Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caçarola Orquestra de Baixos

+5
korg
Guilé
dibass
Claudio
Rena Cáceres
9 participantes

Ir para baixo

Caçarola Orquestra de Baixos Empty Caçarola Orquestra de Baixos

Mensagem por Rena Cáceres Ter Jun 09, 2009 9:38 pm

Algumas breves informações e 3 vídeos do sexteto de baixos Caçarola Orquestra de Baixos do qual eu faço parte!
O Guilé falou tanto dos vídeos e do grupo que vi que tinha e postar por aqui. Espero que gostem, e podem ser sinceros, toda critica é sempre bem vinda.
Os vídeos são da única presentação que fizemos (setembro/2007) no Teatro Paiol em Curitiba.
Atualmente estamos ensaiando, gravando prés e produzindo nosso primeiro cd, por meio de um edital da Fundaçao Cultural de Curitiba, com previsão de lançamento para o ano que vem.

----------------
(trecho do release do grupo. afinal, a propaganda é alma do negócio.)

Caçarola Orquestra de Baixos

Fundado em meados de 2006, o Caçarola Orquestra de Baixos é um grupo musical de formação diferenciada, que busca apresentar um trabalho de vanguarda dentro do cenário da música instrumental. Trata-se de um sexteto de contrabaixos, no qual são exploradas as diversas possibilidades musicais e expressivas do instrumento, tanto de sua versão elétrica quanto do tradicional contrabaixo acústico.

Inspirado no grupo francês L’Orchestre de Contrabasses, o Caçarola trabalha com composições e arranjos escritos especificamente para esta formação, buscando resultados completos, de um grupo instrumental ou de uma banda, através de diversas abordagens do uso do contrabaixo. Assim, o instrumento é utilizado como solista, unido em naipes, com função percussiva, harmônica e, é claro, em sua tradicional função de base.


Samba do Avião


Baião de Lacan - participação especial Marcelo Oliveira (flauta)


Frevo Diabo - participação especial Mayte Côrrea (voz)

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Caçarola Orquestra de Baixos Empty Re: Caçarola Orquestra de Baixos

Mensagem por Claudio Ter Jun 09, 2009 10:01 pm

Muito legal o trabalho, gostei muito da segunda música, o lance do corpo do acústico funcionar como percussão é bem interessante, as vezes (muito raro) eu faço isso também, gostaria de começar a utilizar mais esse recurso.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Caçarola Orquestra de Baixos Empty Re: Caçarola Orquestra de Baixos

Mensagem por dibass Ter Jun 09, 2009 11:41 pm

muito legal Rena

vcs usam afinacoes diferentes ? qual e o setup q vcs usam ?
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Caçarola Orquestra de Baixos Empty Re: Caçarola Orquestra de Baixos

Mensagem por Rena Cáceres Qua Jun 10, 2009 4:24 pm

dibass escreveu:muito legal Rena

vcs usam afinacoes diferentes ? qual e o setup q vcs usam ?

não usamos afinações diferentes não... o máximo de diferente que tinha nessa apresentação era um baixo de 5 cordas tenor, sem o Sizão, com o dózinho do baixo de 6 .. mas isso não chega a ser diferente né

tinha em torno de 15 baixos no palco.... contrabaixos acústicos, fretless, 4, 5, 6 cordas... nada fora disso.

essa apresentação foi muito no improviso... nada de equipamento f***
ligamos tudo na mesa em direct box mesmo, sem pre-amps
não tivemos tempo de pensar nessa questão, a passagem de som foi corrida e muita coisa acabou nao funcionando, como as diferenças de timbres, equalizações, que procuramos sempre nos baixos

esses, na minha opinião, não são os melhores arranjos, mas foi o que o pessoal disponibilizou no youtube
dá pra ter uma noção do trabalho

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Caçarola Orquestra de Baixos Empty Re: Caçarola Orquestra de Baixos

Mensagem por Rena Cáceres Qua Jun 10, 2009 4:27 pm

ClaudioBass escreveu:Muito legal o trabalho, gostei muito da segunda música, o lance do corpo do acústico funcionar como percussão é bem interessante, as vezes (muito raro) eu faço isso também, gostaria de começar a utilizar mais esse recurso.

É, Cláudio, esse é um bom recurso pro acústico!
na época eu ainda não tocava contrabaixo acústico, então como disse um amigo meu depois da apresentação, "zabumba de luxo"

hahahahahhaha Embarassed

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Caçarola Orquestra de Baixos Empty Re: Caçarola Orquestra de Baixos

Mensagem por Guilé Qua Jun 10, 2009 4:51 pm

Parabéns pelo trabalho Rena, um dia ainda vou tocar num projeto parecido como esse...nem q eu tenha q tomar a iniciativa e correr atrás do restante dos integrantes...rsrsrs

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Caçarola Orquestra de Baixos Empty Re: Caçarola Orquestra de Baixos

Mensagem por Claudio Qua Jun 10, 2009 7:58 pm

Rena Cáceres escreveu:
na época eu ainda não tocava contrabaixo acústico, então como disse um amigo meu depois da apresentação, "zabumba de luxo"

Deve-se tomar bastante cuidado, principalmente na região em que você estava batendo, pra não causar nenhum problema na Alma... ela fica bem fixada pela pressão do cavalete no tampo, mas mesmo assim tem que tomar cuidado!

Guilé escreveu:um dia ainda vou tocar num projeto parecido como esse...nem q eu tenha q tomar a iniciativa e correr atrás do restante dos integrantes...rsrsrs

Se precisar de um Baixista de Acústico é só falar What a Face

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Caçarola Orquestra de Baixos Empty Re: Caçarola Orquestra de Baixos

Mensagem por korg Qui Jun 11, 2009 1:29 am

Rena , muito bacana seu trabalho, achei super legal mesmo e diferente.

Eu ainda faria coisas mais loucas rs , tipo uma versao da 2a musica misturando com batida eletronica , de fundo e com toda percussividade de vcs em cima Smile daria ótimas viagens Smile

Só faço uma ressalva , por favor desconsidere meu comentário se eu estiver falando muita besteira, mas eu seria muito cauteloso em uso de fretless em alguns arranjos ou formações, como na Samba do avião entre 1:30 e 1:40 +/- e depois de 1:50... acho que fica muuuuito arriscado, mas ai sou eu. De novo, desculpe-me se falei besteira d+ rs não sou dos maiores entendedores de "orquestrações" rs Eu colocaria fretless em situações que os demais não estejam tão presentes na mesma faixa de freqs por ex, soando com muuuita distinção e não tão presentes...

parabéns again.

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Caçarola Orquestra de Baixos Empty Re: Caçarola Orquestra de Baixos

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Jun 11, 2009 2:39 pm

Que coincidência. Aqui na cidade onde moro a prefeitura organizou um curso de 4 meses (2 aulas semanais de 4 h cada) para baixistas. O legal foi que a baixaria em peso apareceu e o professor era um baixista eminente aqui da cidade (pelo menos mora aqui, Joe Medrano, que já tocou com um montão de gente).
Tudo na partitura, certinho, e no final do curso fizemos uma apresentação no teatro municipal da cidade.
Éramos cerca de 8 baixistas com uma bateria eletrônica programada e nós em 2 temas instrumentais improvisados fizemos uma apresentação de cerca de 30 min.
Essa orquestra de baixo fez um baita sucesso e muitos me paravam na rua meses depois perguntando se a banda só de baixos não continuaria.
As pessoas realmente não estão acostumadas a ouvir o som dos baixos em destaque.
Legal a iniciativa.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Caçarola Orquestra de Baixos Empty Re: Caçarola Orquestra de Baixos

Mensagem por Rena Cáceres Sáb Jun 13, 2009 7:05 pm

valeu, pessoal, obrigada a todos pela atenção. What a Face

korg escreveu:Só faço uma ressalva , por favor desconsidere meu comentário se eu estiver falando muita besteira, mas eu seria muito cauteloso em uso de fretless em alguns arranjos ou formações, como na Samba do avião ...

Korg, sua sugestão é muito válida. Realmente é arriscado o uso do fretes dessa forma, as desafinações aparecem mais fácil, e detalhes de execução também.... grande risco de ficar feio.

Como essa foi a primeira e única apresentação que fizemos, alguns detales dos arranjos só percebemos na hora que não funcionavam. Nos ensaios sempre soava diferente, no teatro o som não estava como gostaríamos.

o Samba do Avião é um dos arranjos que na hora não funconou. O Frevo Diabo também não funcionou, mas por outros motivos, ele é mais uma transcrição da música, adaptação, do que arranjo, existe uma distancia muito grande entre a voz e a faixa de frequencia dos baixos, ao vivo ficou muito estranho.

e a qualidade do aúdio está péssima tambem... quando der eu posto umas gravações melhorzinhas Wink

Mas valeu pelo comentário, Korg, vc está certo! Basketball

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Caçarola Orquestra de Baixos Empty Re: Caçarola Orquestra de Baixos

Mensagem por LuCaSbass Sáb Jun 13, 2009 8:35 pm

Gostei Rena, principalmente da Baião de Lacan... adoro essa musica! hehe

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Caçarola Orquestra de Baixos Empty Re: Caçarola Orquestra de Baixos

Mensagem por Convidado Qua Dez 02, 2009 7:04 pm

Rena,

adorei o grupo, parabéns!! Fico feliz da vida quando vejo músicos criando coisas bonitas e novas na música instrumental brazuca que saiam daquele formato batido de tema e improviso... Pra quem faz disso quase um lema de vida (hehe) e é baixista ver um grupo como o de vcs dá um gosto que vc não imagina.

claps

Obrigado a todos vcs pelo som e espero vê-los no Rio em breve! Ah, e convida o resto da moçada pro Forum quando puderem, certamente eles vão somar muito por aqui.

Beijo do Sá Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caçarola Orquestra de Baixos Empty Re: Caçarola Orquestra de Baixos

Mensagem por Rena Cáceres Qua Dez 02, 2009 7:35 pm

Po, Sá! Muito obrigada! De verdade, vindo de vc que é demais! sem palavras.

A nossa idéia nunca foi encher as músicas de firulas, solos intermináveis, e, principalmente, tentamos não deixar as músicas com cara de música de baixista hahahaha

num outro tópico coloquei uma música própria do grupo, gravada numa breve apresentação que fizemos no festival de cultura do Paraná mês passado.
O som tá tosco, mas confere aqui: http://bass.forumeiros.com/audio-videos-demos-f9/cacarola-orq-de-baixos-video-novo-t4187.htm

aliás! Sá, se você tiver composições próprias e vontade de arranjar para 6 baixos, já tem quem toque!

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Caçarola Orquestra de Baixos Empty Re: Caçarola Orquestra de Baixos

Mensagem por Convidado Qua Dez 02, 2009 7:44 pm

Rena Cáceres escreveu:
Aliás! Sá, se você tiver composições próprias e vontade de arranjar para 6 baixos, já tem quem toque!

Êeeeeeeeeeeeee!

Uma das coisas que curti nos arranjos foi isso, a boa medida na coisa de explorar recursos típicos de baixistas com o lance do arranjo rolar bonito, né? Curti pra valer mesmo.

Cara, eu tenho composições, no Myspace do meu grupo Acuri (tá aí embaixo o link) tem umas (todas lá são comp e arranjos meus). Nunca arranjei pra contrabaixos e tô meio paradão de fazer arranjo e compor no momento (pra focar mais no bass), mas fiquei entusiasmado com a sua pilha hehe Enfim, vou ficar com isso na cabeça com certeza, rolando algo eu te encho o saco aí hehe

Eu já tinha visto o outro video, mas achei o som da gravação meio maomeno, então vim ver esses daqui pois sabia que ia ser legal. Foi muito mais do que eu esperava!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caçarola Orquestra de Baixos Empty Re: Caçarola Orquestra de Baixos

Mensagem por Rena Cáceres Qua Dez 02, 2009 7:54 pm

Eu já conheço Acuri de antes ainda de ter te conhecido aqui no fórum!!! Provavelmente eu estava buscando alguma coisa sobre choro e cheguei no Acuri! É muito bom!! acho que eu ainda não tinha te falado isso! Parabéns, muito boa a proposta de vcs!!

Que legal que os videos da Caçarola foram mais do que vc esperava, porque se fosse menos seria péssimo!! O video novo ta com o audio bem ruim mesmo, falei dele só por ser uma composição própria. Wink

Em breve vai rolar nosso primeiro cd, aí sim vai ser bonito de ouvir! What a Face

E se der na telha fazer um arranjo, é só dar um toque! hehehe up

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Caçarola Orquestra de Baixos Empty Re: Caçarola Orquestra de Baixos

Mensagem por Davi Motta Seg Nov 01, 2010 7:07 pm

Se me permite Rena, postar os vídeos novos da Caçarola, não os vi por aqui...
Making of da gravina da orquestra...
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/uVHp9kaWJ6w?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/uVHp9kaWJ6w?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/BSN-DQxntpg?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/BSN-DQxntpg?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

____________________________
https://www.youtube.com/davimotta
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Caçarola Orquestra de Baixos Empty Re: Caçarola Orquestra de Baixos

Mensagem por Marks Sex Mar 25, 2011 9:50 pm

Excelente!

____________________________
Filipe Marks www.filipemarks.com
Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #012 / Clube Hartke #059 / Clube Roland/Boss #036 / Clube Yamaha #070
Marks
Marks
Membro

Mensagens : 403
Localização : Belo Horizonte-MG

http://www.filipemarks.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caçarola Orquestra de Baixos Empty Re: Caçarola Orquestra de Baixos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos