Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AINDA ASSIM, OU "AINDA SIM"?

4 participantes

Ir para baixo

AINDA ASSIM, OU "AINDA SIM"? Empty AINDA ASSIM, OU "AINDA SIM"?

Mensagem por Thales_Sr Dom maio 01, 2011 9:47 am

Tenho notado em muitos lugares onde impera o "internetês", muita gente escrevendo "AINDA SIM". Será que existe esse termo? Resumo da ópera: NÃO. Talvez, pela sonoridade ser parecida, muita gente escreva errado. Mas não existe "ainda sim", só "ainda assim".
Abaixo, outro texto que achei na net, no link http://knol.google.com/k/sadas-poeta/ainda-sim-ou-ainda-assim/1dmpqtqxodh3f/68#


Um leitor mediano considerará totalmente desnecessária esta pergunta do título, pois julga que é evidente que a expressão correta será “ainda assim”. De fato, basta um mínimo de intimidade com a língua portuguesa, que se pode adquirir pelo hábito da leitura, para discernir a grafia certa. Todavia, percebo que a expressão “ainda sim” se alastra fácil nos bate-papos, fóruns e textos da internet, de maneira que me vi estimulado a falar sobre o assunto.

Primeiro é preciso entender que a palavra ainda é um advérbio. E isto significa o quê? Significa que advérbio é uma palavra que serve para mudar, enriquecer, complementar o significado de verbos, adjetivos ou de outros advérbios.

Por exemplo. Primeiro eu digo: “O atleta correu”. Temos aí um verbo descrevendo a ação praticada pelo atleta. Agora digo: “O atleta correu muito”. O que aconteceu? A palavra muito fez com que a ação de correr do atleta se intensificasse. Muito modifica o verbo correr, logo é um advérbio.

No caso de ainda, seu significa tem relação com o tempo. Experimentemos a frase: “O visitante chegou”. Se mudarmos a frase para “O visitante ainda não chegou”, queremos dizer que a ação de chegar não ocorreu até o presente momento. Neste exemplo, o advérbio de tempo ainda é usado com o advérbio de negação não, formando uma locução adverbial, ainda não.

Todavia, o uso da palavra ainda não se limita apenas a indicação de tempo. Na locução adverbial ainda bem, há um sentido de alívio, como que a dizer graças a Deus ou felizmente. Esta locução assume um papel de interjeição. É o que se nota na frase: “Ainda bem que meu salário aumentou”.

Então vamos para o ainda assim. A palavra assim também é um advérbio, no caso, um advérbio de modo, significando deste modo, deste jeito, desta maneira. Na frase: “Nunca vi uma fruta tão vermelha assim”, fica claro que o assim significa o mesmo que: “Nunca vi uma fruta tão vermelha deste jeito”.

Ao formarmos a locução adverbial ainda assim, teremos algo com um sentido de oposição (mesmo deste modo) semelhante às conjunções adversativas mas, porém, contudo, todavia etc. Por exemplo, tomemos duas ideias:

O homem não tem asas.

O homem consegue voar.

São ideias adversárias, pois, para se voar, geralmente é preciso ter asas. Ao juntar estas duas ideias, teríamos uma frase como: “O homem não tem asas, mas consegue voar”. Pois bem, observe que o mas pode ser substituído por: “O homem não tem asas, ainda assim consegue voar”. Ainda assim, portanto, é uma locução adverbial com função adversativa.

E o que dizer do ainda sim? É possível que esta expressão tenha surgido baseando-se no ainda não. Ainda sim seria o antônimo de ainda não? Neste caso, poderíamos formar a frase: “O visitante ainda sim chegou”?

Ora, mesmo que tal construção fosse possível, ficaria evidente que ainda sim tem um sentido de afirmação no tempo (até o presente momento sim) e não um sentido adversativo. De maneira que não faria sentido, por exemplo, dizer: “O homem não tem asas, ainda sim consegue voar”, pois seria algo como: “O homem não tem asas, até o presente momento sim consegue voar”.

É algo sem sentido, nonsense, um tipo de construção que não é possível na língua portuguesa. Sem contar que o resultado não seria o desejado, pois não exprimiria uma função adversativa e sim afirmativa.

Para ilustrar com exemplos literários, a seguir copio alguns trechos retirados do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis:

“Ele, com os olhos no ar, devia estar ouvindo, e naturalmente ouvia, mas só me disse uma palavra, e ainda assim depois de algum tempo de silêncio, recolhendo os olhos e um suspiro!”
“Foi um instante, menos que um instante, o centésimo de um instante, ainda assim o suficiente para complicar a minha aflição com um remorso.”
“Escobar era muito polido; e, conquanto falasse mais do que veio a falar depois, ainda assim não era tanto como os rapazes da nossa idade.”
“Minha mãe resolvera-se a envelhecer; ainda assim os cabelos brancos vinham de má vontade.”

O próximo exemplo é do livro As Valkirias, do escritor contemporâneo Paulo Coelho:

“Se, entretanto, aceitarmos tudo que há de errado em nós - e, ainda assim, achar que merecemos uma vida alegre e feliz, então estaremos abrindo uma imensa janela para o Amor entrar”.

Por fim, um exemplo que mostra o uso bem antigo da expressão ainda assim. Vejamos como o utiliza o Padre Antonio Vieira no Sermão da Quinta Dominga da Quaresma, escrito no século XVII:

“Assim como sai um diabo e outro diabo, pode sair também um S. Bartolomeu; mas, ainda assim, o melhor é não entrar por ouvidos de homens.”

Talvez o leitor considere inútil elucubrar tanto sobre esta simples expressão, ainda assim resolvi fazê-lo. E sei que esta aberração, este Frankenstein do ainda sim, é café pequeno comparado a outras violações que a língua portuguesa tem sofrido nos teclados deste mundo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

AINDA ASSIM, OU "AINDA SIM"? Empty Re: AINDA ASSIM, OU "AINDA SIM"?

Mensagem por jgs Dom maio 01, 2011 5:16 pm

um dos motivos que fazem o pessoal em geral escrever errado é que muitos procuram a grafia correta das coisas no google, em vez de usar um dicionário pra essa finalidade.


____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

AINDA ASSIM, OU "AINDA SIM"? Empty Re: AINDA ASSIM, OU "AINDA SIM"?

Mensagem por Thales_Sr Dom maio 01, 2011 7:59 pm

jgs escreveu:um dos motivos que fazem o pessoal em geral escrever errado é que muitos procuram a grafia correta das coisas no google, em vez de usar um dicionário pra essa finalidade.
Acho que na verdade o pessoal não procura a grafia correta de jeito nenhum, quando eu fico em dúvida sobre a grafia de alguma palavra, só ao jogar no google ele já informa.
Esse texto eu encontrei só de procurar "ainda sim ainda assim", saiu na primeira página.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

AINDA ASSIM, OU "AINDA SIM"? Empty Re: AINDA ASSIM, OU "AINDA SIM"?

Mensagem por jgs Dom maio 01, 2011 8:17 pm

com cada vez mais ocorrências de coisas escritas tudo errado, hoje em dia o google é mais propenso a informar a grafia errada das coisas...

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

AINDA ASSIM, OU "AINDA SIM"? Empty Re: AINDA ASSIM, OU "AINDA SIM"?

Mensagem por paulo fernandes Dom maio 01, 2011 8:45 pm

Brigado pelas aula de potugueis. Gradecido. Mesmo sim queria dizê que os livro do Paulo Coelim é cheio dos erro de concordança. Bração.

paulo fernandes
Membro

Mensagens : 321
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

AINDA ASSIM, OU "AINDA SIM"? Empty Re: AINDA ASSIM, OU "AINDA SIM"?

Mensagem por Tarcísio Caetano Seg maio 02, 2011 1:43 pm

Outro excelente post, Thales
A língua "brasileira", agradece; e já fez jus ao "salário" do mês do Fórum. claps

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AINDA ASSIM, OU "AINDA SIM"? Empty Re: AINDA ASSIM, OU "AINDA SIM"?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos