Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

+36
NandoRondelli
Henrique Alencar
wellrod
Elton Basílio
Ricardo
Lucas Bello
malka_aff
AntaoBassman
drews
kaey
Carlosrzz
ISM
(((Dubassman)))
Schafe
tiodu
DenisLM
Bhernardo
supersadia
Guilherme Lizardo
Mauricio Luiz Bertola
LuCaSbass
Maurício_Expressão
lcalazans
basslave
Daniel
Edu Fettermann
webercar
Fernando Zadá
bodhan
leandrosf89
André Souza
RFFanBR
Amagomes
Cantão
CG
Ivanov_br
40 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Ivanov_br Ter Nov 23, 2010 9:45 pm

Uma pena não estar em português. Neste Vido o Patitucci fala bastante do papel do baixo em dar uma identidade harmonica e ritmica. Entender este papel é o que torna a musica especial.



Filosofando mais, tem até um topico sobre o que vou falar: Como é dificil manter uma banda. Nós que tocamos popular, a grande maioria não tem a formação musical que o pessoal da erudita passa. Musica erudita é tocada em conjunto, em grupo, cada um tem um importante papel para a música como um todo.

E nós da popular não. Formamos bandas onde tem sempre um ou mais querendo aparecer mais que o outro. E toda a vez que se toca no assunto de "baixar a bola'" de algum músico da banda (especialmente guitarristas), o bixo pega, e um ou outro invariavelmente larga o conjunto.

E o que está acontecendo com os baixistas atualmente? Vejo esse enorme desejo de tocar 100 notas por segundo, doucle, triple, quadruple thumb, super mega slap, twenty-three fingers pizzicato e pouca, pouca música.

Tem muita gente punheteando o baixo em frente ao computador, vendo videos de técnicas, técnicas e técnicas, e estudando pouca música, estudando como aprender a entender seu papel em uma determinada canção, e a variação deste papel entre os ritmos.

Bem, é um pensamento.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por CG Ter Nov 23, 2010 9:50 pm

claps
Concordo plenamente!

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Cantão Ter Nov 23, 2010 10:11 pm

Falou tudo Ivan...concordo com cada palavra....OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Happy0100

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Amagomes Ter Nov 23, 2010 10:15 pm

Ivanov_br escreveu:
E o que está acontecendo com os baixistas atualmente? Vejo esse enorme desejo de tocar 100 notas por segundo, double, triple, quadruple thumb, super mega slap, twenty-three fingers pizzicato e pouca, pouca música.

(2) claps

Muitos esquecem que uma das principais características do bom baixista é, não só tocar as notas certas na hora certa, mas também dicernir o momento de tocar pouco ou mesmo de nem tocar... .
É isso aí: Menos metralhadora a mais música!!
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por RFFanBR Ter Nov 23, 2010 10:18 pm

Tem toda razão, Ivan.

Hoje em dia só querem saber de técnica metralhadora.

E eu sei bem que não toco música.

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Ivanov_br Ter Nov 23, 2010 10:22 pm

Talvez seja por isso que eu tenha gostado TANTO deste video aula do Wootem já postado aqui:




>>> http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/victor-wooten-groove-workshop-t4395.htm?highlight=groove+workshop
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por André Souza Ter Nov 23, 2010 11:17 pm

É a diferença de quem toca pra si e não para os outros. Faz o que quer, quando quer e aonde quer. E o pior é que ainda acha uma legião de outros iguais a ele que o acham o máximo.

A responsabiloidade de tocar para quem ouve e para o conjunto é enorme e ter coragem de não tocar ou tocar menos notas não é para todos. Eu me cobro bastante isso e quando me emplogo, me cobro e me aqueto. VIVA O SEMANCOL !!!

P.S.: Em minha opinião só sabemos se o cara é um bom baixista ouvindo ele tocar com uma banda. Banda

____________________________
"Que minhas palavras sejam breves e minhas ações eternas."
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por leandrosf89 Ter Nov 23, 2010 11:37 pm

André Souza escreveu:

P.S.: Em minha opinião só sabemos se o cara é um bom baixista ouvindo ele tocar com uma banda. Banda

De pleno acordo! claps
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por bodhan Qua Nov 24, 2010 12:35 am

Ufa! Que alívio ver um tópico como este no fórum! Parabéns!
Os dois exemplos de vídeos são muito bons.
Vejo o baixo com uma função, que muitas vezes vemos por aí desenganada; gente tocando baixo como se fosse guitarra e esquecendo da sua função ... Ah! Tenho uma verdadeira fixação por isso ... mas não podemos exagerar.
De um tempo pra cá venho pensando que de tanto ficar fixado no baixo e sua função, acabei pensando, elocubrando só na parte que cabe ao baixo. Acho importante também saber tocar a melodia da música que você está tocando, senão cai naquela síndrome do músico de naipe que só sabe a sua voz e não conhece a melodia base. É uma coisa bem legal de praticar, ajuda muito a compreender a música.
A analogia que o Victor Wootten fez entre tocar e falar é perfeita! Sabe, tenho muita dificuldade de estudar baixo mesmo usando back tracks, Band Is A Box e afins, porque tocar baixo tem muito a ver com compartilhar e interagir com outros músicos. É bom estudar e ter aulas, mas acho também importante tocar músicas ... bem, esse é o propósito, né? Tocar. Já fiz aula, por exemplo, com um pianista, para poder praticar em duo. Para o baixista é uma dica legal. Fazer aulas com outros instrumentistas, como bateristas, pianistas, guitarristas ... aí o bicho pega pra valer!
Obrigado e,
Abraços a todos!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Fernando Zadá Qua Nov 24, 2010 10:04 am

Ótimo tópico.
sou fã desse video do Wooten e da abordagem dele.
Não sei vocês ja repararam mas material didático que vise a integração entre os instrumentos é meio escasso. Batera e baixo até tem, pouco mas tem. Mas guitar e batera ou guitar e baixo é raro se não inexistente.
Andei pesquisando o que existia pois estou produzindo um material de prática de conjunto pra escola e só achei um pra prática de conjunto.
E a molecada acaba achando que tocar é decorar sua parte juntar com uns amigos que também decoraram sua parte e sair tocando ai acaba ficando aquele monte de robozinho tocando sem entender nada nem conseguindo ouvir seus companheiros e instrumentos.
É nesse clima que pintam esses baixistas malucos que fritam tudo e não entendem nem o que estão tocando nem pra que estão estudando tanta técnica e onde vão usar.
Aprender sem contextualizar mata a execução e o aprendizado em si.

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por webercar Qua Nov 24, 2010 10:27 am

Estão de parabéns ao abordar esta pergunta. A maioria dos iniciantes querem tocar baixo logo e esquecem de estudar música. Não estão aprendendo música, e sim marabalismo. Estão preocupados em tocar mil notas por segundo, slap barulhentos, ou seja, esquecem da melodia e do papel que um baixo tem na música. Ditar o ritmo e conduzir uma música são deixadas de lado.


Última edição por webercar em Qua Nov 24, 2010 2:44 pm, editado 1 vez(es)
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Edu Fettermann Qua Nov 24, 2010 11:19 am

Amagomes escreveu:
Ivanov_br escreveu:
E o que está acontecendo com os baixistas atualmente? Vejo esse enorme desejo de tocar 100 notas por segundo, double, triple, quadruple thumb, super mega slap, twenty-three fingers pizzicato e pouca, pouca música.

(2) claps

Muitos esquecem que uma das principais características do bom baixista é, não só tocar as notas certas na hora certa, mas também dicernir o momento de tocar pouco ou mesmo de nem tocar... .
É isso aí: Menos metralhadora a mais música!!

Falou tudo, Amagomes! Estava assistindo ao DVD da Grooveria ontem e pude ver que o baixista, Dudinha Lima, tem muito esse feeling de quando não tocar. E, curiosamente, são as pausas que dão aquela swingada marota no som dos caras... Técnica é importante? Sem dúvidas! Mas a musicalidade deve estar acima de tudo. E tem que jogar pro time, como sabiamente disse o Ivanov.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Daniel Qua Nov 24, 2010 11:42 am

Saber a hora de não tocar é uma arte. Nem todos dominam uma arte com pouco tempo. Temos que ouvir muito e tocar muito pra alcançar essa sensibilidade.

____________________________
OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por basslave Qua Nov 24, 2010 2:28 pm

Não saber dosar o feeling tbm é osso

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por lcalazans Qua Nov 24, 2010 3:40 pm

De fato; Mr.Ivanov agradeço por provocar essa reflexão ! abs ! claps

____________________________
Round's the bests !
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Amagomes Qua Nov 24, 2010 7:03 pm

[quote="Edu Fettermann"]
Amagomes escreveu:
Ivanov_br escreveu:

Muitos esquecem que uma das principais características do bom baixista é, não só tocar as notas certas na hora certa, mas também dicernir o momento de tocar pouco ou mesmo de nem tocar... .
É isso aí: Menos metralhadora a mais música!!

Falou tudo, Amagomes! Estava assistindo ao DVD da Grooveria ontem e pude ver que o baixista, Dudinha Lima, tem muito esse feeling de quando não tocar. E, curiosamente, são as pausas que dão aquela swingada marota no som dos caras... Técnica é importante? Sem dúvidas! Mas a musicalidade deve estar acima de tudo. E tem que jogar pro time, como sabiamente disse o Ivanov.

É isso Edu. Não é só ele. Todos os grandes "grooveiros" tem este feeling. Quando dou aulas (não que eu seja um grande grooveiro, muito longe disso, mas procuro aprender um pouco com eles...hehe) ou dirijo ensaios, enfatizo na prática de conjunto, não só do contrabaixo mais também dos outros instrumentos, a arte de valorizar o silêncio,ou seja, aquela pausa, espaço estratégico para evitar a embolação ou mesmo enriquecer o groove.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Nov 24, 2010 9:24 pm

Acho que o pessoal da fritação vai ficar bravo com esse tópico. Mas eu realmente nunca acreditei que música fosse competição de velocidade. Música é outra coisa: é transmitir sensação através do som!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por LuCaSbass Qua Nov 24, 2010 9:28 pm

"engraçado" é que o Patitucci e o Wooten(principalmente o segundo) são grandes fontes de inspiração pros fritadores! Razz

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Nov 24, 2010 9:31 pm

Tópico com uma reflexão utilíssima
claps
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Guilherme Lizardo Qua Nov 24, 2010 9:41 pm

LuCaSbass escreveu:"engraçado" é que o Patitucci e o Wooten(principalmente o segundo) são grandes fontes de inspiração pros fritadores! Razz

[2]

____________________________
O único modo razoável de se viver neste mundo é sem regras!(Joker)
Guilherme Lizardo
Guilherme Lizardo
Membro

Mensagens : 333
Localização : Auckland

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por RFFanBR Qua Nov 24, 2010 9:49 pm

Os fritadores gostam de citar Wooten principalmente para parecerem inteligentes, que sabem de algo. No fundo não sabem nada. É que nem pseudo-intelectual falando que leu Sartre.

Ah, eu sei bem, vi isso acontecer ao vivo e a cores bem na minha aula. O cara citando Wooten mas não quis uma aula grátis nem mostrar pra novata o que sabia. Vergonha?

Em compensação um músico de verdade, o grande Guaraná aqui de Curitiba, deu um verdadeiro show, tanto de humildade quanto de conhecimento.

Aliás, os maiores músicos que conheço são sempre gente fina. Os arrogantes são os baixistões da vida.

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Nov 24, 2010 10:04 pm

RFFanBR escreveu:Os fritadores gostam de citar Wooten principalmente para parecerem inteligentes, que sabem de algo. No fundo não sabem nada. É que nem pseudo-intelectual falando que leu Sartre.

Ah, eu sei bem, vi isso acontecer ao vivo e a cores bem na minha aula. O cara citando Wooten mas não quis uma aula grátis nem mostrar pra novata o que sabia. Vergonha?

Em compensação um músico de verdade, o grande Guaraná aqui de Curitiba, deu um verdadeiro show, tanto de humildade quanto de conhecimento.

Aliás, os maiores músicos que conheço são sempre gente fina. Os arrogantes são os baixistões da vida.
Ganhou a noite Larissa! cheers
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Daniel Qua Nov 24, 2010 10:21 pm

Preto no branco.

Quanto mais se estuda, mais se percebe o quão pouco se sabe, e isso leva a uma humildade natural, que só os grandes músicos alcançam, salvo exceções "edmottísticas"... pig

____________________________
OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Ivanov_br Qua Nov 24, 2010 11:39 pm

LuCaSbass escreveu:"engraçado" é que o Patitucci e o Wooten(principalmente o segundo) são grandes fontes de inspiração pros fritadores! Razz

Tu falou algo importante agora. Mas será que os fritadores se baseiam apenas nas tecnias dos referidos, ou estudam sua música tb?
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Ivanov_br Qua Nov 24, 2010 11:51 pm

bodhan escreveu:... porque tocar baixo tem muito a ver com compartilhar e interagir com outros músicos.

É isso aí, Bodhan! Quando o Jaco foi perguntado sobre a sua "incredible endurance", ele respondeu que foram anos fazendo shows e mais shows (min 1:18 do video abaixo)



Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por lcalazans Qui Nov 25, 2010 9:16 am

Daniel escreveu:Preto no branco.

Quanto mais se estuda, mais se percebe o quão pouco se sabe, e isso leva a uma humildade natural, que só os grandes músicos alcançam, salvo exceções "edmottísticas"... pig

cara é isso ! mas n deixa de ser meio deprimente às vezes, pq vc estuda estuda estuda e sente q n sabe nada, especialmente vendo outros caras usando seus instrumentos e expressando suas idéias e sentimentos através da música... por outro lado, dá mais força p continuar estudando e tentando kd vez mais ...

____________________________
Round's the bests !
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Edu Fettermann Qui Nov 25, 2010 10:30 am

Meu Deus, viajei demais vendo esse vídeo do Jaco... o cara era O cara mesmo.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por lcalazans Qui Nov 25, 2010 4:35 pm

Edu Fettermann escreveu:Meu Deus, viajei demais vendo esse vídeo do Jaco... o cara era O cara mesmo.

diz a lenda q esse vídeo foi feito na fase q ele já estava muito doente... inclusive vivendo na rua; parece que ele teve uma doença mental muito séria.

____________________________
Round's the bests !
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por supersadia Seg Nov 29, 2010 4:02 pm

Tem muita gente punheteando o baixo em frente ao computador, vendo videos de técnicas, técnicas e técnicas
eu tava aqui procurando algum exercicio para fazer Razz
mas é sempre bom se "Desanimar" para deixar as coisas equilibradas
supersadia
supersadia
Membro

Mensagens : 15
Localização : São Paulo - ZL -SP

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Bhernardo Ter Nov 30, 2010 12:28 pm

Palavras sábias de dois mestres: Pattitucci e Wooten. A introdução ao Workshop do Wooten me tocou mais, principalmente a história de "ter algo a dizer". Isso realmente vai me ajudar bastante a voltar a tocar baixo depois de algum tempo parado sem muito incentivo por estar sem banda.

Com certeza comprarei o DVD do Wooten Very Happy
Bhernardo
Bhernardo
Membro

Mensagens : 156
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por DenisLM Qua Dez 01, 2010 2:58 pm

Meta 2011: aprender a tocar música...

Neutral

é o que me anda dando mais GAS ultimamente... silent
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por tiodu Qua Dez 01, 2010 3:57 pm

Eu acho super saudavél ter ciência do "saber que nada sei", pois ela que nos impulsiona para buscarmos mais e nos aperfeiçoarmos

____________________________
SX SJB 75
Laney RB-1
Zoom B1

You've got to keep things flying.
Keith Emerson
tiodu
tiodu
Membro

Mensagens : 117
Localização : Osasco - SP

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Convidado Qua Dez 01, 2010 4:51 pm

Ivanov_br escreveu:
LuCaSbass escreveu:"engraçado" é que o Patitucci e o Wooten(principalmente o segundo) são grandes fontes de inspiração pros fritadores! Razz

Tu falou algo importante agora. Mas será qu
e os fritadores se baseiam apenas nas tecnias dos referidos, ou estudam sua música tb?

Pois é, acho que os caras nao se ligam que pra tocar no nivel de um Patitucci tem que estudar tanta harmonia qto o cara hehe Só técnica nao adianta nada. Já disse isso em outro tópico, acho que técnica dissociada da música não tem sentido...

Pessoalmente acho que a discussão é muito mais profunda que fritar ou não... Senão fica parecendo que existe a ditadura da pouca nota ou tocar simples, ou que um contrabaixo solista nao tem valor.

Acho que tem espaço pra tudo, e tem gente genial ou muito ruim fazendo ambas as coisas...

Sou um baixista essencialmente acompanhador, mas nem por isso deixo de admirar vários baixistas ”fritadores”... A música ser expressiva, isso é o mais importante pra mim.

Valeu Ivan pelo tópico! E so pra te deixar com invejinha, to chegando na Lituania em alguns dias! What a Face

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Schafe Qua Dez 01, 2010 5:29 pm

Ja que nem todos compreendem a linguagem do Victor Woten decidi transcrever em português o vídeo dele, mas não deu tempo de acabar, tive que parar em 3:08. vai em spoiler pra não ficar um post gigantesco:
Spoiler:
Schafe
Schafe
Membro

Mensagens : 423
Localização : Caxias do Sul - RS

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15347606688396979039,ht

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por (((Dubassman))) Sex Dez 03, 2010 1:36 pm

"Música é a arte de combinar os sons e por meio deles se expressar"

Aprendi isso na minha primeira aula de música! Ou seja de guitarra, muito antes de migra pro baixo.
Creio que é isso, se vc esta em conjunto independente da formação, tem que ser em conjunto, o som tem que sair como um só. E não um querendo aparecer mais do que o outro, pq em essência da palavra conjunto, não têm pq fazer uso do mesmo se vc quer aparecer mais do que o outro, salvo os trampos solos onde se tem músicos de apoio e mesmo assim se os mesmos executam bem, ainda assim aparecem...hehe

Não sou muito de se alienar numa função, já que existem vários modelos de formações de conjutos pelo mundo... Mas em conjunto a coisa tem que funcionar como conjunto!

E feeling é tudo! Independente da técnica, se não tem feeling, pra mim não não me traz nada! E isso se vem do ouvir e compreender (a) música.

Quanto aos malabares, tocar com o instrumento nas costas, com a boca etc....acho que os caras que começaram com isso, só fizeram pra impressionar...
(((Dubassman)))
(((Dubassman)))
Membro

Mensagens : 19
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por ISM Sex Dez 03, 2010 10:13 pm

Gostei, é bom para iniciadores no instrumento ler coisas como essa para evoluir sempre. Sério, ainda não sei meio que nada no contra-baixo e começei à estudar sério só agora. Eu também migrei da guitarra para o contra-baixo.

____________________________
Contra-baixo desde junho, e é um instrumento fantástico.
ISM
ISM
Membro

Mensagens : 3
Localização : América

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Convidado Dom Dez 05, 2010 3:21 pm

Um lance bem legal que o Patitucci fala no video e que vejo muita gente se preocupando eh com a ideia de tratar o baixo eletrico como um instrumento acustico...

Saber e se acostumar a tirar som com o instrumento desligado, so musico e instrumento, sem a intermediacao de nenhum outro equipamento...


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Carlosrzz Seg Dez 13, 2010 9:50 pm

André Souza escreveu:

P.S.: Em minha opinião só sabemos se o cara é um bom baixista ouvindo ele tocar com uma banda. Banda
Esta frase ai acima eu falo ela para os meus amigos tem pelo menos uns 17 anos, não adianta ser virtuoso somente, músico para ser bom tem que saber tocar com banda!

Em BH tem um cara que sempre vinha me dizendo sobre um baixista que hoje toca com um monte de gente, por isto também não vou citar o nome do sujeito e me dizia: Você conhece o baixista fulano de tal ? Eu respondia: Não, não conheço! A o cara dizia: Ele sola o tempo inteiro, muito bom o cara! Ai perguntei que instrumento o cara tocava e o sujeito me disse que era baixo. Eu falei para ele, ele deve tocar é guitarra, Sax ou outro instrumento melódico, pois esta não é a função do baixo e nem do baixista, a menos que a banda é dele, ai ele faz o que quer. Dando um desconto aqui, guitarrista bom não fica como um doente solando o tempo inteiro rsrssr, mas sabe a hora de entrar, de solar.... mas tem guitarrista que é fominha e mesmo quando nós baixistas queremos tocar a linha melódica lá está o cara com o pé na nossa janta kkkkkkk

____________________________
"Ame a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a tí mesmo" Jesus
Carlosrzz
Carlosrzz
Membro

Mensagens : 605
Localização : Belo Horizonte,MG/Deerfield Beach, FL/Geneva, Suiça/Londres, UK

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por kaey Qua Dez 15, 2010 5:23 pm

Cara que falta faz o inglês fluente
kaey
kaey
Membro

Mensagens : 90
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES

http://www.jmncontabilidade.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por drews Qua Dez 15, 2010 8:23 pm

LuCaSbass escreveu:"engraçado" é que o Patitucci e o Wooten(principalmente o segundo) são grandes fontes de inspiração pros fritadores! Razz
Tem uma entrevista com o Sting em uma Bass Player do século passado em que ele conta de um encontro que teve com o Patitucci. Segundo ele o Patitucci disse que o estilo minimalista do Sting sempre foi sua fonte de inspiração. Comentário do Sting: "a julgar pelo trabalho dele, nem sei onde foi parar essa inspiração'.
drews
drews
Membro

Mensagens : 726
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por AntaoBassman Dom Dez 19, 2010 12:05 am

Acredito que o bom baixista (como o bom músico) é aquele que faz bem o que se propõe e fundamentalmente o que a música necessita. Por exemplo, eu estou tocando numa banda pequena de blues onde o antigo baixista meio que 'não parava quieto'. No tocante às gravações que já estavam feitas, levei igual, pra não desvirtuar de uma vez a proposta da banda, mas eu tento e procuro cultivar nas outras composições a consciência de qual o meu papel na banda, ou seja, qual a função do baixo numa banda de blues formada por um baixo, uma bateria, uma guitarra e uma gaita. Com certeza seria diferente da função de um baixo numa banda com duas guitarras, bateria e gaita, por exemplo. Acredito que essa consciência somada a um pouco de feeling e técnica vão garantir que eu me saia bem sem precisar fazer lambança e sem passar vergonha nas composições e nos covers que tiramos.
AntaoBassman
AntaoBassman
Membro

Mensagens : 29
Localização : Teresina

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por malka_aff Seg Dez 20, 2010 9:52 pm

Ivanov_br escreveu:
bodhan escreveu:... porque tocar baixo tem muito a ver com compartilhar e interagir com outros músicos.

É isso aí, Bodhan! Quando o Jaco foi perguntado sobre a sua "incredible endurance", ele respondeu que foram anos fazendo shows e mais shows (min 1:18 do video abaixo)





eu tenho essa video aula completa num cd, se alguem quiser, posso fazer uma cópia e enviar por correio

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Lucas Bello Qua Dez 22, 2010 5:41 pm

Essa é uma questão que eu discuto bastante com amigos meus. E sempre sou tachado como "ogro" ou "ignorante". O que na verdade sou bem ignorante na perte musical.

Eles gostam muto de rock progressivo e consecutivamente respeitam bastante esse lance de musicalidade erudita e a valorização da boa técnica.

Eu por outro lado. Pego um contrabaixo e toco da forma que eu sentir que devo, dependendo do que eu estiver pensando no momento. E modestamente consigo executar qualquer movimento que eles me desafiam.

A questão é. Eu não sei muito bem a diferênça entre pentatônica e escala maior. Mas quando se trata de um bom rhythm and blues toco como se tivesse estudado aquilo a vida toda!

Por isso eu toco baixo e não toco música? Porque eu não estudei?

Ou pelo simples fato de eu executar tão bem como qualquer outro que teve que passar horas estudando?

Mas tudo bem, pretendo estudar um pouco mais agora. Assim todos ficam felizes

____________________________
Too old to Rock 'n' Roll: To young to Die!
Aqualung my friend don't start away uneasy you poor old sod, you see, it's only me
Lucas Bello
Lucas Bello
Membro

Mensagens : 11
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Ivanov_br Qua Dez 22, 2010 7:16 pm

Se o som que vc faz no baixo te agrada, vai fundo. Seja feliz. Acho que essa é a regra principal

Mas mesmo, assim, fica a provocação: Exite o r 'n b, e o R N' B. O embate pode ser visto na comparação entre as execuções abaixo.





Mais uma provocação (na boa): Um mundo se abre pra gente quando vemos que temos muito que aprender. Mesmo quando parece que tocas "como se tivesse estudado aquilo a vida toda."


Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Ricardo Qua Dez 22, 2010 8:17 pm

Ivanov_br escreveu:

Gostei muito desse vídeo! Tentei tocar meu baixo do jeito que achava que devia. Não deu certo, acho que vou ter que estudar... Rolling Eyes

____________________________
"Spend more time looking at the fingerboard and less time looking at the headstock".
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Lucas Bello Qui Dez 23, 2010 7:21 pm

Ivanov_br: Pretendo estudar. Mas até agora não senti nececidade de me aprofundar e "virar musico". E para mim só existe um tipo de Rhythm And Blues, que é aquele que me agrada e apenas dois estilos de rock, o rock Bom e o rock Ruim.

Mas o que você abordou no início do tópico. "Tem muita gente punheteando o baixo em frente ao computador".

Fato.

Sou suspeito a julgar estes que tem técnica no lugar de feeling.
Já que a única coisa que eu tenho é feeling.

Mas que é mais emocionante ouvir um pedreiro bater numa parede com uma marreta a ouvir muitas linhas de baixo de bandas famosas por ai, isso é!

____________________________
Too old to Rock 'n' Roll: To young to Die!
Aqualung my friend don't start away uneasy you poor old sod, you see, it's only me
Lucas Bello
Lucas Bello
Membro

Mensagens : 11
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Elton Basílio Ter Dez 28, 2010 10:24 am

Eu acho que também poderíamos deixar um pouco a tradição de lado e oferecer ao contrabaixo outras posturas musicais, para propor uma dialética mesmo. Sei lá, tentar subverter alguns conceitos teóricos para ensejar o novo ... muitas revoluções no âmbito da arte (não apenas na música) só aconteceram justamente por esse "crack" de paradigmas.

Tem espaço para todo mundo e eu vejo com bons olhos esse grupo que faz um uso diferenciado do instrumento.

Elton Basílio
Elton Basílio
Membro

Mensagens : 50
Localização : Betim/MG

http://www.betimrock.com

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por wellrod Ter Dez 28, 2010 10:26 am

Shocked scratch Pergunta
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Henrique Alencar Ter Dez 28, 2010 10:27 am

Muito bom esse tópico.

O lance de fritar é muito subjetivo, pois as vezes a mente de quem tá tocando funciona bem mais acelerada do que a nossa que estamos escutando aí podemos falar que o cara ta fritando mas na verdade ele tá colocando o que tá na cabeça dele pra fora e tem noção exata de cada nota que produz. Exemplos: John Coltrane, Dizzy Gilespie, no Brasil Hermeto Pascoal, Nico Assumpção, Thiago Espírito Santo entre outros.

Outra coisa é sobre a "funçao" do baixo, lí em um dos posts que um amigo falou que tinha outra amigo que falava de um cara que tocava pra caramba e solava toda hora, aí o amigo forista disse que não poderia ser um baixista pois essa não é a função dele, na verdade pode ser sim, ouça João Bosco e Nico Assumpção em duo, ou o Nico com o Marco Pereira tocando Frevo ele tem atribuições que vão além do acompanhar e nem por isso ele deixa de desempenhar essa função bem.

Tudo deve ser bem analisado, uma coisa é o Nico acompanhar, solar e preencher a música e outra coisa é um músico iniciante querer fazer a mesma coisa sem ter o preparo para aquilo.

Finalizando ténica não é tudo, na minha opinião, você só tem de estudar a técnica necessária para tirar o som que você quer, se para você só o pizzicato com um dedo resolve beleza mas se você precisa slapar que nem o Wooten para dizer o que quer beleza também o imporatnte é dizer o que quer e como quer, não tem porquê estudar alemão se você nunca vai usar, e nem estudar linguagem de programação se não tem interese em "construir sites.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Lucas Bello Ter Dez 28, 2010 10:56 am

Victor Wooten toca demais. Não sei porque o pessoal malhou tanto ele aqui.

____________________________
Too old to Rock 'n' Roll: To young to Die!
Aqualung my friend don't start away uneasy you poor old sod, you see, it's only me
Lucas Bello
Lucas Bello
Membro

Mensagens : 11
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

OK, você toca baixo. Mas você toca música?! Empty Re: OK, você toca baixo. Mas você toca música?!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos