Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre grip (empunhadura) de arco alemão!

Ir em baixo

Dúvida sobre grip (empunhadura) de arco alemão! Empty Dúvida sobre grip (empunhadura) de arco alemão!

Mensagem por LucasJazz em Dom Set 26, 2010 11:23 am

Pessoal, tenho estudado com arco alemão e estou com uma dúvida quanto ao grip (empunhadura) do arco. Vi na net fotos de baixistas de grandes orquestras segurarem o arco alemão de formas diferentes. Tentei de 2 jeitos diferentes.
1 - Um apoiando a "vareta"(não sei o nome dessa parte - aquela que gira pra apertar a crina) na parte mais mole da mão, entre o osso do dedo polegar e do indicador.
2 - Tentei também apoiar essa "vareta" sobre o osso do dedo indicador.
A primeira forma confere mais pressão do arco sobre as cordas, especialmente quando tocando com a parte posterior do arco (V). A desvantagem que percebi foi que o arco tende a ricochetear mais sobre as cordas (bounce), dificultando tocar um som mais uniforme.
A segunda forma torna o arco mais estável, sem pular tanto sobre as cordas, mas tenho que fazer mais força pra pressionar o arco contra as cordas. Depois de tocar por algum tempo a "vareta" tende a escapar da posição sobre o osso e escorregar para a parte mais mole (entre o polegar e o indicador.
Alguém tem um diagrama com os nomes das partes do arco????
Gostaria de saber que tipo de empunhadura vocês usam, se usam alguma dessas que descrevi e qual preferem.
Estou postando algumas fotos para elucidar minha explicação.
Abraços
Técnica 2
Dúvida sobre grip (empunhadura) de arco alemão! Dsc00094xv.th

Uploaded with ImageShack.us

Dúvida sobre grip (empunhadura) de arco alemão! Dsc00095hk.th

Técnica 1

Dúvida sobre grip (empunhadura) de arco alemão! Dsc00096re.th

Dúvida sobre grip (empunhadura) de arco alemão! Dsc00097kn.th

LucasJazz
LucasJazz
Membro

Dúvida sobre grip (empunhadura) de arco alemão! Empty Re: Dúvida sobre grip (empunhadura) de arco alemão!

Mensagem por luizribeiro em Dom Set 26, 2010 12:13 pm

Bom existem mil jeitos de segurar o arco alemão.
a Ana Valéria Poles segura igual a foto 1, e o Sérgio de Oliveira igual a foto 2. Já o Pedro Gadelha segura com os dedos mais flexionados, e as pontas dos dedos é quem ficam em contato com o arco! Esse é o jeito que eu seguro.
Deixe eu te perguntar, você tem professor? Se não vale a pena pegar umas aulas para aprender a segurar o arco. Eu aprendi sozinho e até hoje meu maior problema é arco.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Dúvida sobre grip (empunhadura) de arco alemão! Empty Re: Dúvida sobre grip (empunhadura) de arco alemão!

Mensagem por LucasJazz em Dom Set 26, 2010 7:42 pm

luizribeiro, fiz algumas aulas com o Marcio, primeiro baixista da orquestra de Ribeirão Preto. Ele estudou na Alemanha, e acho que com a Valéria também. Ele segura com a técnica 2 que postei. Mas ele me disse pra ficar a vontade e descobrir a forma que melhor me adapto. Atualmente estou estudando com o Itamar Collaço, com quem faço aulas de elétrico e fiz uma aula de acústico.
O baixo acústico realmente é um instrumento totalmente diferente do elétrico, exceto pela afinação das cordas soltas. Tenho estudado muito escalas, e também tenho estudado sozinho o Simandl.
abraço
LucasJazz
LucasJazz
Membro

Mensagem por luizribeiro em Dom Set 26, 2010 9:57 pm

está no caminha certo, procure por um livro chamado a new approach for bowing do zimmerman
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por LucasJazz em Dom Set 26, 2010 10:02 pm

Tenho um do Zimmermann chamado "A contemporary concept of bowing technique for the double bass" você conhece?
LucasJazz
LucasJazz
Membro

Mensagem por luizribeiro em Dom Set 26, 2010 10:26 pm

esse mesmo! nunca lembro o nome desse livro!
Eu faço ele todos os dias por 20 minutos! Ajuda muito. Percebi que o maior problema do contrabaixo é o arco!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: