Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fender pré CBS

+6
JORGERA
claytonbass
Amagomes
Maurício_Expressão
allexcosta
paulo fernandes
10 participantes

Ir para baixo

Fender pré CBS Empty Fender pré CBS

Mensagem por paulo fernandes Sáb Ago 27, 2011 10:41 am

Pessoal, há muito tempo que escuto, em coro, que os Fender pré CBS eram muito melhores, coisa e tal. Mas, na verdade, eu nunca soube EXATAMENTE o porquê. Alguém sabe se isso é realmente uma verdade e os fatores que levam muitos a esta conclusão? Thanks.

paulo fernandes
Membro

Mensagens : 321
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Fender pré CBS Empty Re: Fender pré CBS

Mensagem por allexcosta Sáb Ago 27, 2011 10:47 am

paulo fernandes escreveu:(...)eu nunca soube EXATAMENTE o porquê.(...)

E acho que nunca vai saber...

Quando a CBS comprou a Fender passou a existir uma preocupação maior com a velocidade de produção e isso faz a qualidade cair um pouco, é óbvio.

Os instrumentos Pre-CBS eram feitos através de processos similares aos Fender Custom Shop de hoje, mas tem um certo valor histórico e de coleção, por isso sofrem aumento no preço.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Fender pré CBS Empty Re: Fender pré CBS

Mensagem por Maurício_Expressão Sáb Ago 27, 2011 10:48 am

Como eu nunca toquei em um Fender Jazz Bass pré-CBS eu não sei exatamente se é melhor ou pior em termos sonoros, mas em termos monetários a diferença é gigantesca!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Fender pré CBS Empty Re: Fender pré CBS

Mensagem por paulo fernandes Sáb Ago 27, 2011 12:44 pm

Interssante é que Leo Fender passou a produzir outras marcas (se não me engano) e presume-se terem sido feitos nos mesmos moldes dos pré CBS, (G&L acho eu) que não ganharam a mesma notoriedade. Interessante isso.

paulo fernandes
Membro

Mensagens : 321
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Fender pré CBS Empty Re: Fender pré CBS

Mensagem por paulo fernandes Sáb Ago 27, 2011 12:47 pm

Maurício_Expressão escreveu:Como eu nunca toquei em um Fender Jazz Bass pré-CBS eu não sei exatamente se é melhor ou pior em termos sonoros, mas em termos monetários a diferença é gigantesca!



Pois é, taí uma comparação que eu gostaria ver.

paulo fernandes
Membro

Mensagens : 321
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Fender pré CBS Empty Re: Fender pré CBS

Mensagem por Amagomes Sáb Ago 27, 2011 1:53 pm

allexcosta escreveu:
paulo fernandes escreveu:(...)eu nunca soube EXATAMENTE o porquê.(...)
E acho que nunca vai saber...
Quando a CBS comprou a Fender passou a existir uma preocupação maior com a velocidade de produção e isso faz a qualidade cair um pouco, é óbvio.
Os instrumentos Pre-CBS eram feitos através de processos similares aos Fender Custom Shop de hoje, mas tem um certo valor histórico e de coleção, por isso sofrem aumento no preço.

E de fato passou a haver uma oscilação de qualidade de acordo com a época, há vários tópicos aqui mesmo tratando deste assunto, inclusive este:

https://www.contrabaixobr.com/t4819-fenderquais-evitar?highlight=evitar

Eu particularmente, prefiro o timbre dos Fender dos anos 70,não que eu os ache melhores ou piores, até porque nunca toquei em um pré CBS,mas é questão de gosto mesmo.


Última edição por Amagomes em Dom Ago 28, 2011 7:28 am, editado 1 vez(es)
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Fender pré CBS Empty Re: Fender pré CBS

Mensagem por claytonbass Sáb Ago 27, 2011 11:27 pm

paulo fernandes escreveu:Interssante é que Leo Fender passou a produzir outras marcas (se não me engano) e presume-se terem sido feitos nos mesmos moldes dos pré CBS, (G&L acho eu) que não ganharam a mesma notoriedade. Interessante isso.
acho que isso acontece principalmente no brasil,pois nos estados unidos os baixos g&l são muito valorizados,concordo que menos que os fenders ,mais acho que aqui no brasil eles são subestimados.me corrijam se estiver errado.

claytonbass
Membro

Mensagens : 186
Localização : recife

Ir para o topo Ir para baixo

Fender pré CBS Empty Re: Fender pré CBS

Mensagem por JORGERA Dom Ago 28, 2011 1:00 am

os G&L sao as obras menos valorizadas no mester Leo, os musicman decada de 70 tem um certo valor, mas tb e frassao em relacao aos fender pre-cbs, os fenders mais velhos sao mais caros por serem mais raros, eu ja toquei em P 57, 61, 63, 65. basicamente a mesma coisa. em Jazz 60, 61, 63, 64, 65, dos que eu toquei ate hj 2 63 nao eram legais, o 60 e fenomenal o melhor baixo fender que ja toquei ate hj, mas cada baixo e uma historia, eu ja fui trocar meu 69, por um pre-cbs, e acabei voltando para casa com meu 69 e meu $. ja tive 79 stingray, muito legal, mas preferi ficar com um 83 que tem uma magia.
os GL el toro sao bons o som passivo mais quente que ja vi, mas o som nao me agrada muito.
JORGERA
JORGERA
Membro

Mensagens : 2030
Localização : IMBITUBA SC/ BOSTON USA.

Ir para o topo Ir para baixo

Fender pré CBS Empty Re: Fender pré CBS

Mensagem por claytonbass Dom Ago 28, 2011 8:15 am

JORGERA escreveu:os GL el toro sao bons o som passivo mais quente que ja vi, mas o som nao me agrada muito.
acho que o baixista da maria gadu os gastão villeroy usa um desses, e por sinal tira um som mt bom dele.

claytonbass
Membro

Mensagens : 186
Localização : recife

Ir para o topo Ir para baixo

Fender pré CBS Empty Re: Fender pré CBS

Mensagem por paulo fernandes Dom Ago 28, 2011 10:03 am

JORGERA escreveu:os G&L sao as obras menos valorizadas no mester Leo, os musicman decada de 70 tem um certo valor, mas tb e frassao em relacao aos fender pre-cbs, os fenders mais velhos sao mais caros por serem mais raros, eu ja toquei em P 57, 61, 63, 65. basicamente a mesma coisa. em Jazz 60, 61, 63, 64, 65, dos que eu toquei ate hj 2 63 nao eram legais, o 60 e fenomenal o melhor baixo fender que ja toquei ate hj, mas cada baixo e uma historia, eu ja fui trocar meu 69, por um pre-cbs, e acabei voltando para casa com meu 69 e meu $. ja tive 79 stingray, muito legal, mas preferi ficar com um 83 que tem uma magia.
os GL el toro sao bons o som passivo mais quente que ja vi, mas o som nao me agrada muito.

Show Jorgera, obrigado por sua opinião. Como vc disse mesmo, cada baixo é uma estória. Baixo é igual vinho meu irmão!(menos, neh?). Essa coisa da Magia que vc falou é sensacional. Na prática, ela teria que ser psicológica, mas acho que é mais que isso. Tenho um JB American de Luxe 97 que "cresce" no palco com graves definidíssimos, nos mais diversos amplificadores.

paulo fernandes
Membro

Mensagens : 321
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Fender pré CBS Empty Re: Fender pré CBS

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Ago 28, 2011 12:17 pm

paulo fernandes escreveu:Pessoal, há muito tempo que escuto, em coro, que os Fender pré CBS eram muito melhores, coisa e tal. Mas, na verdade, eu nunca soube EXATAMENTE o porquê. Alguém sabe se isso é realmente uma verdade e os fatores que levam muitos a esta conclusão? Thanks.
Em 1º lugar por conta do caráter semi-artesanal dos instrumentos fabricados pela Fender antes da compra pela CBS, o que pode ser conferido num vídeo que o próprio Allex "postou" aqui no fórum.
Em 2º lugar pela qualidade da mão-de-obra empregada na fábrica.
Em 3º lugar pelo rigoroso controle de qualidade que a Fender possuía nessa época.
Em 3º lugar pela qualidade das madeiras empregadas, cortadas de árvores que possuíam 200/300 anos, ademais, os estoques de madeira datavam até da época da 1ª Guerra Mundial, ou seja: madeira de alta qualidade, totalmente sêcas e de árvores maduras, coisa que quase não existe mais hoje em dia.
Já toquei num Fender pré-CBS, ontem inclusive estive com um nas mãos, do baixista do Krya (banda daqui de Niterói). Não sou o cara mais adequado para julgar isso, pois não sou um músico como o Allex, mas os dois que já toquei tinham um timbre excelente, mas nada "do outro mundo"
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Fender pré CBS Empty Re: Fender pré CBS

Mensagem por JORGERA Dom Ago 28, 2011 12:35 pm

eu resumiraia um cbspre- como satisfacao, ego, Prazer.
saber que vc tem em casa uma obra de arte, feita plas maos do criador do baixo eletrico, saber que e uma coisa que vc e poucos tem, principalmente um 100% PRE-CBS, no mais um bom fender custom shop, faz basicamente a mesma coisa.
JORGERA
JORGERA
Membro

Mensagens : 2030
Localização : IMBITUBA SC/ BOSTON USA.

Ir para o topo Ir para baixo

Fender pré CBS Empty Re: Fender pré CBS

Mensagem por Fabio Motta Dom Ago 28, 2011 12:36 pm

Muitas vezes a diferença do preço e status é mais pela questão mítica do que a diferença de qualidade propriamente dita.

____________________________
You only live once!
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Fender pré CBS Empty Re: Fender pré CBS

Mensagem por pariri Dom Ago 28, 2011 1:03 pm

JORGERA escreveu:um bom fender custom shop, faz basicamente a mesma coisa.
Talvez melhor! Hoje temos uma tecnogia que Leo Fender nao tinha na epoca. Leo Fender usou alguns tipos de madeira na epoca so porque era disponivel em grande quantidade na sua cidade. Esistem muitas lendas, mas na verdade Fender fez uma coisa muito simples...

pariri
Membro

Mensagens : 177

Ir para o topo Ir para baixo

Fender pré CBS Empty Re: Fender pré CBS

Mensagem por ct.colela Dom Ago 28, 2011 4:24 pm

Existe dois tipos de musico
Um que avalia o instrumento por seu som e tocabilidade sendo ele novo ou arcaico (vintage)
E outros que nao sabem diferenciar timbres e se prendem a datas,preços altos ,valores historicos ,e exclusividade na encomenda
infelizmente a maioria esta na segunda opçao
O talkbass esta cheio deles ,falam besteiras absurdas sobre baixo antigos
sobre baixos feitos em epoca especifica
que baixo feito na epoca tal era melhor que a atual
vou citar um exemplo que posso falar com propriedade
baixos kubicki factors,ja regulei e consertei varios ,e vi muitos comentarios que os fabricados antes da era fender eram os melhores
a maioria que tive em maos eram muito inferiores em acabamento e timbre
aos que foram feitos na fender
todos os kubicki fenders que passaram em minha maos eram bons , depois da era fender o acabamento de braço dos kubickis melhoraram muito
o exemplo do jorgera define bem o que eu quero dizer
ele viu que seu 69 tinha mais som que o da era pre CBS
existe baixo bom e baixo velho, tem que aprender a diferenciar um do outro


____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Fender pré CBS Empty Re: Fender pré CBS

Mensagem por paulo fernandes Dom Ago 28, 2011 4:34 pm

^Isso aí. Cada baixo é um baixo, tem lá o seu DNA pelo somatório de possibilidades que cada ítem de sua construção propicia.

paulo fernandes
Membro

Mensagens : 321
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Fender pré CBS Empty Re: Fender pré CBS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos