Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Procedimentos corretos para mudança de cor

Ir em baixo

Procedimentos corretos para mudança de cor Empty Procedimentos corretos para mudança de cor

Mensagem por fernandohawaii em Seg Dez 12, 2011 5:33 pm

Olá pessoal, estou pretendendo comprar um Squier Vintage Modified Jazz Bass do colega Claytonbass.

O meu problema: O instrumento é Sunburst e eu pretendo pintá-lo de branco (Chevrolet Everest ou Polar, ou VW Geada).

Metall ("Meu Luthier"), momentaneamente, não está recebendo instrumentos para fazer serviço de pintura. Daí estava conversando com um amigo (que é pintor automotivo profissional) e ele disse que se soubesse quais os procedimentos corretos para pintura na madeira, ele faria o serviço pra mim na faixa, bastando apenas eu escolher e pagar pela tinta/cor a ser usada.

Quais são os passos pré, intermédio e pós pintura?

Já sei que será preciso isolar as cavidades do braço e parte elétrica, mas essas coisas de verniz, prime, selante... sou leigo e não sei quem vem antes ou depois de quem. Tenho uma grande preocupação em relação ao isolamento da madeira no sentido de proteção contra umidade.

Ah... também queria a opinião de vocês sobre aplicação de algum verniz (se for o caso) apenas para a parte frontal do Headstock, pois achei a cor muito "pálida" e queria dar um "bronze no face", tipo a do JB CV.

Abraço à todos.

:troll:

Última edição por fernandohawaii em Seg Dez 12, 2011 5:46 pm, editado 1 vez(es)
fernandohawaii
fernandohawaii
Membro

Procedimentos corretos para mudança de cor Empty Re: Procedimentos corretos para mudança de cor

Mensagem por fernandohawaii em Seg Dez 12, 2011 5:39 pm

Além do desejo de ter um bom baixo nesta cor (branco), outro fator que faz querer alterar a cor desta criança, são os três blocos de madeira facilmente percebidos e que dão a pitura atual (Sunburst Translúcido) uma distorção. Observem e opinem.
fernandohawaii
fernandohawaii
Membro

Procedimentos corretos para mudança de cor Empty Re: Procedimentos corretos para mudança de cor

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Seg Dez 12, 2011 5:48 pm

O instrumento terá que ser lixado com lixa d'agua depois pintado com um primer, lixado novamente e depois aplicada a pintura (côr definitiva), lixando com lixa fina, pintado novamente (umas 3 demãos), depois aplicar verniz de acabamento (PU ou nitrocelulose) e ser procedido o polimento final.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por fernandohawaii em Ter Dez 13, 2011 1:44 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:O instrumento terá que ser lixado com lixa d'agua depois pintado com um primer, lixado novamente e depois aplicada a pintura (côr definitiva), lixando com lixa fina, pintado novamente (umas 3 demãos), depois aplicar verniz de acabamento (PU ou nitrocelulose) e ser procedido o polimento final.

Bertola, é preciso aguardar um tempo específico entre cada aplicação de dos materiais (Primer, demãos de tinta e PU) ?

Abraço.
fernandohawaii
fernandohawaii
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Dez 13, 2011 3:04 pm

^ Sim, o tempo específico de secagem de cada material.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por MusicKolor em Sab Dez 17, 2011 1:00 pm

Olá fernandohawaii, veja se este video te ajuda.

O processo é praticamente idêntico ao automotivo. Existe muita lenda sobre este assunto, mas na realidade o processo pode ser inclusive o mesmo.

https://www.youtube.com/watch?v=WBXrBMydIxw

O primer PU seca em 12 horas, utilizo um que seca em 15 minutos! Ai você lixa e aplica a tinta poliester e logo em seguida o verniz PU, não deixe a tinta poliester secar de um dia pro outro já que ela seca praticamente na hora. Muitos problemas ocorrem porque deixam a tinta secar de um dia pro outro e depois lixam a tinta o0.

Outro método, seria após o primer, já aplicar a tinta branca em PU, não precisa do verniz pois a mesma já possui alto brilho. Dificil explicar por aqui, mas se precisar de mais informações respondo assim que possível!

Um abraço
MusicKolor
MusicKolor
Membro

http://www.musickolor.com.br

Mensagem por Colono em Seg Dez 19, 2011 7:12 pm

vai postando fotos do procedimento!!
heheh
eu to por fazer algo parecido tmb...
Colono
Colono
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: