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Na prática... Relação potência x falante x espaço x quantidade de pessoas

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Mensagem por André Souza Qua Nov 02, 2011 1:05 pm

Companheiros,

Não costumo levar muito meu Hartke VX2510 para shows. Nem sempre é prático e o cachê também não justifica... A minha banda está com uma frequência crescente de shows e eu quero ter um som bacana e um AMP adequado é fundamental.

SITUAÇÃO:
Ontem toquei no 30 Segundos Bar(Salvador), um bar "da moda" que costuma ter um público de +/- 400 pessoas. A sala tem uns 10m², com um pé direito de uns 5m. Levei o Hartck(250 RMS) e achei que faltou volume. A GT-10B deu uma "empurrada" no som e o MM colaborou nos graves... Controlados os agudos.

OBS.:
1- Uso os knobs de A e B para mix, com o A em 14h e o B em 10h. Será que deveria tê-los deixado no máximo para ter um "plus" no volume?
2- A posição do AMP: Logo atrás de mim, coladinho. No chão, na altura do joelho e com as rodinhas.
3- O palco é pequeno, somos 6. Tocamos bem apertadinho. Dividinos espaço com os combos de baixo e das duas guitarras, pedaleiras e pedalboards e os retornos de palco. Movimento... Só para cima e para baixo. Rs... Rs...
4- O repertório é Pop/Rock.

O que queria de vocês era ajuda na interpretação de minha percepção: volume inferior ao necessário. Tenho algumas dúvidas:
- A potência era adequada?
- A configuração 2 x 10'' colaborou no resultado?
- Existe uma forma de saber a potência necessária para determinada situação? Considerando a sala e a quantidade de pessoas.

As orientações de você me ajudarão na avaliação de continuar com o meu AMP ou trocá-lo por um mais adequado. Meu problema não é timbre.

Abraço;


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Mensagem por Gomba Qua Nov 02, 2011 1:14 pm

Acho que casa pra 400 pessoas com música ao vivo tem que ter um P.A próprio. Eles tem condições pra isso. Talvez uma caixa 8x10 te daria spl suficiente, mas ficaria muito alto pra quem tá mais perto de você...
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Mensagem por silvanoandrade Qua Nov 02, 2011 1:24 pm

pra shows com mais de 400 pessoas uso um Hartke LH500 com caixas 4x10 + 1x15, tbem uso um DI pra mandar um sonzinho nos PAs tbem para o pessoal me escutar, todos com PowerCLicks e creio que não me falta som.


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Mensagem por André Souza Qua Nov 02, 2011 1:29 pm

^
Tem PA sim. Bem bacana, mas não serve de retorno. Tem, no palco, duas de 12' ativas com 250RMS. A Hartke é para meu retorno mesmo.

Nos últimos shows que fiz lá usei o retorno de palco e não ficou legal. A mix tinha as vozes, o baixo e teclado.

Em relação a caixa de 8x10 concordo com você... Não pode ser nada muito "Punk" para não prejudicar o retorno do resto da turma.

Acho que com o dobro de potência com uns 2x12' pode ajudar... Mas é achismo.

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Mensagem por Thales_Sr Qua Nov 02, 2011 1:32 pm

10 m² não cabem 400 pessoas não... Não seriam 100 m²?
Essa potência do Hartke me parece suficiente para seu retorno. Talvez o posicionamento da caixa não esteja te ajudando. Se o palco for pequeno, deixe a caixa numa posição mais elevada pra que você tenha mais definição das notas.

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Mensagem por silvanoandrade Qua Nov 02, 2011 1:33 pm

se tem PA ta sussa, o "mesário" sendo bom seu bass vai aparecer sussa, eu acho que por enquanto você usar um powerclick + portapro que vai melhorar sua vida em 300%

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Mensagem por André Souza Qua Nov 02, 2011 1:51 pm

Thales_Sr escreveu:10 m² não cabem 400 pessoas não... Não seriam 100 m²?
Essa potência do Hartke me parece suficiente para seu retorno. Talvez o posicionamento da caixa não esteja te ajudando. Se o palco for pequeno, deixe a caixa numa posição mais elevada pra que você tenha mais definição das notas.

^
Podem ser 100m²... Rs... Rs... Minha noção de espaço/engenharia/arquiterura está afetada. O espaço tem três ambientes e dois andares. O segundo andar é aberto, como um camarote.

Vou experimentar elevar a caixa. Outra opção é usar o Power Click+Porta pro. Já tenho... É só experimentar.

Mas fiquei encucado com a percepção de carência de potência na condição que me apresentei. Sei que não foi só falta de potência, outras condições prejudicaram meu retorno. Mas achei que ficou bem muxoxo... Em outras condições ele falou bonito. Mas... Cada sala, um som.

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Mensagem por Gomba Qua Nov 02, 2011 2:11 pm

Cara, se você não tá se ouvindo com uns 100db que essa caixa deve falar, é melhor pensar em abaixar o volume do palco e coisas assim. Acho que pra retorno essa caixa é bem suficiente. Alternativa é jogar uma via de graves também (subzinho de 12" com passa baixa) ou os fones mesmo.
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Mensagem por allexcosta Qua Nov 02, 2011 2:41 pm

Pra um ambiente desses uma 1x12 ou 2x10 de qualidade deveria ser suficiente se bem posicionada, já que é só pra retorno. Algumas variáveis importantes são o volume que seu batera e seu guitarrista tocam.

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Mensagem por flauius Qua Nov 02, 2011 3:24 pm

Para saber o que fazer, talvez só no lugar. Mas ao invés de tentar subir o volume e colocar mais retorno no seu baixo, talvez cair o volume do resto do pessoal pode ser mais interessante.

Uma possibilidade é que o PA pode estar cancelando o som da sua caixa como retorno. Graves são omnidirecionais, então, mesmo que os alto falantes do PA estejam virados para frente, o que é óbvio, pode haver graves no palco que cancelam o som de sua caixa. Aí não é problema de volume, mas de posicionamento. Tente experimentar a caixa em diferentes posições no palco para ver se continua o problema, Inclusive, tente colocar virada para o lado contrário. Parece estranho, mas pode haver soma (+3db) e não cancelamento (-60db).

Quanto ao subir a caixa, acho que vale mais deixá-la no chão mesmo e, se possível, colada na parede ou outra superfície sólida. Se não me engano, cada superfície de contato do tipo, são 3dbs nos graves.
Com 6dbs você dobra a potência... Wink

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Mensagem por Thales_Sr Qua Nov 02, 2011 3:44 pm

Quanto ao subir a caixa, acho que vale mais deixá-la no chão mesmo e, se possível, colada na parede ou outra superfície sólida. Se não me engano, cada superfície de contato do tipo, são 3dbs nos graves.
Com 6dbs você dobra a potência...
3 dB são o dobro da potência.. Realmente o pensamento está correto de procurar reforçar os graves ao encostar a caixa em algum canto.
Mas para retorno, penso que as vezes "menos é mais", e elevar a caixa fará com que os médios e agudos sejam melhor ouvidos, e os médios são interessantes para a definição e articulação das notas, enquanto grave em excesso pode embolar, e acabar piorando a situação.

No final, é o que você mesmo falou, tem que sair testando posicionamentos diferentes da caixa pra ver se ameniza o problema.

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Mensagem por Gomba Qua Nov 02, 2011 3:47 pm

cada 3db que sobe é o dobro de volume que você tem. E isso de encostada nem parece nem sempre procede. Mas quanto mais rígida a estrutura da caixa, mais spl você tem.
Mas eu concordo contigo: o problema pode ser excesso de volume e não falta...
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Mensagem por Thales_Sr Qua Nov 02, 2011 3:56 pm

Gomba escreveu:cada 3db que sobe é o dobro de volume que você tem. E isso de encostada nem parece nem sempre procede. Mas quanto mais rígida a estrutura da caixa, mais spl você tem.
Mas eu concordo contigo: o problema pode ser excesso de volume e não falta...
Eta rapaz, cuidado com esses 3 db serem o dobro de volume, isso deu discussão grande aqui.
Na verdade, 3 db são o dobro de potência. A sensação de dobro de volume ocorre com um aumento de cerca de 10 dB, ou seja, 10 vezes a potência.

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Mensagem por allexcosta Qua Nov 02, 2011 3:59 pm

Quando as condições não são ideais e o retorno está sub-dimensionado é melhor tê-lo bem próximo ao ouvido do que se valer de qualquer aumento de spl que encostá-lo em uma parede possa proporcionar. Você perde grave mas ganha inteligibilidade.

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Mensagem por André Souza Qua Nov 02, 2011 3:59 pm

^
Concordo que os outros fatores, guitarras e seus AMPS, estão "ajudando". Vou conversar com a galera e mudar a caixa de posição pra ver no que dá.

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Mensagem por flauius Qua Nov 02, 2011 4:07 pm

Thales_Sr escreveu:
Quanto ao subir a caixa, acho que vale mais deixá-la no chão mesmo e, se possível, colada na parede ou outra superfície sólida. Se não me engano, cada superfície de contato do tipo, são 3dbs nos graves.
Com 6dbs você dobra a potência...
3 dB são o dobro da potência.. Realmente o pensamento está correto de procurar reforçar os graves ao encostar a caixa em algum canto.
Mas para retorno, penso que as vezes "menos é mais", e elevar a caixa fará com que os médios e agudos sejam melhor ouvidos, e os médios são interessantes para a definição e articulação das notas, enquanto grave em excesso pode embolar, e acabar piorando a situação.

Ahhh claro... mas eu pensava aqui em fazer o cara se ouvir. Perde-se definição, os harmônicos que dão o timbre não são amplificados, só os graves mesmo. Mas, bom, antes ouvir uma massa de grave e ter retorno do que ter um som bonito no palco e tocar fora do tempo. Até porque, o pessoal na frente do PA (espero) estará ouvindo tudo certinho.

A regra menos é mais é super válida... Mas o resto turma tem que ouvir o baixo também. Não sei como é a situação para o baterista por exemplo. Se levantar e colocar ao pé do ouvido, a caixa pode não atender a todos.

HA... deletei a parte do 3dbs e volume... O negócio é a sensação de dobrar o volume são 10dbs mesmo, o que é potência que não acaba mais...

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Mensagem por Gomba Qua Nov 02, 2011 4:10 pm

Thales_Sr escreveu:
Gomba escreveu:cada 3db que sobe é o dobro de volume que você tem. E isso de encostada nem parece nem sempre procede. Mas quanto mais rígida a estrutura da caixa, mais spl você tem.
Mas eu concordo contigo: o problema pode ser excesso de volume e não falta...
Eta rapaz, cuidado com esses 3 db serem o dobro de volume, isso deu discussão grande aqui.
Na verdade, 3 db são o dobro de potência. A sensação de dobro de volume ocorre com um aumento de cerca de 10 dB, ou seja, 10 vezes a potência.

bom, fisicamente falando, 3db é o dobro de pressão sonora. Mas vale lembrar que apesar de parecer, música não é uma ciência exata, justamente porque as pessoas que ouvem não são iguais
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Mensagem por allexcosta Qua Nov 02, 2011 4:16 pm

O dobro da potência gera +3db, que é percebido como um pouco mais alto.

A percepção de "dobro do SPL" se dá com +10db.

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Mensagem por Gomba Qua Nov 02, 2011 4:29 pm

hmm... study
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Mensagem por Eliseumohr Qua Nov 02, 2011 4:46 pm

Em minha "PRIMEIRA" banda tinhamos esse problema!

Foi resolivido com um pouco de "educação musical", pois se a casa tem PA , os amplificadores do palco não precisam esatar todos no máximo, basta todos da banda entrarem em consenso quanto aos seus volumes! se dá pra baixar o volume baixe!... assim você vai continuar a se ouvir e não vai incomodar os outros.

Peçam ao baterista pra manerar nas pancadas!

Um som de palco limpo , fica mais facil pra se tocar por varias horas sem seu ouvido saturar, quanto ao som de frente o mesário é quem deve decidir , se está bom ! up
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Mensagem por Gomba Qua Nov 02, 2011 5:14 pm

Dependendo da situação, se as pessoas ficam muito perto do batera, complica mesmo, porque bateria sem pegada é ruim demais. Microfonada, a captação nao fica boa e se nao tiver microfonada, no meio da casa ninguem mais escuta a batera.

Como o palco é pequeno, talvez a solução seja tocar com fones in ear mesmo. E deixar os amps em casa ou usar o amp virado pra trás e/ou como via de grave.

Quanto ao operador, só é mesário aquele que não tem a mínima ideia do que tá fazendo e só sabe mexer botão... os razoáeis / bons / excelentes são operadores ou técnicos de audio, ok? :p
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Mensagem por Robson.Van / Sidinéia Qua Nov 02, 2011 10:59 pm

Nestes casos uso amp + 4x10 e power click com porta pró...fica perfeito. Quando a banda está muito junta o som tende a ficar embolado dependendo do lugar e sua acústica. Tem lugares que meu amp sobra volume com bastante gente e outros lugares que falta volume com menos pessoas.
Na verdade não existe regra, pra mim oq vale é estar preparado para todas a possibilidades (dentro da condição de cada um), o fone é um importante aliado.

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