Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Refazendo" o meu baixo

3 participantes

Ir para baixo

"Refazendo" o meu baixo Empty "Refazendo" o meu baixo

Mensagem por guiagge Seg Fev 06, 2012 1:18 pm

Olá.

Toco baixo a mais de um ano e continuo com o meu primeiro baixo.
O dito cujo é um Giannini que comprei por uns 300 e poucos na Drum Shop.
Estava sentindo que estava na hora de comprar um baixo decente e fui a luta.
Procurei e pesquisei um bocado e acabei me decepcionando bastante. A média dos baixos "mais ou menos" está um pouco acima do que eu posso pagar.
E os que eu tenho $ pra bancar não me agradaram nem um pouco. Tive a impressão de estar sendo roubado, de estar pagando uma fortuna por um instrumento fajuto.

E como eu sou meio louco e gosto dum D.I.Y., resolvi "fazer" meu próprio baixo, ou pelo menos deixar o meu decente.
Andei lendo bastante sobre o assunto e tenho um "plano básico":

  1. Usarei o braço do meu baixo atual mesmo. Fazer um braço é trabalho pra luthier experiente. Vi que mesmo o meu baixo já tendo uns 2 anos mais ou menos (penso eu) ele não tem nenhum sinal de empenamento (parece ser muito resistente). E além disso creio que o braço influencie relativamente pouco no som.
  2. Será um Jazz Bass de mogno (já comprei uma peça com uns 35 "anos de vida") com captadores Cabrera (muito provavelmente, acho que são os melhores que eu tenho condições de comprar).
  3. O corpo estou pensando em fazer algo mais "customizado". Procurei bastante e o que eu mais gostei foi o desse tal Jupiter Thunderbird.
  4. Quanto à pintura, ouvi falar de um cara que faz pinturas customizadas aqui em Curitiba. Já que é pra ser customizado mesmo, vou deixa-lo exatamente do jeito que quero, nem que eu tenha que pagar bastante na pintura. Vai ser estilo "Rising Sun", só que com o "fundo" preto e o solzinho verde menta (meio piscina, bem mosca-varejeira mesmo :B).
    Quero que fique assim (desculpe a qualidade da imagem)
    "Refazendo" o meu baixo Jupiterp


É isso. Se tiverem alguma dica ou sugestão deixem aí. Aliás, se alguém tiver o contato do luthier do qual eu falei por favor me mande por MP.
Valeu.

guiagge
Membro

Mensagens : 6
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

"Refazendo" o meu baixo Empty Re: "Refazendo" o meu baixo

Mensagem por CG Seg Fev 06, 2012 1:45 pm

guiagge escreveu:
Procurei e pesquisei um bocado e acabei me decepcionando bastante. A média dos baixos "mais ou menos" está um pouco acima do que eu posso pagar.
E os que eu tenho $ pra bancar não me agradaram nem um pouco. Tive a impressão de estar sendo roubado, de estar pagando uma fortuna por um instrumento fajuto.
Pergunta 1 : quais baixos você viu?
Pergunta 2: quanto pretendia gastar?

guiagge escreveu:
E além disso creio que o braço influencie relativamente pouco no som.
Só para te dar um toque, Seu conceito está equivocado, O braço é a Alma do instrumento, influencia bastante no som.

guiagge escreveu:
[*]Será um Jazz Bass de mogno (já comprei uma peça com uns 35 "anos de vida") com captadores Cabrera (muito provavelmente, acho que são os melhores que eu tenho condições de comprar).
[*]O corpo estou pensando em fazer algo mais "customizado". Procurei bastante e o que eu mais gostei foi o desse tal Jupiter Thunderbird.
[*]Quanto à pintura, ouvi falar de um cara que faz pinturas customizadas aqui em Curitiba. Já que é pra ser customizado mesmo, vou deixa-lo exatamente do jeito que quero, nem que eu tenha que pagar bastante na pintura. Vai ser estilo "Rising Sun", só que com o "fundo" preto e o solzinho verde menta (meio piscina, bem mosca-varejeira mesmo :B).
Pergunta 3: Quanto você acha que vai gastar nessas modificações? Acho que vai ficar muito caro e o resultado talvez não seja o que você espera.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Refazendo" o meu baixo Empty Re: "Refazendo" o meu baixo

Mensagem por guiagge Seg Fev 06, 2012 2:50 pm

1: Uma penca (pelo menos dos que me interresavam). É uma vergonha o roubo que compram por um instrumento musical no nosso país. Esses tempos fui na casa de um piazinho de 10 anos e ele tinha uma Epiphone que o pai dele trouxe dos EUA. O cara não deve ter nem pagado U$ 300,00 numa guitarra que aqui não sai por menos de U$ 1500,00.

2: Algo em torno de 1000 reais.

3: Gastei aprox. 90 na madeira do bicho. Andei orçando os captadores e a média dos dois (braço e ponte) está em 300 reais. Já a pintura, eu não tenho certeza, mais tenho noção de que vai sair por mais de 300 reais.
Mas isso é algo pra depois, não há uma necessidade urgente de que ele seja pintado agora, ainda mais exatamente do jeito que eu quero.

guiagge escreveu:
E além disso creio que o braço influencie relativamente pouco no som.


Só para te dar um toque, Seu conceito está equivocado, O braço é a Alma do instrumento, influencia bastante no som.

Com certeza meu "conceito" está equivocado. Eu não quis dizer que o braço influencia pouco no som, mas que a maioria dos braços de baixos são de maple e muitos tem escala em rosewood, e que não é exatamente o braço o que me incomoda no instrumento.
Mas valeu pelo toque, de qualquer maneira...

guiagge
Membro

Mensagens : 6
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

"Refazendo" o meu baixo Empty Re: "Refazendo" o meu baixo

Mensagem por CG Seg Fev 06, 2012 2:56 pm

guiagge escreveu:

2: Algo em torno de 1000 reais.


Por menos que isso você pega:
Condor BX
SX SJB75
Condor CJB
Yamaha RBX170

São ótimos baixos.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

"Refazendo" o meu baixo Empty Re: "Refazendo" o meu baixo

Mensagem por guiagge Seg Fev 06, 2012 3:39 pm

Valeu de novo, vou dar uma olhada neles.
(Gostei bastante do Condor, e Yamaha é Yamaha, enfim...)
Mas sei lá, eu queria algo mais pessoal, e me empolguei bastante com o "projeto", então...
PS: Já ouviu aquela história do guitarrista do Queen (Brian May), que criou a guitarra dele com o pai e blá blá blá whiskas sache?

guiagge
Membro

Mensagens : 6
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

"Refazendo" o meu baixo Empty Re: "Refazendo" o meu baixo

Mensagem por Cris Simões Sáb Fev 18, 2012 12:53 pm

Sinto cheiro de "valor sentimental" no ar Smile
Uma sugestão: Queres um som vintage ou moderno? Já pensou em botar um pré (circuito ativo)? De repente um System 9 pode dar um UP no som...

____________________________
www.twitter.com/@cris_simoes_
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

"Refazendo" o meu baixo Empty Re: "Refazendo" o meu baixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos