Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quando a qualidade do captador tem influencia?

+8
allexcosta
LuCaSbass
Aldo MF
Pagode Alto Astral
Dabahia
Maurício_Expressão
Daniel
*JAPA* PICKER BASS
12 participantes

Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por *JAPA* PICKER BASS Qui Out 28, 2010 10:14 am

Allex,

Estive testando alguns baixos de qualidade esses tempos, e comparando com o meu SX. Ligados a um ampli de pequena potencia, vamos dizer 30W (marca roland), todos os baixos (bons e "ruins") parecem ter o mesmo som, considerando todos na versão JazzBass.

Então eu gostaria de saber:

O Captador "bom" só destacaria suas qualidades (timbre, saida, som vintage, som hot, etc..) com um amplificador de alta potencia?

E em relação aos tipos de captadores, testei tbm os caps do tipo P/j num precision de linha nova ai da Fender. Tbm não notei grandes diferenças timbristicas quando os 2 caps P/j estão ligados... seria tbm o mesmo problema? Do ampli de pouca potencia?

Desculpe o texto complicado!
Mesmo assim agradeço desde já!

Obrigado
*JAPA* PICKER BASS
*JAPA* PICKER BASS
Membro

Mensagens : 2376
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por Daniel Qui Out 28, 2010 11:12 am

O amp fraco (RUIM) nivelou todos por baixo. Só isso.

Toque em um amp melhor q vc vai começar a ver a diferença.
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por *JAPA* PICKER BASS Qui Out 28, 2010 11:23 am

=)

Foi o que eu achei tambem!

Obrigado.
*JAPA* PICKER BASS
*JAPA* PICKER BASS
Membro

Mensagens : 2376
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Out 28, 2010 12:46 pm

Em shows também há uma grande diferença. Principalmente quanto maior o show (e o PA), mais se sente a diferença.

Toquei recentemente com mais 3 bandas (40 min cd banda) num show desses. Fomos a primeira banda.

Todas as bandas usaram Bass de 4C.
Obviamente não escutei o som de meu baixo no PA. Mas a segunda banda estava com um Fender Jazz Bass 78 e som era maravilhoso. Roncado, lindo, claro, nítido, destacado.

A terceira banda tinha um Jazz Bass Eagle. Era muiiiito evidente a falta de punch, sustein, peso, timbre, etc... Aquele som grave seco, embolado e sem vida. Uma verdadeira pena, pois o baixista era muito bom.

A última banda também tinha outro Fender Jazz Bass e o som bonito e com presensa do baixo voltou de novo.

Outra coisa que faz diferença também é em gravações.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por Dabahia Qui Out 28, 2010 1:02 pm

^vai muito do tecnico de som!

____________________________
-Cort b5 / Strimberg 5 cordas - Cubo Bass 50 voxstorm
#21 clube Strimberg #24 Clube Cort
Dabahia
Dabahia
Membro

Mensagens : 298
Localização : Paulo Afonso Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por Daniel Qui Out 28, 2010 1:11 pm

Todos usaram o mesmo equipamento?Digo, mandaram o mesmo sinal pra mesa ou alguns tinham pré, etc?

Cordas novas tb fazem muita diferença no timbre final.

____________________________
Quando a qualidade do captador tem influencia? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por *JAPA* PICKER BASS Qui Out 28, 2010 2:40 pm

Mauricio,

Legal, eu entendi. Então o Jazz bass eagle não teve um desempenho legal... devido logicamente aos seus hardware e captadores etc..

Bom saber isso! Porque como eu disse, em pequenos amplificadores, todos eles parecem ter o mesmo desempenho... ja em shows e ensaios... eu nao tive a oportunidade de ver...

Obrigado por dividir seus conhecimentos!
*JAPA* PICKER BASS
*JAPA* PICKER BASS
Membro

Mensagens : 2376
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por Pagode Alto Astral Qui Out 28, 2010 8:30 pm

Japa, baixo bom se mostra de verdade num PA . Ali é que realmente você ouve a diferença do que vc paga.
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por Aldo MF Qui Out 28, 2010 9:23 pm

Recentemente tive a oportunidade de participar de uma gravação e no estúdio estavam presentes vários baixistas com diversos instrumentos. Foi utilizado um combo Roland CB100, Avalon, etc. O estilo de música das gavações foi o BOI (toadas estilo Garantido e Caprichoso de Parintins)
Conclusões: um bom bass faz a diferença, cordas novas e cabos de qualidade também. Instrumentos que apresentaram o melhor som: Fender Marcus Miller, Alembic e Baixolão Ibanez (com Stomp Box John East).
Aldo MF
Aldo MF
Membro

Mensagens : 298
Localização : Blumenau SC

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Out 28, 2010 9:48 pm

Daniel escreveu:Todos usaram o mesmo equipamento? Digo, mandaram o mesmo sinal pra mesa ou alguns tinham pré, etc?

Cordas novas tb fazem muita diferença no timbre final.

Como eram 4 bandas, a troca de banda levava 10 min. Ou seja, nem dava para o cara da mesa mexer em nada, com relação ao baixo. Por isso a comparação foi bem legal.
Nenhum dos baixistas usou pedal ou qualquer outro recurso e o sinal para o PA ia por linha saindo do cabeçote do ampli de palco do baixo (por sinal um ampli Staner limitado).
O máximo que o técnico de som pode fazer foi se preocupar com o vocal e olha lá.

Foi muito nítida a diferença do som para o público. Infelizmente.


____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por LuCaSbass Qui Out 28, 2010 9:53 pm

Pagode Alto Astral escreveu:Japa, baixo bom se mostra de verdade num PA . Ali é que realmente você ouve a diferença do que vc paga.
Também acho.
E em gravação também... mas gravação crua, pq depois se o tecnico quiser ele coloca qualquer instrumento soando igual...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por allexcosta Qui Out 28, 2010 10:59 pm

*JAPA* PICKER BASS escreveu:Estive testando alguns baixos de qualidade esses tempos, e comparando com o meu SX. Ligados a um ampli de pequena potencia, vamos dizer 30W (marca roland), todos os baixos (bons e "ruins") parecem ter o mesmo som, considerando todos na versão JazzBass.

Olha, verdade seja dita: as aspas foram bem empregadas na palavra "ruins".
Os baixos SX soam bem, ponto final...
São baratos, as cordas originais são horríveis, alguns vem com trastes desnivelados, o hardware é de segunda, precisam de blindagem, mas que o bicho soa bem, isso soa...
A tecnologia de captação é um negócio super simples, são uns pedaços de ímã com um fio de cobre enrolado, dá pra fazer um captador em casa assistindo TV.
Tudo bem que a Fralin usa um fio que tem um cobre de maior pureza e tal, mas a diferença não é assim gritante. Como eu costumo dizer, se você não sente diferença entre o baixo de $500 e o de $3000, você não precisa do de $3000.
Quando a gente vai ficando mais velho e vai descobrindo pequenas nuances aqui e ali, termina pagando uma fortuna por cada suposta "melhoria", que às vezes é coisa da cabeça da gente mesmo.
Fico impressionado com a qualidade dos baixos de iniciante hoje... Na minha época era Tonante, Sonic e Squier feito a facão. Hoje SX, Squier e outras marcas "baratas" fabricam baixos de até 300 dólares que podem ser usados TRANQUILAMENTE numa turnê internacional.
Sei que às vezes é chato escutar isso quando a gente pagou altas granas em baixos mirabolantes (eu que o diga), mas se eu soar mal num SX ou Squier bem regulado o baixo não tem culpa nenhuma, e garanto que se um dia o Marcus Miller tiver que usar um SX original vai sair som de Marcus Miller sem problema algum...

Peço desculpa à tribo dos baixos boutique, da qual faço parte, mas é assim que vejo...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por GusVCD Qui Out 28, 2010 11:48 pm

^ Concordo com o Allex...

Aqui normalmente a fila anda mais por questão de tocabilidade, confortabilidade e por curiosidade em relação a outros baixos q por TIMBRE mesmo...

Já tive SX, Fender de tudo q é nacionalidade, e até giannini... posso dizer q o timbre q sai do meu giannini AEB83 q tem um captador single no braço somente é tão bom qt de muito baixo gringo... já a tocabilidade... Rolling Eyes , ôh Neckdive danado!

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por Daniel Qui Out 28, 2010 11:55 pm

^

É por essas e outras q ainda não troquei meu SX. Êta sonzinho porreta que sai desse baixo. E o braço do meu, em particular, é fora de série. Muito confortável.

____________________________
Quando a qualidade do captador tem influencia? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por *JAPA* PICKER BASS Sex Out 29, 2010 8:11 am

Bacana ouvir isso de voces, procuro sempre estar melhorando a medida do possivel!
Acho que agora estou tendo uma base de como as coisas funcionam de verdade, e acho que ja posso começar a investir realmente nas necessidades que o cotidiano pede...

Obrigado a todos. claps
*JAPA* PICKER BASS
*JAPA* PICKER BASS
Membro

Mensagens : 2376
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por Guilé Sex Out 29, 2010 9:56 am

allexcosta escreveu:
Quando a gente vai ficando mais velho e vai descobrindo pequenas nuances aqui e ali, termina pagando uma fortuna por cada suposta "melhoria", que às vezes é coisa da cabeça da gente mesmo.
Fico impressionado com a qualidade dos baixos de iniciante hoje... Na minha época era Tonante, Sonic e Squier feito a facão. Hoje SX, Squier e outras marcas "baratas" fabricam baixos de até 300 dólares que podem ser usados TRANQUILAMENTE numa turnê internacional.
Sei que às vezes é chato escutar isso quando a gente pagou altas granas em baixos mirabolantes (eu que o diga), mas se eu soar mal num SX ou Squier bem regulado o baixo não tem culpa nenhuma, e garanto que se um dia o Marcus Miller tiver que usar um SX original vai sair som de Marcus Miller sem problema algum...

Peço desculpa à tribo dos baixos boutique, da qual faço parte, mas é assim que vejo...


Tava refletindo sobre isso outro dia desses....aqui no fórum, graças a galera mais experiente e viajada a gente tem acesso a muita informação.... o que é muito bom pra quem sabe filtrar e aplicar adequadamente em cada caso em perticular, só que as vezes na falta desse bom senso a "exigência" as vezes se confunde com o "preciosismo".

Aí o muleque que entrou na aula de baixo ontem e descobriu o fórum hoje pesquisando baixos para estudar já começa achar que aquele baixo (que não vou falar o nome) que aparece em 70 dos 100 DVD´s que ele tem em casa e "resolveu o problema" de todos os seus heróis, já não é suficiente pra ele...não serve pra resolver o problema dele porque afinal de contas blá, blá, blá, blá....

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por André Souza Sex Out 29, 2010 10:27 am

^
Verdade.

____________________________
"Que minhas palavras sejam breves e minhas ações eternas."
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por André Souza Sex Out 29, 2010 10:36 am

Em relação ao último comentário de Allex...

Concordo. Eu me pego, muitas vezes, valorizando o meio(instrumento) mais que o fim(música). Gosto da minha pegada, feeling, do conhecimento que deu pra acumular mas sei que devo me dedicar mais e sempre a música, consequentemente ao baixo. Amadurecer e buscar "refinar" a maneira de vermos o que gostamos e nossa forma de nos relacionarmos com elas é mais que normal. Entendo a música como aquelas coisas que são mais prazerosas ao longo dos anos. Não sei se ficam mais saborosas, ou se as percebemos mais saborosas. Mas que mudam o sabor, mudam si.

Sei que não podemos achar que resolvendo um "problema" do MEIO melhoraremos o resultado do FIM. Nem sempre isto vai acontecer e ficará mais que reafirmado que o mais fácil(comprar/trocar/desejar) não é o mais correto(estudar).

Vamos ver se eu aproveito esta reflexão para me dedicar mais a música, mesmo sendo marido, filho, pai, amigo e TRABALHADOR BRASILEIRO.


Última edição por André Souza em Sex Out 29, 2010 10:45 am, editado 1 vez(es)

____________________________
"Que minhas palavras sejam breves e minhas ações eternas."
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por thgbass Sex Out 29, 2010 10:40 am

Ao falar de fender num PA gigante, já fiz som com um 77 que deixou a desejar!

Som ficou muito fraco, ruim. . não tenho dúvida que um bom SX no lugar desse Fender, soaria melhor!

____________________________
Just Be Yourself!
thgbass
thgbass
Membro

Mensagens : 3639
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por allexcosta Sex Out 29, 2010 11:24 am

^ Eu comprei um 78 uma vez que "pelas barbas do profeta". Era uma âncora e tinha um som estranho, muito grave, sem definição nenhuma...
Vendi no ebay...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por Daniel Sex Out 29, 2010 11:27 am

um 77, um 78... quem será que pegou o batizado de 2010? Pergunta

____________________________
Quando a qualidade do captador tem influencia? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Quando a qualidade do captador tem influencia? Empty Re: Quando a qualidade do captador tem influencia?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos