Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Limpeza e conservação do instrumento

+56
SilverKnob
CSergio
Ivanov_br
vcrz
mum
dcfinger82
Groovin
RaphaelM
subgrave
pedrojohnson
Ixra
Rdg Bass
fheliojr
matsegredo
greengo
fsartoreto
alanbass
GeTorres
malka_aff
Eduardomascarenhas
LetBbass
Silvio Soares
GenocideBass
Údi
CG
GilliamGatto
guerra_luthier
Ricardo
Lapetina
LeonardoSalles
ayrton_bass
Claudio
Cantão
villain
Anderson
lcalazans
HOTA
NeyBass
URSOBHZ
bodhan
Rafael FindanS
Mauricio Luiz Bertola
Renato
RBFecury
Cid
Jackson
allexcosta
Wotan
korg
VictorLuigi
Daniel
GANSO
Antonio_Ramone
DenisLM
Thales_Sr
FF Targa
60 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por Cantão Sáb Out 10, 2020 9:52 pm

Putz , que diferença Mum...ficou no capricho brother... claps
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21773
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por SilverKnob Seg Out 12, 2020 2:02 pm

Galera tá de parabéns no cuidado com os instrumentos 🎸
O reparo no Jazz bass do moon então
SilverKnob
SilverKnob
Membro

Mensagens : 54
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por CSergio Ter Dez 29, 2020 11:40 am

Peguei o TW66 de um amigo, para dar uma garibada, ele sabe do meu semitoc cacoete por limpeza.
Já foi falando "pra quê tu quer limpar seu louco? Depois fica tão limpo, que dá até pena de botar a mão nele!" Laughing

Antes e durante

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 IMG-20201228-172058
limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 IMG-20201228-172101
limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 IMG-20201229-005330
limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 P-20201229-002513

Depois
limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 IMG-20201229-10551
limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 IMG-20201229-10552
limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 IMG-20201229-10553
limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 IMG-20201229-10554
limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 IMG-20201229-10557
limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 IMG-20201229-10558

Com o polidor e muito braço deu pra zerar muitos riscos no corpo, um fosqueado no head também; só não conseguir tirar um restinho de cola de adesivo atrás no head, e zerar o control plate; agora é finalizar, tirando os restinhos de produto polidor e cera.


Última edição por CSergio em Ter Dez 29, 2020 11:49 am, editado 1 vez(es)
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4115
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Renato, Eduardo Tob e Heitorzilla gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por Convidado Ter Dez 29, 2020 11:48 am

^
1. Adoro esse baixo... vou comprar um e fazer uns upgrades. Vai ser minha primeira experiência de upgrade.
2. Você é muito caprichoso e seu amigo, um suíno


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por CSergio Ter Dez 29, 2020 12:10 pm

Henri-Q escreveu:^

2. Você é muito caprichoso e seu amigo, um suíno

up  e lol!

Henri-Q escreveu:^

1. Adoro esse baixo... vou comprar um e fazer uns upgrades. Vai ser minha primeira experiência de upgrade.


Pois pegue, ele é gostoso de tocar; se curte uma pegada old school, mete umas cordas flat  playing
Gostei tanto que peguei um Butterscotch pra mim mês passado; eu vi os preço subindo de elevador, e pensei "quer saber, vou garantir um pra mim".
Foi R$ 850; e dias desses já vi até R$ 1600, na média está R$ 1000-1100.

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 IMG-20201229-115452
limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 IMG-20201229-115503

Esse amigo ele é desprendido, quando precisa me chama para algumas coisas, fazemos favores/serviços, sem pedir nada em troca, só pelo prazer da gente sentar, conversar sobre música, instrumentos, etc.
Eu já estava indo embora da casa dele e me deu essa SG da Dolphin "toma ae pra você, não é pra limpeza, tô te dando ela" Surprised já tenho projetinho 2021 de diversão.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4115
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por Convidado Ter Dez 29, 2020 12:22 pm

Testei ele no estudio Arizy Music, do meu amigo Sergio. Fiquei umas duas horas com o baixo no colo e impressionado com a honestidade dele. Foi bem antes da pandemia, acho que em 2019, ainda. Estava bem baratinho, tipo uns 700 cruzeiros. Só não peguei porque tinha acabado de comprar o JB Deluxe.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por vinibassplayer Ter Dez 29, 2020 12:38 pm

Pra colaborar um pouco com o tópico, nao sou luthier, só amante dos instrumentos, resolvi pegar o velho michael da igreja pra uma geral.. deu pra ver inumeros defeitos de fabricação, e pouca coisa a melhorar... nao quis mexer com trastes, por mais q precisasse, mas até que ficou tocável...

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 112

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 212

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 312

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 412

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 512

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 612

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 712

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 812

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 912

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 1011

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 1110

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 1210

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 1310

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 1410

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 1510

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 1610

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 1710

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 1810

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 1910
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

mrmadruga66 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por Marvis Ter Dez 29, 2020 6:29 pm

vinibassplayer escreveu:Pra colaborar um pouco com o tópico, nao sou luthier, só amante dos instrumentos, resolvi pegar o velho michael da igreja pra uma geral.. deu pra ver inumeros defeitos de fabricação, e pouca coisa a melhorar... nao quis mexer com trastes, por mais q precisasse, mas até que ficou tocável...

Muito trabalho aí...sobre o verniz na escala, o problema não é nem ter verniz na escala (o que é feito mesmo em escala escura por algumas marcas de butique como rickenbacker), mas sim como se deu a aplicação...
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por vinibassplayer Ter Dez 29, 2020 11:38 pm

Marvis escreveu:
vinibassplayer escreveu:Pra colaborar um pouco com o tópico, nao sou luthier, só amante dos instrumentos, resolvi pegar o velho michael da igreja pra uma geral.. deu pra ver inumeros defeitos de fabricação, e pouca coisa a melhorar... nao quis mexer com trastes, por mais q precisasse, mas até que ficou tocável...

Muito trabalho aí...sobre o verniz na escala, o problema não é nem ter verniz na escala (o que é feito mesmo em escala escura por algumas marcas de butique como rickenbacker), mas sim como se deu a aplicação...

né! o kra passou na pincelada um verniz grosseiro e mal aplicado kkkkkkk
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por Marvis Qua Dez 30, 2020 3:53 pm

vinibassplayer escreveu:
Marvis escreveu:
vinibassplayer escreveu:Pra colaborar um pouco com o tópico, nao sou luthier, só amante dos instrumentos, resolvi pegar o velho michael da igreja pra uma geral.. deu pra ver inumeros defeitos de fabricação, e pouca coisa a melhorar... nao quis mexer com trastes, por mais q precisasse, mas até que ficou tocável...

Muito trabalho aí...sobre o verniz na escala, o problema não é nem ter verniz na escala (o que é feito mesmo em escala escura por algumas marcas de butique como rickenbacker), mas sim como se deu a aplicação...

né! o kra passou na pincelada um verniz grosseiro e mal aplicado kkkkkkk

Minha teoria é que pegaram esse instrumento pra estudar luthieria para iniciantes...só que pelo que entendi o instrumento tava sendo usado em apresentações... aí complica kkkkk Very Happy
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por vinibassplayer Qui Dez 31, 2020 8:35 am

Marvis escreveu:
vinibassplayer escreveu:
Marvis escreveu:
vinibassplayer escreveu:Pra colaborar um pouco com o tópico, nao sou luthier, só amante dos instrumentos, resolvi pegar o velho michael da igreja pra uma geral.. deu pra ver inumeros defeitos de fabricação, e pouca coisa a melhorar... nao quis mexer com trastes, por mais q precisasse, mas até que ficou tocável...

Muito trabalho aí...sobre o verniz na escala, o problema não é nem ter verniz na escala (o que é feito mesmo em escala escura por algumas marcas de butique como rickenbacker), mas sim como se deu a aplicação...

né! o kra passou na pincelada um verniz grosseiro e mal aplicado kkkkkkk

Minha teoria é que pegaram esse instrumento pra estudar luthieria para iniciantes...só que pelo que entendi o instrumento tava sendo usado em apresentações... aí complica kkkkk Very Happy

na verdade esse baixo sempre foi surado, principalmente qdo era usado na igreja.. mas a mto tempo ele estava na ksa do pastor pro filho dele apender a tocar, e como todo pastor, ele acha q entende de tudo e foi mexer e fez cagada... ai caiu na minha mão tentar resolver, mas é um baixo mto mal construido, a madeira é macia, tanto do corpo qto do braço, entao por exemplo, qto mais vc regula o tensor e abaixa as cordas, a pressao das cordas sempre puxa o braço pra frente, entao é impossivel uma regulagem mediana..

o problema é a cultura da igreja a um tempo atras, de nao cuidar dos equipamentos que tinha.. ai tudo cia na mão dos moleques que usavam com descaso "pq é da igreja msm, nao é meu", e detonavam tudo...
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Marvis gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por mrmadruga66 Ter Mar 09, 2021 12:36 am

Galera, aproveitando a discussão..
Preciso ter cuidados diferentes com a pintura fosca no corpo e headstock?
Adquiri um baixo branco fosco recentemente e ele está bem sujo, não sei se devo tomar algum outro tipo de precaução em relação a uma pintura "normal".
mrmadruga66
mrmadruga66
Membro

Mensagens : 89
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 09, 2021 12:52 am

mrmadruga66 escreveu:Galera, aproveitando a discussão..
Preciso ter cuidados diferentes com a pintura fosca no corpo e headstock?
Adquiri um baixo branco fosco recentemente e ele está bem sujo, não sei se devo tomar algum outro tipo de precaução em relação a uma pintura "normal".
Não. Mesma coisa
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

mrmadruga66 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por mum Ter Mar 09, 2021 9:16 am

^Acho q o principal cuidado é não usar produtos abrasivos ou polir a pintura, para que a pintura não deixe de ser fosca.

Aproveitando: Tenho um instrumento fosco, que com o uso algumas partes onde há mais contato com o corpo foram se tornando brilhantes. Rola passar uma lixa/esponja fina pra recuperar a textura?
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 09, 2021 6:32 pm

mum escreveu:^Acho q o principal cuidado é não usar produtos abrasivos ou polir a pintura, para que a pintura não deixe de ser fosca.

Aproveitando: Tenho um instrumento fosco, que com o uso algumas partes onde há mais contato com o corpo foram se tornando brilhantes. Rola passar uma lixa/esponja fina pra recuperar a textura?
Exato. Fora isso, mesma coisa.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por mrmadruga66 Dom Mar 14, 2021 2:13 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Não. Mesma coisa

Obrigado pela resposta, Bertola.

mum escreveu:^Acho q o principal cuidado é não usar produtos abrasivos ou polir a pintura, para que a pintura não deixe de ser fosca.

Aproveitando: Tenho um instrumento fosco, que com o uso algumas partes onde há mais contato com o corpo foram se tornando brilhantes. Rola passar uma lixa/esponja fina pra recuperar a textura?

Quando você fala de produtos abrasivos, a que se refere? Desculpe a leiguisse broder!
Ps: O principal receio é realmente ela ficar brilhante em algum ponto ou com o passar dos anos.
mrmadruga66
mrmadruga66
Membro

Mensagens : 89
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por mum Dom Mar 14, 2021 10:51 pm

mrmadruga66 escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Não. Mesma coisa

Obrigado pela resposta, Bertola.

mum escreveu:^Acho q o principal cuidado é não usar produtos abrasivos ou polir a pintura, para que a pintura não deixe de ser fosca.

Aproveitando: Tenho um instrumento fosco, que com o uso algumas partes onde há mais contato com o corpo foram se tornando brilhantes. Rola passar uma lixa/esponja fina pra recuperar a textura?

Quando você fala de produtos abrasivos, a que se refere? Desculpe a leiguisse broder!
Ps: O principal receio é realmente ela ficar brilhante em algum ponto ou com o passar dos anos.

Falo de ceras automotivas, polidores de instrumentos e materiais utilizados para polimento no geral.
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por HenriqueBessa Qua Jun 16, 2021 3:18 pm

https://youtu.be/aeDwCWnSo98?t=1269
^Vídeo com uma dica sobre limpeza de madeiras claras... talvez sirva para braços de maple ou marfim que, às vezes, ficam com aquelas manchas escuras na parte de trás que não são resolvidas com lixa leve.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

limpeza - Limpeza e conservação do instrumento - Página 4 Empty Re: Limpeza e conservação do instrumento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos