Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Limpeza do baixo

Ir em baixo

Limpeza do baixo Empty Limpeza do baixo

Mensagem por Yanbaixo em Seg Fev 06, 2012 12:36 am

Eu estou querendo limpar meu baixo, mais to com medo de tirar as cordas e o braço empenar, eu queria dicas, se tem alguma forma de tirar as cordas e nao danificar o braço.
Eu vo usar oleo de peroba na escala que é Rosewood e passar bombril nos trastes, tem algum problema?
e os parafusos, posso usar qualquer tipo, quero trocar todos, a maioria ta enferrujado.
Me desculpa se ja existe algum topico com esse tema, mais esse baixo é filho unico, se detonar nao vo ver um baixo tao cedo kkkkk

Yanbaixo
Membro

Limpeza do baixo Empty Re: Limpeza do baixo

Mensagem por GeTorres em Seg Fev 06, 2012 1:37 am

Seja bem vindo ao FCBBr Yanbaixo!

Pode tirar as cordas para efetuar a limpeza sim, não vai demorar e assim não tem problema.

Mas aconselho que você faça uma procura pela ferramenta de busca do fórum, que fica no canto superior a direita, com certeza temos muito material sobre o assunto. Para facilitar para você hoje, veja o link abaixo

11 Tópicos somente sobre limpeza e conservação dos nossos queridos filhos!!
https://www.contrabaixobr.com/search?search_keywords=limpeza+e+conserva%E7%E3o

Quanto aos parafusos, não é qualquer um não!!! Tem lojas que vendem parafusos de instrumentos. Não vai colocando qualquer parafuso no bass não!!! Isso é uma judiação com o filho e isso não se faz! (heheheheh)> Mas é sério!

Não deixe de apresentar-se em:
https://www.contrabaixobr.com/t19703p250-novos-membros-se-apresentem-aqui-continuacao
Assim toda a galera vai te conhecer, e você recebe o "boas vindas oficial" do Mister Cantão

Leia a carta de boas vindas do Tio Allex, é muto legal:
https://www.contrabaixobr.com/t61-carta-oficial-de-boas-vindas

E como todo lugar temos regras, peço que as leia, inclusive a netqueta.
https://www.contrabaixobr.com/t1469-regras-gerais-para-utilizacao-do-forum
https://www.contrabaixobr.com/t14382-netiqueta-para-foruns

Grato pela atenção Yanbaixo!!!

Sinta-se em sua casa baixista! up

GeTorres
GeTorres
Membro

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Mensagem por Laysson em Seg Fev 06, 2012 1:40 am

Bom, pra uma limpeza rápida, creio não haver problemas não. Sugiro dar uma lida no tópico sobre Regulagem Básica pra não ter problemas quanto a colocação das cordas e a regulagem de tensor. Sempre que troco as cordas, faço esse procedimento com uma limpeza e hidratação na escala com o óleo de peroba. Também dedico um tempo aos trastes. Eu sempre colocava fita crepe na escala antes de passar esponja de aço nos trastes, pra prevenir arranhões e desgastes elevados. Hoje eu uso um protetor em que cobre a escala e deixa exposto apenas o traste a ser polido. Já vi a recomendação de usar esponja de aço pra limpar a escala, como creio que necessite de uma suavidade bem maior, acredito que o ideal seja um procedimento separado pra cada parte caso queira usar o mesmo método. Com relação aos parafusos, é bem isso que o GeTorres falou. No mais, seja bem vindo ao fórum e também recomendo seguir as dicas do colega!
up
Laysson
Laysson
Membro

Mensagem por ifernandes em Ter Fev 07, 2012 8:26 pm

eu na minha leiguice, sai descendo o dedo no bombril, na escala, e nos trastes D: meu baixo nao tem construçao de alto nivel nem nada, acho que por isso, nao teve problemas..
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagem por Laysson em Ter Fev 07, 2012 8:30 pm

Pois é, os meus também são medianos. Mas já vi algumas escalas de rosewood, em que tinha acabamento encerado na escala. Tenho uma guitarra assim, fui passar a esponja nela, e percebi que essa camada encerada tava saindo. Daí desisti de continuar e fiz limpeza com um pano mesmo, e pros trastes usei essa proteção.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagem por ifernandes em Ter Fev 07, 2012 8:53 pm

o meu nem chega a ser mediano hm
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagem por marcellonapinha em Sab Fev 25, 2012 10:11 pm

O meu, eu faço o seguinte:

- Retiro as cordas uma por uma
- passo pano seco para retirar residuos.
- Limpo os trastes com bombril, com muito cuidado
- Limpo o corpo, escalas, trastes e headstock com Alcool Isopropilico e algodão
- retiro o alcool seco com pano seco
- passo Cera autbomotiva para dar brilho e proteção.
- coloco as cordas e afino novamente

E esta pronto !!!!

*** Agora minha pergunta, um amigo disse que posso limpar o corpo, trastes, escalas e parte de Hardware com Freon, não em spray, mas em liquido totalmente puro !!!
Estou com duvidas, alguem pode me ajudar ??
marcellonapinha
marcellonapinha
Membro

Mensagem por Tarcísio Caetano em Dom Fev 26, 2012 11:24 am

Dêem uma lida nos tópicos que aparecem aqui na busca, que responderá a praticamente todas as dúvidas sobre limpeza de instrumentos, como bem apropriadamente o Gê colocou:

11 Tópicos somente sobre limpeza e conservação dos nossos queridos filhos!!
https://www.contrabaixobr.com/search?search_keywords=limpeza+e+conserva%E7%E3o
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagem por Rdg Bass em Dom Fev 26, 2012 11:40 am

O meu Tagima quando levei para o luthier reformar, peguei todos parafusos e fui em uma loja de parafuso com cada um dos que tinha no baixo, e achei todos na mesma medida e em inox ainda, mas tinha preto, galvanizado, latão etc.
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagem por Yanbaixo em Seg Mar 05, 2012 1:31 am

Obrigado pessoal, as dicas ajudaram muito

Yanbaixo
Membro

Mensagem por GeTorres em Seg Mar 05, 2012 4:41 am

Rdg Bass escreveu:O meu Tagima quando levei para o luthier reformar, peguei todos parafusos e fui em uma loja de parafuso com cada um dos que tinha no baixo, e achei todos na mesma medida e em inox ainda, mas tinha preto, galvanizado, latão etc.

Rdg, no caso dele vai ser complicado isso, quem mora em SP, como é seu caso tem facilidades para muitas coisas, ruas que vendem produtos para públicos específicos (Noivas = Rua São Caetano no Bom Retiro / Artigos para eletro-eletrônicos = Rua Santa Efigênia / Sacoleiros = Rua 25 de março / Ferramentas Florêncio de Abreu e por ai vai! Hehehe 28 anos em SBC e 2 de motoboy te ensina os macetes!)

Mas o colega que abriu o tópico é de Teresina, eu creio que ele não terá a mesma facilidade que você teve. Conheço pessoas no ML que vendem parafusos cromados específicos para instrumentos, pode sair um pouco mais caro, mas é bem melhor que um parafuso comum no baixo.
GeTorres
GeTorres
Membro

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Mensagem por Yanbaixo em Ter Mar 13, 2012 2:11 am

Ja consegui ajeitar o baixo, levei ele em um luthier e la tinha os parafusos que eu presisava.

Yanbaixo
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: