Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relação timbre x ritmo.

3 participantes

Ir para baixo

Relação timbre x ritmo. Empty Relação timbre x ritmo.

Mensagem por TiagoAndrade Qua Dez 28, 2011 11:01 am

Tio Allex,

Existe um timbre mais ou menos específico para cada estilo/ritmo musical, ou é na hora que se decide o timbre?

Ex.:Reggae grave e médio, samba gravão, black music grave agudo. E para ritmos latinos?

Como se dá essa relação? Há algo a se dizer?

____________________________
"Técnica correta preserva o aparelho vocal e esse tipo de corda não se troca." by: Tio Allex.
TiagoAndrade
TiagoAndrade
Membro

Mensagens : 331
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Relação timbre x ritmo. Empty Re: Relação timbre x ritmo.

Mensagem por lsardeiro Sex Dez 30, 2011 9:18 am

Cara, acho que tem sim, mas não é que seja algo pré-definido. Seria mais algo do tipo "sempre que ouvi, o baixo soava mais ou menos assim. Logo, buscarei um som parecido". No entanto, quando chega alguém e utiliza parâmetros diferentes, acaba causando frisson e dá uma sacudida nas coisas.

O exemplo mais imediato que chegou à minha cabeça (bem xinfrím, é verdade) foi o timbre de baixo que o cara do "Harmonia do Samba" começou a utilizar em Salvador. Depois daquilo, todo pagodeiro quer ter um timbre igual...

do mesmo jeito talvez tenha sido a influência do "som de unha" do Luizão Maia em relação aos seus antecessores...

De qualquer forma, alguns ritmos exigem um certo tipo de equalização/timbre/pegada, porque do contrário embola tudo...

bem, eu acho isso, né? Valeu, abraço.

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Relação timbre x ritmo. Empty Re: Relação timbre x ritmo.

Mensagem por allexcosta Sex Dez 30, 2011 9:56 am

Mais ou menos específico sim, obrigatório não...

Não acho que se use um timbre "gravão" pra samba, muito menos agudo pra black music.

Canções latinas tradicionais usam um timbre bem específico de "baby bass", praticamente sem sustain e com muito "thump".

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Relação timbre x ritmo. Empty Re: Relação timbre x ritmo.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos