esquema para chave seletora

Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty esquema para chave seletora

Mensagem por Yherrobreno em Sex Set 03, 2010 5:26 pm

entao galera to atraz de um esquema para colocar chave seletora pra escolher quando usar o captador da ponte ou o captador do braço ou os dois simultaniamente aoskaskaskaksoaksa.....

entao pesquisei mais nao achei nao achei topicos relacionados se puderem me ajudar... vlw msm ehheeh
Yherrobreno
Yherrobreno
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rondonópolis- MT

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Raissa em Sex Set 03, 2010 6:56 pm

Olá, amigo, apresente-se AQUI, se quiser e será bem vindo. Não esqueça de ler com atenção as REGRAS DO FÓRUM,

Quem poderá te ajudar seria o ct.colela ou o Thales_Sr que entendem bem de eletrônica. E caso não ache e realmente esteja interessado no assunto de esquemas de ligação e layouts procure no Handmades.

[]'s
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Yherrobreno em Sex Set 03, 2010 7:03 pm

opaa vlw Bio Bass estarei me apresentando mais tarde agora estou de saida para a faculdae ^^. mas obrigado msm vlw pela ajuda
Yherrobreno
Yherrobreno
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rondonópolis- MT

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Raul S. em Sex Set 03, 2010 7:15 pm

Yherrobreno escreveu:entao galera to atraz de um esquema para colocar chave seletora pra escolher quando usar o captador da ponte ou o captador do braço ou os dois simultaniamente aoskaskaskaksoaksa.....
entao pesquisei mais nao achei nao achei topicos relacionados se puderem me ajudar... vlw msm ehheeh
bom, para isso a gente precisa saber qual é o esquema do seu baixo. se for 2 volumes e 1 tom, achei este esquema, igual ao Fender signature do Duff: https://redcdn.net/ihimizer/img113/423/jbswiring.jpg

Bio Bass escreveu:Olá, amigo, apresente-se AQUI, se quiser e será bem vindo. Não esqueça de ler com atenção as REGRAS DO FÓRUM,
Quem poderá te ajudar seria o ct.colela ou o Thales_Sr que entendem bem de eletrônica. E caso não ache e realmente esteja interessado no assunto de esquemas de ligação e layouts procure no Handmades.
[]'s
oooi, Cantão!
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1410
Localização : -

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Gomba em Sex Set 03, 2010 7:22 pm

^

Tu tem algum esquema pra fazer tipo o da les paul? 2v, 2t + chave? E, se não for pedir demais, cê faz ideia de como, num esquema desse 2v, 2t, colocar uma chave de série/paralelo?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 5947
Localização : Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Raul S. em Sab Set 04, 2010 12:12 am

nao tenho, Gomba, mas acho que com 2v 2t voce tem que colocar a chave seletora depois dos pots de tom, indo direto para o jack, isso porque os pots de tom são individuais.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1410
Localização : -

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Yherrobreno em Sab Set 04, 2010 1:58 am

Captadores: 2 Humbucker tipo Soap Bar com circuito ativo
Controles: Volume, balanço, grave e agudo

o esquema é esse parceiro !!
mas valeu a atenção ae galeraa...
Yherrobreno
Yherrobreno
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rondonópolis- MT

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Gomba em Sab Set 04, 2010 2:02 am

^ O pot de balanço ja tem a mesma função da chave. Qualquer coisa é só tirar ele e ligar a chave no lugar.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 5947
Localização : Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Yherrobreno em Sab Set 04, 2010 2:04 am

valeu Gomba brigadoo manoo.. mas eu queria saber se tem como colocar a chave com o uso do balanço sem tiralo
Yherrobreno
Yherrobreno
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rondonópolis- MT

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Thales_Sr em Sab Set 04, 2010 8:36 am

mas eu queria saber se tem como colocar a chave com o uso do balanço sem tiralo
Estou aqui pensando numa maneira de fazer isso, mas a princípio não dá...
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7375
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Yherrobreno em Sab Set 04, 2010 11:50 am

Pow Thales_Sr vlw msm irmaoo, mas tipo esse kara aqui tem o baixo igual o meu e colocou a chave soh que ai é que ta o dele é push/pull, ja aproveitando alguem me fale a diferença entre PUSH/PULL e chave seletora ??

brigadoo
Yherrobreno
Yherrobreno
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rondonópolis- MT

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Thales_Sr em Sab Set 04, 2010 12:02 pm

A diferença é que o push pull só tem duas posições, enquanto a chave seletora tem três.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7375
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Raul S. em Sab Set 04, 2010 12:53 pm

dêem uma olhada no site da seymour duncan, eles têm bastantes diagramas:
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/
uma dica: fica mais fácil ver achar soluções pelos diagramas de guitarra.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1410
Localização : -

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por patrickqueres em Sab Set 04, 2010 3:17 pm

No meu baixo, a chavinha controla o captador MM e funciona assim:
CIMA- Single (não sei qual...)
MEIO- Desliga o captador (???)
BAIXO- Hambucker, usa os 2 tones.

Será que tem jeito de deixar assim:
CIMA- Single lado da ponte
MEIO- Hambucker
Baixo- Single lado do JJ(braço)

Abraço
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1037
Localização : Itaperuna - RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=309675993161401560

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Yherrobreno em Sab Set 04, 2010 3:58 pm

vou dar uam olhada em algusn diagramas como o colega ae em cima falou e ver se acho o que eu quero... creio que vai ser dificil mais estamos aee
Yherrobreno
Yherrobreno
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rondonópolis- MT

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Gomba em Sab Set 04, 2010 4:40 pm

Era pra ser assim, patrick. O cara que montou que fez errado.

Não sei como é a chave que tem aí, mas se for aquela tipo de guitarra strato, o diagrama pode ser esse aqui:

esquema para chave seletora  Musicman_3way

Vou ver se acho um diagrama de dpdt
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 5947
Localização : Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Silouco em Sab Set 04, 2010 4:51 pm

^fiquei interessado nesse diagrama, me parece que colocar uma chave dessas será a próxima mudança do meu strinberg CLB-10
Silouco
Silouco
Membro

Mensagens : 444
Localização : Santa Maria DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Gomba em Sab Set 04, 2010 4:53 pm

^

Mas esse captador do strinberg deixa splitar?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 5947
Localização : Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Silouco em Sab Set 04, 2010 5:33 pm

não sei, mas o meu captador é malagoli, se eu mandar um e-mail perguntando eles me respondem, e eu acredito que seja pelo fato desse captador ser produzido pela mesma fabrica dos Duncan Designed
Silouco
Silouco
Membro

Mensagens : 444
Localização : Santa Maria DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Gomba em Sab Set 04, 2010 6:24 pm

Os Malagoli são splitaveis sim. Pode mandar ver.

Os originais strinberg eu acho que não são splitaveis.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 5947
Localização : Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Yherrobreno em Sab Set 04, 2010 6:35 pm

Pow galera foi mau eu postei com pressa ae em cima e nao coloquei o baixo que eu citei é esse aqui http://www.contrabaixobr.com/pickups-eletronica-f18/seymour-duncan-smb5asera-que-ficara-melhor-com-1-t9157.htm

tava arrumando uns negocio aqui pra minha mãe foi mau mesmo mais esta ae o baixo !!

e kara me explica ae o que é splintar ??
Yherrobreno
Yherrobreno
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rondonópolis- MT

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por patrickqueres em Dom Set 05, 2010 11:10 am

A chave é essa:

esquema para chave seletora  Dsc02807j

esquema para chave seletora  Dsc02808wc
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1037
Localização : Itaperuna - RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=309675993161401560

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por ct.colela em Dom Set 05, 2010 2:10 pm

Yherrobreno escreveu:valeu Gomba brigadoo manoo.. mas eu queria saber se tem como colocar a chave com o uso do balanço sem tiralo

Colocar a chave seletora mais um balanço tem como fazer sim
agora me fale uma coisa que tipó de chave seletora voce queria usar ?
tipo a que vem na gibson ou a que vem na tele caster ?
as duas da para usar com um balanço (ressalva que alguns modelos destas chaves nao deixam fazer esse tipo de ligaçao ....mas a maioria das chaves encontradas a venda no mercado permite sim fazer a ligaçao,,,,estou falando isso porque ja vi em alguns instrumentos chaves que nao deixam esse tipo de ligaçao )
passe mais informaçoes
quantos furos tem seu baixo (pots)
depois de passar essas informaçoes providencio um esquema de ligaçao para seu baixo
abraço
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3333
Localização : Orlândia

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Gomba em Dom Set 05, 2010 2:15 pm

patrickqueres escreveu:A chave é essa:

Vai ser brabo, ma vamos lá.

Tira uma foto onde deixa em evidência os cabos que tão vindo do cap.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 5947
Localização : Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Yherrobreno em Seg Set 06, 2010 2:55 am

ct.colela
Captadores: 2 Humbucker tipo Soap Bar com circuito ativo
Controles: Volume, balanço, grave e agudo

eu quero a chave para fazer esse esquema aqui (peguei o modelo no site da ibanez)
esquema para chave seletora  2

e mais um pergunta aeee galera porq no tem duas chaves no baixo que tem no link que postei mais acima "seria um para fazer escolha dos captadores e outro pra mudar de ativo para passivo ??
Yherrobreno
Yherrobreno
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rondonópolis- MT

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Raul S. em Seg Set 06, 2010 2:57 pm

de ativo para passivo nunca ouvi falar. os caps ativos são diferentes dos caps passivos, o número de voltas da bobina é bem menor.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1410
Localização : -

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Thales_Sr em Seg Set 06, 2010 3:02 pm

Raul S. escreveu:de ativo para passivo nunca ouvi falar. os caps ativos são diferentes dos caps passivos, o número de voltas da bobina é bem menor.
Quando falam em "ativo/passivo", é uma chave usada nos baixos com captação passiva e circuito ativo, para dar bypass no circuito.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7375
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Raul S. em Seg Set 06, 2010 3:52 pm

Thales_Sr escreveu:
Raul S. escreveu:de ativo para passivo nunca ouvi falar. os caps ativos são diferentes dos caps passivos, o número de voltas da bobina é bem menor.
Quando falam em "ativo/passivo", é uma chave usada nos baixos com captação passiva e circuito ativo, para dar bypass no circuito.
hmm. interessante. ja tinha ouvido falar de alguma coisa sobre isso, mas não sabia para que servia. vlw, thales.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1410
Localização : -

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Yherrobreno em Seg Set 06, 2010 4:03 pm

Então Thales_Sr se eu quiser fazer isso no meu baixo pode dar certoo ?? eu li em alguns lugares os kara falaram que nao é dificil e queria saber que ate agora nao responderam o que é Splintar ??
Yherrobreno
Yherrobreno
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rondonópolis- MT

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por malka_aff em Ter Set 07, 2010 11:15 pm

é separar
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Set 07, 2010 11:28 pm

Yherrobreno escreveu:entao galera to atraz de um esquema para colocar chave seletora pra escolher quando usar o captador da ponte ou o captador do braço ou os dois simultaniamente aoskaskaskaksoaksa.....

entao pesquisei mais nao achei nao achei topicos relacionados se puderem me ajudar... vlw msm ehheeh

http://www.stewmac.com/freeinfo/Electronics/Wiring_diagrams/i-1217.html
É o 1º esquema.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 13553
Localização : Niterói, RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Yherrobreno em Qui Set 09, 2010 2:17 pm

opa brigadao galera..
Yherrobreno
Yherrobreno
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rondonópolis- MT

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Renato em Qui Set 09, 2010 2:20 pm

Yherrobreno escreveu:... aoskaskaskaksoaksa.....
confused confused confused
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6064
Localização : Mogi Mirim SP (Made in Recife PE)

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Gomba em Qui Set 09, 2010 2:31 pm

^


Dizem que isso é uma risada...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 5947
Localização : Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Yherrobreno em Qui Set 09, 2010 5:37 pm

é mano é uma risada, o que tem haver com o assunto do topico ??
Yherrobreno
Yherrobreno
Membro

Mensagens : 14
Localização : Rondonópolis- MT

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Gomba em Qui Set 09, 2010 6:49 pm

^

Falando sério? Nada. Mas para o perfeito entendimento do nosso amigo Renato e de outros frequentadores, eu tive que explicar o que é uma sucessão de "aosk's"
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 5947
Localização : Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por patrickqueres em Qui Set 09, 2010 11:48 pm

Gomba escreveu:
patrickqueres escreveu:A chave é essa:

Vai ser brabo, ma vamos lá.

Tira uma foto onde deixa em evidência os cabos que tão vindo do cap.

Esqueci de você não cara! É que a correria está doida aqui, concurso, casamentos, cursos... enfim... assim que der eu abro o circuito e tiro mais fotos de dia. Vlw pela força
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1037
Localização : Itaperuna - RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=309675993161401560

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por KIQ em Sex Set 10, 2010 6:51 am

patrickqueres escreveu:

Será que tem jeito de deixar assim:
CIMA- Single lado da ponte
MEIO- Hambucker
Baixo- Single lado do JJ(braço)

Abraço

Cara, o Cort GB74 é assim ... da uma olhada no esquema deles!!!
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1075
Localização : Tremembé / SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Gomba em Sex Set 10, 2010 10:00 am

patrickqueres
OK!



KIQ
Mas o baixo dele já tem uma chave pra isso... só que, pelo relato dele, tem um fio soldado no lugar errado, aí tá jogando o esquema pro lixo. Tamo investigando pra ver o que pode estar errado.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 5947
Localização : Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por KIQ em Sex Set 10, 2010 10:28 am

Entendi ... mas se ele olhasse o esquema da Cort, será que não encontraria uma possivel solução???
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1075
Localização : Tremembé / SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Gomba em Sex Set 10, 2010 10:29 am

^ Provavelmente, porque a chave é a mesma...

Só que a Cort tirou esses esquemas do site dela...

EDIT: tá aqui http://www.cortguitars.com/downloads/pdfs/GB75.pdf

Eu só preciso de uma foto de outro ângulo da chave do patrick, porque eu acho que a cor da fiação é diferente. Mas, no fundo, dá tudo no mesmo.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 5947
Localização : Niterói-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Fabiano_Helenos em Ter Set 14, 2010 1:44 pm

eu queria um esquema pra acrescentar a chave de 3 posições pra troca dos caps, mas sem alterar mto o esquema do JB, como os caps que eu vou usar tem ganhos diferentes, era melhor que eu deixasse um volume pra cada.

queria um assim:
2 vol
1 tone
3 way

la em cima tinha um assim, mas parece que ta faltando um pedaço do esquema, pois onde tem os fios pretos, não da pra saber pra onde vão xD
e o q o bertola passou, é soh pra 1 volume, de forma que eu não sei adaptar aquele esquema pra 2 volumes lol!

então se álguem tiver o esquema bem explicadinho, acho que eu consigo fazer ^^


Tava vendo aqui, o esquema que eu preciso é exatamente o do Duff ou Special Jazz bass.
Fabiano_Helenos
Fabiano_Helenos
Membro

Mensagens : 434
Localização : Canela RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Fabiano_Helenos em Qua Set 15, 2010 3:31 am

problema resolvido!! ^^
segui a logica, e apenas interrompi o circuito de um lado, colocando os captadores entre a chave e os volumes.
e no centro da chave, liguei ao meio dos volumes (onde tem os "3 pinos),
funcionou como eu queria, com seletor pra cada cap, podendo usar ambos
ao mesmo tempo, ou volumes individuais, só não coloquei tone individual,
pq não tinha o potenciômetro, ai ficou o mesmo tone pros 2, mas ta bom!! ^^
Fabiano_Helenos
Fabiano_Helenos
Membro

Mensagens : 434
Localização : Canela RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Amagomes em Qua Set 15, 2010 5:01 pm

Gomba escreveu:Os Malagoli são splitaveis sim. Pode mandar ver.

Os originais strinberg eu acho que não são splitaveis.

Com certeza, quando o meu tinha o ckt Malagoli tinha uma chave dessas, mas na verdade não fazia muita diferença. Agora com o ckt Strinberg a chave é uma Single/Humbucker.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por GeTorres em Qui Fev 02, 2012 9:02 am

Aproveitando o gancho do tópico, estou procurando esquema de ligação 4 pots, similar ao que já foi citado acima.

A configuração que procuro é dois captadores, volume e tom individuais, sem usar chave 3P ou pull/push. Tentei abrir um esquema acima da Ibanez, mas não consigo abrir aqui em casa.

Se alguém souber ou tiver este esquema, agradeço
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

esquema para chave seletora  Empty Re: esquema para chave seletora

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum