Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

+15
fheliojr
Rutzen
kwholz
cardozo
Wyk.3
Gaelramone
DenisLM
Paulo Penna
Colono
GANSO
allexcosta
bernardo
Maurício_Expressão
Gomba
Rogério Barbosa
19 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Rogério Barbosa Ter Nov 29, 2011 8:26 pm

Gostaria que os amigos me ajudasem com uma dúvida que ainda não consegui tirar, qual a diferença entre os braços do Precision e do Jazz Bass. Já pesquisei mais nada que me esclarecesse. Conto com a ajuda de vocês!


Última edição por Rogério Barbosa em Ter Nov 29, 2011 8:52 pm, editado 1 vez(es)
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Gomba Ter Nov 29, 2011 8:28 pm

Distância entre cordas no nut e a espessura em alguns projetos é menor no JB.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Rogério Barbosa Ter Nov 29, 2011 8:33 pm

Já tinha visto isso em algum lugar, mais gostaria de algo mais técnico.
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Gomba Ter Nov 29, 2011 10:13 pm

o tamanho do nut de jb é 1/4 de polegada menor que o tamanho do nut do precision, no projeto do fender.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Nov 29, 2011 10:40 pm

Realmente a diferença é apenas que as cordas são mais espaçadas entre si na região do nut. Ou seja, o nut do Fender Precision é mais comprido que o do Jazz Bass.
Mas os 3 Jazz Bass que tenho, as medidas são diferentes. Parece que nos antigos o nut é menor ainda.
Para mim, sair do Jazz Bass e ir para o Precision não sinto tanta diferença em termos ergonômicos. Nem percebo o espaçamento maior na região do nut.
Já quando faz tempo que toco com Precision e volto para Jazz Bass, percebo logo de cara que o espaçamento é menor.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por bernardo Ter Nov 29, 2011 11:53 pm

Oi Rogério Barbosa, peguei no talkbass.com:

I've been switching back and forth between Fender Precision and Jazz basses for years ( 4 string variety).
I swear I'm going to have a custom neck made with a nut width of 1 9/16 inches, that is exactly between the P-Bass & Jazz bass nut widths (1 5/8 vs 1 1/2 inches)...

link: http://www.talkbass.com/forum/f8/custom-fender-neck-p-bass-vs-jazz-bass-neck-width-521233/

Aproveito a oportunidade para comentar que vi seu post sobre a construção de um baixo e achei muito legal, mas muito mesmo! Na ocasião tive uma leve impressão de ser um 5 cordas, mas só havia 4 furos para tarrachas! Se o primeiro assunto tiver ligação com o segundo (sua pergunta e minha impressão sobre seu projeto), talvez seja interessante rever as medidas do projeto. Boa sorte.
bernardo
bernardo
Membro

Mensagens : 254
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por allexcosta Ter Nov 29, 2011 11:58 pm

O braço do Precision é, em geral, um pouco mais largo e mais bojudo. As medidas variam de acordo com a época.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Rogério Barbosa Qua Nov 30, 2011 7:25 am

Agora tô começando a entender, é que sempre ouvia falar em jazz com braço de precision e vice e versa, mais como leigo não entendia a diferença.

Bernardo - A pergunta foi para tirar essa dúvida mesmo, não tem nada a ver com o baixo em construção. Obrigado a todos!
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por GANSO Qua Nov 30, 2011 7:29 am

Me desculpem a ignorância, mas o que seria o "nut"?

____________________________
Firme no leme que a reta é torta!!
GANSO
GANSO
Membro

Mensagens : 811
Localização : santa rita do passa quatro - sp

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por bernardo Qua Nov 30, 2011 7:36 am

É o capotraste.
bernardo
bernardo
Membro

Mensagens : 254
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Rogério Barbosa Qua Nov 30, 2011 7:44 am

É Bernardo, revendo as fotos do braço no meu projeto (que foram tiras de celular) se tem a impressão de ser bem largo, chega a parecer curto, mais é questão de qualidade das fotos.
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por bernardo Qua Nov 30, 2011 8:07 am

Entendi. Boa sorte no projeto.
bernardo
bernardo
Membro

Mensagens : 254
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Rogério Barbosa Qui Dez 01, 2011 8:18 pm

Para finalizar, gostaria de saber os padrões Fender em milimetros para os nuts do precision e do jazz bass. Peço por favor aos amigos que puderem me responder. Obrigado!
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por allexcosta Sex Dez 02, 2011 10:05 am

Rogério Barbosa escreveu:Para finalizar, gostaria de saber os padrões Fender em milimetros para os nuts do precision e do jazz bass. Peço por favor aos amigos que puderem me responder. Obrigado!

Isso varia ao longo dos anos. Hoje os P Standard são 1-5/8" e os J são 1-1/2", mas os modelos signature podem ter medidas diferentes.

Tábua de conversões:

http://www.hamuniverse.com/antfrac.html

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Rogério Barbosa Sex Dez 02, 2011 11:23 am

Então fica sendo P Standard 1-5/8"=41.2750mm e o J 1-1/2"=38.1000mm
correto professor? Obrigado!
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Colono Ter Fev 25, 2014 7:36 pm

quantos milímetros seria os mais antigos JB, que são menores?

e teria COMO comprar um nut menor e um luthier "simplesmente" reduzir a largura do braço?

teria que tirar todos os trastes e refazer a marcação das casas na parte superior?

ou teria mais coisas ainda pra fazer? como fazer a curva entre o headstock e o braço?
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por allexcosta Ter Fev 25, 2014 8:04 pm

Colono escreveu:quantos milímetros seria os mais antigos JB, que são menores?

36.5

e teria COMO comprar um nut menor e um luthier "simplesmente" reduzir a largura do braço?

É possível

teria que tirar todos os trastes e refazer a marcação das casas na parte superior?

Não. Dá pra mexer só na parte inferior.

ou teria mais coisas ainda pra fazer? como fazer a curva entre o headstock e o braço?

Tem que dar uma redesenhada total pra não ficar estranho.

Que mal pergunte, pra que isso?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Colono Ter Fev 25, 2014 8:50 pm

pra manter o mesmo baixo de 4 cordas tornando-o mais confortável rsrs

tenho muita vontade de passar uma lixa atrás do braço para afinar um pouco, mas tenho medo de fazer desnivelado e ainda tem o acabamento que eu não saberia como fazer (selador)
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Paulo Penna Ter Fev 25, 2014 9:05 pm

O braço é mais largo e mais gordinho...bitola!!!! Twisted Evil 
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Colono Ter Fev 25, 2014 9:16 pm

pois é rapaiz.. isso q é fo.. as vezes, ou melhor, EU q sou alucinado por ergonomia, sempre deixo de comprar um baixo por causa do braço.
Se essa técnica de passar a lixa atrás do braço fosse dominada por mim os pesadelos iriam acabar!!
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Fev 25, 2014 9:25 pm

Para mim 3mm de comprimento a mais no nut chega a ser perceptível. Mas tem gente que pode se incomodar bastante com isso, sem dúvida.
Mas acredito que o tipo da curvatura do braço (C, D ou V, por exemplo) seja mais impactante que a distância do nut em termos ergonômetros.
O problema de diminuir a massa (espessura) do braço, é que ele ficará mais frágil.
Diminuir o tamanho do Nut e diminuir a espessura do braço é o melhor de dois mundos!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Colono Ter Fev 25, 2014 9:36 pm

mas como a ibanez, esp, entre outros consegue essa façanha de fazer braços finos e outras marcas fazem uma tora?

será q Ibanez e semelhantes tem o braço com menor vida útil em mecânica?
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por DenisLM Ter Fev 25, 2014 10:19 pm

acho péssimo instrumento com o braço muito fino.
JB Geddy Lee é um exemplo.
acho lindo, mas não rola.

não sou lá muito fã dos SR também não.

na minha opinião tem um sweet spot na faixa dos precisions...
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Gaelramone Ter Fev 25, 2014 10:32 pm

Olha para mim a relação de massa do braço, esta direcionado diretamente ao peso do som, baixos com braços grossos, tendem a ter um som mais grave, na minha opinião influencia mais que a madeira do corpo, essas marcas Ibanez, ESP, etc... normalmente compensam isso com os captadores e circuitos, ou as vezes deixam o som mais magro mesmo, pois isso é caracteristica de cada construção, pois se braço fininho fosse só questão de tocabilidade, a fender usaria o mesmo braço nos JB e PB, pois tirando raras excessoes em regra todos nós preferimos a macieza de um braço mais fino.

O amigo DenisLM é um exemplo de baixista que prefere braços de contrabaixo mais parrudos

Abraço
Gaelramone
Gaelramone
Membro

Mensagens : 84
Localização : Canoas/RS

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Colono Ter Fev 25, 2014 10:46 pm

discordo, o SX é um exemplo de bastante massa no braço (embora tenha o nut fino) e as madeiras deixam o som bem médio agudo
os Tagimas geralmente tem muita massa no braço e no corpo e são agudos e por aí vai...
talvez a massa influencie sim, mas ainda aposto muito mais na densidade da madeira
e se pegar um Ibanez e um Warwick, ambos com o braço em maple e escala em rosewood, o som vai sair diferente pois embora os atuais tenham a espessura parecida nos de 4 cordas a madeira do corpo é diferente
ahh.. a secagem da madeira x proteção do acabamento contra a UMIDADE brasileira também conta demais
as vezes tocamos em cacos com a madeira mais seca que soam como um canhão

mas a minha dúvida é se um instrumento com o braço mais fino tende a ser mais delicado na mecânica com  o tempo, umidade, tensão das cordas, suor da mão, fungos e por aí vai...
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Wyk.3 Qua Fev 26, 2014 12:39 am

study 
Wyk.3
Wyk.3
Membro

Mensagens : 540
Localização : Duque de Caxias, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por cardozo Qua Fev 26, 2014 6:24 am

A largura do braço, por si só, não quer dizer nada. O que importa é o conjunto, composto pela largura, profundidade, curvatura, espaçamento entre as cordas e tamanho dos trastes. Se alguma destas variáveis não for do gosto do músico, o braço como um todo deixa de ter uma boa pegada.

Como exemplo, prefiro o braço do Precision ao do meu Yamaha BB 424, pela relação mais favorável entre largura e espessura do braço.

Sobre o braço mais fino de um Ibanez, por exemplo, o que muda é a forma como o baixo vibra. O Yamaha, por possuir maior massa, como um todo, tem uma alta frequência de vibração e a sensação de solidez; No Ibanez, a vibração do braço é perceptivelmente maior e o tipo de vibração é de baixa frequência. Há uma tensão no baixo, ao tocar, que não sei explicar muito bem.

Abraço!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por allexcosta Qua Fev 26, 2014 7:19 am

Colono escreveu:mas a minha dúvida é se um instrumento com o braço mais fino tende a ser mais delicado na mecânica com  o tempo, umidade, tensão das cordas, suor da mão, fungos e por aí vai...

Sim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Colono Qua Fev 26, 2014 9:19 am

meu pai.. e eu que queria inventar de comprar um ESP! Não vou mais pq se um Rockbass antigo que tem um tronco implantado deve durar muito mais anos sem dar problema do que um braço fino e pouco espesso  Sad 
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por kwholz Qua Fev 26, 2014 9:38 am

Aproveitando o tópico, gostaria de perguntar o que a galera recomenda:

Lixar e reduzir um braço de Precison para fica similar ao braço do Jazz Bass, ou trocar o braço do Precision por um de Jazz Bass ?

Para ilustrar melhor, preciso contar uma historia, para todos entenderem o porque da pergunta.


Sou canhoto e como tal achar bons instrumentos para canhoto é difícil.

Há muito tempo atrás na época da loja de baixos do Japones que ficava nos fundos da galera dos Musicos aquiem Sampa, acho que era o Sergio Tanaka, se não me engano.

Achei um Fender Precision de canhoto, ano 76 !!  Shocked 

Mas ele tinha algumas características, para não dizer defeitos.

Ele tinha o alojamento no corpo que seria para um captador de Jazz Bass da ponte
(isto mesmo que voce leu.. veio o buraco, mas não o captador !!)  What a Face 

Veio também com a ponte original, mas percebia-se algusn furos fechados com palito de dente, que significava que trocaram a ponte e voltaram a original.

Por ser canhoto, nem pestanejei e o comprei, apesar dele ser ainda por cima, Fretless. Como era iniciante, me sentia todo empolgado, afinal no Headstock, estava escrito Fender !!! Rssss

Em pouco tempo, percebi que o Fretless não era a minha praia.

Resolvi encostar o meu precison em um Luthier e fazer uma reforma radical.

Trocar a escala, por uma com trastes
Adicionar um captador Jazz Bass na ponte, afinal já tinha o buraco
Trocar a ponte por um Badass II no lugar da original
Refazer toda a parte elétrica, adicionando mais um pot de volume para o captador novo.

Feito isto, ai sim ficou uma maquina. Se tornou m Fender customizado que de original não tem mais nada.

Só que com o tempo, acabei conhecendo outros baixos e percebi que se for de 4 c, todos "tendem" a ter as medidas do braço de um Jazz Bass. (Nut = 1-1/2"=38.1 mm)

E percebi que este braço mais "fino" é a minha praia. Gosto mais desta pegada.
Acho o braço do meu Precision mais "gordo" ?!

Como meu Fender já está com mais de 14 anos de uso, percebi já alguns trastes desgastados e sabia que mais cedo ou mais tarde teria que encostar ele em um Luthier.

Quando vi aqui a pergunta, me deu um "click"  .. e se modificasse o braço para ficar na "vibe" de um Jazz Bass ??
kwholz
kwholz
Membro

Mensagens : 74
Localização : osasco

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por allexcosta Qua Fev 26, 2014 9:54 am

Colono escreveu:meu pai.. e eu que queria inventar de comprar um ESP! Não vou mais pq se um Rockbass antigo que tem um tronco implantado deve durar muito mais anos sem dar problema do que um braço fino e pouco espesso  Sad 

Não é bem assim.

Entre dois braços idênticos, um com mais massa será mais resistente a forças mecânicas (por questões óbvias), mas técnica de construção, qualidade da madeira, do tensor, tensão das cordas e outras coisas assim são tão ou mais determinantes na vida útil de um braço que a quantidade de madeira que nele existe.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Colono Qua Fev 26, 2014 11:19 am

então o jeito é tentar confiar nos engenheiros de braços finos.. e particularmente eu não confio, pois acho que as coisas não são feitas à martelo, mas também não são um laboratório da nasa quando estão "projetando" um baixo e depois construindo numa linha de montagem.
acredito que no mundo dos instrumentos as coisas são mais testadas na prática do que na caneta
prova disso é as CENTENAS de cópias de jazz bass de baixo custo que existem por aí, como pheonix, sx, condor, benson, giannini, sunsmile, strinberg, modulus, groovin, cort, memphis, squier, shelter, Anderson, Parquer, Mirrs, Hallen, Smith, Axl, Faim, Johnson, Fild, Texas, Tyler, Milestone, Matrix, Stagg, etc, etc são uma loteria
a maioria desses é feito a olho, com o mínimo de rigor, variando inclusive o braço de uma peça pra outra do mesmo modelo e a coisa passa a ser mais loteria do que confiabilidade da marca. Imagina um baixo com braço fino  Sad 
os Warwick que são baixos top, que aguentam o calor do verão europeu e a humidade e frio do inverno por lá colecionam relatos de empeno aqui na América, isso que são madeiras 'exóticas' africanas super selecionadas, bem cortadas, bem coladas...
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por DenisLM Qua Fev 26, 2014 2:26 pm

tive mais de vários baixos no brasil e alguns aqui e apenas um teve problema de empenamento "crônico" sem volta. era um fender jb de origem duvidosa. (nunca descobri se era original ou não)
de resto foram baixos de 4, 5 e 6 cordas, braços finos e grossos, um e as vezes dois tensores, usei sempre cordas pesadas, as vezes até extremas (65-125 no precision 4 cordas...)
sempre funcionando bem. sempre tomei cuidados básicos, mas nunca extremos. e também aprendi a ajustar o tensor uns bons anos atrás.

acho que se tem uma paranóia associada com "os braços vão empenar" maior que se deveria. Neutral
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por allexcosta Qua Fev 26, 2014 3:23 pm

Colono escreveu:então (...)

Cara, sinceramente, você é demasiadamente preocupado com a possibilidade de problemas em equipamentos.

É raro se ver um braço com problema, seja fino ou mais robusto. Não é que um braço mais fino só vai durar 6 meses. Além disso, tudo na vida deixa de funcionar um dia, não adianta lutar contra isso nem ficar paranóico pela possibilidade de uma falha ou empeno.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Colono Qua Fev 26, 2014 4:26 pm

eu sei, sou paranoico mesmo
o incrível é que os baixos que eu menos cuidei e fui relaxado em certo ponto foram os que nunca deram problema
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Rutzen Qui Fev 27, 2014 8:08 am

Recomendo pegar um jazz e um Pbass
Colocar um do lado do outro e observar, veras nitidamente a diferença entre os braços...
Rutzen
Rutzen
Membro

Mensagens : 19
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Wyk.3 Qui Fev 27, 2014 3:47 pm

Rutzen escreveu:Recomendo pegar um jazz e um Pbass
Colocar um do lado do outro e observar, veras nitidamente a diferença entre os braços...


Sério isso aí?
Se tudo se resolvesse com experiência pessoal, ou se tudo fosse fácil de conseguir assim, então esse fórum aqui não teria porquê existir...

Manda fechar o fórum, moderadores. Nós vamos experimentar tudo agora! O que num der pra gente experimentar a gente fica sem saber!
Wyk.3
Wyk.3
Membro

Mensagens : 540
Localização : Duque de Caxias, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por fheliojr Qui Fev 27, 2014 5:35 pm

^ calma, wyk.3.
 Zen 


fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por allexcosta Qui Fev 27, 2014 5:47 pm

Wyk.3 escreveu:Sério isso aí?
Se tudo se resolvesse com experiência pessoal, ou se tudo fosse fácil de conseguir assim, então esse fórum aqui não teria porquê existir...

Manda fechar o fórum, moderadores. Nós vamos experimentar tudo agora! O que num der pra gente experimentar a gente fica sem saber!

P e J são os baixos mais comuns que existem. Nada substitui a experiência de cada um. Acredito que seja raro um membro daqui que não tenha acesso a uma loja de instrumentos que tenha um P e um J que possam ser testados.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Colono Qui Fev 27, 2014 7:01 pm

kkkkkk
o cara não perdoou

mas por falar em P e J, salvo engano, os PJ que toquei tinham o braço mais pra P do que pra J, pelo menos no espaçamento de cordas e na altura do nut. Não sei se em grossura é assim também. Não sei se era um braço P puro sangue ou se existe o modelo de braço PJ.

De qualquer forma, esses dias testando todos os JB Squier e Fender de uma loja da capital, rapaiz, mudava o modelo e mudava também a espessura do JB. Tudo varia do MODELO de JB e espero que seja assim, pois se não for, então o mesmo modelo poderia ter um tamanho diferente (o que eu não acredito que seja, mas é uma pena não ter nenhum modelo repetido no mostruário para confirmar).
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por cardozo Qui Fev 27, 2014 7:37 pm

Wyk.3 escreveu:
Rutzen escreveu:Recomendo pegar um jazz e um Pbass
Colocar um do lado do outro e observar, veras nitidamente a diferença entre os braços...


Sério isso aí?
Se tudo se resolvesse com experiência pessoal, ou se tudo fosse fácil de conseguir assim, então esse fórum aqui não teria porquê existir...

Manda fechar o fórum, moderadores. Nós vamos experimentar tudo agora! O que num der pra gente experimentar a gente fica sem saber!

Algumas respostas aqui no forum são desnecessariamente grosseiras e mal-humoradas.

Para que, isto?
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por allexcosta Qui Fev 27, 2014 7:41 pm

Colono escreveu:mas por falar em P e J, salvo engano, os PJ que toquei tinham o braço mais pra P do que pra J, pelo menos no espaçamento de cordas e na altura do nut. Não sei se em grossura é assim também. Não sei se era um braço P puro sangue ou se existe o modelo de braço PJ.

De maneira geral, se o corpo for P, o braço acompanha, mesmo acontece com o J, mas há exceções, como o Jazz Bass Special, que é PJ, tem corpo P e braço J.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 27, 2014 8:34 pm

Pra mim, não tem coisa melhor que um P-Bass com um captador "arretado" e braço J-Bass....
 Twisted Evil 
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Wyk.3 Sex Fev 28, 2014 5:24 am

allexcosta escreveu:
Wyk.3 escreveu:Sério isso aí?
Se tudo se resolvesse com experiência pessoal, ou se tudo fosse fácil de conseguir assim, então esse fórum aqui não teria porquê existir...

Manda fechar o fórum, moderadores. Nós vamos experimentar tudo agora! O que num der pra gente experimentar a gente fica sem saber!

P e J são os baixos mais comuns que existem. Nada substitui a experiência de cada um. Acredito que seja raro um membro daqui que não tenha acesso a uma loja de instrumentos que tenha um P e um J que possam ser testados.

Isso é uma máxima ou tá falando do caso em específico? Porque sinceramente? O autor do tópico pode ter perguntado aqui por "n" motivos, inclusive preguiça de se dirigir até uma loja e comparar ele mesmo, mas ainda assim, é assim mesmo que devemos responder às dúvidas? Porque se o assunto já foi discorrido antes, era só colar o link pro tópico da discussão aqui... Eu já vi isso acontecer e achava no mínimo mais nobre...

Se eu chego aqui com uma dúvida, que pra mim é pertinente e o cara me responde com algo do tipo "testa você e descobre sozinho", causa-se um estresse desnecessário. E nem é questão subjetiva. Ele não perguntou quem gosta mais de qual e porquê.

cardozo escreveu:
Wyk.3 escreveu:
Rutzen escreveu:Recomendo pegar um jazz e um Pbass
Colocar um do lado do outro e observar, veras nitidamente a diferença entre os braços...


Sério isso aí?
Se tudo se resolvesse com experiência pessoal, ou se tudo fosse fácil de conseguir assim, então esse fórum aqui não teria porquê existir...

Manda fechar o fórum, moderadores. Nós vamos experimentar tudo agora! O que num der pra gente experimentar a gente fica sem saber!

Algumas respostas aqui no forum são desnecessariamente grosseiras e mal-humoradas.

Para que, isto?

Tá se referindo à minha, a do colega, ou ambas?
Wyk.3
Wyk.3
Membro

Mensagens : 540
Localização : Duque de Caxias, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por cardozo Sex Fev 28, 2014 7:05 am

Wyk.3 escreveu:

cardozo escreveu:
Wyk.3 escreveu:
Rutzen escreveu:Recomendo pegar um jazz e um Pbass
Colocar um do lado do outro e observar, veras nitidamente a diferença entre os braços...


Sério isso aí?
Se tudo se resolvesse com experiência pessoal, ou se tudo fosse fácil de conseguir assim, então esse fórum aqui não teria porquê existir...

Manda fechar o fórum, moderadores. Nós vamos experimentar tudo agora! O que num der pra gente experimentar a gente fica sem saber!

Algumas respostas aqui no forum são desnecessariamente grosseiras e mal-humoradas.

Para que, isto?

Tá se referindo à minha, a do colega, ou ambas?

A sua, Wyk.3.

Por mais óbvia que seja a resposta do colega Rutzen, não deixa de ser a mais correta, ou então, acaba sendo um incentivo para o autor do tópico se deslocar até uma loja e experimentar não só os Fender, mas qualquer outra marca. O problema dele pode não ser preguiça, mas medo causado pela inexperiência, compreende?

Quem somos nós para conhecermos os motivos dos outros? Quem somos nós para decidirmos a relevância do fórum?

Abraço!

Peter
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por allexcosta Sex Fev 28, 2014 7:21 am

Wyk.3 escreveu:Isso é uma máxima ou tá falando do caso em específico? Porque sinceramente? O autor do tópico pode ter perguntado aqui por "n" motivos, inclusive preguiça de se dirigir até uma loja e comparar ele mesmo, mas ainda assim, é assim mesmo que devemos responder às dúvidas? Porque se o assunto já foi discorrido antes, era só colar o link pro tópico da discussão aqui... Eu já vi isso acontecer e achava no mínimo mais nobre...

Se eu chego aqui com uma dúvida, que pra mim é pertinente e o cara me responde com algo do tipo "testa você e descobre sozinho", causa-se um estresse desnecessário. E nem é questão subjetiva. Ele não perguntou quem gosta mais de qual e porquê.

Acredito que as últimas respostas aqui nem foram direcionadas ao autor do tópico, que postou essa dúvida em 2011 e pareceu satisfeito com as respostas naquela época.

Houve uma quantidade grande de informação nas respostas, mas a recomendação de testar e ver por si mesmo continua sendo válida.

Esse hábito de querer tudo mastigado não é saudável. Já vi gente aqui abrir tópico perguntando quanto um luthier da própria cidade em que mora cobra por uma regulagem ou troca de trastes, muitas vezes um luthier que a pessoa conhece e já utilizou no passado. Sinceramente, há algo errado aí. Pega o telefone e liga, ué...

Há uma série de lições que se tira quando você tira uma conclusão por você mesmo ao invés de esperar uma resposta de mão beijada.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Wyk.3 Sex Fev 28, 2014 5:36 pm

Também não estamos aqui pra julgar motivos de pergunta A ou B. Estamos aqui pra ajudar e ser ajudados. "Teste você mesmo e descubra sozinho" não ajuda ninguém. Eu vejo isso como má vontade, porque se você não quer ajudar, não precisa opinar, simples assim.

A pergunta do autor do tópico realmente não é mais questão porque a pergunta é antiga e já foi respondida, o que me preocupa é o pessoal não saber a diferença de uma pergunta subjetiva pra uma objetiva.

Quando se trata de gosto pessoal, acho super válido a máxima do "teste você mesmo", mas repito que a pergunta não era subjetiva. Ele não perguntou qual era melhor, porque isso sim, ele teria que testar e descobrir. Mas ele pergunta de forma objetiva as diferenças de um braço pra outro. Reitero também que não sabemos o que o levou a não querer ir até a loja testar, mas se eu vejo que o amigo está em dúvida e eu posso ajudar, não vou mandar ele "se virar" e descobrir sozinho. Se eu não souber, não digo nada, porque vai vir alguém e dizer o que a pessoa quer saber.
Wyk.3
Wyk.3
Membro

Mensagens : 540
Localização : Duque de Caxias, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Wyk.3 Sex Fev 28, 2014 5:48 pm

allexcosta escreveu:
Wyk.3 escreveu:Isso é uma máxima ou tá falando do caso em específico? Porque sinceramente? O autor do tópico pode ter perguntado aqui por "n" motivos, inclusive preguiça de se dirigir até uma loja e comparar ele mesmo, mas ainda assim, é assim mesmo que devemos responder às dúvidas? Porque se o assunto já foi discorrido antes, era só colar o link pro tópico da discussão aqui... Eu já vi isso acontecer e achava no mínimo mais nobre...

Se eu chego aqui com uma dúvida, que pra mim é pertinente e o cara me responde com algo do tipo "testa você e descobre sozinho", causa-se um estresse desnecessário. E nem é questão subjetiva. Ele não perguntou quem gosta mais de qual e porquê.

Acredito que as últimas respostas aqui nem foram direcionadas ao autor do tópico, que postou essa dúvida em 2011 e pareceu satisfeito com as respostas naquela época.

Houve uma quantidade grande de informação nas respostas, mas a recomendação de testar e ver por si mesmo continua sendo válida.

Esse hábito de querer tudo mastigado não é saudável. Já vi gente aqui abrir tópico perguntando quanto um luthier da própria cidade em que mora cobra por uma regulagem ou troca de trastes, muitas vezes um luthier que a pessoa conhece e já utilizou no passado. Sinceramente, há algo errado aí. Pega o telefone e liga, ué...

Há uma série de lições que se tira quando você tira uma conclusão por você mesmo ao invés de esperar uma resposta de mão beijada.

Allex,

Só à título de busca de um senso comum, vamos abordar o caso de dois pontos: o objetivo e o subjetivo.
Vou me dar a licença de modificar um pouco a pergunta original pra elucidar claramente meu ponto de vista.

1º caso: o autor do tópico chega perguntando as diferenças entre o braço do Jazz Bass e do Precision Bass.
Aí vem as considerações: você, Allex, COM CERTEZA já experimentou diversos braços diferentes dos modelos de baixos supracitados, então, você tem pelo menos uma ideia aproximada das diferenças de um braço pro outro. Sendo assim, o que você considera mais fácil? Simplesmente responder a pergunta e sanar a dúvida ou dizer "eu já experimentei dos dois mas recomendo que você mesmo experimente pra tirar suas próprias conclusões"?

2º caso: o autor do tópico chega perguntando qual é o melhor entre os braços dos Jazz Bass e do Precision Bass e porquê.
Aí vem as considerações: você, Allex, COM CERTEZA já experimentou diversos braços diferentes dos modelos de baixos supracitados, então, você tem pelo menos uma ideia aproximada das diferenças de um braço pro outro. Sendo assim, o que você considera mais fácil? Simplesmente dizer "eu pessoalmente gosto mais do braço do Jazz Bass por conta da ergonomia se fazer mais confortável pra mim" ou simplesmente dizer "eu recomendo que você teste os dois e tire suas próprias conclusões"?

Tem grande diferença, não é?
Wyk.3
Wyk.3
Membro

Mensagens : 540
Localização : Duque de Caxias, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Juan Coelho Qua Jun 21, 2017 10:31 am

Gente sei que é possível e me desculpem pois sou novo ainda no assunto... O que é preciso mudar em um braço jazz bass para coloca-lo num corpo de precision bass? medidas etc...

Juan Coelho
Membro

Mensagens : 5
Localização : Vila Velha -ES

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por allexcosta Qua Jun 21, 2017 10:42 am

Juan Coelho escreveu:Gente sei que é possível e me desculpem pois sou novo ainda no assunto... O que é preciso mudar em um braço jazz bass para coloca-lo num corpo de precision bass? medidas etc...

Ambos Fender? São intercambiáveis. De outras marcas ou marcas diferentes tem que ver caso a caso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

 - Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass. Empty Re: Diferença entre o braço do Precision e o braço do jazz Bass.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos