Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cordas "tapered"

Ir em baixo

Cordas "tapered" Empty Cordas "tapered"

Mensagem por Carlão em Ter Jan 18, 2011 11:26 am

Salve galera. Eu estava vendo em um video do Ed Friedland, que ele testa o Fender American Standard Precision V, uma corda B é um tanto "diferente". Depois, vi no book Five String Bass, do Steve Bailey, um comentário sobre o mesmo tipo de corda.

Cordas "tapered" Strings

É a tal corda "tapered", na figura. Diz o Ed Friedland que esse tipo de corda ajuda a manter uma tensão melhor da corda B em baixos de 34'. O Steve Bailey também diz que prefere esse tipo de corda, que vibra melhor e tem "resposta mais rápida" (?!?!).

Alguém já comparou pra ver se isso procede mesmo ou é simplesmente opinião pessoal dos dois? E quais marcas e modelos de encordoamento oferecem essas cordas "tapered"?
Carlão
Carlão
Membro

Cordas "tapered" Empty Re: Cordas "tapered"

Mensagem por efs em Sex Fev 18, 2011 8:07 pm

Quando eu comecei a tocar baixo, eu usava uma corda da GHS (acho que era a super steels, mas não lembro) que tinha esta construção tapered. Na prática, a terminação atrapalhava no ajuste de altura dos saddles, porque a parte fina ficava no apoio (e depois ela aumenta).
Recentemente, eu li sobre os benefícios deste tipo de corda para baixos string thru... Acho que deve ser mais fácil fazer a curva na ponte... Eu tenho um baixo deste tipo e pretendo testar assim que puder.
efs
efs
Membro

Mensagem por LuCaSbass em Sex Fev 18, 2011 8:50 pm

Ja usei as cordas Sadowsky que são assim. Não sei se é pq as cordas são excelentes, mas gostei muito... mas pra saber a real diferença, acho que só com duas da mesma marca, mesma tensão e mesmo material, sendo uma tapered e outra não.
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagem por Laysson em Sex Fev 18, 2011 9:09 pm

Quando comprei meu RBX 375 usado, ele veio com um jogo que acredito ser da Elixir (tavam com aquele desgaste de quando a nanoweb começa a desfiar), e vinha com essas cordas. Eu senti mais facilidade pra regulagem na hora de abaixar a altura. Isso por conta dessa parte baixa ter contato com o saddles fazendo a corda ter ação naturalmente mais baixa. Quando senti baixa demais, eu subi um pouco a ação.
Tentei encontrar esse tipo novamente mas não tive sucesso.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagem por JAZZigo em Sab Fev 19, 2011 12:13 am

Três dos meus baixos estão com cordas taper wound de marcas e tipos diferentes. As taper wound oferecem mais definição no ataque e no sustain, especialmente das cordas mais grossas, sobretudo da "Sizona". Recomendo para baixos de 5 ou mais cordas.

Neste, a parte tapered (núcleo exposto) possui comprimento ajustável em todas as cordas. Segundo a Rotosound, a distância entre o sadle e o início do winding (enrolamento) deve ser de 3mm a 9mm, sendo 6mm o ideal. O encordoamento ideal para baixos com ponte thru-body style, IMHO:
- RotoSound 99 RS995LD-G Electric Piano String Design Taper/Round Wound Stainless Steel Adjustable End Strings (45/65/85/105/130).
Cordas "tapered" 26000891
WARMOTH CUSTOM DELUXE G5 5 STRING BASS

Neste, somente a "Mizona" é tapared e mesmo assim, o núcleo não fica totalmente exposto:
- SIT TNR45105L Taper (on E) Round Wound Nickel Strings (45/65/85/105).
Cordas "tapered" 98029886
WARMOTH CUSTOM JAZZ BASS FRETLESS

E neste, as 4 cordas são tapared:
- La Bella SS40 Super Steps Extra Light Taper/Round Wound Graduated Stainless Steel Strings (40/60/75/95).
Cordas "tapered" 87126344
WARMOTH CUSTOM JAZZ BASS
JAZZigo
JAZZigo
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: