Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rachaduras!!!

+2
Voila Marques
Luan CG
6 participantes

Ir para baixo

Rachaduras!!! Empty Rachaduras!!!

Mensagem por Luan CG Sáb Out 22, 2011 11:46 pm

Olá,

Estou negociando um contrabaixo do luthier Paulo Lucchesi que, segundo o dono, é da década de 50. O CB está com cordas Thomastik Belcanto, Bag, cavalete do Paulo Gomes, espigão do Fernando e sofreu alguns ajustes que eu não lembro com precisão. O cara está pedindo 3K. A unica coisa que está me incomodando um pouco é o fato do baixo ter algumas rachaduras no fundo, apesar de todas elas terem sido reparadas pelo Paulo Gomes.
Não entendo muito do assunto e gostaria de saber quais são meus riscos.

Obrigado.
Luan CG
Luan CG
Membro

Mensagens : 5
Localização : São Paulo

https://facebook.com/luan.checchia e twitter.com/#!/LuanChecchia

Ir para o topo Ir para baixo

Rachaduras!!! Empty Re: Rachaduras!!!

Mensagem por Voila Marques Dom Out 23, 2011 7:55 am

Seja bem-vindo ao fórum, Luan CG!

Dificilmente um contrabaixo com 50 ou 60 anos não terá "ruguinhas de expressão" como rachaduras, lasquinhas e/ou arranhões...

De um modo geral, os problemas são maiores quando as rachaduras envolvem o tampo (frente) do instrumento.

Quando precisei vender um dos meus contrabaixos, que era um verdadeiro "canhão" de orquestra, veio vê-lo um cara que tocava baixo elétrico e queria começar no acústico, e a única coisa que ele soube demonstrar foi uma preocupação absolutamente inútil com uma "cicatriz" de 3 cm X 3 cm, devidamente colada na lateral (faixa) do instrumento.

Ele não faz idéia do instrumentão que deixou de comprar por um "problema" que não afetava em nada o som ou a qualidade do contrabaixo, e nem mesmo a estética, pois havia uma colagem muito bem feita no local, que eu nunca precisei mexer. Eu já comprei esse contrabaixo assim, e ele ficou comigo por bem mais de uma década.

Os Lucchesi são instrumentos nacionais muito bons para estudo e costumam ser contrabaixos pequenos e confortáveis de se tocar.

Para você não dar tiro no escuro, e realmente fazer uma compra segura, sugiro que o leve ao luthier Paulo Gomes, pois ele dá assessoria à compra & venda de contrabaixos, fazendo uma avaliação prévia do instrumento a ser vendido ou comprado:

dicas de compra do luthier Paulo Gomes

Fazendo isso, não haverá riscos para você, ok?

Humm...gostaria de saber o que são "3k": 3 mil reais ou o "k" indica alguma moeda que desconheço?

Boa sorte e abraços contrabaixísticos

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rachaduras!!! Empty Re: Rachaduras!!!

Mensagem por allexcosta Dom Out 23, 2011 11:35 am

^ Aquele baixo que você usou no workshop tinha esse jeitão vintage e uma sonzeira absurda.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Rachaduras!!! Empty Re: Rachaduras!!!

Mensagem por Claudio Dom Out 23, 2011 1:12 pm

^ Segundo a Voila (fiz essa pergunta no dia), aquele Contrabaixo tem mais de 100 anos!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Rachaduras!!! Empty Re: Rachaduras!!!

Mensagem por Luan CG Dom Out 23, 2011 7:06 pm

Obribado, Voila.

Vou falar com o Paulo Gomes. E, sim, o preço é 3 mil reais ( não me dei conta do ''k'').
Luan CG
Luan CG
Membro

Mensagens : 5
Localização : São Paulo

https://facebook.com/luan.checchia e twitter.com/#!/LuanChecchia

Ir para o topo Ir para baixo

Rachaduras!!! Empty Re: Rachaduras!!!

Mensagem por Voila Marques Ter Out 25, 2011 1:55 am

allexcosta escreveu:^ Aquele baixo que você usou no workshop tinha esse jeitão vintage e uma sonzeira absurda.
ClaudioBass escreveu:^ Segundo a Voila (fiz essa pergunta no dia), aquele Contrabaixo tem mais de 100 anos!

^ O Cláudio tem boa memória. O jeitão do contrabaixo do workshop tá quase duzentage, Allex! São tantas "ruginhas de expressão", que ele tá
beirando o jeitão jenipapo de ser, hahaha!
O contrabaixo que o cara ficou implicando com o remendinho tinha muito mais som que a Margueritta (o contrabaixo do workshop), embora a qualidade do som ficasse bem aquém dela. O volume daquele contrabaixo era um espanto.

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rachaduras!!! Empty Re: Rachaduras!!!

Mensagem por Voila Marques Ter Out 25, 2011 1:56 am

Luan CG escreveu:Obribado, Voila.

Vou falar com o Paulo Gomes. E, sim, o preço é 3 mil reais ( não me dei conta do ''k'').

De nadinha, Luan!
Obrigada pela informação!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rachaduras!!! Empty Re: Rachaduras!!!

Mensagem por edumalta Qua Out 26, 2011 11:07 am

Grande Luan, que bacana ler um post seu. Nos conhecemos na Fila para a compra dos ingressos do BMW Jazz e depois nos dias dos shows.
Estou indo no Fernando Hoje. Posso perguntar a ele, se ele conhece esse instrumento, já que ele instalou o espigão.
Aliás estou indo lá para instalar no meu também.
Abraços

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rachaduras!!! Empty Re: Rachaduras!!!

Mensagem por Luan CG Sáb Out 29, 2011 10:22 pm

Eae, Edu,

cara, nesta última semana, todos com quem conversei me disseram para comprar um dos chineses reformados pelo Fernando e colocar uma corda boa ao invés de comprar esse Lucchesi.

Terça de manhã eu irei ao atelier do Fernando dar uma olhada neles. Será que vale mais a pena mesmo???? (a pergunda vale para todos que se dispuserem a responder).

Valeu!!!

Luan CG
Luan CG
Membro

Mensagens : 5
Localização : São Paulo

https://facebook.com/luan.checchia e twitter.com/#!/LuanChecchia

Ir para o topo Ir para baixo

Rachaduras!!! Empty Re: Rachaduras!!!

Mensagem por edumalta Seg Out 31, 2011 12:53 pm

Luan, eu já toquei nesses chineses reformados pelo Fernando.
Sendo sincero, vale muito a pena.
Se falar que o modelo é bem bonito. Escola Italiana, ou seja, são aqueles mais parecidos com violino, bem parecido com o meu.

Só não sei dizer se ele ainda tem disponível para a venda. Bom isso você pode ver diretamente com ele.

Tenho certeza que será muito mais feliz com esse instrumento do que comprar alguns usados por aí.

Boa sorte!
Depois conta pra gente o que decidiu!

Abraços

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rachaduras!!! Empty Re: Rachaduras!!!

Mensagem por Luan CG Ter Nov 01, 2011 3:08 pm

Hoje fui lá no Fernando. Vou ficar com um dos baixos dele mesmo. Realmente vai valer muito mais a pena do que o Lucchesi.

Muito Obrigado a todos pela ajuda. \,,/
Luan CG
Luan CG
Membro

Mensagens : 5
Localização : São Paulo

https://facebook.com/luan.checchia e twitter.com/#!/LuanChecchia

Ir para o topo Ir para baixo

Rachaduras!!! Empty Re: Rachaduras!!!

Mensagem por edumalta Qui Nov 03, 2011 2:06 pm

Legal Luan, parabéns pela aquisição!
É um ótimo instrumento!

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rachaduras!!! Empty Re: Rachaduras!!!

Mensagem por Cristiano Brum Qui Nov 03, 2011 8:11 pm

Alguns contra baixos lá da escola de música onde estudava tinham quase cem anos... Eles tinham várias "nervurinhas" e faziam um baita som... E eram de umas madeiras belíssimas!

Ah, os baixos eram tão antigos que as "borboletas" para afinar eram com madeira e metal!!!
Cristiano Brum
Cristiano Brum
Membro

Mensagens : 12
Localização : Ivoti - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Rachaduras!!! Empty Re: Rachaduras!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos