Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como se preparar para um gig de orquestra.

+9
Claudio
edumalta
Licas
eltonpereira22
Mayo Pamplona
malka_aff
raonirodrigues
Ivanov_br
luizribeiro
13 participantes

Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por luizribeiro Seg Abr 18, 2011 6:34 pm

Uma situação muito frequente na vida do músico de orquestra é ter que tocar um gig sem muito conhecimento do repertório que vai ser executado.
Recebi uma ligação a a mais ou menos 30 minutos atrás de um amigo pedindo que substitua ele em um concerto. O repertório é a sinfonia número 40 do Mozart e mais outras duas peças.
Apesar da sinfonia 40 ser parte do repertório tradicional, nunca tive a chance de toca-la e também nunca à estudei.
O primeiro ensaio é amanhã de manhã e a gig é na quarta feira na hora do almoço. Então não vou ter tempo de estudar toda a música. O que pretendo demonstrar aqui é como me preparo nesse tipo de situação.
Primeiro acho interessante ter um conhecimento histórico do que vou tocar.
Mozart foi um compositor do período clássico da música. O período clássico foi uma resposta ao Barroco. No Barroco principalmente nos ultimos anos desse período a música era extremamente complexa. Se dermos atenção ao trabalho dos últimos anos de vida de J. S. Bach, vamos ver um desenvolvimento complexo de contraponto. Era quase um estudo das possibilidades mais complexas contrapuntais. Outro característica importante do barroco era o contraste dramático. Muito percebido nas artes visuais, o contraste de iluminação era dramático e pouco correspondente a realidade. Daí vem o período clássico. Um retorno a simplicidade e um período marcado pelo Humanismo. A volta do estudo cientifico de ciências exatas.. O retorno a contemplação humana e não a igreja. Esse desenvolvimento intelectual que o humanismo foi extremamente influente na música. Em viena que era o polo musical da época o nível dos instrumentistas era altíssimo. Mozart que percebeu esse desenvolvimento e escreveu composições cheias de detalhes minuciosos.
No clássico o contrabaixo dobrava o cello então existem enumeras passagens extremamente complexas de serem executadas. O golpe de arco deve ser leve e curto, clareza é o objetivo mais importante.
Voltando ao assunto do tópico.
Primeiro passo que fiz foi ouvir a sinfonia com a parte de contrabaixo e marquei as passagens que considerei mais complicadas. Depois anotei algumas digitações. No vídeo estou tocando a segunda página, talvez o trecho mais conhecido entre os baixistas desta sinfonia. Eu errei bastante no vídeo mas a ideia é mostrar mais ou menos como eu aprendo uma música nova. Eu tenho que estudar muito mais é claro, mas não tem muito sentido gravar o processo todo.
Abraços

luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por luizribeiro Seg Abr 18, 2011 6:47 pm

vídeo saiu com problema, vou tentar upar outra vez.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por Ivanov_br Seg Abr 18, 2011 6:50 pm

cadÊ o video?

ótimo texto.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por luizribeiro Seg Abr 18, 2011 7:08 pm

o youtubiu, como dizem por aí, está com algum problema, quando faço upload a imagem está muito mais rápida e o vídeo termina antes de eu começar a tocar.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por luizribeiro Seg Abr 18, 2011 7:26 pm

é não está dando certo. scratch
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por luizribeiro Seg Abr 18, 2011 10:05 pm

link para download do video. Não consegui por no youtube, por algum motivo que não sei explicar o youtube está carrengando o video de maneira errada.
https://rapidshare.com/files/458090525/Movie_on_2011-04-18_at_17.01.mov
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por Convidado Seg Abr 18, 2011 10:59 pm

Já to baixando!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por luizribeiro Seg Abr 18, 2011 11:11 pm

nussa, tá muito ruim viu, mas espero que de pra perceber como é que acho que devemos aprender uma música nova.
Sá, gostaria de comentários!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por Convidado Seg Abr 18, 2011 11:20 pm

Cara, obrigado pelo video!

Deu pra ter uma idéia da pedreira que é pegar um trabalho como esses, ainda mais na correria!!

Uma curiosidade que me veio: qual porcentagem da peça (se é que dá pra vc aproximar isso) teria essa dificuldade técnica desses trechos que vc mostrou?

Imagino que a dificuldade de uma forma geral seja na partitura toda (uma vez que mesmo as partes mais simples tem as dinâmicas, os detalhes interpretativos, a concentração, etc...), mas imagino que pra vc o trabalho seja mais de limpar os trechos mais complicados, né? - numa situação de urgência como essa, solucionar as digitações, etc...

No mais só tenho a aplaudir e pedir que vc poste mais... Tocar o rabecão com arco deve ser uma doideira, algo que eu admiro, mas nunca ousarei tentar hehe


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por raonirodrigues Seg Abr 18, 2011 11:26 pm

Em breve vou tocar este concerto tb. Um clássico!..rs..Já estou com a partitura, mas ainda nao foi agendado os ensaios.

Toquei de primeira vista há um mes atras em casa, bem relaxado e descompromissado, num andamento mais confortavel do que o recomendavel!..rsrs

Achei bem legal, mas qnd rolar de verdade conto como foi a experiencia!!...

Ja to baixando tb !..rsrss...

Grande abraco,
Raoni
raonirodrigues
raonirodrigues
Membro

Mensagens : 125
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por malka_aff Seg Abr 18, 2011 11:33 pm

admiro muito o pessoal do acustico claps um dia eu me aventuro

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por raonirodrigues Seg Abr 18, 2011 11:37 pm

muito bom, Luiz!...Vc disse tudo!..Com pouco tempo é f***..Eu começaria bem mais lento!...

Gostei muito ! Parabens!...O som da camera nao ajuda!..Ja tentei gravar com a camera do mac e fica um m$%^%$^%....

Curiosidade!..vc é canhoto?

Abracao!
raonirodrigues
raonirodrigues
Membro

Mensagens : 125
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por Mayo Pamplona Ter Abr 19, 2011 12:10 am

Excelente, Luiz! Bom o video e você tocando. Som bonito. Pra eu tocar isso que você tocou à primeira vista eu tenho que estudar um monte!

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por luizribeiro Ter Abr 19, 2011 2:47 am

O gente, muito obrigado pelos elogios! Fico feliz em receber todo esse feedback positivo de feras que nem vocês.
Pratiquei bastante ela e vou postar amanhã outro video com o resultado.
Sá, eu diria que o mais complicado dessa música é esse trecho e todo o ultimo movimento da sinfonia. Os outros dois são relativamente tranquilos. Como você disse tem dificuldades na música toda. Se eu tivesse mais tempo eu provavelmente praticaria toda a partitura para chegar bem no ensaio. Nesse tipo de situação conto com um grupo de contrabaixistas bons. Uma coisa que me tranqulisa é que os outros contrabaixistas já estão ensaiando essa música a duas semanas. Então imagino que já vão estar bem sólidos. Como você mesmo disse o com o tempo que tenho o que posso fazer é me deixar pronto para tocar bem pelo menos os trechos mais complicados. E ainda assim dúvido que vou tocar todas as notas amanhã. Ai que entra a digitação para caso eu perca uma nota ou outra eu vou consegui seguir na música.

Sou canhoto mas toco como destro. Pareço canhoto por conta do efeito espelho da câmera.

Mais uma vez muito obrigado a todos!
Amanhã conto como foi!
Abraços
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por eltonpereira22 Ter Abr 19, 2011 7:44 am

Parabens Luiz

Galera de alto nivel no forum!

Uma pergunta: Em quanto tempo de estudo voce conseguiu aprimorar a leitura a primeira vista?

____________________________
"Se voce pensa que a vida é fácil, a vida não é facil não. E se voce acha que ser músico é mole man, ser músico não é mole não" (Arthur Maia)
eltonpereira22
eltonpereira22
Membro

Mensagens : 630
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por Licas Ter Abr 19, 2011 9:09 am

Muito legal o video Luiz, valeu por compartilhar. Acho muito legal o baixo acústico tocado com arco. Boa sorte na gig, cara.
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por edumalta Ter Abr 19, 2011 9:51 am

Luiz, não consegui nem fazer o download e nem pelo You Tube.
Alguém que fez o download, poderia postar novamente.
Usem o 4share, geralmente rola legal por lá.

Abraços e muito obrigado

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por luizribeiro Ter Abr 19, 2011 1:11 pm

Acabei de voltar da gig! Correu tudo bem. Como disse os trechos rápidos não saíram perfeitos, mas o regente sabia da minha situação e gostou muito do resultado. Fui chamado para tocar outra gig com eles em duas semanas. Nessa próxima gig vou tocar a quinta do shorstakovitch, posso gravar outro vídeo dando dicas sobre essa música!
Elton, leitura não tem muito mistério e na realidade quanto mais a gente lê melhor vai ficando. Eu nunca pratiquei leitura a primeira vista, mas leio música todo dia. É um processo que demora. Lembro perfeitamente de quando comecei a ler música eu sinceramente pensava que nunca ia conseguir melhorar nisso.

Edu, http://www.4shared.com/video/qQpf7IDM/Movie_on_2011-04-18_at_1701.html tá na mão, parceiro.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por eltonpereira22 Ter Abr 19, 2011 1:21 pm

luizribeiro escreveu:Acabei de voltar da gig! Correu tudo bem. Como disse os trechos rápidos não saíram perfeitos, mas o regente sabia da minha situação e gostou muito do resultado. Fui chamado para tocar outra gig com eles em duas semanas. Nessa próxima gig vou tocar a quinta do shorstakovitch, posso gravar outro vídeo dando dicas sobre essa música!
Elton, leitura não tem muito mistério e na realidade quanto mais a gente lê melhor vai ficando. Eu nunca pratiquei leitura a primeira vista, mas leio música todo dia. É um processo que demora. Lembro perfeitamente de quando comecei a ler música eu sinceramente pensava que nunca ia conseguir melhorar nisso.

Edu, http://www.4shared.com/video/qQpf7IDM/Movie_on_2011-04-18_at_1701.html tá na mão, parceiro.

Que legal Luiz, sinceramente desejo sucesso pra voce na sua carreira e nessas novas oportunidades que estao aparecendo

Eu toco o eletrico numa Big Band mas eu sempre tenho uma colher de chá, pois passam as partituras sempre antes pra todo mundo, entao eu posso praticar. Mas ja na leitura a primeira vista, eu acabo "comendo" algumas notas, etc... mas acho que é normal pra quem ficou tanto tempo sem precisar ler nada. Let's keep walking

____________________________
"Se voce pensa que a vida é fácil, a vida não é facil não. E se voce acha que ser músico é mole man, ser músico não é mole não" (Arthur Maia)
eltonpereira22
eltonpereira22
Membro

Mensagens : 630
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por edumalta Ter Abr 19, 2011 1:37 pm

Luiz, em primeiro lugar, muito obrigado por ter postado o vídeo novamente.
Desculpe por te incomodar com isso.

Só tenho uma coisa a dizer: "I'll get there"...
Maravilhoso!
Essas dicas estão soando como Master Class.
Peço realmente que sempre que tiver tempo, faça vídeos como esse.
Fiquei muito satisfeito com o vídeo e só posso parabenizar pela iniciativa em compartilhar seus conhecimentos.

Muito obrigado

OBS: Mais uma vez eu repito... o timbre do seu instrumento é maravilhoso!

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por luizribeiro Ter Abr 19, 2011 2:15 pm

Não foi incomodo nenhum, Edu.
Se vocês tiverem algum trecho de orquestra que estão tendo alguma dúvida eu posso tentar ajudar.
Vou postar o do video com a quinta do shorstakovitch que tem muita coisa legal nessa música.
O timbre desse baixo é lindo, é uma pena eu não ter algo melhor para gravar os vídeos.
abraços.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por Claudio Ter Abr 19, 2011 5:42 pm

Muito bom Luiz, só agora consegui parar pra ver o material com calma, achei excelente. Queria muito ter um mínimo de desenvoltura com arco, comecei a estudar mas não levei a diante, parei no básico... acho bacana pacas, nem que fosse pra tocar popular.

No final do vídeo você diz: "Vou tentar fazer isso mais vezes". Com certeza estamos aguardando, sinto falta desse tipo de material aqui no Fórum, pode ficar á vontade pra produzir tudo aquilo que você julgar interessante!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por galegonobaixo Qua Abr 20, 2011 3:47 pm

Nossa, parabéns, muito bom...
Agora, qual você , pessoalmente, pois já vi ambas respostas, acha mais difícil de ser executado (incluindo aspectos como leitura, execução técnica, até subjetivamente, gosto...)?

"gostaria de fazer isso mais vezes"
é eu também gostaria de você fizesse isso mais vezes

What a Face

Mais uma coisa, você é canhoto mesmo ou foi o vídeo?
Se sim como você trabalha isso dentro dentro da orquestra? (e relatos e histórias e talz...)
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por luizribeiro Qua Abr 20, 2011 5:12 pm

Galego, não entendi sobre a primeira pergunta.
Vou fazer isso mais vezes sim, jaja vem um video da quinta do shorstakovitch.
Eu toco como destro, isso é coisa do video mesmo!
abraços
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por André "Odé" Qua Abr 20, 2011 8:57 pm

Muito bom, Luiz. Sua leitura é bem boa, caral! Mais vídeos por favor! Ajudaria muito os autodidatas em música erudita como eu.

Parabéns!
André
André "Odé"
Membro

Mensagens : 243
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por Convidado Qua Abr 20, 2011 9:09 pm

Muito bacana ver a galera se motivando a contribuir aqui no Forum, ainda mais pessoas que tem muito a acresentar como o Luiz...

Uma coisa que ele comentou e que ajuda muito, é ler a partitura sem instrumento, acompanhando (auditivamente) com a gravação... Algumas soluções de digitação a gente vai achando só de vizualizar...

Digo isso na minha experiência com o elétrico mesmo, tenho feito gigs com bastante leitura, e isso tem me ajudado muito, justamente nesse lance de resolver as digitações dos trechos mais difíceis, pra diminuir o número de traves na hora da performance.

No caso de musicas com uma forma mais simples, como frevo por exemplo, vale muito a pena um segundo momento, que é o de ler, agora sem a gravação, ouvindo as frases na cabeça. Depois atacar e ler de prima, como o Luiz falou, sem parar...

As coisas que o Luiz pode nos ensinar com os videos servem pra todos nós, seja do erudito ou do popular, e pro elétrico tb... Comparo toscamente uma gig dessas (uma sinfonia) com um show inteiro escrito de música popular hehe

Aguardando os próximos!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por luizribeiro Qui Abr 21, 2011 2:00 pm

Sem dúvidas hoje em dia ler música muito bem é um diferencial. Tem músicos excelentes que não sabem ler!
Sá em popular tem outras dificuldades que não são menores que numa gig de orquestra! Vocês tem que saber improvisar em tudo, transpor e muitas outras habilidades que o pessoal da música erudita não tem.
Melhor jeito de praticar leitura é por o metronomo e ler até o final, não importa o que acontecer, mas desenvolver a habilidade de sempre continuar marcando os compassos e ser apto a recuperar o em algum momento mesmo que tenha se perdido antes é muito importante!
Muito obrigado, André. Estou pensando no próximo sobre o que eu deveria falar!
Abração a todos.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por Mayo Pamplona Qui Abr 21, 2011 11:27 pm

Luiz, tenho uma sugestão que seria muito bom pra mim: fale sobre técnica de arco!

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por galegonobaixo Sex Abr 22, 2011 10:03 pm

Oun, mal escrito mesmo, perdão...
Qual das peças vc acha mais difícil de executar(incluindo aspectos como leitura, execução técnica, até subjetivamente, gosto...)
Mozart ou shorstakovitch?
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por luizribeiro Sáb Abr 23, 2011 2:00 am

agora entendi.
Em geral o Shorstakovitch tem mais dificuldades e é tudo muito intenso, ultima vez que toquei essa sinfonia terminei o concerto parecendo que tinha voltado da guerra. Eu adoro tocar mozart, mas me indentifico mais com Shorstakovitch.
Estou super ocupado com gigs, assim que estiver com um tempinho livre eu gravo o vídeo!
abração
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por Salotti Sáb Abr 23, 2011 3:04 pm

Muito obtrigado por disponibilizar o material, luiz.
Em primeiro lugar, quero parabenizá-lo pela coragem de pegar algo assim de última hora, e também pelos vídeos excelentes!

O fato de você ter falado no Shostakovich me fez encontrar uma música que eu procurava desde que eu tinha uns 8 anos, ou seja, 10 anos atrás!
Quanta emoção!

Continue divulgando vídeos seus!

____________________________
Cosmic Sea

Salotti
Membro

Mensagens : 18
Localização : Brasil

http://diariosdeumdemonio.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por jaopiao Seg Abr 25, 2011 7:48 pm

Valeu, Luiz. Estou de olho nos seus videos e dicas aqui...
Parabéns pela iniciativa e pelo talento.

Grande abraço.
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagens : 110
Localização : Três Corações - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por galegonobaixo Qua Abr 27, 2011 8:42 pm

Ví em um outro tópico em que você diz ter ouvido absoluto...

Você tem o ouvido absoluto integral:
Sabe qualquer nota quando tocada...
E quando lê a partitura, já sabe como é a peça, como se a partitura fosse um CD?
OU somente o prático:
sabe qualquer nota quando tocada e talz...

COmente sobre isso, please!!!
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por luizribeiro Qui Abr 28, 2011 3:13 am

eu tenho ouvido absoluto. Todos os sons na minha cabeça vira uma nota, e quando leio já sei como vai soar.
mas lembrando que ouvido absoluto só me adianta na aula de teoria e solfejo. Tocando contrabaixo o aprendizado de afinação é o mesmo. Não precisa ter ouvido absoluto para saber que está desafinado.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar para um gig de orquestra. Empty Re: Como se preparar para um gig de orquestra.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos