Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas para começar uma banda

+3
Glauco
Cambraia
denis lucas
7 participantes

Ir para baixo

Dicas para começar uma banda Empty Dicas para começar uma banda

Mensagem por denis lucas Sáb Mar 14, 2009 7:21 pm

Olá pessoal, estou montando uma banda com uns amigos e como não tenho experiencia em gerenciar/integraR UMA banda estou pedindo uma dica para vc's!!!!

denis lucas
Membro

Mensagens : 335
Localização : Macity

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para começar uma banda Empty Re: Dicas para começar uma banda

Mensagem por Cambraia Sáb Mar 14, 2009 7:31 pm

No começo, acho que o interessante mesmo é ensaiar bastante para alcançar um entrosamento entre vocês. Se for autoral então, entrosamento e "pensar junto" é fundamental. Acho interessante também tornar o ensaio uma rotina pra todo mundo, assim a idéia de compromisso vai se firmando e a coisa vai ficando um pouco mais profissional.

Também não tenho experiência com banda grande, mas essas são as minhas dicas!

Abraço!

____________________________
"No changes are permanent, but change is"
www.myspace.com/tirosefugas

Squier Club #006
Cambraia
Cambraia
Membro

Mensagens : 392
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para começar uma banda Empty Re: Dicas para começar uma banda

Mensagem por Glauco Sáb Mar 14, 2009 7:35 pm

bem resumidamente:

- defina o repertório
- tirem as músicas bem tiradas, sugiro 2 ou 3 no máximo por ensaio, dependendo da complexidade.
- disciplina
- o resto vem com a experiência, só estar preparado para coisas boas, ótimas e outras nem tanto.

Boa sorte
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para começar uma banda Empty Re: Dicas para começar uma banda

Mensagem por denis lucas Sáb Mar 14, 2009 7:37 pm

Cambraia escreveu:No começo, acho que o interessante mesmo é ensaiar bastante para alcançar um entrosamento entre vocês. Se for autoral então, entrosamento e "pensar junto" é fundamental. Acho interessante também tornar o ensaio uma rotina pra todo mundo, assim a idéia de compromisso vai se firmando e a coisa vai ficando um pouco mais profissional.

Também não tenho experiência com banda grande, mas essas são as minhas dicas!

Abraço!
muito obrigado vou anotando todas essas informações ak!!!
grande abraço!!!

denis lucas
Membro

Mensagens : 335
Localização : Macity

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para começar uma banda Empty Re: Dicas para começar uma banda

Mensagem por denis lucas Sáb Mar 14, 2009 7:39 pm

Glauco escreveu:bem resumidamente:

- defina o repertório
- tirem as músicas bem tiradas, sugiro 2 ou 3 no máximo por ensaio, dependendo da complexidade.
- disciplina
- o resto vem com a experiência, só estar preparado para coisas boas, ótimas e outras nem tanto.

Boa sorte
é essas complexidades é que complicam as vezes...rssrsrrs...mas, valeu vou anotar suas dicas!!!!
abss

denis lucas
Membro

Mensagens : 335
Localização : Macity

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para começar uma banda Empty Re: Dicas para começar uma banda

Mensagem por Vefer Seg Mar 16, 2009 6:57 am

Inicialmente, faça só a sua parte. Marque a batera e se integre a ela. Vá arrumando o resto aos poucos. Entender seu baterista é o primeiro passo. ABÇ.
Vefer
Vefer
Membro

Mensagens : 310
Localização : RIO

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para começar uma banda Empty Re: Dicas para começar uma banda

Mensagem por Eömer Seg Mar 16, 2009 1:01 pm

exatamente Vefer, entender o baterista é fundamental pro baixista.... agora imagina vc entender um baterista semi-autista ... eu sofro viu hehehehe

cara, primeiro, todo mundo tem que ter o mesmo objetivo, se ouver divergencia nesse ponto, vai dar problema
segundo, compromisso de todos, como o Glauco falou, o ensaio tem que ser um compromisso fixo na sua agenda, não rola de cada semana um desmarcar ensaio por causa de outro compromisso, tipo ir assistir jogo de futebol, dia e horario de ensaio tem que ser sagrado pra todo mundo.
empenho em tirar as musicas é outro fator importante
sabe ouvir o que o companheiro de banda estar dizendo tb, e aceitar criticas e sugestões são pontos chaves....

____________________________
"Amanhecer é uma lição do universo, que nos ensina que é preciso renascer"
Condor Club #007 - Pedreiro Bass #006 - Clube Ibanez #002 - Squier Club #011 - Clube dos Perdidos #006
Eömer
Eömer
Membro

Mensagens : 862
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para começar uma banda Empty Re: Dicas para começar uma banda

Mensagem por VictorLuigi Seg Mar 16, 2009 2:08 pm

Assino embaixo de tudo que a galera disse.
Na minha opinião a parte dificil da banda não é a parte tecnica, isso agente vai treinando e acertando.
Fazer todos os integrantes se entenderem de forma harmoniosa é mais dificil, mas para essas situações existem algumas ferramentas.

Objetivos, Metas e prazos
Primeiro é bom entender o que é um objetivo, uma meta e um prazo.
Assuma:
Objetivo = É a finalidade da banda. Onde a banda quer chegar por fim?
Ex: Tocar nos bares de cidade ou aparecer no faustão de domingo?

Meta = Os passos para alcançar esse objetivo (fim).
Ex: Para tocar nos bares da cidade você precisa de uma demo, para fazer uma demo você precisa ensaiar, para o ensaio render todos tem que tirar as músicas... Etc.

Prazo = Datas limite para cumprir as metas.
Ex: Temos que tirar 4 músicas até dia 10 de abril.

Importante lembrar, o objetivo tem que ser comum para todos (como disse o Eomer). Se houver divergencias aqui tem tudo para dar errado mais para frente.
As metas e prazos, tem que ser acordados entre todos os integrantes. Não devem ser votados, e sim acordados de forma que todos se sintam confortáveis para cumprir as metas nos prazos.

Como acordar isso?
Reuniões!

É sempre bom os integrantes terem uma convivencia fora do ensaio, aproveitem essas oportunidades para decidir coisas pertinentes e importantes para a banda como um todo.
Nessas reuniões é bom que todos tenham a liberdade de expor as suas opiniões sem ser desrespeitados.
Alguns pontos serão decididos mais facilmente, outros causarão mais intrigas. Nesses casos é bom que ambas as partes cedam um pouco, e que ambas as partes percebam o que a outra parte abriu mão.

Outra coisa importante é o FOCO.
O que é o foco?
É todos estarem trabalhando para cumprir um tarefa sem se deixar levar pelas interferencias.

Foco é importante de um modo geral, nos ensaios, nas reuniões, quanto voce estiver tirando as músicas em casa... etc!
Sem foco...
Uma reunião é feita e termina sem ninguém decidir nada, ou seja perda de tempo.
Um ensaio é marcado, mas cada um fica tocando coisas diferentes, ou seja perda de tempo.
Etc... o foco é bem apreveitado em praticamente todas as circunstâncias.


Quem já teve banda sabe que o trabalho não é só tirar as músicas.
Tem a divulgação, tem que marcar os ensaios, tem que entrar e contatos com as casas de shows, tem que organizar os arquivos da banda (partituras das músicas proprias, versões de músicas à tirar, material de divulgação)... e muito mais.
Para bandas independentes que não tem uma equipe toda uma boa saída é dividir essas responsabilidades.

Uma experiência que eu fiz foi cada integrante ficar responsável por uma dessas disciplinas da banda.
o resultado foi bem legal, desenvolve a responsabilidade de cada um para com a banda.



Enfim, essas são algumas dicas que eu tenho...
Espero ter ajudado!
Abraço e sucesso!

____________________________
Clube Fender #016 - Squier®️ Club #004 - Clube do Baixolão #004
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para começar uma banda Empty Re: Dicas para começar uma banda

Mensagem por Eömer Seg Mar 16, 2009 5:24 pm

outra coisa
como disse o Victor, é importante a convivencia fora do ambiente de ensaio
o legal é sair todo mundo pra ver um show, pegando leve na bebida, todo mundo se diverte e ainda aprende alguma coisa com a banda que ta no palco

____________________________
"Amanhecer é uma lição do universo, que nos ensina que é preciso renascer"
Condor Club #007 - Pedreiro Bass #006 - Clube Ibanez #002 - Squier Club #011 - Clube dos Perdidos #006
Eömer
Eömer
Membro

Mensagens : 862
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para começar uma banda Empty Re: Dicas para começar uma banda

Mensagem por Guilé Seg Mar 16, 2009 5:37 pm

Entre o amigo e o companheiro de banda, dê preferência ao amigo, ainda que seja preciso que ele deixe de ser seu companheiro de banda.

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para começar uma banda Empty Re: Dicas para começar uma banda

Mensagem por denis lucas Ter Mar 17, 2009 1:12 pm

o problema nosso aki, não é a falta de amizade ou convivio entre eu e meus amigos ,sempre estamos juntos .seja na hora de testar um instrumento ou na hora de desmontar um, estamos sempre juntos
o problema mesmo é que somos três e o defeito/virtude nossa é deixar a coisa perfeita mesmo sem as vezes estarmos pronto,então isso cria um clima tenso as vezes e parece que naquela hora as coisas não vão rolar....
mas a gente deixa rolar....
outra cooisa mesmo é pela falta de experiência,
as vezes não sabemos por onde começar...
mas brigado aé.....(Vefer,Guilé,Eomer,Victor Luigi)
valeu pelas dicas boa sorte para todos!!!

denis lucas
Membro

Mensagens : 335
Localização : Macity

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para começar uma banda Empty Re: Dicas para começar uma banda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos