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INPUT ATIVO E PASSIVO NOS CABEÇOTES !!!

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Mensagem por Djabass Qui Out 21, 2010 10:47 pm

Bem galera minha dúvida é se tem algum problema baixo ativo conectar o cabo no input Passivo do cabeçote ? Abç galera..
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Mensagem por CG Qui Out 21, 2010 10:53 pm

Eu não arriscaria, se não tivesse problemas todo ampli teria uma entrada só para economizar custos.

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Mensagem por allexcosta Qui Out 21, 2010 11:01 pm

Se você entende o que é ganho, clipping e afins tem como ajustar a saída do baixo à entrada do amp. Se não é melhor não fazer isso. Não que vá queimar o amp instantaneamente ou algo assim, mas como o baixo ativo em geral "manda mais" a entrada do amp deve ser atenuada.

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Mensagem por Djabass Qui Out 21, 2010 11:36 pm

Desculpa Alex a minha ignorancia é que qdo tocava com cubos sempre eu plugava meu baixo que é ativo no imput passivo porque a pancada era mais forte do que qdo eu plugava no ativo. Só queria entender porque e se da algum problema. Me disseram que o imput passivo ele é amplificado e o ativo não. Por esse motivo se eu plugar o baixo ativo no imput passivo que já é amplificado ele dobra a amplificação. Não sei se isso procede mesmo.
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Mensagem por allexcosta Qui Out 21, 2010 11:47 pm

^ Não, não é nada disso.

Leia e interprete a informação do link:

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=191

Em geral, se um amp tem um buraco escrito "guitarra", aquele buraco é pra guitarra, se tem escrito "baixo passivo", aquele buraco é pra...



isso mesmo, um baixo passivo, se tem escrito "baixo ativo", advinhe pra que é...


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Mensagem por Djabass Qui Out 21, 2010 11:52 pm

Baixo Ativo...
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Mensagem por alexanderadamo Sex Out 22, 2010 8:06 pm

Opa pessoal!!! Uma duvida aê...
Será que está certo com eu faço??
Eu tenho um baixo passivo (Squier Classic Vibe), quando eu toco sem meus pedais ponho direto o input no passivo mesmo, mas quando uso meu set de pedais que tem um pré (Hartke Bass Attack) uso o input ativo...me disseram uma vez que este é o correto e tenho usado desta forma...
Ta certo??? Qdo se usa um pré externo a conecção certa é essa???

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Mensagem por allexcosta Sex Out 22, 2010 8:07 pm

^ Tá certo, pode até se usar no loop de efeito, dando um bypass no pré do amp, mas nem todos tem essa opção.

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Mensagem por alexanderadamo Sex Out 22, 2010 8:10 pm

Valeu Allex!!! up

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Mensagem por Thales_Sr Sex Out 22, 2010 9:15 pm

Essas entradas diferentes, pelo que eu vejo, são tratadas de maneira diferente por alguns fabricantes, e o uso de cada uma depende um pouco do tipo de sinal.

Tem ampli em que a entrada para baixos ativos é somente atenuada, para evitar clipagem do sinal.

Porém, tem ampli em que a entrada para baixos ativos tem também a impedância menor do que a entrada para passivos. Isso traz uma vantagem adicional: Como os prés onboard não sofrem perdas de agudos ao trabalhar com impedâncias menores, o pré vai mandar mais corrente, e assim a relação sinal/ruído melhora, ou seja, vai ter menos ruído. Isso em teoria, claro. Pois se o pré captar ruídos, essa vantagem é anulada...

Outra: Tem pré que tem a saída bem alta, e realmente precisa usar a entrada atenuada, senão vai clipar o pré rapidinho. Porém, tem pré que tem a saída moderada, parecida com a saída dos baixos passivos, então o uso de uma saída ou de outra é indiferente (exceto os casos em que a entrada é de baixa impedância, como citado acima)

Tem ampli que tem o controle de ganho de entrada, então pode controlar o ganho do sinal por ele, adequando à saída do instrumento.

Outra coisa: Se você tem um baixo passivo, e liga ele a um pedal, pode tratar a saída do pedal como a saída de um baixo ativo, pois em essência é a mesma coisa: quem tá gerando o sinal que vai para o input do ampli é um circuito eletrônico, e não uma bobina. A única exceção é se seu set é todo true bypass e você está com todos os pedais em bypass. Como o TBP é uma ligação mecânica, seu baixo estará diretamente conectado ao input do ampli, exceto quando você ativar algum pedal.

Falei um bocado de coisa que não tem muita importância prática, mas se alguém quiser saber um pouco mais sobre a teoria por trás dessas ligações, tá aí...

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Mensagem por alexanderadamo Sex Out 22, 2010 9:58 pm

Opa Thales!!!
Boa explicação!!! e isso tem importancia sim...tem coisa que as vezes parece ser simples mas as vezes por causa de um pequeno detalhe manda o som da gente e o equipo para o saco!!!

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Mensagem por dhybass Sab Jun 04, 2011 11:16 pm

Galera eunão quero resgatar topico antigo, apenas compartilhar de informação uma vez que sounovato no forum...

A pouco tempo montei um amplificador utilizando o modelo 9130 da DELTA.
Ao trasforma-lo deixei 3 entradas para não ter que ficar desplugando o baixo uma vez que revezo de instrumento nas apresentações. Sendo todas as tres entradas passivas.

Em um ensaio apareceu um Ibanez ativo, não me lembro bem o modelo, 6 cordas. Muito bom, bonito e etc.


ligamos ele na entrada passiva, ai veio o problema, quemei as entradas e saida.

então meu amigo ficou claro pra mim que não vale apena fazer isso.
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Mensagem por Thales_Sr Sab Jun 04, 2011 11:23 pm

Realmente, amplificador pra instrumento é pra ligar UM instrumento por vez.
Agora, sobre ter queimado a entrada só por ter plugado o instrumento... Tem alguma coisa errada aí, pois estando tudo certo, não teria porque queimar.
E queimar a saída? Pode procurar outro culpado pra isso aí, pois plugar um instrumento não faz isso.

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Mensagem por fheliojr Dom Jun 05, 2011 1:00 am

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Mensagem por dhybass Dom Jun 05, 2011 10:42 pm

Salve Thales

Havia um curto, porém, resolvido.
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Mensagem por Luigi Pantaleoni Qui Nov 10, 2011 12:41 pm

Moçada, aproveitando o tópico, se eu tenho um ampli com entrada ativa e outra passiva, e ligar meu rickenbacker (via rick´o ´sound) com as pontas do cabo Y nessas entradas, eu apenas terei perda de sinal na entrada ativa? (lembrando que o RIC é passivo).

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Mensagem por Gomba Qui Nov 10, 2011 1:37 pm

Dá no mesmo se você usar o mono do rick...
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Mensagem por Luigi Pantaleoni Qui Nov 10, 2011 10:11 pm

Gomba escreveu:Dá no mesmo se você usar o mono do rick...

Como assim daria na mesmo? O sinal que mandaria ao ampli chegaria dobrado, o que certamente gera um espectro mais robusto, não concorda? Pode ser sutil a diferença, mas acredito que não dá rigorosamente na mesma, não...

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Mensagem por Gomba Sex Nov 11, 2011 7:56 am

O amp vai fazer o mesmo que a saída mono faz. Jogar os dois sinais num caminho só... A diferença é que um fica mais alto que o outro, mas seria como diminuir o volume de um dos caps ai no rick.
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Mensagem por silvanoandrade Sex Nov 11, 2011 1:21 pm

poxa interessante hein... eu ligava o baixo passivo + pré na entrada passiva do meu cabeçote.

e qual a diferença que vou ter se ligar no ativo ?

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Mensagem por Gomba Sex Nov 11, 2011 2:17 pm

dependendo do amp, apenas uma atenuação no sinal ou uma mudança na impedancia... no som, pouco muda.
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Mensagem por igorsrv Qua Abr 15, 2015 7:39 pm

E no caso de baixo passivo com saída alta, como os Yamahas BB425, é melhor plugar na entrada ativa? Também uso pedais (MXR Bass Compressor, BB Bass Preamp, OC2 e EQ parametric)
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Mensagem por Samu Qua Abr 15, 2015 11:17 pm

Como você usa um preamp, use a entrada para baixo ativo.

Se for usar sem o preamp, use a entrada de baixo passivo.

Em qualquer dos casos, ajuste o ganho de forma a não clipar.
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Mensagem por allexcosta Qua Abr 15, 2015 11:24 pm

igorsrv escreveu:E no caso de baixo passivo com saída alta, como os Yamahas BB425, é melhor plugar na entrada ativa?

Talvez.

A nomenclatura ATIVO/PASSIVO para entradas é equivocada. Deveria ser NORMAL/ATENUADO e sempre que o baixo tiver um ganho acentuado (seja ativo ou passivo) deve ser atenuado na entrada.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 15, 2015 11:30 pm

allexcosta escreveu:
igorsrv escreveu:E no caso de baixo passivo com saída alta, como os Yamahas BB425, é melhor plugar na entrada ativa?

Talvez.

A nomenclatura ATIVO/PASSIVO para entradas é equivocada. Deveria ser NORMAL/ATENUADO e sempre que o baixo tiver um ganho acentuado (seja ativo ou passivo) deve ser atenuado na entrada.

Concordo plenamente!
Nunca tinha pensado dessa forma...
:curti:
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Mensagem por igorsrv Qui Abr 16, 2015 10:34 am

Acabei de medir a resistência dos captadores ambos 13.2 ohms. No site da Seymour Duncan, ora dizem que pickups nessa faixa são HOT ora vintage. Se bem entendi, independentemente da entrada, o importante é a luz de clipping não ficar piscando toda hora, é isso?

Obrigado!
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Mensagem por allexcosta Qui Abr 16, 2015 10:53 am

igorsrv escreveu:Se bem entendi, independentemente da entrada, o importante é a luz de clipping não ficar piscando toda hora, é isso?

Sim, mas nem sempre existe luz de clipping, que só deve piscar nas notas mais graves e mais fortes.
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Mensagem por igorsrv Qui Abr 16, 2015 12:46 pm

Valeu Alex! Obrigado!
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Abr 16, 2015 2:44 pm

Desculpe a minha ignorância, mas e aqueles amps que possuem entrada Low e High? Como usá-las corretamente?
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Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Abr 17, 2015 9:58 am

pedrohenrique.astronauta escreveu:Desculpe a minha ignorância, mas e aqueles amps que possuem entrada Low e High? Como usá-las corretamente?
Só lendo o manual. Cada fabricante coloca do jeito que quiser para este tipo de nomenclatura. Para alguns fabricantes Low significa "saída baixa", para outros significa "entrada baixa (baixa impedância do amplificador)" e High significa "saída alta", para outros "entrada alta (alta impedância do amplificador)".

Se não tiver nenhum manual, o melhor teste nestes casos é o bom e velho teste do ouvido. Pluga o baixo em ambas entradas. Aquela que atenuar o sinal é entrada ativa, a que soar com mais brilho e volume é a entrada passiva. Pronto.
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Abr 17, 2015 11:21 am

Moshe Bar Elohim escreveu:
pedrohenrique.astronauta escreveu:Desculpe a minha ignorância, mas e aqueles amps que possuem entrada Low e High? Como usá-las corretamente?
Só lendo o manual. Cada fabricante coloca do jeito que quiser para este tipo de nomenclatura. Para alguns fabricantes Low significa "saída baixa", para outros significa "entrada baixa (baixa impedância do amplificador)" e High significa "saída alta", para outros "entrada alta (alta impedância do amplificador)".

Se não tiver nenhum manual, o melhor teste nestes casos é o bom e velho teste do ouvido. Pluga o baixo em ambas entradas. Aquela que atenuar o sinal é entrada ativa, a que soar com mais brilho e volume é a entrada passiva. Pronto.
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Obrigado Moshe! Sempre tive essa dúvida.
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Mensagem por Tucone Qua Abr 29, 2015 12:32 pm

Por isso que eu gosto do meu Promethean, só tem uma entrada. Ai é só ajeitar no Gain.
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Mensagem por fheliojr Qua Abr 29, 2015 4:39 pm

^ele tem aquela chave de corte de 20db na parte de trás (ok, isto é ajustar ganho, tb. Razz )
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Mensagem por Tucone Qua Abr 29, 2015 5:44 pm

Mas aquilo é só pra saída balanceada. E também é só perguntar pro técnico: "Tá chegando alto demais?" Very Happy
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Mensagem por fheliojr Sab Maio 02, 2015 8:19 pm

^chequei o manual dele (o q nunca faço Rolling Eyes ) e constatei q vc está certo, tucone. de besta, ficava mudando esta chave, de acordo com o instrumento q eu pegava... mad

valeu pela dica!! up Colegas
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Mensagem por Tucone Dom Maio 03, 2015 11:31 am

Opa, tamos ai!
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