Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

+30
FireHawk
Victor matheus wooten
joaoortiz
AntônioWarwick
Ruds
fconde77
Rico_bass
diegog174
carlos_sales
Ivanov_br
Diogo Kurz
flmeneses
Pauler4
Gama
LuCaSbass
Hil
Neil
Pedroswaldo
Sonikado
Gomba
Lapetina
José Carlos
Edu Fettermann
jorgemartins
André Souza
gutoperim
Cantão
andrejazzbass
Thales_Sr
allexcosta
34 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Pedroswaldo Dom Jun 02, 2013 8:06 pm

Ahh sim, atenção para as faixas de resposta do falante que você pretende usar e do Tweeter.

Tem que haver uma sobreposição mínima e o divisor de frequências manda o que for para cada um deles.

Senão, pode haver um buraco de frequências. Considere usar um driver de titânio em vez do tweeter (no meu caso, usei fenólico mesmo, porque cobria até onde eu achei conveniente, ou seja, não reproduz as frequências mais agudas).

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por allexcosta Dom Jun 02, 2013 8:56 pm

Use driver de titânio.

O volume que ocupa é desprezível. Há muita informação sobre isso. Use a busca Google.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Ruds Seg Jun 03, 2013 4:57 pm

AntônioWarwick escreveu:Alguém já tem algum projeto parecido com esse que quero fazer?
Já usei Selenium 12PW3 (péssimo), Snake ESV612 (razoável), Oversound 12steel300 (bom), e Selenium 12PW5 (o melhor).

Recomendo o 12PW5. Mas use um software pra calcular a sintonia (duto) da caixa. Senão o melhor dos falantes pode soar como taquara rachada.

AntônioWarwick escreveu:Algum tweeter para recomendar? São supertweeter como os de carro?

Não use esses super-tweeters. Use os drivers de titânio (ou fenólicos, se quiser menos agudos). Os D202Ti da Selenium são bons, não muito caros e mais do que suficientes pra uma caixa de baixo. E o volume que eles ocupam é pequeno. Não vão mudar muita coisa no seu cálculo. Mesmo assim devem ocupar cerca de uns 500ml, se a corneta for pequena.

Mas cuidado Exclamation Tem que usar um crossover pra ligar o woofer e o driver. E o driver também tem que ter um atenuador compatível com a sensibilidade do woofer.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por AntônioWarwick Seg Jun 03, 2013 8:56 pm

Ruds escreveu:
AntônioWarwick escreveu:Alguém já tem algum projeto parecido com esse que quero fazer?
Já usei Selenium 12PW3 (péssimo), Snake ESV612 (razoável), Oversound 12steel300 (bom), e Selenium 12PW5 (o melhor).

Recomendo o 12PW5. Mas use um software pra calcular a sintonia (duto) da caixa. Senão o melhor dos falantes pode soar como taquara rachada.

AntônioWarwick escreveu:Algum tweeter para recomendar? São supertweeter como os de carro?

Não use esses super-tweeters. Use os drivers de titânio (ou fenólicos, se quiser menos agudos). Os D202Ti da Selenium são bons, não muito caros e mais do que suficientes pra uma caixa de baixo. E o volume que eles ocupam é pequeno. Não vão mudar muita coisa no seu cálculo. Mesmo assim devem ocupar cerca de uns 500ml, se a corneta for pequena.

Mas cuidado Exclamation Tem que usar um crossover pra ligar o woofer e o driver. E o driver também tem que ter um atenuador compatível com a sensibilidade do woofer.


Obrigado ruds!

Pois é, estou decidido no 12PW5. E estava pesquisando os drivers e acho esse selenium uma boa pedida mesmo...

Eu baixei o WINsid pro, mas não consegui utilizar corretamente...esse falante não consta no banco de dados e não consegui achar um resultado que batesse com a realidade inserindo os dados. Estou meio perdido.

Se puder me ajudar, agradeço mais uma vez!

Obrigado

AntônioWarwick
AntônioWarwick
Membro

Mensagens : 45
Localização : Mogi-Mirim - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Ruds Seg Jun 03, 2013 9:11 pm

^ Pra usar o WinISD pro, primeiro vc tem que ter os parâmetros (thiele-small) do woofer. Isso vc encontra no site da Selenium, no caso do 12PW5.

Pra adicionar o 12PW5 na lista de falantes do WinISD, veja neste mesmo tópico que eu já expliquei:
https://www.contrabaixobr.com/t17020p100-pictorial-de-winisd-e-discussao-geral-sobre-caixas-handmade#567847

Depois disso, crie um projetinho no WinISD e vá trabalhando com o volume, a frequência de sintonia e vá avaliando as várias curvas que o programa simula pra chegar no resultado que vc deseja.

Por exemplo, eu queria uma resposta mais flat, então minha caixa com o 12PW5 eu fiz com volume de 54l, sintonizada em 55Hz (1 duto de 10" e uns 8,3cm de comprimento). Ficou muito boa.
Também usei o D202Ti com atenuação de cerca de 11dB pra casar com o 12PW5. A atenuação depende um pocuo também da corneta que vc usa.
Ficam ai as dicas.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

João Marcos Duduch gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por AntônioWarwick Seg Jun 03, 2013 9:27 pm

Queria fazer a caixa nas especificações da que o Gama fez ( https://www.contrabaixobr.com/t19721-caixa-handmade-sugestoes )

Acrescentar um driver mudaria na litragem livre final, será que essa quantidade a menos de litros disponíveis mudaria muito o som final?

Obrigado
AntônioWarwick
AntônioWarwick
Membro

Mensagens : 45
Localização : Mogi-Mirim - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Ruds Ter Jun 04, 2013 8:25 am

^ Faça vc mesmo essa experiência com o WinISD. Considere o volume com e sem o driver e veja quanto altera no comportamento da caixa.

E outra dica é ler esse tópico por inteiro. Ler e interpretar (pensar) o que está escrito aqui provavelmente irá sanar suas dúvidas.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por joaoortiz Ter Jun 11, 2013 2:50 pm

Bom galera... tenho lido bastante sobre caixas handmade aqui no fórum.
Comprei um GK mb200 e minha pesquisa vem sendo feita pra confeccionar uma caixa para ele.
A princípio, minha ideia seria uma caixa 2x10 + driver e posteriormente fazer uma outra 1x15.
Das sugestões de falante 10'', o Selenium 10pw3 era um dos que cabiam no meu orçamento e resolvi utilizá-lo numa simulação no WinISD.
Porém, o xmax dele é algo em torno de 1,3 mm. Achei isso muito pouco... quando montei o projeto com 2x10pw3, e verifiquei no WinISD a curva do cone excursion, percebi que pra que ficasse abaixo dos 1,3mm, a potência tinha que ser algo em torno de 15W (jogando um volume de 90L e uma tuning freq. de 55Hz).
É isso mesmo ou estou pescando em algum parâmetro??
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Ruds Ter Jun 11, 2013 2:56 pm

^ deve ser isso mesmo. Os 10PW3 não têm excursão grande. Além de serem meio fracos.
Eu não usaria pra caixa de baixo.

Até pq, com esse volume, aposto que dão um "calombo" na resposta em frequência em torno dos 100 - 150Hz, não?

EDIT: Eu ainda não usei, mas me parece que o Snake ESV610 é um falante que deve se comportar bem pra caixas desse tipo, 2x10. Ou o Eros E-310 LC. E tem os importados tipo Eminence, Faital, B&C que tem uns modelos que também parecem ser ótimos.


Última edição por Ruds em Ter Jun 11, 2013 3:09 pm, editado 1 vez(es)
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por joaoortiz Ter Jun 11, 2013 3:07 pm

Ruds escreveu:^ deve ser isso mesmo. Os 10PW3 não têm excursão grande. Além de serem meio fracos.
Eu não usaria pra caixa de baixo.

Até pq, com esse volume, aposto que dão um "calombo" na resposta em frequência em torno dos 100 - 150Hz, não?

Dão um calombinho sim hahahaha... pouca coisa, mas dão...
Refiz com um volume menor... em torno de 65L... melhora a curva de cone excursion... mas esse 'calombo' na função de magnitude ainda aparece... na prática, o que ele significa? que nessa frequência ele vai soar com mais amplitude?
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Ruds Ter Jun 11, 2013 3:16 pm

Isso. Se for até 1dB não é problema. Até uns 3dB pode ficar com um grave um pouco pronunciado. Acima disso pode soar "boomy", ou embolado. Claro que isso depende de que tipo de som vc quer da caixa. Pode ou não ser um problema.

Diminuir o volume deve deixar esse "ganho" em baixa frequência ainda maior, pq o Qts desse falante é alto. O cone excursion só melhora nesse caso pq vc sintoniza a caixa mais alto e perde extensão de graves (o ponto de corte -3dB em graves da caixa aumenta). Ou seja, como sai menos grave, o falante excursiona menos. Mas isso não me parece ser um bom negócio pra caixa de baixo.

Veja as sugestões de falantes que adicionei no post acima.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por joaoortiz Ter Jun 11, 2013 3:28 pm

Ruds escreveu:Veja as sugestões de falantes que adicionei no post acima.

Pois é Ruds... eu tinha lido o tópico inteiro, na verdade... mas como a minha ideia inicial era fazer uma caixa 2x10, não cotei e nem cogitei os falantes de 12''. Pelo que pesquisei, esse 12pw5 tem um xmax mais interessante. Tem alguma sugestão de falantes de 10''? bounce
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Ruds Ter Jun 11, 2013 3:59 pm

joaoortiz escreveu:Tem alguma sugestão de falantes de 10''? bounce

Sim, como falei, no post acima ( https://www.contrabaixobr.com/t17020p150-pictorial-de-winisd-e-discussao-geral-sobre-caixas-handmade#588817 ) :

Ruds escreveu:EDIT: Eu ainda não usei, mas me parece que o Snake ESV610 é um falante que deve se comportar bem pra caixas desse tipo, 2x10. Ou o Eros E-310 LC. E tem os importados tipo Eminence, Faital, B&C que tem uns modelos que também parecem ser ótimos.

Pelos horários de postagem, eu devia estar fazendo a edição quando vc postou sua pergunta e não cancelei a minha edição.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Victor matheus wooten Ter Jun 11, 2013 4:28 pm

Se por um acaso, eu comprar um falante para baixo, levar em uma dessas lojas que fazem som automotivo, eles tiram as medidas para mim lá, ou seria melhor eu já levar prontas as medidas e o compensado posteriormente?

____________________________
Jazz Bass Clube Nº0079
De vez em quando é legal dar uma olhada aqui.https://www.contrabaixobr.com/t1469-regras-gerais-para-utilizacao-do-forum
Victor matheus wooten
Victor matheus wooten
Membro

Mensagens : 254
Localização : Itaqui - Provincia de São Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por FireHawk Dom Out 13, 2013 2:40 pm

E ai pessoal, vamos voltar com este tópico!

Joguei os dados no mesmo alto falante do projeto que fiz no Winisd beta no Pro (0.50 alpha7, mas ele disse que não tem como dar as dimensões da caixa pois o programa não tem esse recuso.

Já aconteceu ai com alguém? Qual foi a solução encontrada por vocês?

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Ruds Dom Out 13, 2013 5:13 pm

^ A versão pro não sugere medidas mesmo. Ela não tem esse recurso.

Mas pq vc mesmo não calcula as dimensões que sejam mais apropriadas pro seu caso?

Veja se ajuda:

https://www.contrabaixobr.com/t29412-desvendando-o-misterio-do-volume-de-um-paralelepipedo-retangulo

Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por FireHawk Dom Out 13, 2013 6:06 pm

^Como sempre o Ruds quebrando aquele galho!!

Valeu, vou conferir..

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por ManiacBiffs Ter Fev 18, 2014 6:53 pm

E ai, galera!

Eu vou fazer uma fEARful 15/6 para mim e queria a opinião de vcs quanto ao revestimento. Acho o courvin muito bonito, porém é frágil e meio chato de aplicar... O carpete é mais resistente, mas com o tempo acaba ficando feio e tem o mesmo problema da aplicação... Vi uns gringos falando de um revestimento chamado duratex, que é tipo uma tinta que deixa o acabamento muito bonito... Não encontrei pra vender aqui no Brasil, só encontrei emborrachamento automotivo, que parece ser similar (https://www.bigcorestintas.com.br/Produtos-Automotivos/Emborrachamento-Automotivo-3M-900ml-P53078.aspx).

Agora, preciso de sugestões! Courvin, carpete ou esse emborrachamento? Alguém tem experiência com o tal duratex pra me dizer se esse emborrachamento é semelhante?
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagens : 184
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por joaoortiz Ter Fev 18, 2014 7:00 pm

ManiacBiffs escreveu:E ai, galera!

Eu vou fazer uma fEARful 15/6 para mim e queria a opinião de vcs quanto ao revestimento. Acho o courvin muito bonito, porém é frágil e meio chato de aplicar... O carpete é mais resistente, mas com o tempo acaba ficando feio e tem o mesmo problema da aplicação... Vi uns gringos falando de um revestimento chamado duratex, que é tipo uma tinta que deixa o acabamento muito bonito... Não encontrei pra vender aqui no Brasil, só encontrei emborrachamento automotivo, que parece ser similar (https://www.bigcorestintas.com.br/Produtos-Automotivos/Emborrachamento-Automotivo-3M-900ml-P53078.aspx).

Agora, preciso de sugestões! Courvin, carpete ou esse emborrachamento? Alguém tem experiência com o tal duratex pra me dizer se esse emborrachamento é semelhante?

Duratex é o nome de uma empresa... mas também é popularmente conhecido como aquelas chapas que imitam madeira... tipo aquelas que se fabricam pranchetas de mão.
Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Tablet-ppb

Pode ser que tenha outro significado que eu não conheça...
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por allexcosta Ter Fev 18, 2014 7:02 pm

Se eu fosse fazer, faria de carpete.

Esses revestimentos modernos são bonitos mas uma batida às vezes é suficiente pra arrancar um pedaço.

Acabamento natural também não é uma má idéia:

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Jepp80Stack
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por joaoortiz Ter Fev 18, 2014 7:04 pm

Concordo com o allexcosta.
Sou adepto do acabamento em carpete.
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por ManiacBiffs Ter Fev 18, 2014 7:08 pm

Então allex, o meu medo do courvin é justamente esse... Qualquer pauladinha já rasga...

Quanto ao carpete, tenho só medo de não encontrar um de boa qualidade e o negócio virar um cabelo de mendigo depois de 6 meses.

Eu li em uns fóruns gringos o pessoal falando que o duratex é super resistente, bem mais que carpete ou courvin... @joaoortiz, é esse duratex que eu estou falando:

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Cce5144b_vbattach247202

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 175
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagens : 184
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por joaoortiz Ter Fev 18, 2014 8:03 pm

Ah sim... ja vi... tem um camarada meu que fabrica caixas e ele usa esse tipo de acabamento pra caixas mais pesadas ou pra cases
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por ManiacBiffs Ter Fev 18, 2014 8:58 pm

E no caso dos carpetes, vcs me indicariam com ou sem resina? (não sei a diferença prática)
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagens : 184
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por FireHawk Seg Fev 24, 2014 2:58 pm

A caixa que fiz usa esse ai. Muito bom o acabamento. Recomendo!

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Pedroswaldo Seg Fev 24, 2014 3:11 pm

As que eu fiz, usei courvim. Gostei do resultado.

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvTfUgUv89SL-tXl69377VVK5Tyjz8K9jJfqVkvwZomQG703Cbtcap2HdAPVr-5nk2QAm1T1UHEm2Cg827lsXix6WZAWfQ524dEO

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvTTQ9x3ThIHqh_lms3hzEKhxSvFFZrwSxPJW4VCUeTCAsSdbTkTaT_y6LL411__dxUAm1T1UPyS8cHgbRxzUKgoSX_cmKXhVwI0
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por ManiacBiffs Seg Fev 24, 2014 10:42 pm

Courvin é o que eu acho mais bonito, de longe. Porém, todos as caixas que tive com courvin, acabaram com rasgos e marcas =/
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagens : 184
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por ManiacBiffs Seg Fev 24, 2014 10:43 pm

FireHawk, onde vc arranjou o duratex?
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagens : 184
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Pedroswaldo Seg Fev 24, 2014 10:51 pm

ManiacBiffs escreveu:Courvin é o que eu acho mais bonito, de longe. Porém, todos as caixas que tive com courvin, acabaram com rasgos e marcas =/

Pô, eu acho bonito de perto também...

 :troll: 
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por ManiacBiffs Seg Fev 24, 2014 11:19 pm

Pedroswaldo escreveu:
ManiacBiffs escreveu:Courvin é o que eu acho mais bonito, de longe. Porém, todos as caixas que tive com courvin, acabaram com rasgos e marcas =/

Pô, eu acho bonito de perto também...

 :troll: 

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Yao-meme


Vc entendeu o que eu quis dizer!! hehehehe

Minha 2x12 ainda tá aqui, com o courvin inteiro...
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagens : 184
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por L. Gustavo Seg Dez 15, 2014 3:54 pm

Será que esses pisos emborrachados de academia podem servir para revestir caixas? Eles parecem ser bem resistentes e relativamente maleáveis.

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Aubicon-den231-2-gran
L. Gustavo
L. Gustavo
Membro

Mensagens : 19
Localização : Guarapuava

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por CSergio Dom Jun 13, 2021 11:31 am

http://www.linearteam.org/

Melhor usar a versão 0.50a7 ou a 0.7.9? Pergunta
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4068
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por CSergio Dom Jun 13, 2021 3:12 pm

Fiz a primeira simulação do 15Pw5 na versão antiga 0.50a7.

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 1

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 2

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 3

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 4

- Caixa com 116L e 2 dutos de 4" e 19cm (acho que sejam de 4 polegadas os da caixa, esqueci de medir)
- Sintonia em 40,72hz
- Em -3db tá na região dos 47hz
- Na aba plot que não entendi bem, a parte de velocidade do som, etc.

_______________
______________________________
_____________________________________________

E aqui a versão WinIsd 0.7; nesta não possibilitou mudar o comprimento dos dutos.

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 1

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 2

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 3

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 4

O que acharam?
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4068
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Sandro Levi Seg Jun 14, 2021 10:43 am

CSergio bom dia,

Observe a excursão do cone com a potência aproximada à que você vai usar. Caixas com volume maior e FB(Sintonia da caixa) próxima de FS, tendem a ter menos controle sobre a movimentação do cone.

Você não vai precisar de muita coisa abaixo de 60hz. A maioria dos grandes fabricantes, usa F3 próximo de 60hz. alguns bem tradicionais usam inclusive acima.

Mesmo sem saber exatamente o que você busca na resposta de sua caixa, eu arrisco a dizer que uma caixa de volume menor e um sintonia mais elevada, já iria te atender bem e o alto falante deve sofrer menos em altas potências.

Não esqueça de multiplicar o comprimento dos dutos redondos por 0,8 para descontar as imprecisões algorítmicas.

Tudo que escrevi acima é opinião pessoal, baseada em minha vivência e não tem a pretensão de ser verdade absoluta.

affraid  affraid  affraid Em tempo, só depois de escrever, entendi que você já tem o gabinete de 116L da Oneal e estaria tentando adequar ao 15pw5. Resolvi manter minhas  observações aqui e responder no outro post também. Laughing  Laughing  Laughing

Abraço!
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 421
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade - Página 4 Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos