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Southern Cross. Chiado no agudo. Normal, estranho ou complexo?

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Mensagem por abluesados Qui Jul 21, 2011 2:14 am

Galera, eu leio esse fórum tem muitos anos, porém apesar de ter cadastro só ficava lendo. Depois me apresento com mais clareza e já vou antecipando que vou precisar muito da ajuda de vocês.
Eu tenho um JB Southern Cross que está comigo fazem 13 anos (1999) e em mais de 300 Shows em tudo quanto é tipo de palco eu me deparei com situações estranhas referentes a chiados.
Antes da ajuda dos colegas eu vou pontuar o que sempre acontece no meu SC:

00) É um chiado incessante característico.
01) Meu baixo não altera ruído ou chiado quando eu tiro ou coloco a mão nas cordas (partes da ferragem).
02) Independente de qualquer configuração dos VOLUMES (menos 0 em ambos) sempre dá CHIADO com o TONE aberto no Agudo.

PS: Se o TONE tá no zero (particularmente eu gosto mais assim por causa do veludo) o chiado some.

03) A medida que eu giro e abro o TONE pro agudo o chiado vai aumentando, mas nada que atrapalhe o conjunto da obra.

Isso acontece em 99,0 % das situações de palco e amplificadores que estou usando, porém varia a intensidade, ou seja, em alguns lugares é mais e em outros é menos. Certa vez um cara ligou um liquidificador na cozinha do bar e o ruído veio parar no amplificador. Minhas dúvidas:

01) O chiado vem da energia elétrica E/OU do campo eletromagnético emitido por aparelhos eletrônicos ao redor do baixo?
02) Porque isso só acontece com o TONE no agudo (girou do grave 0,0001 mm já começa)? Eu pesquisei aqui e não vi colegas com esse relato.

PRA PIORAR TUDO EU VOU COLOCAR 2 SITUAÇÕES RECENTES (1%):

Fiz 2 shows recentemente. O primeiro foi em um lançamento de um prédio aqui em Goiânia que cada AP custa 1 milhão. O prédio estava em construção, ninguém morando e foi feita uma mega FESTA com estrutura pra puxar o saco dos compradores nesse evento. A energia gerada pra tocar o palco e luzes vinha de um gerador a diesel lá na rua. O AMPEG do cara que fez o som era zero e quando eu abri o agudo o chiado dava pra escutar lá do 20º andar!!! O cara do som ficou inconformado e trocou vários DIRECT BOX e cabos (até o meu, mas o melhor foi o meu) e fez o diabo do CHIADO sumir como mágica! Aí vem a questão:

Todo mundo reclama da energia do Brasil e blá blá blá, mas porque isso ocorreu com um gerador e qual foi a mágica que o cara fez? A culpa era das luzes do palco? Ele usou esses filtros que dizem cancelar o HUM?

Semana passada toquei na SBPC aqui no Campus da UFG e o palco era ENORME e tinha muita luz, só que LÁ NAS GRIMPAS do palco, ou seja, longe do baixo e a energia também era do gerador. Em um AMPEG muito bom eu abri o agudo e o chiado saiu mirradinho, praticamente não existia, e eu toquei tranquilo com o agudo comendo.

Alguém tem relato de acontecimento similar? O que fazer?

Obrigado antecipadamente a quem me ajudar. Já perceberam que eu gosto de escrever, pois sou filho de professor de português.




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Mensagem por allexcosta Qui Jul 21, 2011 4:11 am

Leve a um luthier competente e fale: "blindagem"

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Mensagem por abluesados Qui Jul 21, 2011 12:11 pm

allexcosta escreveu:Leve a um luthier competente e fale: "blindagem"

Valeu allex, mas aqui em Goiânia não existe luthier competente para arrumar coisas. Vou seguir o tutorial aqui de blindagem e se precisar de ajuda eu tenho um amigo que é fera em eletrônica.

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Mensagem por Maurício_Expressão Qui Jul 21, 2011 12:49 pm

Tudo leva a crer que é blindagem (o que é diferente de aterramento, que é o problema de colocar as mãos em partes metálicas e parar o chiado).

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Mensagem por abluesados Qui Jul 21, 2011 1:30 pm

Valeu Xará. Também sou Maurício.

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Mensagem por leopeixoto Sex Jul 22, 2011 12:06 pm

O que acontece com o ruído quando você encosta o dedo no control plate? Se o chiado sumir pode ser problema no aterramento.

Sofri por muito tempo com um chiadinho chato no meu JB, em alguns shows não atrapalhava em nada em outros era insuportável. Resolvi trocando os captadores originais pelos DiMarzio UltraJazz

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Mensagem por Thales_Sr Sex Jul 22, 2011 12:21 pm

abluesados escreveu:
allexcosta escreveu:Leve a um luthier competente e fale: "blindagem"

Valeu allex, mas aqui em Goiânia não existe luthier competente para arrumar coisas. Vou seguir o tutorial aqui de blindagem e se precisar de ajuda eu tenho um amigo que é fera em eletrônica.
Faz a blindagem seguindo o tutorial da blindagem do SX (é exatamente a mesma eletrônica do seu), e vê se o ruído diminui. Ao que parece, tem algumas fontes de ruído aí. Uma delas pode ser a falta de blindagem, a outra pode ser o seu amplificador (você não informou, por isso é um chute) -- tenho um amplificador simples que faz ruído assim que plugo o baixo e abro o TONE, faz ruído também. E se a energia ficar meio ruim, ele repassa a chiadeira toda pro falante.

Semana passada toquei na SBPC aqui no Campus da UFG
Que legal!! Eu estava aí no SBPC, fui só dia 14 pra apresentar um trabalho...

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Mensagem por abluesados Sex Jul 22, 2011 2:46 pm

Thales_Sr escreveu:
Semana passada toquei na SBPC aqui no Campus da UFG
Que legal!! Eu estava aí no SBPC, fui só dia 14 pra apresentar um trabalho...

Thales, foi exatamente na quinta dia 14 que toquei. Minha banda foi a primeira a se apresentar. Tocamos Blues! Não sei se você assistiu, mas nosso vocalista estava com a mão engessada e não podia tocar. Meu amp particular é um BS-150 que tenho também desde 1999. A respeito disso eu tenho algumas informações extras. Ontem estive com meu amigo que é especialista em eletrônica e ele me disse que existem divergências sobre alguns conceitos.

Vou tentar explicar o que ele explicou com muitos termos técnicos.

Ele disse que existem 2 tipos de aterramentos em um amplificador ou equipamento eletrônico em geral... o primeiro se refere ao da energia elétrica e esse está atrelado ao transformador que distribui a energia para a placa de CI, fazendo um rebaixamento de tensão. Contudo, nossa legislação não obrigava os fabricantes a inserirem o terra. Ele disse que independente de existir ou não o fio terra e esse estar ou não ligado a um aterramento que funcione perfeitamente não siginifca que não haverá interferência no sinal, pois a rede da rua ocila e os aparelhos e seus trafos (bivolt ou não) trabalham dentro de uma margem, ou seja, podem ir de 100 a 240v. Ele disse que quem deve entregar ao CI do amplificador uma onda LIMPA é o trafo do aparelho e como as empresas geralmente não se importam com isso o trafo não cumpre o seu papel, ou seja, ele só rebaixa a tensão, mas não estabiliza o sinal elétrico. Geralmente, quando tocamos em um palco profissional o pessoal já tem um aparelho que realiza essa função, ou seja, o amp não sofre com essas anomalias. Ele disse que ao plugarmos o cabo no baixo e abrirmos o tone a anomalia se apresenta em forma de ruído, mas independente do tone estar fechado a anomalia está lá ou pode estar lá. O outro aterramento, o do CI, pode estar ligado na carcaça do aparelho ou ser eletrônico... Um exemplo que ele citou é que os capacitores armazenam energia e as vezes o falante ou algum componente do circuito exigem uma carga extra, porém no meio do caminho a solicitação é cancelada e essa energia não pode voltar ao CI, pois poderia queimar algum componente. Essa energia é direcionanda para o terra ou algum componente a elimina em forma de calor. Ele disse que esse aterramento do CI tem vária funções. Enfim, o aparelho que faz esse serviço se chama CONDICIONADOR de ENERGIA e é muito usado em HT e por audiófilos. Ele disse que quanto mais caro é o aparelho mais cuidado o fabricante tem na parte do trafo, ou seja, menos interferência. Poranto, quanto mais caro o amp melhor a energia dele, pelo menos em regra. Ele me mandou ler isso:

"
02 Ruído elétrico:

Existem dois tipos de ruídos elétricos:

* Ruído que se irradiam pelas conexões elétricas.
* Ruídos que se irradiam pela atmosfera na forma de ondas eletromagnéticas!

Um ruído elétrico aparece em um circuito analógico através das suas conexões com outros circuitos. O circuito analógico deve ser ligado ao "mundo exterior" por somente uma conexão de terra, uma conexão de energia, uma entrada e uma saída. O ruído elétrico pode aparecer no circuito analógico através de qualquer um desses caminhos, bem como por quaisquer outros que estiverem presentes.

Um ruído elétrico irradiado na forma de ondas eletromagnéticas é irradiado para o circuito analógico de muitas fontes externas, uma das mais comuns é o circuito digital de alta velocidade, incluindo os chips DSP que residem em um circuito externo ou na própria PCI. Sinais de clock de alta velocidade e circuitos de comutação digital são os principais responsáveis pelo aparecimento de sinais de interferência de rádio freqüência (RFI). Outras fontes de irradiação do ruído elétrico são as fontes de alimentação chaveada, os telefones celulares, os parelhos de rádio, aparelhos de televisão, lâmpadas fluorescente, computadores pessoais nas proximidades, e raios de tempestades.

Mesmo se um circuito analógico só opere na faixa de áudio
freqüência, uma interferência de rádio freqüência (IRF) pode produzir um ruído perceptível na saída."


A parte da blindagem está justamente relacionada com o captadores, pois esses funcionam como eletroímas e são muito sensíveis a toda radiação que nos cerca. Ele me perguntou se eu toco com o celular no bolso. Ele disse que o celular tem uma antena e quando ele está próximo dos captadores ele vai causar interferência no captador e portanto causará ruído. Ele falou que realmente é muito louvável blindar o baixo. Agora imagine um local fechado e você tocando para 100 pessoas e cada uma com um celular no bolso!? Ele foi enfático ao dizer que o cada instrumento está sucetível a um nível de interferência.

Resumindo. Eliminar a origem dos ruídos provenientes da rede elétrica e do baixo.

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Mensagem por Thales_Sr Sex Jul 22, 2011 3:44 pm

Thales, foi exatamente na quinta dia 14 que toquei. Minha banda foi a primeira a se apresentar. Tocamos Blues! Não sei se você assistiu, mas nosso vocalista estava com a mão engessada e não podia tocar.
Acho que não vi ninguém tocar, fui embora às 17:00, minhas pernas estavam cansadas de ficar em pé o dia todo! Ouvi a passagem de som, vi um som de baixo muito legal lá do palco, por volta das 16:00h.

A explicação do seu amigo está correta. O captador é basicamente fio enrolado, e esse é (feliz ou infelizmente) o mesmo princípio de uma antena. Quanto a isso, não podemos sanar COMPLETAMENTE com captadores single coil, pois se fecharmos eles todos com blindagem eles param de funcionar (ô vida cruel). Nesse caso, só usando humbuckers ou stacks.

Porém, ondas RF se propagam em todas as direções, então vão também ser captadas pela fiação e circuito do instrumento. Pra essa interferência, a blindagem resolve.

Resumindo. Eliminar a origem dos ruídos provenientes da rede elétrica e do baixo.
Pois é. A do baixo é relativamente simples de resolver. Faça a blindagem e todo o possível quanto a isso já está feito.
Proveniente da rede elétrica é bem mais difícil porque você simplesmente bota seu equipamento no palco e REZA pra que tenham feito um bom serviço. Ter um bom amplificador minimiza bastante esse problema.

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Mensagem por abluesados Sex Jul 22, 2011 7:10 pm

Thales, por volta das 16:00 h quem tava passando o som era o FOCA (não lembro a banda) ou o Moisés. O Moisés usa um baixo acústico e o FOCA tem 3 Fenders da década de 70! Foi ele quem regulou meu baixo... esse cara é um JAZZ BASS MANÍACO! Fui na casa dele e vi que quando o cara vive disse ele tem que ter o TOPs dos TOPs!

Bem, depois de ler aqui eu dei uma olhada por debaixo da mesa e tive uma surpresa! Lembrei-me que o Faller, do HTForum, ForumPCs e Clube do Hardware tinha sugerido comprar um filtro de linha profissional chamado UPSAI FHT-1200 e eu fui reler o review dele e uns outros tópicos dele sobre como melhorar a energia elétrica para nossos PCs e para um todo. Vi que esse filtro de linha tem um componente específico para a filtragem da energia elétrica. Então eu o comprei.

Review no ForumPCs

Bem, pra matar a prova dos 9 eu desliguei tudo DA TOMADA que havia no meu quarto. PS3, Rede, Telefone, TV, PC, luzes, o celular levei lá pra área, caixa de som, Media Player, HD externo... e olha que meu quarto é isolado do resto da casa... A única coisa ligada era o AMP no filtro e essa tomada é aterrada. Independente disso o meu amp não tem fio terra.

Voilá! Com o agudo aberto a chiera era mínima bem mínima como eu nunca havia escutado nessas circunstâncias, ou seja, tava lindo e até o timbre ficou mais cristalino. Então, creio eu, que a maioria da chieira e ruído vem da propagação eletromagnética pelo ar. Então é blindar!

Depois vou fazer o teste com outra tomada do meu quarto, sem passar pelo filtro.

Vou perguntar ao Faller, que é o PAPA no assunto, qual seria uma outra forma barata e portátil de se filtrar a energia antes que ela entre no AMP.

abluesados
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