Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!

5 participantes

Ir para baixo

CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!  Empty CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!

Mensagem por allexcosta Ter Jan 24, 2012 7:50 pm

Fui presenteado há algum tempo atrás com o CD do baixista Ronaldo Saggiorato. O presente me foi enviado pelo colega de fórum Joabi, com o qual eu já tinha conversado rapidamente sobre prés, timbres de estúdio, etc...

Pois bem, fiquei um tempo sem poder ouvir o CD, pois estou em um apartamento vazio que, a não ser por um laptop velho com a saída de fone quebrada, está desprovido de equipamentos eletrônicos.

Hoje pude ouvir o CD e tive uma agradável surpresa.

Ronaldo e banda passeiam despretensiosamente por ritmos bem Brasileiros, como o maracatu, a milonga, o vanerão e o choro, mas com uma linguagem bastante rebuscada e jazzística. Os arranjos são maduros e bem escritos, os solos de baixo de 6 cordas não querem ser guitarrísticos e o fraseado do Ronaldo mostra um músico equilibrado e bem resolvido com sua música, como seus cabelos grisalhos sugerem. Alguns momentos lembram a música de Dori Caymmi ou Toninho Horta.

A maior alegria ao ouvir o CD foi, contudo, a inexistência do excesso de agudos, ambiência e reverb que assolam as gravações feitas no Brasil hoje em dia. O som de piano é presente, equilibrado e bastante gordo, não devendo nada ao sons de piano de clássicos da música internacional. Os outros instrumentos soam naturais, como se todos os músicos estivessem tocando na sala da sua casa e o clima geral do CD reflete essa naturalidade obtida nos sons. Percebe-se que a preocupação de todos os presentes foi capturar o momento único de cada execução e não se preocupar com o excesso de perfeição em cada nota ou frase.

Esse é o disco:

CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!  Capa-ronaldo-saggiorato-98

E esse é o estúdio:

http://www.estudiosincopa.com.br/

Obrigado Joabi pelo presente e, por favor, corrija qualquer informação errada ou imprecisa.


Última edição por allexcosta em Seg Set 07, 2020 3:02 pm, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!  Empty Re: CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!

Mensagem por Claudio Qua Jan 25, 2012 6:47 am

Eu também tenho esse CD, é maravilhoso... um dos favoritos do console do carro.

O trabalho de gravação e mixagem desse CD é uma referência.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!  Empty Re: CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!

Mensagem por LuCaSbass Qua Jan 25, 2012 2:42 pm

Quero um Rolling Eyes

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!  Empty Re: CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!

Mensagem por Lucas94 Qua Jan 25, 2012 3:37 pm

^ Eu também, não conhecia o trabalho Ronaldo Saggiorato então pesquisei e ouvi algumas músicas dele e gostei muito, realmente genial !

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!  Empty Re: CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!

Mensagem por joabi Qua Jan 25, 2012 4:44 pm


Também gosto muito desse CD, e foi muito legal ter participado dele mais de perto.
Alex, impressionante sua capacidade de percepção! Conseguiu captar de maneira bastante precisa como foi o clima geral das gravações.

Já ouvi você comentar sobre essa questão dos agudos em outro lugar. O que me incomoda mais nas produções atuais é a busca por volumes absurdos e com isso o resultado acaba ficando estridente demais, porém sinto isso mais em produções vindas de fora do que nas brasileiras. Você teria um exemplo de algo que não te agrada pelo excesso de agudos?

Quanto ao restante, parabéns pelo Review. Para quem curte o gênero, esse é um CD que certamente vai agradar.

abs,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!  Empty Re: CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!

Mensagem por allexcosta Qua Jan 25, 2012 5:01 pm

joabi escreveu:Você teria um exemplo de algo que não te agrada pelo excesso de agudos?

Não tenho escutado muita coisa no gênero instrumental, mas a maioria das gravações Brasileiras que escuto no rádio há alguns anos tem excesso de agudos e reverb/delay.

Nos EUA o level realmente está batendo no teto e tem uns timbres que parecem uma martelada no ouvido (vide aquele We are the world Haiti) que você postou no outro tópico.

Sou meio old-school em relação a timbres de estúdio e devo terminar meus dias tendo gravações assim como exemplo de perfeição:



Isso porque não quero falar em Michael Jackson dos anos 80 pra não ficar chato...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!  Empty Re: CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!

Mensagem por joabi Qua Jan 25, 2012 6:19 pm


^Entendi. Um disco que já sai de fábrica saturado, quando vai para as FM e passa pelo super-compressor-brickwall-megablaster acaba virando um negócio impossível de se ouvir mesmo, apesar de fazer a cabeça da meninada mais nova...
Interessante também como funciona essa coisa de modernidade: a cada dia o acesso a equipamentos bons se torna mais fácil, porém a forma de distribuir música anda no sentido oposto, vide o som dos MP3 de baixa qualidade e dos vídeos no YouTube. Durante muito tempo fiquei chateado por não ter oportunidade de ouvir música em equipamento de qualidade enquanto era criança, usava uma caixas bem simples, porém, hoje vejo que essa geração do MP3/distorção perde muito mais que eu... vai ser difícil reparar esse estrago.

Esse disco do Fagen, bem como todos do Steely Dan são referência para mim. Com um pouco de pesquisa tenho encontrado coisas atuais muito bem gravadas, felizmente. Ainda existe gente preocupada com o áudio, mesmo no Brasil, que não tem tanta tradição na indústria fonográfica, mas é preciso garimpar bastante...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!  Empty Re: CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!

Mensagem por allexcosta Seg Set 07, 2020 3:01 pm

Tava mexendo nas coisas aqui e encontrei esse CD que o Joabi me presenteou com muito carinho tanto tempo atrás.

Recomendo.

CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!  Disco1

CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!  Disco2

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Maurício_Expressão, Cantão, vinibassplayer e Marvis gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!  Empty Re: CD Ares do baixista Ronaldo Saggiorato - Obrigado, Joabi!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos