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Aprendendo na prática (parte 2)

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Mensagem por Rogério Barbosa Sex Mar 09, 2012 2:53 pm

Boa tarde a todos! Como já foi exposto no projeto anterior, agora estou trabalhando um projeto 2.
Descrição:Corpo - Frejó
Braço - Cedro rosa
Escala - Ipê
Obs.: Madeiras bem melhores que as do primeiro.
Baixo: Jazz Bass 4 cordas canhoto.
Agora é começar tudo denovo, alias, já começei. Algumas fotos...
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Mensagem por emachado Sex Mar 09, 2012 7:40 pm

Rogério Barbosa escreveu:Boa tarde a todos! Como já foi exposto no projeto anterior, agora estou trabalhando um projeto 2.
Descrição:Corpo - Frejó
Braço - Cedro rosa
Escala - Ipê
Obs.: Madeiras bem melhores que as do primeiro.
Baixo: Jazz Bass 4 cordas canhoto.
Agora é começar tudo denovo, alias, já começei. Algumas fotos...

Olá Rogério, boa sorte neste novo projeto.

Será que não ficaria melhor usar tauari branco para o braço? Aqui no sudeste é uma madeira fácil de achar e bastante estável. Pau-marfim também é bacana nesta função, mas por aqui está difícil de encontrar.
O roxinho, como longarinas de reforço, também é uma boa opção e é uma madeira comum. Inclusive já vi modelos com braço todo em roxinho: baita peso, mas excelente estabilidade.
A D´Alegria, me parece, usa muito o tauari e mesmo a garapa/amarelinho/garapeira.
Creio que o braço todo em cedro fique pouco resistente.

Boa sorte nesta nova empreitada.

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Mensagem por Eliseumohr Sex Mar 09, 2012 8:38 pm

Rogério meu brother , não apareceu as fotos!
E sucesso nesse novo projeto! cheers
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Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Mar 10, 2012 11:47 am

Rogério, o Ronyldo, luthier que participa aqui do Fórum, já falou sobre o Tauari branco e amarelo.
Pesquise por aí, mande uma MP para ele.
Bom trabalho, meu irmão.
Estamos, por aqui, torcendo muito.

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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Sáb Mar 10, 2012 5:05 pm

Tarcísio Caetano escreveu:Rogério, o Ronyldo, luthier que participa aqui do Fórum, já falou sobre o Tauari branco e amarelo.
Pesquise por aí, mande uma MP para ele.
Bom trabalho, meu irmão.
Estamos, por aqui, torcendo muito.

O Tauari-Branco é bem recomendado para o braço, combinado com roxinho fica otimo, só fique atento para o peso, para não ocorrer neckdive, recomendo o rouxinho com laminas mais finas menor que 1cm. Atente para % de umidade, das madeiras....digo isso pois no outro topico vc comentou que depois de esquecer ao sol o instrumento o mesmo descolou o top...pode ser que as madeiras ainda não estavam secas...ao trocar humidade e calor com o ambiente o mesmo empenou...(tava procurando a foto de um baixo que fiz...deixei ele no sol - proposital - para testar justamente isso) sempre compro madeira entre 3% a 10%, acima de 10% é melhor secar. quando compro com 10% eu mesmo faço a secagem ou peço pra secar novamente a madeira, se não nem compro.

Fica a dica ...qualquer coisa, mande uma MP.

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Mensagem por siodoni Sáb Mar 10, 2012 6:54 pm

emachado escreveu:Creio que o braço todo em cedro fique pouco resistente.
Isso que o EMachado falou é verdade.
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Mensagem por Rogério Barbosa Ter Mar 13, 2012 6:21 am

Bom dia à todos. Por aqui não consigo o Tauari e nem as outras madeiras citadas, apenas o roxinho que é até fácil de encontrar. Posso uzar logarinas no braço, vou estudar mais a construção deste braço, ainda vou demorar em começalo, pois estou com dificuldades para comprar o tensor.[img]Aprendendo na prática (parte 2) Img0659at [/img][img]Aprendendo na prática (parte 2) Img0798al [/img][img]Aprendendo na prática (parte 2) Img0799ab [/img]
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Mensagem por afonsodecampos Ter Mar 13, 2012 8:55 am

Gostei do visual da madeira, se ficar natural é bem interessante!

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Mensagem por siodoni Ter Mar 13, 2012 6:46 pm

afonsodecampos escreveu:Gostei do visual da madeira, se ficar natural é bem interessante!
Concordo plenamente.
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Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Qua Mar 14, 2012 12:05 pm

Rogério Barbosa escreveu:Bom dia à todos. Por aqui não consigo o Tauari e nem as outras madeiras citadas, apenas o roxinho que é até fácil de encontrar. Posso uzar logarinas no braço, vou estudar mais a construção deste braço, ainda vou demorar em começalo, pois estou com dificuldades para comprar o tensor.

Já que vc tem o cedro rosa pro braço, faça as longarinas com rouxinho..(sugestão).

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Mensagem por Adriano Oliveira Qua Mar 14, 2012 7:58 pm

Ronyldo D`Santos Luthier escreveu:

Já que vc tem o cedro rosa pro braço, faça as longarinas com rouxinho..(sugestão).
Muito boa por sinal...
Parabéns e boa impreitada cara...

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Mensagem por Rogério Barbosa Qui Mar 15, 2012 2:14 pm

Estava com dificuldades para comprar um tensor pela internet, então resolvi usar o tensor do 1º projeto. Descolei a escala, retirei o tensor levei a um serralheiro para diminuilo, pois era de 62cm e deixei com 58cm. agora posso começar o braço.
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Mensagem por Rogério Barbosa Sex Mar 16, 2012 6:32 am

Tensor encurtado...[img]Aprendendo na prática (parte 2) Img0809aq [/img][img]Aprendendo na prática (parte 2) Img0810aj [/img]
Feito o arredondamento do corpo...[img]Aprendendo na prática (parte 2) Img0805af [/img][img]Aprendendo na prática (parte 2) Img0806ao [/img][img]Aprendendo na prática (parte 2) Img0807a [/img]
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Mensagem por emachado Sex Mar 16, 2012 6:45 pm

Rogério, como você fez o corpo, foi colando 5 peças?
A do meio é roxinho?
Considere proteger com tinta a parte soldada do tensor, senão pode dar problema com corrosão em curto prazo.

Saudações
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Mensagem por Rogério Barbosa Seg Mar 19, 2012 6:23 am

Foi uma peça de freijó que ganhei, daí dividí ao meio e colei. O roxinho é apenas um reforso. Obrigado pela dica com o tensor.
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Mensagem por AndréLimaBass Seg Mar 19, 2012 11:31 am

Rogério.

primeiramente eu quero te parabenizar pela iniciativa.

Acompanhei todo o processo de fabricação do seu primeiro bass, o RBI.

quero dizer que vc não precisa ficar triste ou frustrado pq não terminou o RBI, vc deve se alegrar e tirar proveito de toda a situação, pois ele se sacrificou para te dar o conhecimento que vc tem hoje.

Acredito que esse novo bass, o RBII está em boas mãos, e será, com certeza, um excelente intrumento.

Gostaria de tirar umas dúvidas com você em relação a contrução:

1) que cola você usa para juntar as madeiras?
2) em que parametros você se baseou como referências das medidas gerais? (tamanho do braço, largura da escala, distância dos trastes, furação, etc...)
3) a "vala" que você faz para encaixar o tensor, precisa ser do tamanho exato, ou pode ter alguma sobra? ela precisa ser do mesmo diametro?

mais uma vez te desejo boa sorte nessa nova empreitada e sucesso.

Saúde para você e toda sua família (e para seu irmão, inclusive).

abraços.

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Mensagem por Eliseumohr Seg Mar 19, 2012 1:05 pm

[quote
3) a "vala" que você faz para encaixar o tensor, precisa ser do tamanho exato, ou pode ter alguma sobra?.[/quote]
o tensor tem que ficar firme , o encaixe do tensor tem que ser justo! pois se ele ficar folgado ,poderá vibrar e o resultado será um som com barulho , tipo o de trastejamento!
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Mensagem por AndréLimaBass Seg Mar 19, 2012 1:12 pm

ELISEUMOHR escreveu:[quote

3) a "vala" que você faz para encaixar o tensor, precisa ser do tamanho exato, ou pode ter alguma sobra?

o tensor tem que ficar firme , o encaixe do tensor tem que ser justo! pois se ele ficar folgado ,poderá vibrar e o resultado será um som com barulho , tipo o de trastejamento!


entendi.

o ideal então é ir fazendo o sulco aos poucos, certo? verificando a posição e o encaixe.


Última edição por AndréLimaBass em Seg Mar 19, 2012 2:53 pm, editado 2 vez(es)

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Mensagem por AndréLimaBass Seg Mar 19, 2012 2:30 pm

Tenho outras dúvidas:

4) É preciso fazer algum esquema de secagem da madeira, ou já pode pegar ela e já fazer direto?

5) o corte para os captadores, se usa algum gabarito?

6) qual a quantidade mínima para se contruir um instrumento, já pensando na margem de sobra para se poder trabalhar com folga?

7) quais as espessuras das madeiras? (corpo, top, braço e escala)?


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Mensagem por Eliseumohr Seg Mar 19, 2012 8:37 pm

O ideal é ter as madeiras o mais secas possível! luthieres usam percentagen entre 3% a 10% de umidademáxima aceitável! como se faz para saber dessa percentagem ainda não descobri!


Pra se cortar o encaixe dos captadores o corretro é usar no mínimo uma tupia, e se possível fazer um gabarito do captador a ser usado no projeto! dá pra fazer com formão mas tem que ter paciência e muito cuidado!


a pergunta 6 não entendi!


as medidas dependem muito do projeto , ex: jazz bass . corpo 4,5 cm
braço 2cm escala 6mm, top em geral 5mm, mas vai muito do projeto como havia comentado antes! pois depois de finalizado as medias do braço variam um pouco!
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Mensagem por AndréLimaBass Ter Mar 20, 2012 8:25 am

Olá, Eliseuhohr

a pergunta 6 é a seguinte:

6) qual a quantidade mínima de madeira para se contruir um instrumento, já pensando na margem de sobra para se poder trabalhar com folga? aonde encontro?

Valeu, grande abraço

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Mensagem por Rogério Barbosa Ter Mar 20, 2012 4:02 pm

Boa tarde a todos! André, gostei dos nomes (RB I e RB II), o Eliseumohr já respondeu muita coisa, quanto a cola, é cola branca para madeira encontrada em qualquer loja para marcenaria. Como o nosso amigo já respondeu, as medidas dependem do projeto e de cada modelo, este que é um jazz bass, fiz várias pesquissas quanto a medidas de escala, largura de nut, espessura do corpo, profundidade de cada cavidade (captador, compartimento elétrico, tróculo) e toda informação possível sobre o modelo.
A madeira quanto mais seca melhor, esistem meios de secajem através de estufas, etc. Já vi em vídeos, alguns luthieres (inclusive o Jacimário) usando um aparelho que mede a umidade da madeira.
Quanto ao corte, o bom é se ter um gabarito, como não tenho as ferramentas apropriadas tive que improvisar, então fiz trilhas com compensado limitando o caminho da tupia e levando as fresas ao alcance apenas do desenho cada corte. Sua 6ª pergunta depende do modelo de baixo, pois a muita variedade de tamanho, e a 7ª equivale a segunda.
Obrigado a todos e até mais!
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Mensagem por AndréLimaBass Ter Mar 20, 2012 4:15 pm

Rogério Barbosa escreveu:Boa tarde a todos! André, gostei dos nomes (RB I e RB II), o Eliseumohr já respondeu muita coisa, quanto a cola, é cola branca para madeira encontrada em qualquer loja para marcenaria. Como o nosso amigo já respondeu, as medidas dependem do projeto e de cada modelo, este que é um jazz bass, fiz várias pesquissas quanto a medidas de escala, largura de nut, espessura do corpo, profundidade de cada cavidade (captador, compartimento elétrico, tróculo) e toda informação possível sobre o modelo.
A madeira quanto mais seca melhor, esistem meios de secajem através de estufas, etc. Já vi em vídeos, alguns luthieres (inclusive o Jacimário) usando um aparelho que mede a umidade da madeira.
Quanto ao corte, o bom é se ter um gabarito, como não tenho as ferramentas apropriadas tive que improvisar, então fiz trilhas com compensado limitando o caminho da tupia e levando as fresas ao alcance apenas do desenho cada corte. Sua 6ª pergunta depende do modelo de baixo, pois a muita variedade de tamanho, e a 7ª equivale a segunda.
Obrigado a todos e até mais!


Sabia que iria gostar do nome. :curti: ehehe

Valeu aí.

estamos aguardando novas fotos.
abraços


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Mensagem por Rogério Barbosa Sex Mar 23, 2012 6:28 am

Braço e escala cortados...[img]Aprendendo na prática (parte 2) Img0821as [/img][img]Aprendendo na prática (parte 2) Img0823ao [/img]
Falta colocar o tensor (canal já tá pronto), colar a escala, fazer alguns acertos e acabamentos.
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Mensagem por siodoni Sex Mar 23, 2012 7:05 pm

^Colocou a longarina no braço ou desanimou?
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Mensagem por Rogério Barbosa Seg Mar 26, 2012 6:27 am

Coloquei! Está colando, hoje vou ver o resultado, torce por mim.
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Mensagem por marcioxande1 Seg Mar 26, 2012 9:13 am

afonsodecampos escreveu:Gostei do visual da madeira, se ficar natural é bem interessante!


Eu também gostei muito do visual, ficaria bom com um translucido.
Parabêns pelo trabalho Rogério.
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Mensagem por siodoni Seg Mar 26, 2012 6:42 pm

Rogério Barbosa escreveu:Coloquei! Está colando, hoje vou ver o resultado, torce por mim.
Com certeza vai dar certo cheers
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Mensagem por Rogério Barbosa Seg Mar 26, 2012 6:49 pm

Marcioxande1 - vou só invernizar, obrigado.

Siodoni - É que a falta de máquinas adequadas faz muita falta na qualidade do trabalho. Está colada, creio que ficou bem firme, agora é continuar com os trabalhos e assim que der coloco fotos.

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Mensagem por djmmaster Seg Mar 26, 2012 6:54 pm

esse baixo vai ficar d++!! parabens pela coragem. Estarei acompanhando aqui
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Mensagem por Antonio Souza Ter Abr 10, 2012 9:36 am

Também estou acompanhando para ver o resultado final e também aprender um pouco né!
Parabéns pela iniciativa de um novo projeto!!!
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Mensagem por RodrigoBR Ter Abr 10, 2012 2:57 pm

+1 acompanhando!

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Mensagem por ArturAF Ter Abr 10, 2012 9:37 pm

Quero ver o resultado final, esta ficando muito bom!
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Mensagem por Rogério Barbosa Qua Abr 11, 2012 2:40 pm

O tempo tá meio corrido mais logo logo tem novas fotos! Obrigado.
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Mensagem por matsegredo Qua Abr 11, 2012 3:43 pm

Rogério Barbosa escreveu:O tempo tá meio corrido mais logo logo tem novas fotos! Obrigado.
Estamos todos ansiosos!

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Mensagem por Rogério Barbosa Qui Abr 19, 2012 6:37 am

Headstock...[img]Aprendendo na prática (parte 2) Img0865al [/img][img]Aprendendo na prática (parte 2) Img0867ap [/img][img]Aprendendo na prática (parte 2) Img0868ax [/img][img]Aprendendo na prática (parte 2) Img0869atn [/img][img]Aprendendo na prática (parte 2) Img0870ac [/img]
Obs.:Fotos de celular.
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Mensagem por afonsodecampos Qui Abr 19, 2012 9:26 am

Belíssimo trabalho!
Tive a impressão que a madeira está úmida demais ou foi a foto?

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Mensagem por Rogério Barbosa Qui Abr 19, 2012 2:50 pm

É a má qualidade das fotos mesmo. Obrigado!
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Mensagem por matsegredo Qui Abr 19, 2012 2:53 pm

afonsodecampos escreveu:Belíssimo trabalho!
Tive a impressão que a madeira está úmida demais ou foi a foto?

Realmente...
mas creio que seja a foto

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Mensagem por Rogério Barbosa Sex Abr 27, 2012 6:41 am

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Mensagem por Rogério Barbosa Sex Abr 27, 2012 7:01 am

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Aprendendo na prática (parte 2) Empty Re: Aprendendo na prática (parte 2)

Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Abr 27, 2012 8:26 am

Rogério, meus parabéns claps
A par da diferença de qualidade das madeiras, vejo uma evolução bem nítida, deste projeto para o anterior. O acabamento dos cortes está bem melhor, mas fino up
Demais...vai ficar muito bom, tenho certeza Very Happy

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Mensagem por evd3k Ter maio 01, 2012 12:26 pm

acompanhando!! e anciozo pelo resultado! Wink
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Mensagem por galegonobaixo Ter maio 01, 2012 5:35 pm

claps
Genial! queria não morar em apartamento numa hora dessas...
também estou ancioso pelo restante do projeto
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Mensagem por Rogério Barbosa Seg maio 21, 2012 6:33 am

Depois de um tempo parado consegui algum tempo para retornar ao projeto. Colocados os trastes, passando agora para a faze de acabamento dos mesmos.[img]Aprendendo na prática (parte 2) Img0940a [/img][img]Aprendendo na prática (parte 2) Img0937ap [/img]
(Preciso arrumar uma máquina fotográfica!).
É muito complicado colocar trastes quando se tem apenas um martelo umprovisado, o auxílio de pequenos tocos de madeira para um trabalho desses!
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Mensagem por Cantão Seg maio 21, 2012 7:00 am

Show de bola mesmo...tá nascendo a criança hein Rogério!!!

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Mensagem por Tarcísio Caetano Seg maio 21, 2012 8:43 am

Ômodeuzu...está ficando muito bom, hein Rogério?!
Sensacional Very Happy
Daqui há pouco, acabou-se o sossego de Orobó city affraid

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Mensagem por drgilberto Seg maio 21, 2012 9:02 am

ta ficando show de bola heim!!!!

onde vc arrumou a serra pra fazer o sulco dos trastes????? to atrás de uma mas a que achei ta um pouco cara....


Valeu!!!!!
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Mensagem por Rogério Barbosa Seg maio 21, 2012 2:23 pm

Obrigado amigos![img]Aprendendo na prática (parte 2) Img0490av [/img]
Nesta foto do projeto anterior mostra minha serrinha que comprei em uma lojinha aqui mesmo, se não me engano foi R$ 12,00 ou menos.
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Mensagem por drgilberto Seg maio 21, 2012 3:19 pm

Rogério, qual o nome, especificação ou coisa parecida dessa serrinha pra eu procurar por aqui? qual a espessura dela? com ela os trastes ficaram bem presos?

Valeu!!!!
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