Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

+6
danilo xarda
ifernandes
NeyBass
fheliojr
allexcosta
Marabiza
10 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por Marabiza Sex Dez 02, 2011 7:00 pm

Opa Boa noite galera!! Sou meio novo por aqui, já participei de algumas discussões por aqui mas provavelmente a partir de agora estarei bem mais presente porque estou querendo crescer consideravelmente tanto no conhecimento de teoria/técnica quanto de equipamento em todos os quesitos.

Agora lendo algumas coisas a nível de luthieria vi o pessoal comentanto tamanhos de escala, espaçamento entre cordas e etc, e acabou me surgindo algumas dúvidas:

A o que se referem exatamente quando mencionam escalas como 34", 35" e semelhantes?

Existem espaçamentos entre cordas padronizados? por ex, eu possuo um Ibanez SR 3006, ele possui as cordas bem juntas, me disseram que intensionalmente para se obter um pizzicato mais rápido, eu consigo "brincar" com todas as ténicas nele, porém tocando em outros contrabaixos de encordoamento masi espaçado normalmente eu vejo muita masi facilidade no tapping e no slap, aí gostaria de ver alguns tipos de opiniões com relação a isto.

Eu não sabia se criava esse tópico na seção Luthieria ou aqui, caso eu fiz bsteira, me perdoem!

Desde já obrigado!!

Marabiza
Membro

Mensagens : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por allexcosta Sex Dez 02, 2011 7:05 pm

Escala é a distância entre os saddles e o nut.
Fender é 34", outros baixos podem ter escalas diferentes.
Espaçamento é a distância entre o centro das cordas e varia conforme o gosto do freguês. Alguns valores comuns são 17.5, 19, 20, etc. Geralmente fornecido em mm. Algumas pontes oferecem espaçamento regulável.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por Marabiza Sex Dez 02, 2011 7:11 pm

Nossa Alex, desculpa a pergunta mas...o que é nut e saddles?

O meu baixo possui algo que parece que é "uma ponte por corda" porqu todas as cordas estão separadas, não sei se internamente há algo que as liga, mas externamente elas parecem ser completamente independentes, será que a distância é regulável? talvez eu possa acahar um meio termo pra poder executar pizzicatos, tappings e slaps de maneira masi equilibrada.

Marabiza
Membro

Mensagens : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por fheliojr Sex Dez 02, 2011 9:09 pm

nut = capotraste
saddles = sao os pequenos suportes da ponte p/ as cordas de um instrumento, chamados, popularmente de carrinhos.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por NeyBass Sex Dez 02, 2011 9:16 pm

fheliojr escreveu:nut = capotraste
saddles = sao os pequenos suportes da ponte p/ as cordas de um instrumento, chamados, popularmente de carrinhos.

só complementando o que o amigo escreveu, mas de forma mais simplificada.

nut = capotraste = aquela pecinha que tem no inico do braço (sentido das tarrachas para a ponte), onde separam as cordas
saddles = é aquele carrinho que tem na ponte, onde vc regula a altura das cordas, e as oitavas.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por ifernandes Sex Dez 02, 2011 11:03 pm

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas SDB1_Mono_Rail_Bridge_PUS
Essa ponte ne? Se chama Mono-Rail, traduzindo ao pe da letra, mono trilhos, nao tem nada interno que as liguem, sao separadas mesmo.
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por fheliojr Sáb Dez 03, 2011 9:00 am

otimos acrescimos à minha humilde contribuicao.
mais alguma duvida qnt a isto, Marabiza?
a proposito, seja bem-vindo a este forum.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 03, 2011 9:04 am

Marabiza escreveu:O meu baixo possui algo que parece que é "uma ponte por corda" porqu todas as cordas estão separadas, não sei se internamente há algo que as liga, mas externamente elas parecem ser completamente independentes, será que a distância é regulável?

Não.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por Marabiza Sáb Dez 03, 2011 9:22 am

Ahhh entendi galera!! Bom, agora já sei certinho o que são os nuts saddles e que meu baixo não tem espaçamento regulável hehe

Aí só uma última pergunta com relação a escala, qual seria exatamente a utilidade de cada tamanho dela? Isso influencia na distancia entre cada traste?

E obrigado pela ajuda e pelas boas vindas galera!!

Marabiza
Membro

Mensagens : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 03, 2011 9:35 am

Marabiza escreveu:Aí só uma última pergunta com relação a escala, qual seria exatamente a utilidade de cada tamanho dela? Isso influencia na distancia entre cada traste?

Sim, e no timbre, na pegada, na vibração das cordas, no tamanho geral do baixo, na portabilidade. Etc...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por Marabiza Sáb Dez 03, 2011 6:39 pm

Ahhh entendi, porque eu vi esses dias uma galera falando que tava mandando fazer um baixo de 4 cordas escala 34", mas mudou de ideia e vai fazer um de 5 com 35" e por aí vai, esse tipo de conhecimento só se adquire com experiência e testando vários baixos diferentes né?

Ou há uma certa "definição geral" que explique bem o que acontece em cada caso?

Marabiza
Membro

Mensagens : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 03, 2011 6:49 pm

Marabiza escreveu:Ahhh entendi, porque eu vi esses dias uma galera falando que tava mandando fazer um baixo de 4 cordas escala 34", mas mudou de ideia e vai fazer um de 5 com 35" e por aí vai, esse tipo de conhecimento só se adquire com experiência e testando vários baixos diferentes né?

Ou há uma certa "definição geral" que explique bem o que acontece em cada caso?

Dúvida interessante...

A escala de 34" é considerada padrão para o baixo elétrico, pois seguramente mais de 90% desses instrumentos que já foram feitos até hoje tem essa medida. Com o advento dos baixos de voz extendida, ou seja, mais de 4 cordas, alguns músicos passaram a sentir algum desconforto com o comportamento das cordas mais graves que a Mi, que ficavam flácidas ou pouco presentes. Vários fabricantes começaram a fabricar baixos com mais de 4 cordas em 35" ou 36" e alguns, como a Dingwall, começaram a fabricá-los com escala híbrida. A maneira como cada um sente essas diferenças é sutil e particular. Alguns não ouvem ou sentem diferença entre baixos de 34 e 35". Outros juram que as cordas em seus baixos de 32" são tão firmes quanto em qualquer outro baixo.

Enfim, há que experimentar.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por danilo xarda Sáb Dez 03, 2011 6:56 pm

alguém pode me dizer se existe SX de 24 trastes? em todas as lojas que eu já entrei eu nuca vi.
danilo xarda
danilo xarda
Membro

Mensagens : 76
Localização : salvador ba

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por Marabiza Sáb Dez 03, 2011 7:09 pm

Pow explicação muito louca essa ein Alex, brigadasso cara!!!

Eu até hoje só toquei com um Tonante (primeiro baixo, sofri demais na mão dle), um Tagima B5 e agora meu Ibanez SR 3006, então acho que tenho pouco referencial pra poder opinar e talz...até memso proque pra saber a difenreça certinho eu teria que pegar baixos que estejam em condições o mais parecidas possíveis com exceção da escala, mas vou tentar oservar certinho pra ter uma noção legal, pelo que eu estou imaginando pode acabar sendo algo bem pessoal, subjetivo né? nada que seja por exemplo um fator determinante que vá dizer se o baixo é bm ou ruim né?


Eu acabei de ver aqui, eu trouxe 5 jogo de cordas da gringa da D'Addario modelo EXL 165-6, aqui fala que é long Scale, e tem outro lugar que fala " 34"(864mm) scale lenght used for tension measurements".

Marabiza
Membro

Mensagens : 51

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 03, 2011 7:12 pm

danilo xarda escreveu:alguém pode me dizer se existe SX de 24 trastes? em todas as lojas que eu já entrei eu nuca vi.

Com o nome SX acho que não. Feitos pela TEAM você encontra vários sob as marcas Douglas e Brice.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por joaocarlosrolim Qua Jun 17, 2015 2:05 pm

Alguém saberia dizer qual marca/modelo de 6 cordas com o menor espaçamento?
joaocarlosrolim
joaocarlosrolim
Membro

Mensagens : 3
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por Ixra Qui Mar 31, 2016 9:53 am

Se meu baixo for com o espaçamento padrão de 19mm posso por uma ponte com espaçamento 17,5 sem ajustes? Ou é necessário algum novo cálculo e ajuste na escala / distancia da ponte, etc.?

Ixra
Membro

Mensagens : 464
Localização : São Paulo

https:// https://www.facebook.com/israelantonini

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por Nando Medeiros Qui Mar 31, 2016 10:49 am

Acredito que mantendo a mesma distância entre o Nut e os Saddles podes trocar a ponte sim.

Contudo atente-se que as cordas ficarão mais próximas e deverá "sobrar" escala antes da primeira e da última corda.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por Marcelino Amaral Qui Out 06, 2016 7:36 pm

Olá pessoal, algumas dúvidas:

1) Qual o espaçamento entre cordas do Fender American Standard 5 cordas (na ponte)?
2) Se o espaçamento entre cordas na ponte é de 18mm, o espaçamento das cordas em cima dos polos do Captador da ponte também deve ser 18mm?
3) Se o espaçamento entre cordas na ponte é de 18mm, qual deve ser a largura da escala?

Valeu!
Marcelino Amaral
Marcelino Amaral
Membro

Mensagens : 19
Localização : Diamantina MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por fheliojr Qui Out 06, 2016 11:09 pm

Marcelino Amaral escreveu: [...]

1) Qual o espaçamento entre cordas do Fender American Standard 5 cordas (na ponte)? [...]

Não sei.

Marcelino Amaral escreveu: [...] 2) Se o espaçamento entre cordas na ponte é de 18mm, o espaçamento das cordas em cima dos polos do Captador da ponte também deve ser 18mm? [...]

Não, pois as cordas vão convergindo da ponte para o capotraste, o q implica q, quanto mais próximas elas estiverem do headstock, menor será o espaçamento entre elas.

Marcelino Amaral escreveu: [...] 3) Se o espaçamento entre cordas na ponte é de 18mm, qual deve ser a largura da escala? [...]

Não sei, e isso não é um valor absoluto.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas Empty Re: Dúvida sobre tamanhos de escalas e espaçamento entre cordas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos