Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como limpar escala? [resolvido]

+25
rodolphoal
Rico_bass
Hard Rock Bass
fheliojr
DenisLM
Edu Fettermann
Bruno A. L. Veloso
RFILIPPIS
joabi
sandro_vie
Diegobass
Vinícius Oliva
bodhan
Achiles
Polli
wellrod
heitor_pg
galegonobaixo
nukebass
TúlioJB
LuCaSbass
ct.colela
Cantão
Licas
Gomba
29 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Como limpar escala? [resolvido] - Página 2 Empty Re: Como limpar escala? [resolvido]

Mensagem por Rico_bass Seg Dez 08, 2014 2:58 pm

Tenho a impressão de ter lido em algum lugar.
Mas, agradeço a dica.
Valeu
Rico_bass
Rico_bass
Membro

Mensagens : 15
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como limpar escala? [resolvido] - Página 2 Empty Re: Como limpar escala? [resolvido]

Mensagem por Andre Azulao Seg Dez 08, 2014 5:47 pm

^Para escalas escuras (rosewood e afins) recomendo escova de dentes e óleo de peroba (geralmente nos mercados se encontra a marca KING), solução barata e eficaz e desta forma não corre o risco de produtos químicos e/ou abrasivos danificarem a escala. Para os trastes, Fita crepe vagabunda para proteger a escala e bombrill nos trastes, pode também proteger os captadores para não ficarem com poeira do bombrill.
Andre Azulao
Andre Azulao
Membro

Mensagens : 293
Localização : Z.O.- SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como limpar escala? [resolvido] - Página 2 Empty Re: Como limpar escala? [resolvido]

Mensagem por Jãozeiro Qua Jan 31, 2024 12:48 pm

Olho de cozinha, vinagre, molho de tomate, gasolina, meu Deus, socorro, hahaha.

Queridos, 10 anos depois, o que temos?
Limpeza de escala escura (ou seja, sem verniz), afinal, o que é bom de usar que comprovadamente é o menos lesivo possível para a madeira? Existe algo que geral que se vende por aí que é bom de usar e que não seja essas feitiçarias?

Pergunto em relação a limpeza, não hidratação (quase chorei quando li gente recomendando o Peroba pra limpar escala, hahaha). Ou seja, pergunto sobre procedimento anterior à hidratação.

O que me dizem, seus felas?
Escovinha/esponja + o quê?

Álcool acho que quebra um galho, né. Mas o que mais temos?

Produto específico pra escala de instrumento musical eu teria que importar, e a princípio era essa a ideia, mas tô sem saco de esperar, hahaha. Mas se não tiver nada "caseiro" que resolva, é o jeito, né. Pelo menos é mais seguro.


Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3035
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Como limpar escala? [resolvido] - Página 2 Empty Re: Como limpar escala? [resolvido]

Mensagem por allexcosta Qua Jan 31, 2024 1:01 pm

Jãozeiro escreveu:Limpeza de escala escura (ou seja, sem verniz), afinal, o que é bom de usar que comprovadamente é o menos lesivo possível para a madeira? Existe algo que geral que se vende por aí que é bom de usar e que não seja essas feitiçarias?

O "comprovadamente" complica um pouco porque aí você está querendo algo científico que não sei se rola...

Mas é comum se usar escovinha e palha de aço 00 pra limpeza mecânica, depois um pano com um pouco de álcool iso e então hidratação com óleo de limão.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como limpar escala? [resolvido] - Página 2 Empty Re: Como limpar escala? [resolvido]

Mensagem por CSergio Qua Jan 31, 2024 1:23 pm

Escala escura, se estiver com "mojo" muito grudado, raspa a sujeira primeiro.
Tem quem use uma lâmina, tipo estilete, ou palheta, ou cartão de crédito.
Eu acho que fiz uma vez com cartão de crédito, não quis arriscar com lâmina de metal; foi de boa.

Na falta de limpador especifico, faz uma solução de detergente neutro + água, então agita para fazer a espuma.
Dai molha uma escovinha ou pano, tira o excesso de líquido, depois passa na escala e seca logo em seguida; faz isso em cada casa, até pegar o jeito.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Como limpar escala? [resolvido] - Página 2 Empty Re: Como limpar escala? [resolvido]

Mensagem por CSergio Qua Jan 31, 2024 1:26 pm

CSergio escreveu:Escala escura, se estiver com "mojo" muito grudado, raspa a sujeira primeiro.
Tem quem use uma lâmina, tipo estilete, ou palheta, ou cartão de crédito.
Eu acho que fiz uma vez com cartão de crédito, não quis arriscar com lâmina de metal; foi de boa.

O tio comentou aí em cima também, sobre palha de aço; já usei também em escala escura, acho que depois de raspar com cartão de crédito velho.
De boa idem; só proteja os captadores para as limalhas da palha de aço, não grudar nele(s); no meu caso estava fácil, porque o braço estava desmontado do corpo (que tinha mandado pro luthier).
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4080
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Como limpar escala? [resolvido] - Página 2 Empty Re: Como limpar escala? [resolvido]

Mensagem por fheliojr Qua Jan 31, 2024 7:13 pm

Jãozeiro escreveu:Olho de cozinha, vinagre, molho de tomate, gasolina, meu Deus, socorro, hahaha.

Queridos, 10 anos depois, o que temos?
Limpeza de escala escura (ou seja, sem verniz), afinal, o que é bom de usar que comprovadamente é o menos lesivo possível para a madeira? Existe algo que geral que se vende por aí que é bom de usar e que não seja essas feitiçarias?

Pergunto em relação a limpeza, não hidratação (quase chorei quando li gente recomendando o Peroba pra limpar escala, hahaha). Ou seja, pergunto sobre procedimento anterior à hidratação.

O que me dizem, seus felas?
Escovinha/esponja + o quê?

Álcool acho que quebra um galho, né. Mas o que mais temos?

Produto específico pra escala de instrumento musical eu teria que importar, e a princípio era essa a ideia, mas tô sem saco de esperar, hahaha. Mas se não tiver nada "caseiro" que resolva, é o jeito, né. Pelo menos é mais seguro.



Se possível, deixe sujo.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Como limpar escala? [resolvido] - Página 2 Empty Re: Como limpar escala? [resolvido]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos