível isso não se discute, mas ele "timbra" o baixo maravilhosamente para soar de sua maneira...

É um conjunto...


Pra tu chegar no som do cara é inevitável analisar a técnica e pegada....
Aliás, a mão direita é o grande lance, o ataque às cordas é a alma da sonoridade...

É isso ai conterrâneo Dudu... Tamo junto!!!

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Mensagem por dudamir Ter Ago 24, 2010 6:54 pm

allexcosta escreveu:
NETOULTRA escreveu:^Pelo som, a regulagem das cordas deve ser de ação bem baixa...

Sim, sem dúvida. O som é de regulagem baixa, tão baixa que se ele tocasse forte perto do braço não ia sair uma nota. O Patitucci tem uma técnica de mão direita muito estranha e vai de encontro a toda ergonomia do instrumento. Ele usa o polegar, anular e mínimo pra abafar, respectivamente, as cordas Si, Mi, e La, deixando o indicador e médio livres pra tocar as cordas mais agudas nos solos. Isso entorta o pulso e gera tensão desnecessária nos tendões da mão. A técnica de polegar flutuante do Nico era muito mais eficiente e lógica.

A técnico do Nico de abafar é simples e eficiente, até eu consigo usar :0

O engraçado é que o Nico, no famoso workshop que o Lucas colocou no youtube, brinca com a técnica do Patitucci, diz que é muito complicada e quem nem o Patitucci usa. Diz o Nico que falou isto e o Patitucci acabou concordando que nem sempre usava a técnica, acabava usando o polegar mesmo.
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Mensagem por allexcosta Ter Ago 24, 2010 7:02 pm

^ Eu estava nesse workshop e lembro disso, mas o John raramente usa o polegar, ele gosta mesmo é da técnica louca que ele inventou.

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Mensagem por dudamir Ter Ago 24, 2010 7:29 pm

allexcosta escreveu:^ Eu estava nesse workshop e lembro disso, mas o John raramente usa o polegar, ele gosta mesmo é da técnica louca que ele inventou.

Neste nível lá no alto sempre rola um conflito de egos, o Nico não ia perder a oportunidade de dar uma brincada Smile
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Mensagem por José Carlos Ter Ago 24, 2010 11:42 pm

wsacco escreveu:
hamilton du baixo escreveu:
wsacco escreveu:
José Carlos escreveu:Uma regulagem de primeira e técnica é o que compõem o som dele;

Question Question Question

Mas o que esta sendo discutido é qual tipo de regulagem (ação alta ou baixa) e qual a tecnica utilizada por ele.

Está sendo discutido o som do cara, como ele chega naquele som!!!

Ou não é isso?!

Isso, e pelo que acho que foi constatado ele chega nesse som atraves de sua tecnica independente do equipamento.

não entendi agora o porque de discordar?
Ah e qual é o nome do tópico msm?
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Mensagem por wsacco Qua Ago 25, 2010 8:19 am

Jose Carlos, é minha opinião e me desculpe se for contra a sua, mas aquele seu comentario não acrescentou em nada a discussão.

No topico ja teve varios posts detalhando a tecnica e equipto dele. Creio que a galera seja como eu que entra lendo os posts mais recentes, ai o seu post so repete o que ja foi dito desde o começo.
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Mensagem por Daniel Qua Ago 25, 2010 9:51 am

Até o sacco se encheu!! Laughing No mais, acho o timbre do patitucci muito influenciado pelas cordas também, sempre de tensão baixa, proporcionando esse som bem agudo para um contrabaixo, sem esquecer o conforto extra em se tocar com cordas mais finas.

São músicos que, assim como Nico, Jaco, Miller, Wooten, Clarke, entre outros, mudaram a abordagem ao instrumento, e em especial Nico e Patitucci, nos 6 cordas, criaram esse estilo de solo bem agudo.

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Mensagem por allexcosta Qua Ago 25, 2010 10:09 am

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Mensagem por hamilton du baixo Qua Ago 25, 2010 10:27 am

Daniel escreveu:Até o sacco se encheu!! Laughing No mais, acho o timbre do patitucci muito influenciado pelas cordas também, sempre de tensão baixa, proporcionando esse som bem agudo para um contrabaixo, sem esquecer o conforto extra em se tocar com cordas mais finas.

Ainda acho que pela pegada da mão direita, e pelo som dele que não sai nada nada de som de traste as cordas não são tão baixas assim, o som do Nico já e mais estalado justamente pelo fato das cordas serem beeeeeemmmm baixas...


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Mensagem por Cid Qua Ago 25, 2010 10:31 am

OK ok ok limpando tudo e voltemos ao que interessa...
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Mensagem por Daniel Qua Ago 25, 2010 10:34 am

hamilton du baixo escreveu:
Daniel escreveu:Até o sacco se encheu!! Laughing No mais, acho o timbre do patitucci muito influenciado pelas cordas também, sempre de tensão baixa, proporcionando esse som bem agudo para um contrabaixo, sem esquecer o conforto extra em se tocar com cordas mais finas.

Ainda acho que pela pegada da mão direita, e pelo som dele que não sai nada nada de som de traste as cordas não são tão baixas assim, o som do Nico já e mais estalado justamente pelo fato das cordas serem beeeeeemmmm baixas...


Sim, pode ser. Eu apenas salientei sobre o calibre das cordas, que pelo timbre mais agudo, devem ser padrão .40 ou menos. T+

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Mensagem por hamilton du baixo Qua Ago 25, 2010 10:48 am

Daniel escreveu:
hamilton du baixo escreveu:
Daniel escreveu:Até o sacco se encheu!! Laughing No mais, acho o timbre do patitucci muito influenciado pelas cordas também, sempre de tensão baixa, proporcionando esse som bem agudo para um contrabaixo, sem esquecer o conforto extra em se tocar com cordas mais finas.

Ainda acho que pela pegada da mão direita, e pelo som dele que não sai nada nada de som de traste as cordas não são tão baixas assim, o som do Nico já e mais estalado justamente pelo fato das cordas serem beeeeeemmmm baixas...


Sim, pode ser. Eu apenas salientei sobre o calibre das cordas, que pelo timbre mais agudo, devem ser padrão .40 ou menos. T+

Vai saber neh!!

Alguém ai tem o email dele?!Hehehehe...

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Mensagem por Jackson Qua Ago 25, 2010 3:31 pm

hehehe

tb não curto patitucci, mas o cara tem sua importância para o baixo (assim como o wooten)....
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Mensagem por Gomba Qua Ago 25, 2010 5:51 pm

Desvirtuando totalmente: Alguém tem o link do vídeo desse talk workshop do Nico?
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Mensagem por Daniel Qua Ago 25, 2010 6:07 pm

Moshe escreveu:Mtsmmn, compra um violão.

Recomenda um desse? haha lembrei desse video na hora.



Abraço, Moshe.

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Mensagem por allexcosta Qua Ago 25, 2010 6:18 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Cara é a primeira vez que vejo um vídeo e ouço um som desse tal aclamado e idolatrado por todos "Patitucce" e a impressão que tive analisando este vídeo é que ele, o Patitucce, quer tocar vilão no baixo. Particularmente eu acho a técnica e o som interessante e tal mas pra mim baixo é "tum, tum, tum" e não "tim, tim, tim". Tirar som de violão clássico no contrabaixo não vira! Tô fora! Definitivamente não é pra mim!

Ele não quer tocar violão no baixo, quer tocar baixo de 6 cordas no baixo de 6 cordas, que é um instrumento único, bem diferente do baixo de 4 cordas. O timbre não é de violão clássico, mas sim de baixo. Música não precisa e não deve ter fronteiras. Se o cara quer tocar violão com som de piano, oboé com som de tabla, cantar com som de bateria, que assim seja...

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Mensagem por thgbass Qua Ago 25, 2010 7:01 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:(...) pra mim baixo é "tum, tum, tum" e não "tim, tim, tim"(...)
Um baixo com apenas uma corda, dá conta do recado então! Fica só com a (E-Mizona) e bola pra frente!

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Mensagem por DUDUBASS Qua Ago 25, 2010 7:09 pm

Quando vejo pessoas extremamente conservadoras com o contrabaixo e com o papel do contrabaixista, fico inicialmente triste e depois a imaginar como seria o contrabaixo hoje, se alguns caras como James Jamerson, Larry Grahan, Stanley Clarke, Jaco Pastorius, Anthony Jackson, Bernard Edwards, Nico Assumpção, Marcus Miller, Alain Caron, Michael Manring e Victor Wooten, pra ficar só nesses, se esses caras não tivessem resolvido fazer algo de diferente pro nosso amado instrumento, estaríamos hj tocando como??? E pra não fugir do tópico viva o Patitucci que pegou a invenção do genial Anthony Jackson e turbinou sua difusão pelo mundo. cheers cheers cheers
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Mensagem por NETOULTRA Qua Ago 25, 2010 7:20 pm

Gomba escreveu:Desvirtuando totalmente: Alguém tem o link do vídeo desse talk workshop do Nico?



Sao doze partes essa é a primeira...

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Mensagem por Fabio Motta Qua Ago 25, 2010 11:32 pm

NETOULTRA escreveu:
Gomba escreveu:Desvirtuando totalmente: Alguém tem o link do vídeo desse talk workshop do Nico?



Sao doze partes essa é a primeira...

Bom, procurei e não achei nada na net. Eu baixei as 12 partes no Youtube e fiz um DVD. Ficou até legal.
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Mensagem por LuCaSbass Qui Ago 26, 2010 12:16 am

fabiormotta escreveu:
Bom, procurei e não achei nada na net. Eu baixei as 12 partes no Youtube e fiz um DVD. Ficou até legal.
era só procurar nico assumpção no Youtube, é o primeiro video hehe

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Mensagem por allexcosta Qui Ago 26, 2010 9:19 am

Moshe Bar Elohim escreveu:Se o cara quer inovar, tocar som do que ele quiser no baixo que vá em frente mesmo.

Moshe, baixistas como Patitucci, Nico, AJ e outros tocam assim desde o início dos anos 80. Em 2010 não há nada de inovador se solar em um baixo de 6 cordas. É a coisa mais normal do mundo. É óbvio que você tem todo direito de não gostar e achar que não serve pra você, mas esse estilo de tocar baixo já existe há 30 anos...

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Mensagem por thgbass Qui Ago 26, 2010 10:04 am

Moshe Bar Elohim escreveu:Eu já esperava e sabia que seria rechaçado por muitos(...)
A questão não é essa Moshe. Assim como você postou sua opinião, muitas outras pessoas colocaram as suas. Você falou que tem som de violão. .era melhor comprar um violão. . (afirmações até ofensivas ao criador do tópico, você chegou a usar o nome do criador do tópico) Mas cabe a mim, à galera compreender teu ponto de vista, se tu não curte. .beleza, tranquilo. Agora não venha querer que ninguém aqui aceite teu pensamento, até em concordar com você que isso é som de violão. .etc! Assinatura do Allex, é linda demais! Melhor seria se muitos vivessem aquilo ali! up

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Mensagem por Claudio Qui Ago 26, 2010 10:52 am

Esse tópico foi editado para fazer valer às regras de utilização do Fórum, e preservar o conteúdo dos tópicos técnicos. Caso os senhores queiram prossguir com a discussão não-técnica, por favor façam através de MP.

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Mensagem por Renato Leite Sex Ago 27, 2010 6:53 pm

Enfim, voltando ao assunto.

Eu sempre achai a tecnica do patitucci mais forte que a do nico. O Nico tocava extremamente fraco, e o Patitucci tem um som um pouco mais "estouradinho". Mas na minha opinião, ainda nao pode ser considerado uma pegada forte, e sim médio fraco.

Eu acredito que a tensão das cordas seja 0.40, com ação baixa. Por isso esse som levemente (bem leve) estourado. Eu acho que não da pra ouvir som de trastes e tudo mais, por causa da equalização. Da pra perceber que ele corta um pouco de medios agudos (+-1k), e adiciona graves, porem sem perder o brilho (6k).



Quanto a questão do baixo de 6 cordas, sempre vejo uma galera com um certo preconceito e puritanismo dizendo que baixo tem que ter 4 cordas... mas eu posso afirmar uma coisa que eu tenho certeza. O meu baixo (de 6) tem 4 cordas, portanto posso tocar qualquer coisa que um baixo de 4 toca.


Inclusive vai uma dica aqui pra quem usa baixo de 5 e seis cordas:
Cuidado para usar as cordas B e C, pois voce vai levar sua musica a um âmbito moderno. Se estiver tocando Rock 70, Samba Luizão, Jazz tradicional... Pense muito antes de usar, pois com certeza vai descaracterizar a musica. Faça isso somente se tiver certeza que quer dar uma modernizada no estilo. Enfim é só uma coisa a se pensar, vc tem 6 cordas no baixo, mas não quer dizer que é obrigado a usa-las, vale a pena ser racional e se adequar ao estilo que esta tocando.




Voltando, Se sobrar tempo eu gravo um audio demonstrativo com o som do Nico, e um outro com som do Patitucci, só mudando o jeito de tocar e a equalização...
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Mensagem por Amagomes Sex Ago 27, 2010 7:12 pm

Renato Leite escreveu:Enfim, voltando ao assunto.

Quanto a questão do baixo de 6 cordas, sempre vejo uma galera com um certo preconceito e puritanismo dizendo que baixo tem que ter 4 cordas... mas eu posso afirmar uma coisa que eu tenho certeza. O meu baixo (de 6) tem 4 cordas, portanto posso tocar qualquer coisa que um baixo de 4 toca.

É verdade, mas o mais comum é se achar justamente o contrário, ou seja, tem gente que se acostuma com 6, ou 5 cordas e quando pega o de 4 se enrola todo... Eu nunca tive essa dificuldade,mas durante muitos anos usei exclusivamente baixo de 6 cordas,mas como um razoável não custa barato eu decidi que só voltarei a ter um quando puder pegar um "bom"... . Bem isso já faz uns 7 anos, hoje eu tenho um JB ,de 4 e outro de 5 cordas e sinceramente não sinto falta de um 6 cordas.
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Mensagem por Daniel Sex Ago 27, 2010 7:27 pm

O que muda normalmente é espaçamento (exceto tagimões da vida... aquilo é ignorante!!).

Mas desde que se acostume, nada demais em tocar num 6 cordas ou 4 cordas. O importante é o som que se tira.

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