Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

impedância de fones de ouvido

+2
SILVIAO
andremega
6 participantes

Ir para baixo

impedância de fones de ouvido Empty impedância de fones de ouvido

Mensagem por andremega Seg Jan 03, 2011 1:46 pm

ontem durante visita a uma loja de eletroncios, me deparei com uma situação que conhecia mas nunca prestara atenção:


os fones de ouvindo possuem diferentes valores de impiedância!!

Em geral 16 omhs, 32... como dificilmente vejo fabricantes alardearem tal caracteristicas nos equipamentos que usam fones, me pergunto:


qual a diferença pratica disso? Existe alguma diferença no timbre, nestes casos? E em relação ao aparelho, o que muda de um pro outro?


Última edição por andremega em Seg Jan 03, 2011 2:28 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : correcao da grafia no topico para facilitar pesquisas)
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

impedância de fones de ouvido Empty Re: impedância de fones de ouvido

Mensagem por SILVIAO Seg Jan 03, 2011 2:12 pm

Impedância!Andre de modo geral da para fazer uma analogia entre fones e alto-falantes, quanto menor a impedancia , maior aproveitamento da mesma potencia;Já ouvi relatos que afeta sim a qualidade,mas minha experiencia é minima para te dar uma opinião mais abalisada.abraço
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

impedância de fones de ouvido Empty Re: impedância de fones de ouvido

Mensagem por andremega Seg Jan 03, 2011 2:26 pm

^´e verdade. Deixa o erro lá pra constar que minha pesquisa no google pra grafia correta falhou!!!


hahahaha

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

impedância de fones de ouvido Empty Re: impedância de fones de ouvido

Mensagem por Thales_Sr Seg Jan 03, 2011 2:57 pm

IMPEDÂNCIA -> IMPEDIR
RESISTÊNCIA -> RESISTIR
REATÂNCIA -> REAGIR

A impedância é uma grandeza complexa, composta da soma da RESISTÊNCIA (expressa em valores reais), e da REATÂNCIA (expressa em valores imaginários).

Só pra esclarecer a curiosidade de quem se interessar.

Enfim, sobre os fones:
Aparelhos como MP3 players, celulares, etc... Não têm à sua disposição tensões muito altas. Com isso, gerar volume é algo trabalhoso, uma vez que pra se ter volume, precisa ter potência. E potência pode ser expressa como

P = V²/R, onde V é a tensão aplicada no resistor, e R é o valor de sua resistência.

Como a tensão não é alta, a maneira de fazer os fones renderem mais é diminuindo sua resistência (ou melhor dizendo, impedância, já que a maioria dos fones são indutores).

Os fabricantes não costumam informar a impedância dos fones porque isso não importa muito... Se em amplificadores, colocar um falante de menor impedância pode queimar um amplificador, e uma maior impedância faz o amplificador não render todo o seu potencial, normalmente os drivers de corrente que alimentam fones de ouvido têm tensão suficiente para gerar muito volume mesmo em fones de maior impedância (existem exceções... tem fones de 600 ohms que precisam de amplificadores específicos), e conseguem fornecer corrente suficiente mesmo em fones de menor impedância sem queimar (de qualquer jeito, seu ouvido manda parar antes)

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

impedância de fones de ouvido Empty Re: impedância de fones de ouvido

Mensagem por Cantão Seg Jan 03, 2011 3:02 pm

Rapaz , eu também tinha essa curiosidade...valeu Thales... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

impedância de fones de ouvido Empty Re: impedância de fones de ouvido

Mensagem por andremega Seg Jan 03, 2011 3:37 pm

Thales, show a explicação.

Porem, não entedi o seguinte:

o que leva o fabricante a optar por 16 ou 32?

E há alguma alteração significativa em termos de acustica?

No caso, teria relação com eficiencia? Maior ou menor consumo de pilhas? ou é irrelevante?

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

impedância de fones de ouvido Empty Re: impedância de fones de ouvido

Mensagem por Gomba Seg Jan 03, 2011 4:43 pm

A impedância do porta-pro é de 60ohms se eu não me engano, e ele fala alto pra caramba...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

impedância de fones de ouvido Empty Re: impedância de fones de ouvido

Mensagem por Thales_Sr Seg Jan 03, 2011 5:00 pm

o que leva o fabricante a optar por 16 ou 32?
Boa pergunta, não tenho uma resposta. Imagino que o fabricante faça o fone do formato que achar conveniente, e a impedância que der, deu.
Quero dizer, não é assim tão "no cagaço" como eu falei, mas é que como impedância não chega a ser CRUCIAL nos fones de ouvido, eles projetam com especificações mais frouxas.

Veja, pra conseguir menor impedância, se pode diminuir o comprimento do fio (isso pode ser conseguido diminuindo o número de voltas na bobina ou reduzindo o tamanho da bobina), mas isso vai trazer consequências na resposta do fone.
Outra opção é aumentar a área da seção circular do fio, ou seja, aumentar sua bitola. Pra falantes, isso não é problema... Só é ver os falantes de graves, como tem a bobina grandona. Mas em fones, isso é um problema.
Aí, como não é tanto problema ter uma impedância mais alta, eles deixam ela mais alta mesmo e tá resolvido o problema.
No site da AKG mesmo você pode ver que tem fones de 32, outros de 55, outros de 62.... Não existe aquela "escadinha" que existe nos falantes.

A impedância do porta-pro é de 60ohms se eu não me engano, e ele fala alto pra caramba...
Fala mesmo. Se o driver de fones conseguir enviar 4V para os fones, dá pra alcançar 88 mW no porta pro. No datasheet dele, fala que a sensibilidade dele é de 101 dB/mW. Com 88 mW, consegue-se 120 dB a 2 cm do seu ouvido.... O suficiente pra te deixar surdo rapidinho.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

impedância de fones de ouvido Empty Re: impedância de fones de ouvido

Mensagem por Claudio Seg Jan 03, 2011 5:10 pm

Thales_Sr escreveu:
e conseguem fornecer corrente suficiente mesmo em fones de menor impedância sem queimar (de qualquer jeito, seu ouvido manda parar antes)

Aproveitando o gancho do assunto, vou relatar um caso que aconteceu comigo e que até hoje não faço a menor idéia do que possa ter sido o causador do problema... se Thales ou alguém puder esclarecer...

Fui fazer uma gravação ao vivo num bar da Lapa, levei todo o meu equipamento de gravação e mais um fone de ouvido, AKG K-44.

Chegando ao bar, me deparei com uma mesa de som daquelas Wattson de 64 canais. Pluguei os DIs, fiz o endereçamento para os canais da interface, microfonei algumas peças e etc... tudo lindo... pedi pra banda passar uma música pra eu ver como estava chegando o som... pluguei meu AKG na mesa, e alguns minutos depois (+ou- uns 2 minutos) comecei a sentir minha orelha direita esquentar muito, tirei o fone já apavorado e veio junto um forte cheiro de plástico queimado... foi o tempo exato de tirar o fone, e pingar a primeira gota de plástico derretido no chão, por uma fração de segundos o plástico derretido não me atingiu. Saquei o plugue da saída de fones, estava hiper quente.

O técnico de som da casa disse que suspeitava que a saída de fones estivesse em curto.

Isso procede? alguém já viu um fone queimar dessa forma, no sentido da palavra? A corrente é forte suficiente pra isso?



____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

impedância de fones de ouvido Empty Re: impedância de fones de ouvido

Mensagem por Thales_Sr Seg Jan 03, 2011 6:29 pm

Se a saída de fones estivesse em curto, ela não funcionaria...
Mas com certeza algum problema teve aí sim. Talvez na saída da mesa, talvez no seu fone...

Se o problema for na mesa, provavelmente a saída estava mandando DC. Como nenhum falante reproduz DC (e a gente também não ouve... rrssrs), essa corrente só esquentaria o fone, sem que você percebesse nada.. É uma possibilidade.

A outra é de seu fone ter perdido a isolação de algumas partes da bobina (improvável num AKG, mas quem sabe né...?), aí a impedância dela diminui sem que o volume aumente, na verdade é possível que ele fique mais baixo até... E como a impedância diminui, passa mais corrente... Mais corrente, mais calor, enfim... Uma hora pode torrar.

Eu acredito mais em problema na mesa, equipamento de show tem que passar por revisão de vez em quando.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

impedância de fones de ouvido Empty Re: impedância de fones de ouvido

Mensagem por Claudio Ter Jan 04, 2011 7:04 am

Entendi... mas eu nunca achei que numa situação dessas o equipamento pudesse ser torrado/derretido no sentido real da palavra.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

impedância de fones de ouvido Empty Re: impedância de fones de ouvido

Mensagem por Thales_Sr Ter Jan 04, 2011 9:07 am

Na verdade, se alguém me perguntasse se isso era possível, eu ia dizer que é muuuito raro...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

impedância de fones de ouvido Empty Re: impedância de fones de ouvido

Mensagem por Gomba Ter Jan 04, 2011 11:10 am

Thales_Sr escreveu:Fala mesmo. Se o driver de fones conseguir enviar 4V para os fones, dá pra alcançar 88 mW no porta pro. No datasheet dele, fala que a sensibilidade dele é de 101 dB/mW. Com 88 mW, consegue-se 120 dB a 2 cm do seu ouvido.... O suficiente pra te deixar surdo rapidinho.

Sinistro affraid
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

impedância de fones de ouvido Empty Re: impedância de fones de ouvido

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos