Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

5 cordas ou Extensor.

3 participantes

Ir para baixo

5 cordas ou Extensor. Empty 5 cordas ou Extensor.

Mensagem por raonirodrigues Seg Mar 14, 2011 9:26 pm

Estou pensando em mandar fazer um baixo de 5 cordas para tocar apenas repertorio orquestral e, logicamente, em orquestra e dai veio a duvida. O que vale mais apena um baixo de 5 cordas ou um de 4 com extensor?

O que acham?

Grande abraco
raonirodrigues
raonirodrigues
Membro

Mensagens : 125
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas ou Extensor. Empty Re: 5 cordas ou Extensor.

Mensagem por luizribeiro Ter Mar 15, 2011 12:48 pm

Normalmente baixos de 5 cordas que vão ter uma boa sonoridade e uma boa pegada na quinta corda são caros. O que acontece na maioria dos baixos de 5 cordas é que por conta da enorme tensão que a quinta corda causa no tampo o baixo perde muito em volume. Outro problema é que a quinta corda é muito grossa e é trabalhoso coloca-la em movimento. O jeito que os fabricantes de cordas acharam para solucionar isso é fazer a corda bastante maleável, o que outra vez irá causar perca de volume e clareza.
Já a extensão acontece outros problemas. Primeiro que extensão tem que ser extremamente bem feita, e manutenção dos parafusos vai ser uma coisa frequente. Outra coisa é que tocar as coisas na extensão é mais complicado pois você nunca vai estar em posição para tocar nenhuma outra nota alem das que a extensão oferece. Por exemplo, tem um trecho da quinta sinfonia do Shostakitch que usa o dó mais grave que a extensão e a quinta corda oferecem, porém esse trecho é muito rápido e bastante articulado. O que acaba acontecendo é que a maioria dos músicos mesmo com extensão vão transpor para uma oitava acima, já para quem tem a quinta corda não irá ser nenhum problema.
Mas a extensão tem uma vantagem. O comprimento de corda da corda C é bem grande, então fica com a tensão boa o suficiente para projetar melhor a notas bem graves, isso faz com que as notas fiquem mais claras.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas ou Extensor. Empty Re: 5 cordas ou Extensor.

Mensagem por malka_aff Ter Mar 15, 2011 1:14 pm

Galera, desculpa aproveita ro tópico aqui, mas eu sou do elétrico e dei uma fujidinha, só queria saber, qual é a nota mais grave que o acústico alcança? por que ontem na aula comentaram que o violoncelo vai do C1 ao F não sei qual.

Eu fiquei intrigado por que o C1 é o Dó da 5ª corda do elétrico e me questionei se isso era verdade ou não.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas ou Extensor. Empty Re: 5 cordas ou Extensor.

Mensagem por raonirodrigues Qui Mar 17, 2011 12:28 pm

O que te falaram sobre o cello é verdade sim. Ambos o baixo e o cello sao escritos na clave de fá para as regioes graves, dó na quarta linha para regioes medias, e clave de sol para o agudo, geralmente a regiao do capotasto ( depois do sol harmonico) o que no baixo eletrico seria o sol da 12a casa. Acontece que o baixo lê uma oitava acima e soa uma oitava abaixo. Ja o cello soa como se escreve. Dai a tua confusao.

A nota mais gave do baixo pode ser o C na 5a corda ou o B. Depende da afinacao.

Grande abraco
raonirodrigues
raonirodrigues
Membro

Mensagens : 125
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas ou Extensor. Empty Re: 5 cordas ou Extensor.

Mensagem por luizribeiro Qui Mar 17, 2011 6:39 pm

a nota Dó do contrabaixo de 5 cordas ou com extensão é uma oitava mais baixo que a corda Dó do cello.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas ou Extensor. Empty Re: 5 cordas ou Extensor.

Mensagem por malka_aff Sex Mar 18, 2011 9:39 am

Então quer dizer que o C da 5ª corda do baixo eétrico, ou acústico, é o C0?? aquele que tem 16,33Hz e o limiar da audição?

Por que na wikipedia diz que o Cello vai do Dó1 ao Fá5

Ta errado na wikipedia?

(sim, eu acredito que possa estar, o lugarzinho mais ruinzinho pra se obter informações, essa wikipedia.)

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas ou Extensor. Empty Re: 5 cordas ou Extensor.

Mensagem por luizribeiro Seg Mar 21, 2011 5:07 pm

Deve ser esse mesmo, mas não sei até que ponto essa nota está no limiar da audição.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

5 cordas ou Extensor. Empty Re: 5 cordas ou Extensor.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos