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Dicas de Como Criar uma Harmonia

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Mensagem por Claudio Qua Dez 10, 2008 11:20 am

Os acordes maiores são: Jonio (I grau), Lídio (IV grau) e Mixolidio (V grau).

Os acordes menores são: Dórico (II grau), Frigio (III grau), Eólio (VI grau) e Locrio (VII grau).

São maiores ou menores em função da sua terça.

Bom, agora vamos nos lembrar do seguinte:

-Vamos analisar os modos sob o prisma dos acordes:

Bom, para facilitar, vamos comparar os maiores com o JONIO e os menores com o EOLIO , por serem as escalas naturais MAIOR e MENOR.

JONIO: Possui Tônica , terça maior, quarta justa, quinta justa, sexta maior e sétima maior.

EOLIO: Possui Tônica , terça menor , quarta justa , quinta justa , sexta menor e sétima menor

Agora vamos comparar com o resto dos modos:

DORICO: Possui Terça menor, e sexta maior (se compararmos com a escala natural menor ->eolio)

FRIGIO: Possui a terça menor, e segunda bemol (se compararmos com a escala natural menor ->eolio)

LIDIO: Possui a terça maior, a quarta aumentada e a quinta justa (se compararmos com a escala natural menor ->eolio)

MIXOLIDIO: Possui a terça maior e a sétima menor(se compararmos com a escala natural maior -> jonio

LOCRIO: Possui a terça menor , a segunda bemol , a quarta justa e a quinta bemol (se compararmos com a escala natural menor ->eolio)

Já dá para distinguir quais são os maiores e os menores e suas respectivas sétimas.

Porque sétimas?

É importante distinguir as sétimas, pois são os acordes mais utilizados. Não que não existam acordes com sexta e afins, mas os mais comuns e os mais usados são acordes com sétima.

Vamos botar a mão na massa!

Se você quiser criar uma base (ou também chamada , progressão de acordes) onde a tonalidade é Jônio, você ira começar pelo primeiro grau.

Exemplo: Dó Jônio: Analise a escala e retire dela quaisquer notas SEM SER A DO TOM LOGICAMENTE - que servirão para você fazer a base. Vamos utilizar o Mí , o Fá e o Sol, como exemplo.

Bom, já sabemos o quê? Que os modos MAIORES são: I (Jonio) IV (Lidio) e V (Mixolidio)
e os MENORES são: II (dórico), III (frigio), VI (eolio) e VII (Lócrio).

O Dó é o primeiro grau (I) da escala (por ser o tom), e, por ser o primeiro grau , usaremos o Jônio propriamente dito!

O Jônio possui a terça maior e a sétima maior.

C7M -> Dó maior com sétima maior

Dó, Ré, Mí. O Mí é o terceiro grau da escala, hmmm terceiro grau é qual? Muito bem! É o Frígio! O Frígio possui a terça menor e a sétima menor certo? Então vamos começar nossa progressão de acordes: Em7

Ué, e porquê não tem um "m" depois do 7? O Sétimo grau do frigio não é menor?

Resposta: Sim! Mas no caso das sétimas é um pouco diferente. Quando está apenas um "7" significa que essa sétima é MENOR. Se tiver somente o acorde, sem nada(exemplo: "G", "A"...) significa que tal acorde é MAIOR. Se tiver um "m" depois do acorde(exemplo: " Gm", "Am"...) significa que tais acordes são MENORES. No caso da sétima é ao contrário. Se o "7" estiver sozinho, quer dizer que a sétima é MENOR. Se o "7" tiver acompanhado de um "M" ("7M") significa que tal sétima é MAIOR.

Em -> mí menor

No caso do sétimo grau (VII) tal regra é diferente. Se o 7 esta sozinho, significa que ele é menor; se o 7 estiver acompanhado de um "M" significa que a sétima é maior ->7M

Em7->Mí menor com sétima menor.

Vamos prosseguir:
Dó, Ré, Mí, Fá! O Fá é o quarto grau certo? Então , concluímos que se trata do Lídio.
O Lídio possui a terça maior e a sétima maior.
E7M ->lembram do dito acima? Apenas "E" significa que o acorde é maior. Neste caso, temos um "M" acompanhando o 7. Então , de acordo com o aprendido, tal sétima é maior.

F7M->Fá maior com sétima maior.

Dando continuidade:
Dó , Ré , Mí , Fá , Sol! O Sol é o quinto grau certo? Então, pelo fato do tom de nossa futura base ser JONIO , o SOL é o quinto grau, ou seja, o MIXOLIDIO. Tal modo possui a terça maior e a sétima menor.

G7->Sol MAIOR com sétima menor

Pois existe apenas o "G" não acompanhando "m" que significaria que o sol seria menor e somente o "7" que significa que tal sétima é menor, pois a sétima tem uma regra diferente lembra?

PRONTO!
Nossa base ficou assim:

| C7m Em7 | F7M G7 | => TOM: Jônio

Acordes dessa progressão:

Dó Maior com sétima maior
Mí menor com sétima menor
Fá maior com sétima maior
Sol maior com sétima menor (CURIOSIDADE: Este acorde é muito usado no BLUES)

Se não quiserem usar a sétima não usem. É interessante deixar explícito a sétima.

Podem fazer somente bordões, acordes completos com tônica, terça, quinta, e sétima (TETRADES); acordes com tônica e terça somente; com tônica e sétima; com tônica, terça e quinta (analisar quais graus possuem quinta justa e quais possuem quinta bemol e etc)

Concluindo:

Viram porque é besteira aplicar a escala correspondente ao acorde? No final das contas as notas são iguais. Aplique a ESCALA DO TOM que é Dó Jônio.

Outro exemplo:

Ré Lídio: Quais são as notas do dó lidio? D, E, F#, G#, A, B, C#

Agora vamos escolher algumas notas para serem os acordes da nossa base:

Logicamente que a primeira nota do nosso acorde vai ser o D, pelo nosso tom ser Lídio.

Vamos escolher o F#, o E, e o G#.

Vamos começar!

Muito cuidado. No exemplo do Dó, nos usamos o tom de jonio, ou seja, o PRIMEIRO grau. Neste caso usaremos o tom LIDIO, ou seja, o QUARTO grau; então, começaremos a contar do IV (quarto)

Pelo fato do tom ser LIDIO , o Ré tem a terça MAIOR e sétima MAIOR
D7M -> Ré maior com sétima maior

Ré, Mí, Fá sustenido! Quarto(IV), Quinto(V) Sexto(VI) o Fá sustenido é o sexto grau do Campo Harmônico de Ré Lídio, ou seja, o Eolio! Pois bem, o eolio possui a terça e sétima menores certo? Correto! Então ficará assim: F#m7 -> Fá sustenido menor com sétima menor.

Ré, Mí! Quarto(IV), Quinto(V)! O Mí é o quinto grau, ou seja, o mixolidio! Bom, o mixolidio possui a terça maior e a sétima menor. Então ficará assim: E7-> Mí menor com sétima menor

Ré, Mí, Fá sustenido, sol sustenido! Quarto(IV) , Quinto(V), Sexto(VI), Sétimo(VII) Ou seja, o LOCRIO! Que possui a quinta BEMOL!!! (Muitas Tablaturas ou partituras a sinalizam como uma BOLINHA CORTADA NO MEIO ,NA HORIZONTAL, bem pequena. (ao lado do acorde em questão)

Teoricamente chamamos esse acorde (o acorde referente ao grau LOCRIO) , como ACORDE MEIO DIMINUTO Ficará assim: G#m7 5b-> sol sustenido menor com sétima menor E QUINTA BEMOL

Dificil? Que nada! É só decorar que os acordes LOCRIOS (Sétimo grau) São chamados de meios diminutos, e é por isso que devemos explicitar que a quinta dele é BEMOL.

Pronto! Nossa progressão ficou assim:

|D7M(IV) F#m7(VI) | E7(V) G#m7 5b(VI) |

Para melhor visualização, coloquei os graus respectivos aos acordes entre parênteses. O Tom dessa nossa progressao é Ré Lidio pois começa pela quarto grau!

Importantíssimo: Lembre-se; se você escolher uma tonalidade sem ser a JONIO, para fazer suas progressões, dependendo do grau, você deve começar contando por ele. EX: Dó Mixolidio. Você, deve lembrar que a TONICA do mixolidio é o V (quinto grau).

Em virtude disso, como foi o caso do LIDIO que acabamos de fazer, o primeiro acorde NECESSARIAMENTE terá de ser o Mixolidio, neste caso, o Dó. Se o segundo acorde de sua progressão for o Ré, este será respectivo ao Eolio, por ser o VI grau... e por aí vai...

Ilustração do dito acima=> C7[V] Cm7[VI]... TOM: Dó Mixolidio

Coloquei o grau correspondente entre colchetes para melhor visualização

Agora já sabemos fazer progressões!

Agora você já sabe que não é uma boa idéia você aplicar a escala referente ao acorde, na hora de solar. Pois TUDO o que foi feito, foi a partir de UMA ESCALA; que é a do TOM. Então, deve-se solar em cima da escala do TOM.

IMPORTANTE: VALE LEMBRAR QUE NÃO MUDAMOS DE TOM EM NENHUMA HIPÓTESE. TODAS AS PROGRESSÕES FORAM ORIUNDAS DO TOM ESCOLHIDO.

MAS QUE MODO ESCOLHER PARA O TOM DA PROGRESSÃO?

Leve em consideração o dito acima; sobre a sonoridade dos modos. Se você quer uma musica com a sonoridade do mixolídio, escolha notas, para seu acorde, que dizem respeito à peculiaridade do MIXOLIDIO; que é a SETIMA Menor. É o que o diferencia da sua escala-mãe, o Jônio! Ambos são modos MAIORES (e consequentemente, serão acordes maiores) porem, só o fato do mixolidio possuir a sétima menor, a sonoridade diferencia muito da do Jônio! Então, de ênfase (ou na hora do SOLO ou na própria BASE) a essa SÉTIMA MENOR, que é a peculiaridade do MIXOLIDIO; assim, seu solo, sua base, soara como MIXOLIDIO!!

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Mensagem por Mr_Arthur Sáb maio 23, 2009 10:23 am

Claudio, muito bom mesmo...
Agora sim eu consegui entender algo sobre os modos gregos.
Vou começar a estudar logo pra me acostumar com os diferentes graus.

Valeu.
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Mensagem por Mr_Arthur Sáb maio 23, 2009 8:16 pm

Que pré-requisitos são necessários pra começar a estudar harmonia?
Eu não sei escalas decoradas... Eu sei procurar escalas maiores e menores do baixo e só depois saber quais notas contém naquela escala.
Entendi sobre formação de tríades maiores, menores, aumentados e diminutos. Mas funciona da mesma forma que eu sei sobre escalas.
Eu tenho que procurar o III e o V grau da escala da tônica para contar quantos tons e semitons tem no intervalo entre esses graus pra identificar que tipo de tríade é aquela.
O que eu devo fazer? Familiarizar-me totalmente com todas as escalas e seus respectivos graus (assim eu já identificaria o acorde), ou eu devo apenas saber mesmo como procurar que com o tempo eu vou decorando...
Tem algum outro conteúdo que eu tenha que saber antes de começar a estudar harmonia?

Valeu.
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Mensagem por LuCaSbass Sáb maio 23, 2009 11:53 pm

Mr_Arthur escreveu:
Tem algum outro conteúdo que eu tenha que saber antes de começar a estudar harmonia?
Estudar intervalos e formação de acordes é essencial.

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Mensagem por Fá Mendonça Dom maio 24, 2009 12:42 am

Grande Cláudio!

Excelente!!! cheers

Só um errinho de digitação: |D7M(IV) F#m7(VI) | E7(V) G#m7 5b(VI) |
Aqui o G#m7(b5) é o grau VII! Very Happy

Um bom livro para quem está começando a estudar harmonia é o do Ian Guest "Harmonia Método Prático" Vols. I e II. Também tem os do Almir Chediak, são excelentes, mas com uma linguagem mais complicada de entender.

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Mensagem por Mr_Arthur Dom maio 24, 2009 10:42 am


Estudar intervalos e formação de acordes é essencial.

Intervalos eu já conheço e sei classificar um intervalo, mais eu tenho que contar quantos tons e semitons tem entre as notas.
Os acordes como eu já disse, eu também tenho que procurar as notas e depois classificar.

O estudo que você quer dizer é que todos os intervalos tem que estar na ponta da lingua tipo que nem aquelas provas orais de matematica que se faz na escola? 7x8=56, intervalo E-B=Quinta Justa (UEHAIEA, eu tive que contar).
Tenho que saber intervalo de todas as notas?
Formação de acorde de todas também na ponta da lingua?

Valeeeu.
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Mensagem por Fá Mendonça Dom maio 24, 2009 12:27 pm

É muito bom você saber sim os intervalos, mas mais importante é você conseguir identficá-los, é o desenvolvimento do ouvido relativo.

É legal você saber os intervalos, os graus das escalas, para que se você precisar fazer a transposição de uma harmonia por exemplo, esse processo não seja tão pesaroso.

Ex.:
Imagine a seguinte progressão harmônica na tonalidade de dó maior:

|| C7M | Am7 | Dm7 | G7 | C7M ||

Sabendo os graus você transpõe com maior facilidade.

Vamos analisar essa progressão:

Como a tonalidade é dó maior temos:

C7M - I (Primeiro grau da escala)
Am7 - VI (Sexto grau da escala)
Dm7 - II (Segundo grau da escala)
G7 - V (Quinto grau da escala)
C7M - I (Primeiro grau da escala)

Então é mais fácil pensar nessa progressão como I - VI - II - V - I

Vamos transpor para Eb maior.
Primeiramente vejamos a escala maior de Eb: Eb - F - G - Ab - Bb - C - D - Eb

Transpondo a progressão I - VI - II - V - I

|| Eb7M - Cm7 - Fm7 - Bb7 - Eb7M ||

Eu gosto de estudar da seguinte forma:

Estudo a harmonia da música em todos os tons de Quarta Justa em Quarta Justa:

C - F - Bb(A#) - Eb(D#) - Ab(G#) - Db(C#) - Gb(F#) - B - E - A - D - G

No começo você fica perdidinho mesmo, mas com o tempo vai desenvolvendo essa habilidade de transpor as harmonias "em tempo real".

É bem divertido!

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Mensagem por Mr_Arthur Dom maio 24, 2009 1:08 pm

Pô, bem legal mesmo Fá Mendonça.
Tava olhando em outros tópicos a importancia que você estava falando do ouvido. Eu já sabia que era bastante importante e vinha treinando... Mais ainda tenho muita dificuldade. Dei uma olhada nos sites que você passou para o treinamento de ouvido e achei superinteressante. O negócio é que eu até consigo achar o intervalo, mais não é importante também saber qual nota está sendo tocada? Eu ainda não consigo fazer isso, por isso venho treinando cantar junto com o baixo pois acho que se eu souber cantar a nota eu devo saber escutar também.
Tá difícil pegar ouvido, tá bem difícil... espero que um dia eu me acostume.
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Mensagem por Claudio Dom maio 24, 2009 1:33 pm

Arthur... pra aplicar o conceito que o Fá te passou, utilize essa letra abaixo, cifrada em graus, da música "Imagine". Comece em Dó maior, e vá variando os tons, identifique os graus da escala e substitua na cifra. Insista até conseguir tocar memorizando a relação nota/grau, nem pra isso tenha que tocar 200 vezes a mesma música:

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Mensagem por Mr_Arthur Dom maio 24, 2009 2:46 pm

Fá Mendonça, fiz mais uma transcrição aí da sua progressão harmonica para ver se realmente eu peguei o espirito da coisa. O negócio é aquele, as vezes eu pego um grau, daí tenho que escrever a escala maior todinha para comparar com o acorde que está sendo passado e comparar seu III e VII grau para descobrir o tipo do acorde.

Transacrevi para G.
Espero que esteja certinho.

G - A - B - C - D - E - F# - G

I - VI - II - V - I

G7M - G.B.D.F#
Em7 - E.G.B.D
Am7 - A.C.E.G
D7 - D.F#.A.C
G7M - G.B.D.F#


nem pra isso tenha que tocar 200 vezes a mesma música

É isso aí Claudio, valeu mesmo pela força... Vou começar a praticar isso aqui em casa e quando eu tiver tudo na cabeça dou um toque aqui.
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Mensagem por Fá Mendonça Dom maio 24, 2009 3:40 pm

Isso mesmo Arthur! Very Happy

Agora vai tentando fazer isso executando a linha de baixo e mudando a tonalidade toda vez que terminar, é um ótimo exercício também para se conhecer o braço do instrumento. Se você toca violão ou outro instrumento de harmonia, tente fazer isso também para aprender a sonoridade dos acordes.

Você entendeu o espírito da coisa, agora faça isso na música que o cláudio passou e bons estudos.

Você vai ver que as coisas vão clariando pra você e quando você for "tirar" uma música de ouvido vai ser bem mais fácil! Very Happy

É isso aí!

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Mensagem por Mr_Arthur Dom maio 24, 2009 4:28 pm

A linha do baixo é executada com as notas do acorde?
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Mensagem por Claudio Dom maio 24, 2009 7:34 pm

Não sei se entendi bem o que você perguntou, mas, na progressão I - VI - II - V - I, você pode executar todas as notas do acorde dentro de cada compasso. Por exemplo: ao executar o grau I, ao invés de tocar apenas o "G", você pode tocar G-B-D-F#, com cada nota soando em um beat dentro do mesmo compasso. Ao executar o grau VI, toque E-G-B-D. E assim por diante, pra cada grau você vai tocar 4 notas. Faça esse exercício utilizando um metrônomo que tenha o primeiro beat do compasso mais forte.

Não sei se é isso que você perguntou, mas espero que ajude!

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Mensagem por Mr_Arthur Dom maio 24, 2009 7:53 pm

Claudio era exatamente essa minha pergunta, valeuzão.
Dei uma estudada na imagine com o violão, muito bom mesmo, entendi por que os acordes são usados naquelas formas.
Só hoje com esse conteúdo deu uma iluminada muito grande, agora vou treinar treinar pra conhecer mais o braço do baixão tocando em cada tom diferente.

Gostei muito dessa forma de notação da música por graus.
Será que tem mais aê?

Valeeu!
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Mensagem por Claudio Dom maio 24, 2009 8:02 pm

Tenho sim Arthur, devo ter mais umas 50 cifras escritas em graus, o problema é que estão todas impressas, teria que passa-las no scanner primeiro... vou fazendo isso aos poucos e quando estiver pronto eu coloco o pacote completo num mecanismo desses pra download!

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Mensagem por Mr_Arthur Dom maio 24, 2009 8:16 pm

Beleza, não precisa ter pressa não já que uma música já dá pra treinar coisa pra caramba: transcrever e tocar em outro tom. Vai ser bem legal tentar tocar a imagine com outros acordes.

Valeuzão aí galera, essa ajuda de vocês está sendo essencial.
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Mensagem por Claudio Dom maio 24, 2009 9:53 pm

Você também pode fazer isso de outra maneira... Pegue uma cifra comum, identifique o tom da música e traduza a cifra para graus. Faça isso com músicas que você já toca ou gostaria de tocar... dessa forma você vai montando seu banco de cifras escritas em graus!

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Mensagem por Mr_Arthur Dom maio 24, 2009 11:04 pm

Essa idéia é até melhor que a de você me passar cifras prontas, treina mais ainda... vou fazer isso sim.

Obrigado pela dica..
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom maio 24, 2009 11:26 pm

Legal Claudio, muito útil. Obrigado! cheers
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Mensagem por DenisLM Seg maio 25, 2009 8:26 am

meldeos!
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eu não entendo absolutamente nada disso!

me viro bem com intervalos, graus, escalas maiores e menores... mais que isso minha cabeça da nó! Mad

agora a transposição de tons em músicas eu faço de forma "mecânica", como se tivesse mudado a afinação do instrumento, nesse aspecto eu tenho facilidade de identificar os intervalos pelo movimento das mãos e facilmente tocar em outro tom...
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Mensagem por Rena Cáceres Seg maio 25, 2009 1:53 pm

po legal isso!
eu nunca tinha pensando dessa forma.....

sei de graus, de cifras, de transposição, mas nunca havia pensado numa música inteira por graus, e muito menos em tocar essa mesma progressão em outros tons haahhaa

ótema idéia! study
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Mensagem por dibass Seg maio 25, 2009 7:57 pm

esse sistema surgiu c a musica erudita c os tratados de harmonia tradicional,

ex I6 V6/4 assim

na musica popular pensar assim ajuda muito p transpor e improvisar
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Mensagem por Rena Cáceres Seg maio 25, 2009 8:48 pm

dibass escreveu:esse sistema surgiu c a musica erudita c os tratados de harmonia tradicional,

ex I6 V6/4 assim

na harmonia tradicional isso é símbolo de inversão de acorde, não se transposição
é isso que vc quiser dizer???
ou eu não entendi

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Mensagem por dibass Seg maio 25, 2009 9:01 pm

Rena Cáceres escreveu:
dibass escreveu:esse sistema surgiu c a musica erudita c os tratados de harmonia tradicional,

ex I6 V6/4 assim

na harmonia tradicional isso é símbolo de inversão de acorde, não se transposição
é isso que vc quiser dizer???
ou eu não entendi


entendeu sim, quiz usar o exemplo da musica erudita so por conta dos graus escritos em romanos I II IV etc

e o que eu tentei dizer e que usando esse sistema de pensamento por graus é muito mais facil de transpor e de improvisar pois assim nao ficamos presos a digitacoes do braco instrumento por isso e bem mais rapido de pensar

agora consegui ser mais claro?
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Dicas de Como Criar uma Harmonia Empty Re: Dicas de Como Criar uma Harmonia

Mensagem por Rena Cáceres Seg maio 25, 2009 9:16 pm

hahahaha entendi! foi mal!

agora eu entendi que vc tava falando sobre o tipo de análise por graus da harmonia tradicional... achei que vc estivesse falando de transposição.

erro meu! scratch

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Mensagem por Mr_Arthur Seg maio 25, 2009 11:26 pm

dibass escreveu:
ex I6 V6/4 assim

O que seria os números?
Algo do tipo, I grau com usando o seu 6º intervalo?

Valeu.
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Mensagem por Rena Cáceres Ter maio 26, 2009 8:32 pm

Mr_Arthur escreveu:
dibass escreveu:
ex I6 V6/4 assim

O que seria os números?
Algo do tipo, I grau com usando o seu 6º intervalo?

Valeu.

não! na harmonia tradicional esses números indicam a inversão do acorde

no caso I6 (o 6 era pra ser pequenininho embaixo do grau) significa o primeiro grau na sua primeira inversão, ou seja, com a terça no baixo

Ex.: em Dó maior
seria C/E ---> acorde de Dó maior com a nota Mi no baixo

o 6 representa também o intervalo de sexta que existe entre o Mi e o Dó ......... (e de onde surgiu mesmo acho que não sou a melhor pessoa pra explicar)

Já o V6/4 (o 6/4 era pra ser dois número pequenos, um em cima, outro embaixo, sem o travessão entre eles... mas aqui é difícil de mostrar como) significa a segunda inversão do acorde, ou seja, com a quinta no baixo.

Ex.: em Dó maior o V6/4:
seria o G/D ---> acorde de Sol maior (V grau de Dó) com o Ré no baixo

ajudei?? What a Face


Última edição por Rena Cáceres em Ter maio 26, 2009 8:38 pm, editado 2 vez(es)

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Mensagem por Rena Cáceres Ter maio 26, 2009 8:36 pm

existem outros números tbm que entram na história quando se fala sobre outras inversões e tétrades (acordes com sétimas), mas aí eu preciso ir atrás dos meus cadernos de harmonia....

agora não vai dar, mas se quiser posso ver pra vc amanhã, ou se alguém souber de cabeça todas as inversões aí e se habilitar Wink

os números sempre tem a ver com a relação intervalar que surge no acorde invertido

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Mensagem por Mr_Arthur Qua maio 27, 2009 12:21 am

Complicado :/~
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Mensagem por Rena Cáceres Qua maio 27, 2009 11:46 am

classificar acordes por graus é diferente de os classsificarmos por cifras...

na cifra, os números indicam as notas 'adicionadas' ao acorde...
por exemplo: acordes com 7, 6, 9 b9, #11, 13, etc.

nos graus, os números indicam a inversão do acorde
ou seja, acordes em que a fundamental do acorde não se encontra no baixo, e sim outra nota, como a terça, a quinta, sétima...

Inversões e variações de harmonia é um assunto que eu to vendo muito ultimamente, pois estou estudando chorinho e isso acontece a cada compasso... então eu me proponho a bolar um material sobre isso e em breve postar um tópico aqui na área didática

não é um assunto que eu já manje 100%, na ponta da lingua, mas estou estudando e vai ser bom pra mim tbm fazer isso... ajudo quem não sabe, e quem já sabe do assunto de olhos fechados tbm pode me dizer se estou no caminho certo

study

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Mensagem por Mr_Arthur Qua maio 27, 2009 12:31 pm

Rena Cáceres escreveu:
ou seja, acordes em que a fundamental do acorde não se encontra no baixo, e sim outra nota, como a terça, a quinta, sétima...

Agora eu entendi.
Sei das notas que formam um acorde, mas não entendo dessa parte de quem vai ser mais grave, quem vai ser mais agudo... Existe algum padrão?
Normalmente a tônica é a mais grave?

Valeu.
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Mensagem por allexcosta Qua maio 27, 2009 12:41 pm

Mr_Arthur escreveu:Normalmente a tônica é a mais grave?

Sim, quando isso nao acontece temos os acordes invertidos.

Ex: C = Do Mi Sol

Primeira inversao de C = Mi Sol Do

Segunda inversao de C = Sol Do Mi

Todos os acordes acima sao Do Maior, mas as notas estao em sequencias ou inversoes diferentes, chamado em musica popular de terca ou quinta no baixo.
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Mensagem por Mr_Arthur Qua maio 27, 2009 12:45 pm

allexcosta escreveu:
Ex: C = Do Mi Sol

Primeira inversao de C = Mi Sol Do

Segunda inversao de C = Sol Do Mi

E qual a notação na cifra escrita em graus para cada uma dessas?
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Mensagem por Rena Cáceres Qua maio 27, 2009 4:57 pm

Mr_Arthur escreveu:
allexcosta escreveu:
Ex: C = Do Mi Sol

Primeira inversao de C = Mi Sol Do

Segunda inversao de C = Sol Do Mi

E qual a notação na cifra escrita em graus para cada uma dessas?


Primeira inversao de C = Mi Sol Do
CIFRA: C/E
GRAU (sendo Dó o primeiro grau): I6

Segunda inversao de C = Sol Do Mi
CIFRA: C/G
GRAU (sendo Dó o primeiro grau): I6/4

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Mensagem por Rena Cáceres Qua maio 27, 2009 4:59 pm

'cifra escrita em graus' não dá

é um ou outro... cifras e graus são diferentes formas de notação musical

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Mensagem por Mr_Arthur Qua maio 27, 2009 8:21 pm

Rena Cáceres escreveu:
'cifra escrita em graus' não dá

é um ou outro... cifras e graus são diferentes formas de notação musical

Podis crer

Rena Cáceres escreveu:
Primeira inversao de C = Mi Sol Do
CIFRA: C/E
GRAU (sendo Dó o primeiro grau): I6

Segunda inversao de C = Sol Do Mi
CIFRA: C/G
GRAU (sendo Dó o primeiro grau): I6/4

Qual o sentido lógico desse '6'? Não entendi mesmo.
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Mensagem por Rena Cáceres Qui maio 28, 2009 12:15 am

o que eu sei é que o 6 representa o intervalo que surge entre o novo baixo (no caso a terça do acorde) e a fundamental do acorde..

na harmonia tradicional quando vc coloca isso na pauta, em Dó surge um intervalo de sexta entre a nota Mi que ta no baixo, e o Dó que é a fundamental

vc sabe os intervalos da escala maior?
uma terça é o mesmo que uma sexta invertida......

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Mensagem por Mr_Arthur Qui maio 28, 2009 12:48 am

Ahhh pode crer.
Saquei veih...
Ainda vou pegar mais a fundo a inversão de intervalos. Mas um pouco mais pra frente.

Valeu Rena, entendi aí o que você quis dizer agora.
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Mensagem por Rena Cáceres Qui maio 28, 2009 12:30 pm

aaaee! que bom! qualquer dúvida, estamos aí Wink

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Mensagem por Mr_Arthur Qui maio 28, 2009 12:43 pm

A idéia que você deu de fazer artigos pra postar aqui é ótima.
Eu também acho que vou passar a fazer isso também nem que seja as coisas basiconas que eu sei, além de passar pra galera você fixa mais na cabeça.
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Mensagem por Gabriel Oliveira Qui maio 28, 2009 4:37 pm

Sinceramente... não gostei desse método de demonstrar as inversões.

Prefiro I/III, I/V, I/VII

Essa ruma de número acaba é confundindo. Wink
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Mensagem por LuCaSbass Qui maio 28, 2009 4:46 pm

Gabriel Oliveira escreveu:Sinceramente... não gostei desse método de demonstrar as inversões.

Prefiro I/III, I/V, I/VII

Essa ruma de número acaba é confundindo. Wink
(2)

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Mensagem por Mr_Arthur Qui maio 28, 2009 4:55 pm

Gabriel Oliveira escreveu:
Sinceramente... não gostei desse método de demonstrar as inversões.

Prefiro I/III, I/V, I/VII

Essa ruma de número acaba é confundindo. Wink

(3) Muito melhor.
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Mensagem por Rena Cáceres Qui maio 28, 2009 5:33 pm

sim, claro.

mas quando se fala de harmonia tradicional é desse jeito que se analisa..... O dibass tocou nesse assunto, quando se falava sobre pensar uma música em graus e transpo-la

não que não se analise com cifras, mas se faz ou com cifras ou com graus, como falei ali em cima, são diferentes formas de análise e notação

assim vc tá misturando os dois, claro que funciona, só não é a forma mais certa

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Mensagem por Mr_Arthur Qui maio 28, 2009 8:01 pm

Se for analizar por passar realmente a notação em inversão é verdade, não tinha parado pra pensar nisso, treina ainda mais também que você vai estar lidando com o numero de graus da inversão... uma coisa a mais pra estar na cabeça.
Mais que é muito mais claro a notação passando qual é a nota da inversão é uma verdade.
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Mensagem por Rena Cáceres Sex maio 29, 2009 3:19 pm

Mr_Arthur escreveu:Mais que é muito mais claro a notação passando qual é a nota da inversão é uma verdade.

não é tão difícil assim...

um acorde pode ter 3 inversões:

1º inversão: a terça no baixo

2º inversão: a quinta no baixo

3º inversão: a sétima no baixo


mais do que isso já é outra história, basicamente é só isso
e aquele número só te diz qual é a inversão

cheers

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Mensagem por Mr_Arthur Sex maio 29, 2009 4:06 pm

Mas não deixa de ser mais facil ele te passar o grau direto do que te passar a inversão pra achar o grau.
Por isso que eu falei que da sua forma, o treino é maior pois você vai ser acostumar com as inversões, porém é mais complicado.
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Mensagem por Mr_Arthur Dom maio 31, 2009 1:18 pm

Rena Cáceres agora é a foto do forum ó.
ehaoiuaeoiea legal.
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Mensagem por Rena Cáceres Dom maio 31, 2009 8:25 pm

Mr_Arthur escreveu:Rena Cáceres agora é a foto do forum ó.
ehaoiuaeoiea legal.

ahhhahahahaha oooooo locooo!! que é isso!
affraid affraid affraid

rola um rodízio e dessa vez eu fui a escolhida? hahaha
mas que honra

lol!

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Mensagem por LuCaSbass Dom maio 31, 2009 8:48 pm

Rena Cáceres escreveu:
ahhhahahahaha oooooo locooo!! que é isso!
affraid affraid affraid

rola um rodízio e dessa vez eu fui a escolhida? hahaha
mas que honra

lol!
Foi uma escolha de nós administradores para dar uma embelezada no fórum Wink

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