Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comprando contrabaixo e arco no exterior (Europa).

2 participantes

Ir para baixo

Comprando contrabaixo e arco no exterior (Europa). Empty Comprando contrabaixo e arco no exterior (Europa).

Mensagem por LucasJazz Sáb Jun 11, 2011 10:47 am

Pessoal, estou indo para Holanda, Suécia e Finlândia em julho. Conversei com o pessoal do TalkBass fórum e eles me indicaram uns luthiers e uns bass shops por lá.
Gostaria da opinião de vocês...se vale a pena trazer um baixo romeno, tcheco ou mesmo alemão de lá.
Quero comprar um arco decente tb, pois toco com um chinês.
Dêem uma olhada no site de um deles :
http://www.ateliervoorcontrabas.nl/
Dêem opiniões sobre o possível custo/beneficio dos baixos e arcos.
Luis, mande suas opiniões também!
Valeu
LucasJazz
LucasJazz
Membro

Mensagens : 95
Localização : Ribeirão Preto SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando contrabaixo e arco no exterior (Europa). Empty Re: Comprando contrabaixo e arco no exterior (Europa).

Mensagem por luizribeiro Sáb Jun 11, 2011 1:22 pm

Lucas,
Você tem que primeiro pensar em quanto você pretende gastar. O euro é uma moeda bem salgada em relação ao real e isso deve ser posto em consideração.
Todas essas nacionalidades de instrumento que você mencionou vão variar bastante de qualidade.
Eu iria nessa viagem com a seguinte ideia. Primeiro eu estipularia o valor que eu iria gastar em um contrabaixo. Feito isso, eu testaria o maior número possível de contrabaixos no Brasil que entrariam nesse valor. Pergunte aos seus amigos e professores por quanto o instrumento deles venderia. Chegando na Europa eu teria em mente o que você testou no Brasil e faria uma comparação. Visto isso eu colocaria na balança, vale a pena eu comprar um baixo + um case + o transporte para o brasil?
Instrumentos com valores inferior a Dez mil euros ainda não vão ser estáveis na qualidade. Eu diria que com vinte mil euros você saí com um contrabaixo excelente para toda vida.
Eu usaria essa sua oportunidade para tocar em contrabaixos que dificilmente você vai encontrar no brasil. como Pollmanns, Krattenmarchers e até instrumentos mais caros que esse. Isso te daria uma noção do que é um instrumento construído com excelência, madeiras incríveis e feitos para atender o mercado mais exigente do mundo que é o Europeu.
Com o arco funcionaria da mesma maneira. Vou estar no Brasil no dia 9 de julho, e estarei com os meus arcos, provavelmente eu vá para são paulo em algum momento para fazer aulas com o gadelha. Eu tenho um arco que é de qualidade impecável. Madeira AAA, montado em ouro, marfim e etc. Se eu falar quanto o arco está avaliado você cairia da cadeira. Mas enfim, o que importa é que seria legal você ter esse tipo de referência em mente para quando for realizar sua compra. Não significa que você ira comprar algo com a mesma qualidade em um valor muito abaixo.
Foi assim que comprei meu baixo, usando o instrumento da minha professora como uma referência. Ela foi junto e comparamos qual instrumento tinha características semelhantes.
Bom é isso, qualquer dúvida só gritar!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando contrabaixo e arco no exterior (Europa). Empty Re: Comprando contrabaixo e arco no exterior (Europa).

Mensagem por LucasJazz Sáb Jun 11, 2011 2:34 pm

Luiz, obrigado pelas dicas!
Em que cidade vc fica aqui no Brasil?
Vc entrou no site http://www.ateliervoorcontrabas.nl/ ?
Sei que é difícil saber se o instrumento é bom baseado somente na descrição e nas fotos. Mas vc é bem mais experiente que eu em tocar em diferentes instrumentos e arcos.
Queria saber pelo menos o que vc achou dos preços desse site, em termos de custo benefício.
Também pq essa é uma loja em que certamente eu vou (ao menos conhecer e experimentar os baixos).
Toco baixo elétrico há mais de 17 anos e é claro, já toquei em dezenas de modelos e marcas. Preciso de menos de 5 minutos tocando um pra avaliar (ao meu gosto) se me serve ou não. Já o acústico é mais complicado. Primeiro porque não entendo muito de madeira. Talvez se o Paulo Gomes pudesse ir junto...hehe. Bom, no final das contas, nunca toquei em um baixo acústico de mais de 6mil reais. Então acho que vou me deliciar experimentando esses mais caros da loja.
obrigado
LucasJazz
LucasJazz
Membro

Mensagens : 95
Localização : Ribeirão Preto SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando contrabaixo e arco no exterior (Europa). Empty Re: Comprando contrabaixo e arco no exterior (Europa).

Mensagem por luizribeiro Sáb Jun 11, 2011 4:18 pm

Na parte de contrabaixos antigos eles parecem ter umas peças legais. Tem um alemão antigo que parece ser bom, mas é de fábrica então só tocando para saber o som. Tem um outro húngaro bem bonito. Imagino que eles irão ter mais instrumentos do que esses. Tente ir num concerto de alguma orquestra e pergunte qual aterlier os músicos te recomendam.
Aproveite a oportunidade para tocar em todos os baixos que você tiver acesso.
Uma coisa muito importante é saber como testar um acústico. Volta e meio vou pro david gage e sempre tem lá um cliente que é muito experiente no elétrico mas não toca nada de acústico. Normalmente esse cara para tentar impressionar fica tentando tocar coisas complicadas. Isso é inclusive motivo de piada no atelier.
O melhor jeito de testar um instrumento é o seguinte.
Primeiro toque cordas soltas, toque uma corda de cada vez, preste atenção no timbre de cada corda.
Depois toque uma escala, sinta se o comprimento de corda está confortável. Principalmente em baixos alemães e checos o comprimento de corda pode ser bem grande e desconfortável. Outra coisa é ver se o contrabaixo tem a mesma qualidade de timbre no grave e no agudo. Preferencialmente o som deve ser escuro e encorpado. Outra coisa, toque a escala devagar.
Depois tente tocar uma música que você sabe. Se você souber tocar bem na posição capotasto faça uma escala de ré maior começando no harmônico da corda Ré indo até a nota ré da corda sol. Notas longas. Varie na dinâmica, veja se o instrumento responde a diferentes golpes de arco. Se você não for apto a fazer esse tipo de teste peça a um funcionário da loja que toque contrabaixo. Em todos os ateliers que fui os vendedores normalmente eram contrabaixistas.
Teste as tarraxas, veja se estão funcionando adequadamente.
E mais uma vez, não tenha vergonha de não ser um excelente baixista, e nem ache que você vai impressionar um vendedor. Uma vez vi o Daniel Krekeler comprando um baixo e ele ficou literalmente 20 minutos tocando escalas de todas as maneiras possíveis.
Grande abraço
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando contrabaixo e arco no exterior (Europa). Empty Re: Comprando contrabaixo e arco no exterior (Europa).

Mensagem por LucasJazz Sáb Jun 11, 2011 6:43 pm

Luiz, muito obrigado pelos esclarecimentos. Tenho lido muitos posts e respostas suas aqui no fórum e é sempre muito informativo e solícito.
Obrigado mesmo.
Ah..em qual cidade vc fica quando vem ao Brasil?
Abraço
Lucas
LucasJazz
LucasJazz
Membro

Mensagens : 95
Localização : Ribeirão Preto SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprando contrabaixo e arco no exterior (Europa). Empty Re: Comprando contrabaixo e arco no exterior (Europa).

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos