Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

+13
Cid
Fá Mendonça
heitor_pg
Guilé
Jackson
Renato
Licas
Claudio
Osmar Oliveira
allexcosta
jiroumaru
Maurício_Expressão
tcraposo
17 participantes

Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por tcraposo Sáb Jan 03, 2009 2:26 am

Então galera... Eu toco principalmente em igreja e em alguns encontros que a minha igreja faz. Mas as vezes eu junto uns amigos (que são da minha igreja, só que de outros bairros, cidades) com quem eu gosto de tocar, que curtem um som parecido com o que eu curto e a gente ensaia algumas coisas...

To chamando pouca gente... Temos um trio principal, baixo, guitarra e batera. Esses dias levei um violão mas não deu mto certo, e no outro dia um tecladista mas fica meio difícil pro cara ir sempre, então devo voltar a so baixo, teclado e batera. Enfim, onde eu quero chegar ?
É o seguinte... Mesmo apenas com esses tres instrumentos eu tenho achado (e o pessoal concorda) que tá MUITO cheio... Todos nós fazendo muita coisa, muita variação, arranjo, muita interpretação no meio da própria música... E tá um pouco difícil pra gente conseguir tocar mais "simples"... Vazio entendem ? Deixar mais organizado.

Queria saber de vocês, dos que já tocaram em estúdio pra montar repertório de banda, ou pra gravar cd ou mesmo já produziram algum cd... Como é o processo de polimento da música. Escolha dos arranjos que são legais o suficiente pra ficar, escolha dos que estão atrapalhando. Se existem algumas dicas pra não encher muito a música com muita interpretação pessoal e tal... Enfim, creio ter aqui no fórum pessoas experientes o suficiente pra poderem dar uma palavra edificante e construtiva aí.

Desde já agradeço!
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por Maurício_Expressão Sáb Jan 03, 2009 11:08 am

Isso é algo difícil que vem com o tempo.
Acredito que seja uma postura do próprio músico.
Sabe a frase: quando menos é mais? É por ai...
Tenho uma banda desde 1972 (Banda Expressão) e tocamos rock progressivo autoral. Nessa banda cada músico faz o indispensável (ai que digo que é postura do músico) e nas horas de solo ai sim cada instrumento se destaca.
Como é pessoal com bastante experiência e tirando eu, os caras são muito feras, tocar com eles é muito prazeroso. O tecladista é um perfeccionista e sempre dá toques nos arranjos, mas sem fazer pressão.
A dinâmica é bem equacionada nessa banda. Pena que fazemos 3 ensaios no ano e 1 ou 2 shows no máximo por ano.
Já a Banda Kid Cuba, em que tocamos na noite da minha região, acho que é um pouco barulhenta. Os guitarristas precisam equalizar melhor as partes de base e riff com as partes de solo e destaque da música.
É uma banda que toca bem alto, o que não gosto. Acho que tocar em volume mais baixo permite uma melhor evolução. Aos poucos vou dando as dicas pros caras irem tocando mais baixo. Afinal não posso ser o desmancha prazer da banda, o ranzinza.
Mas dinâmica de grupo, ajuda muito e experiência de tocar junto também.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por jiroumaru Sáb Jan 03, 2009 1:48 pm

Acho que o Maurício falou tudo.
A experiência que eu tenho não é de bandas, mas de equipes de trabalho e a única coisa que eu recomendo ter cuidado é com o ego das pessoas. Às vezes você só quer dar uma opinião ou apontar algo de errado e infelizmente algumas pessoas levam pro lado pessoal. Como o Maurício mesmo disse no exemplo dele, ele tenta não ser o cara chato.

____________________________
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 03, 2009 2:50 pm

Em teoria uma simples conversa deveria solucionar os problemas. Todo musico precisa entender q ele estah ali pra servir a musica, e nao o contrario. Talvez se o musico mais experiente assumir a posicao de diretor tudo fique mais facil. Se a banda tiver problemas com ego, nao vejo solucao q nao passe pela troca de algum musico...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por Osmar Oliveira Sáb Jan 03, 2009 3:44 pm

Acho que a galera já disse tudo.
Menos é mais!

____________________________
Condor®️ Club #008 - Fender®️ Club #009 - Giannini®️ Club #004 - Gallien Krueger®️ Club #020 - S.Martyn®️ Club #007
Osmar Oliveira
Osmar Oliveira
Membro

Mensagens : 1001
Localização : Brasília, DF, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por Claudio Sáb Jan 03, 2009 4:11 pm

Considero esse um tópico importante, e sobre o assunto, além do que já foi dito, gostaria de falar apenas 3 coisas:

1 - Em certos casos, democracia demais atrapalha... as vezes um pouquinho de arbitrariedade pode ajudar muito mais do que se pensa;

2 - Pausa também é música, e por isso elas estão inseridas em quase todas as pautas existentes. O problema é que muitos não conhecem essa nobre figura ritmica, e não fazem a menor idéia do que seja tocar uma Pausa;

3 - Saber o momento certo do "em que parte não tocar", é algo que poucos dominam. Pra isso, faz-se necessário o estudo de teoria musical... e é claro, aliado a fortes doses de bom senso!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por tcraposo Sáb Jan 03, 2009 4:35 pm

Agradeço a ajuda de todos, creio quem em cada post eu pude aprender um pouquinho.

A questão lá nem é tanto sobre ego, mesmo porque somos 3 amigos e podemos falar numa boa um pro outro quando achamos que alguém tá aparecendo demais... Talvez seja eu que esteja querendo polir demais, não sei. O fato é que eu tenho achado muito cheio, barulhento e as vezes até confuso... Temos ensaiado pra tentar gravar um cdzinho só pra gente ouvir como tá soando, se ouvir e tal... Mesmo porque se ouvir é sempre um bom aprendizado pra poder ver no que podemos melhorar.

Mas talvez eu esteja com uma idéia de gravação um pouco mais aperfeiçoada do que a deles, e é como disse o Maurício, eu não quero ser o "cara chato" que fica falando pra todo mundo fazer menos, entendem ?

Sobre a questão de experiência eu acho que isso conta muito. Nossa idade é muito pouca, situamo-nos entre 20 e 25 anos... Talvez isso influencie também. E como o próprio Maurício falou (novamente) eu tenho achado as vezes bem alto o som lá, alto demais até. Especialmente bateria...

Eu até tenho vontade de deixar a democracia um pouco de lado pra tentar ser um pouco mais duro (cru) com eles nos comentários pra tentar ajudar, mas temo ser taxado como chato... O que vocês acham ?

O fato é que em conversas entre as sessões (estamos no quinto ensaio apenas) todos nós concordamos que temos que "esvaziar" mais as músicas, concordamos que temos que organizar mais as partes, limpar os sons de cada um, etc... Pois só assim sairá uma gravação digna.

Mas na hora do "vamo vê" fica uma barulheira meio tensa...
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por Claudio Sáb Jan 03, 2009 6:11 pm

tcraposo escreveu:
Eu até tenho vontade de deixar a democracia um pouco de lado pra tentar ser um pouco mais duro (cru) com eles nos comentários pra tentar ajudar, mas temo ser taxado como chato... O que vocês acham ?

Democracia é diferente de Diplomacia... Democracia é aquele lance de querer que todos participem do arranjo de uma composição, muitos dão sugestões, piatacos, tira isso, põem aquilo, um gosta, o outro não gosta... aí, acaba virando zona e a música acaba saindo de uma forma em que não agrada a ninguém, isso quando sai... muitas vezes a música acaba tão mutilada e desfigurada que acaba sendo abandonada!

Quando eu trabalho em uma composição minha, eu já levo pro studio tudo pronto, digo pro baterista, guitarrista, tecladista, percussionista etc... o que *eu* quero que eles façam, digo onde entram os solos, as frases e conveções, e principalmente onde cada um deve tocar as pausas... de maneira bem arbitrária mesmo (O chato). Dessa forma, gravamos a música como *eu* acho que tem que ser, dando origem ao que chamo de Take#1. Aí... depois da música gravada, partimos para a audição e sugestões de mudanças... nessa hora eu peço a opinião de todos os músicos, e se todos estiverem de acordo, as mudanças são efetuadas... se a coisa desandar e virar uma zona geral de opiniões, então fica valendo o Take#1 como a música final... e papo encerrado!

Quando atuo em um trabalho como músico convidado ($), eu sigo as regras de quem me convidou e faço aquilo que me pedem. Em geral, quando me perguntam, emito opiniões somente sobre meu instrumento!

Agora... quando a banda é aquela, velha de guerra, em que tocamos juntos há mais de 20 anos, as mesmas pessoas, os mesmos amigos de longas datas, aí eu mando todo mundo ir plantar batatas (pra não dizer palavrão aqui), e faço os arranjos do meu jeito... no final, todos eles gostam, até mesmo porque, se não gostarem o problema é deles... hahahaah!!!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por Licas Seg Jan 05, 2009 1:44 am

Sempre que eu criei linhas de baixo pra gravar músicas, eu começo fazendo só cabeça de notas, depois eu procuro os "espaços" na música que caberia bem um arranjo de baixo, crio o arranjo e mostro pra banda... Se todos ficarem satisfeitos, o arranjo fica na música.
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por Renato Seg Jan 05, 2009 9:35 am

Maurício_Expressão escreveu:... Tenho uma banda desde 1972 (Banda Expressão)...
Shocked Shocked Shocked What a Face

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6223
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por Jackson Seg Jan 05, 2009 9:55 am

Fala tcraposo, maneiro q vcs estão fazendo um som cara, mais pra frente a gente junta a galera pra trocar idéias...

mas quanto ao tópico, é isso mesmo, sempre no começo o volume fica exagerado, demora um tempo pra galera criar consciência (tem acento ainda? Tô perdido com as novas regras...), uma vez ou outra alguém pode sair chateado porque não quer abaixar o volume e por aí vai.
No som que fazemos temos o mesmo problema, agora nós vamos marcar um dia só pra conversar, definir as estratégias, dinâmica, volume, etc, vamos ver se vai melhorar com essa conversa. Sugiro vcs fazerem o mesmo, papel e caneta na mão, tema 1: fulano sola, cicrano harmoniza, batera e baixo clean...... tema 2:.............

abç!
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por tcraposo Seg Jan 05, 2009 12:56 pm

Jackson escreveu:Fala tcraposo, maneiro q vcs estão fazendo um som cara, mais pra frente a gente junta a galera pra trocar idéias...

mas quanto ao tópico, é isso mesmo, sempre no começo o volume fica exagerado, demora um tempo pra galera criar consciência (tem acento ainda? Tô perdido com as novas regras...), uma vez ou outra alguém pode sair chateado porque não quer abaixar o volume e por aí vai.
No som que fazemos temos o mesmo problema, agora nós vamos marcar um dia só pra conversar, definir as estratégias, dinâmica, volume, etc, vamos ver se vai melhorar com essa conversa. Sugiro vcs fazerem o mesmo, papel e caneta na mão, tema 1: fulano sola, cicrano harmoniza, batera e baixo clean...... tema 2:.............

abç!

Pois é cara, também to querendo ter uma conversa dessa, dar essa idéia... Mas to meio temeroso de ser taxado como chato e tal... Mas acho que essa conversa é mais do que necessária, e esse tópico tá me dando bastante força pra isso e abrindo meus olhos pra ver as necessidades aí de uma figura de "produtor" no meio da "banda".

ClaudioBass, valeu pelo post cara, tuas palavras ajudaram bastante... Aliás, as palavras de todos.
Essa semana deve rolar um estudiozinho e eu vou tentar dar uma organizada naquilo lá... N é possível, só baixo, batera e guitarra... N tem porque ficar uma zona, hehehe...
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por Claudio Seg Jan 05, 2009 1:20 pm

tcraposo escreveu:
(...) esse tópico tá me dando bastante força pra isso e abrindo meus olhos pra ver as necessidades aí de uma figura de "produtor" no meio da "banda".

Correto... toda banda necessita ter um chato, um cara que faça o papel do produtor, mesmo que esse cara seja um dos integrantes. O que não pode é a coisa ficar sem rumo, senão, ao final de todos os ensaios vai ficar sempre a sensação de que você se reuniu com amigos pra levar um som, e o ensaio, que era o objetivo, acabou não acontecendo mais uma vez... ninguém convencionou nada, ninguém escreveu nada, e no próximo ensaio vão ficar olhando pra você com cara de paisagem, e ninguém vai lembrar de nada do que foi feito no "ensaio" anterior!

É esse tipo de desgaste que acaba determinando o fim de pelo menos 90% das bandas!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por Guilé Seg Jan 05, 2009 1:30 pm

Não sei se é a praia de som de vcs, mas uma boa dica são audições de bandas q prezam pela sutileza...sou muito fã do Fourplay por este motivo.

Alguns os carimbam com infelizes rótulos tais como "Musica de Elevador", "Jazz de Motel", "Musica de Fundo", etc...mas ali é como o AllexCosta falou...estão todos a favor da música, um cooperando com o outro e fazendo apenas o necessário ( e isso é mais difícil do que se pensa)

Todo mundo pulsa na mesma vibração só que moderadamente e respeitando o famoso " Qdo um guitarrista fala o outro abaixa a orelha"...rsrsrs

Andei fazendo umas jam com amigos...éramos um quinteto e eu notava esse excesso...muyita informação junta, por motivos além deste também acabamos enxugando e ficando a três (baixo, batera e piano) e melhoru bastante e a cada ensaio temos encontrado o caminho da sutileza...e o que nos ajudou muito foi gravar com mp3 ou filamadora cada estágio e assistir juntos e comentando, pq nem todo mundo tem a mesma percepção e ouvindo/vendo as gravações e comentários isso ficou bem mais fácil.

Abç !

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por heitor_pg Seg Jan 05, 2009 6:23 pm

Essa maturidade leva tempo para se chegar. Já passei por isso... e tinha q ter um chato para fazer isso... no nosso caso, dois... eu e o guitarrista.

É um processo lento... tem q ter paciencia, mas vale a pena.
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagens : 665
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por Fá Mendonça Seg Jan 05, 2009 6:42 pm

Alguns mantras que costumo entoar quando estou realizando qualquer trabalho em equipe:

1) Todo trabalho em equipe necessita de gerenciamento.

2) Saber respeitar e impor respeito é fundamental.

3) Faça bom uso da Diplomacia e da educação.

4) O seu trabalho não vale nada sem o trabalho de seus colegas

5) Saiba ouvir da mesma forma que gostaria de ser ouvido

6) Humildade nunca matou ninguém

Se você acha que deve tomar a frente sem querer parecer "o cara chato", vai entoando esses mantras aí.

Comigo funciona!

____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 958
Localização : Brasília-DF

http://www.youjammer.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por Cid Seg Jan 05, 2009 7:23 pm

Muito bom o topico...

Muitos ja falaram bem, e ratifico o que o Claudio disse: uma dosezinha de arbitrariedade nao mata ninguem, e nunca vi nada funcionar se nao tiver isso na figura de um lider... senao vira bagunca geral mesmo.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por Claudio Rocha Seg Jan 05, 2009 8:18 pm

Tem uma coisa que talvez você possa tentar: trabalhe com uma referência. Pode ser uma banda ou uma música que você ache o arranjo interessante. Ouça o que os caras estão fazendo, se quiser anote num papel (a guitarra faz isso, o teclado aquilo, etc) e adapte ao que vocês estão tocando.
Não há mal nenhum em "copiar" boas influências, pelo menos no começo da banda.

____________________________
http://www.captainbasement.blogspot.com

"O bom baixista é aquele que se contenta em ser essencial" (Mario Porto)

Custom Basses Club #007, Fretless Club #015, Fender Club #021, Clube Valvulado - #012
Claudio Rocha
Claudio Rocha
Membro

Mensagens : 625
Localização : Santo André, SP

http://www.captainbasement.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por maquiro Qua Jan 07, 2009 10:38 am

Parabéns pelo tópico. Vi que o problema é comum a todos os grupos.

____________________________
Clube SX: #5 - Clube Yamaha: #3 - Clube Staner Bass Amplifier: #21 - Clube Baixolão: #51 - Clube Strinberg: #34
maquiro
maquiro
Membro

Mensagens : 153
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por Silaum Qui Fev 05, 2009 12:42 pm

toco em uma banda e passamos pelo mesmo problema...
mas por parte do Guitar pq a outra galera pensa meio que igual
mas o guitar ele quer botar umas coisas cabulosas na musica e quer ficar
solando a musica inteira...
agente pede pra fazer mas simples mas ele acha q tem que botar tudo que aprendeu
Silaum
Silaum
Membro

Mensagens : 121
Localização : Juazeiro - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por Ivanov_br Qui Fev 05, 2009 2:03 pm

Já vi que baixista é mesmo uma raça consciente, e tem tudo pra ser o menager da banda!

Voltando a especificamente o post inicial, recomendo:

Pega um gravador, MP3 com Microfone, ou uma camera de video e grave o ensaio.

Depois, com papel e caneta na mão (como supra citado), definam o que ficou:
bom,
ruim,
de mais,
de menos,
o que pode ser adicionado,
o que pode ser simplificado,
o que pode ser complexado.

As decisoes devem ser tomadas a 3, numa mesa. de preferencia com 2 violoes a tira colo. O uso do violão para checar arranjos é uma boa ideia, pois se a musica com guitarras e baixo ficarem "nítidas" como com dois violoes tocando de forma simples, as coisas estarão indo na direção correta.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ? Empty Re: Tocar em estúdio, ensaios... Como "polir" a música ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos